O prefeito de São Caetano, no Agreste Setentrional, Josafá Almeida (UB), fecha o segundo ano de sua gestão com uma aprovação recorde. Tem 88% de ótimo e bom. Quando a pergunta é mais direta, não aprova ou desaprova, chega a 94% de satisfação por parte da população, segundo pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB). O levantamento aferiu também o cenário da sua reeleição, em 2024.
Em qualquer cenário, Josafá bate todos os adversários com índices de intenção de voto acima de 80%. Se as eleições fossem hoje e sua adversário Izabelle de Jadiel (PSD), ele teria 86,4% dos votos contra 7,1% da filha do ex-prefeito Jadiel. Já se o candidato concorrente fosse João Leal (PT), Josafá teria 85,5% dos votos contra 7,1%. Se fosse João Chaves (PSB), o prefeito teria 83,5% dos votos contra 9,4%. Por fim, se o adversário viesse a ser o vereador Olímpio (PSD), Josafá teria 86,3% dos votos contra 5,7%.
No cenário em que aparecem todos os possíveis candidatos juntos, Josafá lidera com 81,8%, Izabelle aparece com 4%, João Leal com 3,7%, João Chaves com 3,1% e Olímpio teria apenas 0,9%. Brancos e nulos somam 3,7% e indecisos apenas 2,8%. Quanto ao item rejeição, Izabelle lidera. Entre os entrevistados, 19,9% disseram que não votariam nela de jeito nenhum. Em seguida, aparece João Leal, com 8,8%, seguido de Josafá (6%) e Olímpio (6%).
AVALIAÇÃO DA GESTÃO
O prefeito de São Caetano aparece num cenário bastante favorável em termos de gestão. Na soma do bom com o ótimo, tem 88% de aprovação, mas quando a pergunta da pesquisa é mais objetiva, se aprova ou desaprova, alcança impressionantes 94% de aprovação. Isso lhe dá a condição de um dos gestores de primeiro mandato mais populares do Estado.
Estratificando o levantamento, suas maiores taxas de aprovação aparecem entre os eleitores com grau de instrução até a nona série (96%), entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (95,8%) e entre os eleitores com renda familiar acima de dois salários (94,5%). Por sexo, 94,5% dos homens aprovam, enquanto entre as mulheres esse percentual é de 93,6%).
Por regiões, Josafá chega a ter 100% de aprovação em algumas áreas urbanas e rurais, como no Alto do Xerém, no Alto da saudade e no Cabugá, no perímetro urbano, enquanto na zona rural esse mesmo percentual de satisfação aparece nas áreas de Funcionários, João Paulo II, Nossa Senhora de Fátima, Pequena de Ouro e Santa Luzia.
Nas demais comunidades, os percentuais são os seguintes: Rua do Abrigo (91,7%), Alto do Rosário (81,2%), Centro (93,4%), Rua João Paz de Lira (91,7%), José Ramos (95,8%), Adalgiza Menezes (91,7%), Boa Vista (91,4%), Carlos Bezerra (90%), Nova São Caetano (91,7%), Rua do Campo (90%), Maniçoba (89,3%) e Tapiraim (94,4%).
A pesquisa foi a campo entre os dias 12 e 13 deste mês, sendo aplicados 350 questionários de forma presencial. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais para baixo ou para cima, com intervalo de confiança estimado de 90,0%. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais (face a face) e domiciliares.