Versa “esportivado” custa R$ 124 mil
A Nissan anunciou a chegada ao Brasil, vindo do México, da variante Versa SR. Ela fica abaixo da topo de linha Exclusive e se destaca pelo visual de apelo esportivo (não tem qualquer modificação técnica ou mecânica) e preço de R$ 124 mil. Nos destaques da parte estética, elementos como aerofólio sobre a tampa do porta-malas, grade frontal escurecida, emblemas ‘SR’ gravados na carroceria, retrovisores na cor preta e bancos em tecido com detalhes em laranja. A Nissan é uma das poucas marcas japonesas a crescer com vigor este ano (as demais estão estagnadas), com 3,3% de participação em 2023, pulando para 4,1%, com Versa e Sentra dobrando suas vendas nesse período no primeiro trimestre. A motorização permanece a mesma, com o 1.6 aspirado que entrega 113cv de potência e 15,3 kgfm, combinado com o câmbio CVT que simula seis marchas. A lista de equipamentos inclui carregador de celular por indução, 6 airbags, multimídia com tela de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity, apoio de braço frontal, piloto automático, visão 360º com detector de objetos em movimento (MOD), alerta de colisão frontal (FCW), assistente inteligente de frenagem (FEB), alerta de objetos no banco traseiro, entre outros.
Versão | Preço |
Versa 1.6 Sense CVT | R$ 110.590 |
Versa 1.6 Advance CVT | R$ 117.990 |
Versa 1.6 SR CVT | R$ 123.990 |
Versa 1.6 Exclusive CVT | R$ 132.190 |


Novos Minis no Brasil – A nova família de veículos da carismática marca chegará ao Brasil em breve e os primeiros modelos da marca a desembarcar por aqui serão o Countryman SE ALL4, em sua inédita versão 100% elétrica, e o Cooper S com motorização a combustão. “A nova família Mini é feita sob medida para todo mundo. O novo Countryman totalmente elétrico, o maior modelo da nova família, cresceu em relação ao modelo anterior, e já está preparado para a era de mobilidade elétrica localmente livre de emissões”, Mike Peyton, vice-presidente para a região Américas. “Manteremos em nosso portfólio versões com powertrain 100% elétricos e outros com powertrain a combustão, conferindo ao cliente a escolha do desejar”, completa o executivo. E não para por aí. A nova família terá mais novidades e outros modelos revelados ao longo do ano de 2024. Os preços não foram divulgados.

Enfim, chega o Volvo EX30 – A marca sueca finalmente trouxe um dos seus mais importantes lançamentos globais, o elétrico EX30. Para se ter uma ideia, a temporada de pré-venda começou em setembro do ano passado. O modelo tem quatro versões, que variam de R$ 229.950 a R$ 293.950. A Volvo quer dobrar as vendas no país até o fim do ano. E olhem que o ano passado foi o melhor de sua história por aqui, registrando o emplacamento de 8,6 mil veículos, volume 65% superior ao registrado no ano anterior. O EX30, projetado para nascer elétrico, é bonito e traz muita tecnologia, principalmente de segurança – como é, aliás, padrão Volvo. São seis airbags, detector de fadiga, assistente de partida em rampas, piloto automático adaptativo (ACC), e alertas de ponto cego, de tráfego cruzado e de mudança de faixa. O entre-eixo é 2,6 metros de distância. Por dentro, chama atenção os poucos botões ou teclas: quase tudo fica centralizado na central multimídia em tela de 12,3 polegadas. A depender da versão, traz bateria de 51 kW (de entrada) ou 69 kW (demais variantes). Isso significa alcance de 250 km ou 338 km, respectivamente, pelo ciclo do Inmetro. O conjunto elétrico do EX30 desenvolve 272 cv e mais de 34kgfm de torque.
Versões e preços
- EX30 Core Single Engine (51 kWh): R$ 229.950
- EX30 Core Single Engine Extended Range (69 kWh): R$ 249.950
- EX30 Plus Single Engine Extended Range (69 kWh): R$ 277.950
- EX30 Ultra Single Engine Extended Range (69 kWh): R$ 293.950

Mais uma chinesa no país – O Brasil continua sendo interessante para os veículos chineses, basta ver o sucesso de marcas como o BYD e a GWM. E isso desperta a cobiça. Essa semana, foi a vez da chegada da Neta Auto, que anunciou duas coisas: o início de importação de três modelos ainda em 2024 e produção local brasileira já a partir de 2026. A Neta é o braço automotivo da empresa de tecnologia Hozon – e seu primeiro carro, o SUV elétrico compacto Neta N01, tem apenas cerca de seis anos. De lá para cá, sobre duas plataformas, fabrica sete modelos e já tem também linhas de produção na Tailândia e Indonésia, com 9 mil funcionários. Ao todo, já foram produzidos 400 mil veículos desde sua fundação, com presença em 29 países, inclusive no México, onde terá uma fábrica. A Neta só não informou ainda qual o portfólio de produtos oferecerá aqui, embora as suspeitas recaiam sobre o SUV médio L e utilitários esportivos compacto X e Aya, além do V, mais barato, num primeiro momento. Mas sempre terá alternativas elétricas e híbridas.
Autonomia de 2,1 mil quilômetros? – A BYD apresentou na China a tecnologia DM-i de 5ª geração, usada para veículos híbridos plug-in, especialmente nos novos modelos Qin L DM-i e Seal 06 DM-i. Com ela, os dois veículos têm, segundo a BYD, o motor a combustão 1.5 de maior eficiência térmica, 46%, consumo de gasolina de até 34,5 km/l e a autonomia de nada menos do que 2,1 mil quilômetros, considerando a combinação com o motor elétrico. A nova geração do sistema de Dual Mode tem versão atualizada do motor 1.5 litro, com, dentre outras melhorias, taxa de compressão elevada e sistema de combustão inteligente. O EHS, sistema elétrico híbrido em inglês, também sofreu aprimoramentos e tem agora eficiência de 92%. A parte elétrica ainda envolve baterias do tipo Blade, que, a depender do produto e versão, oferecem capacidade de 10,08 kWh e 15,87 kWh, e tiveram a densidade energética melhorada em 15,9%. A BYD informa que, com a nova geração, o tempo de recarga DC de 30% a 80% é de apenas 21 minutos, enquanto o carregamento AC de 6,6 kW teve seu tempo reduzido em 60%.
Navio próprio – E por falar em BYD, a empresa trouxe um navio próprio da China, o Explorer, cheio de veículos eletrificados para comercialização em sua rede local de concessionárias. O navio atracou no Porto de Suape, em Pernambuco, no começo da semana, com 5.459 veículos – na maior movimentação de carros de uma única vez na história do complexo portuário pernambucano. A marca comemora o bom momento no mercado brasileiro, com mais de 25,5 mil emplacamentos de janeiro a maio, alta de 43% sobre idêntico período de 2023. Com a oferta de modelos híbridos e elétricos importados, é a 10ª marca mais vendida no país no ranking de veículos leves. Com 199,9 metros de comprimento, o Explorer tem capacidade para até 7 mil automóveis e levou 27 dias no trajeto China-Brasil. A embarcação conta com 23 tripulantes, sendo a maioria deles da Bulgária.
Cresce a busca por SUVs – Levantamento inédito da Webmotors, principal portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, revela que a busca por SUVs 0km e seminovos na plataforma cresceu 85% entre 2021 e 2023. Os dados do Webmotors Auto Insights indicam outras carrocerias que registraram alta nas pesquisas no marketplace no período: cupê (+72%); sedã (+64%); conversivel (+61%); e hatch (+56%). Já levando em consideração o ranking de buscas por carrocerias tanto de veículos novos como usados ao longo de 2023 na Webmotors, a liderança continua com o SUV, mas agora seguido por sedã (2°), hatch (3°), picape (4°) e cupê (5°).
Preço da gasolina fecha maio a R$ 6,02 – A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, mostra que no fechamento de maio o preço médio do litro da gasolina foi encontrado a R$ 6,02, com tendência de estabilidade ante à primeira quinzena do mês. O litro do etanol foi comercializado à média de R$ 4, também estável em relação à quinzena anterior. “Ao compararmos o consolidado de maio com o de abril, quando o litro da gasolina fechou a R$ 5,96, identificamos um aumento de 1% no preço médio. Já o etanol, que fechou o mês anterior a R$ 3,93, ficou 2% mais caro para o consumidor. Os motoristas desembolsaram, em média, R$ 331 para abastecer por completo com gasolina um tanque com capacidade para 55 litros, e R$ 220 para ter o mesmo tanque cheio com etanol”, destaca Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil. A região Centro-Oeste registrou a redução mais expressiva de todo o país para a gasolina, de 0,17%, em relação à primeira quinzena, fechando o mês a R$ 5,98. Nos destaques por estado, o Rio Grande do Norte registrou os aumentos mais expressivos de todo o país para os dois combustíveis, com a gasolina a R$ 6,16, com acréscimo de 1,65% ante a quinzena anterior, e o etanol a R$ 4,84, após ficar 1,26% mais caro. A média mais cara para a gasolina foi registrada no Acre, a R$ 6,83, e em Sergipe para o etanol (R$ 5,04). Já a redução mais significativa para a gasolina, de 1,10%, foi identificada nas bombas de abastecimento da Bahia, que fechou o mês com litro a R$ 6,29.


BMW confirma R 12 no Brasil – A BMW Motorrad promete para o segundo semestre deste ano a chegada oficial da R 12 ao mercado brasileiro, segundo informou o site Motor1. A marca ainda não deu todos os detalhes da configuração que será trazida para cá, mas ela mantém o visual mais clássico. O motor tem 1.170 cm3 divididos entre os dois cilindros. A potência declarada é de 95 cv a 6.500 rpm, enquanto o torque máximo de 11,2 kgfm é atingido a 6.000 rpm. O câmbio é mecânico de seis velocidades e a transmissão final é feita por eixo cardã, como já é tradicional nos motores boxer da BMW. As rodas podem ser raiadas ou de liga leve. A R 12 tem 2.200 mm de comprimento, 1.110 mm de altura e 1.520 mm de entre-eixos. Seu peso é de 227 kg já contando o tanque de combustível de 14 litros. O assento é bem baixo, ficando a 754 mm do solo. Na dianteira, usa garfo invertido com bengalas de 45 mm de diâmetro e 90 mm de curso. A traseira conta com balança de braço único e amortecedor com 90mm de curso. As rodas têm 19″ na dianteira e 16″ na traseira. Os freios, sempre a disco e com ABS, possuem duplo disco na dianteira e único na roda de trás.

1 – Mantenha o nível adequado de gás – O gás do ar-condicionado é essencial para o processo de resfriamento do ar. Ao longo do tempo e devido a diversos fatores, como desgaste natural e potenciais vazamentos, é possível que o nível de gás refrigerante diminua, comprometendo o desempenho do ar-condicionado. Por isso, o ideal é realizar verificações regulares do nível de gás e, se necessário, recarregar o sistema. Mas quanto tempo dura o gás do ar-condicionado automotivo? Essa resposta não tem uma resposta certa, uma vez que em condições normais, o gás refrigerante pode durar por anos sem a necessidade de recarga, desde que não haja vazamentos no sistema. No entanto, o desgaste natural e o envelhecimento dos componentes podem levar a pequenas perdas ao longo do tempo. Orientamos que pelo menos uma vez ao ano, o nível do gás seja verificado. Esse procedimento deve ser conduzido por um profissional qualificado, que possui o conhecimento e os equipamentos necessários para realizar a recarga de forma segura e eficaz, garantindo assim o funcionamento ideal do sistema.
2 – Utilize a recirculação de ar de forma inteligente – A função de recirculação ajuda na regulação da temperatura interna do veículo, especialmente em condições climáticas extremas, como dias muito quentes. Ao recircular o ar já resfriado dentro do carro, essa função ajuda a manter uma temperatura mais confortável e estável no interior do veículo como um todo. No entanto, o uso excessivo dessa função pode resultar no acúmulo de umidade no interior do veículo, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de mofo e bactérias, além de contribuir para o embaçamento dos vidros, comprometendo a visibilidade e a segurança durante a condução. Portanto, recomenda-se alternar entre a recirculação de ar e a entrada de ar fresco externo, especialmente em ambientes úmidos ou após períodos prolongados de uso da recirculação, a fim de manter um equilíbrio saudável entre conforto e segurança dentro do veículo.
3 – Cuidado com os produtos utilizados na limpeza – O uso de produtos químicos inadequados na limpeza do sistema de ventilação pode resultar em danos às suas superfícies e componentes. Produtos agressivos, como limpadores multiuso ou solventes fortes, podem corroer ou deteriorar as peças internas do sistema, comprometendo sua eficiência e funcionalidade. Além disso, substâncias químicas abrasivas podem causar danos estéticos às superfícies, como descoloração ou manchas permanentes. Para evitar esses problemas, é indicado utilizar produtos específicos desenvolvidos para a limpeza de sistemas de ar-condicionado automotivo, que são formulados para serem suaves o suficiente para não danificar as peças, mas eficazes o bastante para remover sujeira e resíduos acumulados. Ao escolher um produto de limpeza, é recomendável seguir as recomendações do fabricante do veículo e utilizar apenas produtos aprovados e compatíveis com o sistema de ventilação do seu carro.
4 – Verifique o funcionamento do termostato – O termostato é o controle preciso da temperatura do ar que é liberado pelo sistema de ventilação. Este componente atua como um sensor, monitorando constantemente a temperatura interna do veículo e ajustando a saída de ar conforme necessário para alcançar e manter a temperatura desejada. No entanto, quando o termostato está com defeito, pode resultar em problemas significativos de aquecimento ou resfriamento inadequados. Por exemplo, um termostato que falha em detectar corretamente a temperatura ambiente pode causar o superaquecimento ou o resfriamento excessivo do interior do veículo, tornando a viagem desconfortável para os ocupantes.
5 – Atenção à manutenção preventiva – Além de adotar as práticas mencionadas anteriormente, é fundamental implementar manutenções preventivas regulares em todo o sistema de ar-condicionado automotivo. Essas medidas incluem inspeções periódicas minuciosas, limpezas abrangentes e ajustes necessários para assegurar o desempenho ideal do sistema a longo prazo. Esse cuidado deve ser tomado com o ar-condicionado e com todo o veículo. A realização dessas manutenções preventivas não apenas ajuda a identificar e corrigir potenciais problemas antes que se tornem mais sérios, mas também prolonga a vida útil do sistema de ar-condicionado, garantindo assim o conforto e a segurança dos ocupantes do veículo durante suas jornadas.
E mais:
Ar-condicionado ligado gasta mais combustível?
Sim, o ar-condicionado automotivo pode aumentar o consumo de combustível, especialmente em veículos de menor potência, porque o compressor do ar-condicionado exige energia do motor para funcionar, o que pode afetar o rendimento do veículo. No entanto, em velocidades mais altas, o impacto no consumo tende a ser menor.
Quais sinais podem indicar problemas no ar do carro?
Alguns incluem a diminuição da eficiência de resfriamento, odores desagradáveis, ruídos incomuns e vazamentos de líquido refrigerante. Se notar qualquer um desses sintomas, é importante procurar um profissional qualificado para fazer uma inspeção e reparo adequados.
Problemas no ar-condicionado podem resultar em status “não conforme” na vistoria?
A resposta é não em uma vistoria veicular, principalmente a vistoria Certicar, exclusiva da Super Visão, o funcionamento inadequado ou defeitos no sistema de ar-condicionado apenas poderá ser indicado no laudo de vistoria, uma vez que os itens acessórios presentes no veículo não alteram o status da vistoria.
Por mais que não impeça o carro de rodar nas ruas, a verificação do estado do carro pode ajudar a valorizar em um processo de compra e venda. Portanto, a manutenção do ar-condicionado automotivo não apenas garante seu conforto, mas também pode evitar problemas futuros na hora de negociar o veículo.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
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