Ano novo, carro novo (ou usado)
Sete em cada dez usuários participantes de um levantamento feito pela OLX pretendem comprar um carro no primeiro semestre deste ano. O estudo da maior plataforma de compra e venda online de veículos no país aponta que 92% dentre os futuros compradores desejam adquirir carros usados (52%) e seminovos (40%). E, na hora de escolher um modelo, os critérios mais relevantes apontados são a quilometragem (31%), o custo de manutenção (24%), o consumo de combustível do carro (23%), e o valor do IPVA (10%).
“Com um cenário econômico desafiador, o aumento do valor dos automóveis e o alto custo para manter um veículo nos últimos anos, a compra de um carro com valor mais baixo como os modelos usados e seminovos, por exemplo, acaba sendo a solução para a maioria das pessoas que precisam adquirir um veículo e não podem investir no zero km neste momento”, destaca Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX.
Leia maisO levantamento da OLX mostra que 30% dos usuários de todo o país afirmaram já possuir um automóvel, mas pretendem realizar a troca ou compra em 2023. Outros 24% não possuem carro, mas têm a intenção de adquirir este ano.
A quitação à vista e o financiamento parcial foram as opções de pagamento na compra do veículo mais citadas pelos participantes. No recorte por regiões, 44% dos respondentes da Região Nordeste preferem o pagamento por financiamento parcial, enquanto 40% dos usuários das regiões Sul e Sudeste consideram comprar um carro à vista.
A maioria dos participantes da pesquisa da OLX são da Região Sudeste e Nordeste (59%). Do total, 75% têm entre 25 e 54 anos. O estudo contou com a participação de 13.471 pessoas entre 9 e 11 de janeiro de 2023.
Venda de usados – Fevereiro de 2023 registrou um total de 990.899 veículos seminovos e usados comercializados, segundo relatório divulgado pela Fenauto, a federação dos revendedores. Com isso, o total acumulado nesses dois meses de 2023 alcançou 2.052.550 de unidades, registrando um aumento de 22,2% em relação ao mesmo período de 2022. Na mesma linha, as vendas em fevereiro de 2023 subiram 18,2% quando comparadas ao mesmo mês do ano passado.
A instituição considerou o resultado geral bom, apesar do volume de vendas mensal de fevereiro (990.899) ter sido menor do que o de janeiro em 6,7% (1.061.651), fato explicado por fevereiro ter tido menos dias úteis. “Normalmente todo começo de ano começa mais fraco para o comércio em geral, por conta dos vários compromissos que os consumidores têm com IPTU, IPVA, despesas escolares etc. Mas, neste ano, percebemos uma atenuação dessa questão”, avalia o presidente da Fenauto, Enilson Sales. Em Pernambuco, o comércio de usados cresceu 28%. No Piauí, o crescimento foi de incríveis 50,6%. Os revendedores de carros seminovos e usados da Paraíba tiveram o pior desempenho da região.
Preços da Strada caem – A chegada da nova Chevrolet Montana já começa a surtir efeito no mercado das picapes. A Fiat, para garantir (ou ganhar) mercado, reduziu os preços de todas as versões do carro mais vendido do país. As reduções chegam a R$ 5 mil. Além disso, foram feitas adequações de conteúdo, com alterações nos pacotes de opcionais. Por exemplo: quem adquirir a Endurance, pode deixar a picape mais completa com vidros e travas elétricos, brake light, comando elétrico na tampa do combustível, fechadura elétrica da caçamba e alarme, A versão Volcano, com redução de R$ 5 mil tanto manual como automática, passam a custar R$ 111 mil e R$ 118 mil, respectivamente.
Versões e preços
- Strada Endurance 1.4 CS: R$ 97.990
- Strada Freedom 1.3 CS: R$ 103.990
- Strada Freedom 1.3 CD: R$ 108.990
- Strada Volcano 1.3 CD:R$ 110.990
- Strada Volcano 1.3 AT CD: R$ 117.990
- Strada Ranch 1.3 AT CD: R$ 125.990
Já a Montana – A picape Montana, por sua vez, parte de R$ 117 mil – preço válido para a versão de entrada, a Turbo 1.2 com transmissão manual de seis marchas. Ela vem de série com seis airbags, o conjunto de segurança e concierge Onstar, sistema de entretenimento Mylink 3 e protetor de caçamba.
Preços e versões
- Turbo 1.2 manual de seis marchas – R$ 116.890
- LT 1.2 manual de seis marchas – R$ 121.990
- LTZ 1.2 automática de seis marchas – R$ 134.490
- Premier 1.2 automática de seis marchas – R$ 140.490
Ram cresce 417% em um ano – As picapes Ram são caras. Mas a marca agora vinculada à Stellantis vendeu 668 unidades em fevereiro, resultado ainda melhor do que o de janeiro, mesmo sendo um mês com menos dias úteis. Com isso, já são 1.261 novas picapes registradas, o que representa um crescimento de 417% sobre os números do primeiro bimestre de 2022. Os dados são do levantamento da Fenabrave. Analisando o mercado premium do mês passado, a Ram foi a segunda marca mais emplacada, com todos os quatro produtos à venda no país dentro do top 10 de modelos. O maior destaque continua sendo a Ram 3500 na vice-liderança, com 239 unidades. Além da topo-de-linha, também se destacaram a Classic (5º), a 2500 (6º) e a 1500 (8º). No acumulado do ano, a Ram ocupa a terceira colocação entre as marcas premium com maior número de emplacamentos, com a Ram 3500 também em terceiro na lista de veículos desse nicho de prestígio.
Os preços do GWM Haval H6 – Os primeiros modelos da chinesa GWM (neste caso, SUVs) chegaram ao Brasil em versões híbrida tradicional, híbrida plug-in e a GT, híbrida plug-in com vocação esportiva. Vejam os preços: O Haval H6 Premium HEV partirá de R$ 209 mil. Em seguida, vem o H6 Premium PHEV, plug-in, custando R$ 270 mil. O H6 GT, esportivo, custa R$ 300 mil. A versão ‘normal’ tem um motor elétrico trabalhando com um 1.5 turbo a combustão. Juntos, geram 243cv e 54kgfm de torque. A versão acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Dados do Inmetro mostram que ele faz 12,3 km/litro na cidade e 13,6 km/litro na estrada (gasolina). Na versão plug-in, adiciona-se mais um motor elétrico e a entrega é de 393 cv de potência e 77,7 kgfm de torque, com a adição de mais um motor elétrico. Faz de 0 a 100 em 4,9 segundos.
Eletrificados chegam a 3,6% do mercado – O tradicional boletim mensal da Anfavea, a associação dos fabricantes, mostra que as vendas gerais de automóveis cresceram 5,4% no bimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Já os eletrificados (híbridos e elétricos), levando-se em conta o mesmo período, cresceu 45%. Só para reforçar; agora em fevereiro foram emplacados 4,3 mil eletrificados, num crescimento de 23,7% em relação ao mesmo mês de 2022, quando foram vendidas 3,5 mil unidades. Em suma: no ano passado, foram emplacados 49,3 mil automóveis e comerciais leves eletrificados; para este ano, a previsão é de 70,5 mil.
Minimoto 50 TS chega ao Brasil – Se é brincando que a criança desvenda o seu mundo – como grandes cientistas que exploravam o céu noturno com lunetas feitas de papel -, eis uma chance de tornar a sua (ou suas) expoentes do motociclismo. A montadora paranaense MXF Motors acaba de lançar a nova MXF 50 TS, minimoto direcionada à garotada. Ela é arrojada e potente, ao mesmo tempo que diverte, estimula o mundo das competições. “Ela atende o ‘pilotinho’, que consegue acompanhar o pai neste universo duas rodas, por exemplo, e já ambiciona o início nas competições, e o público que escolhe a moto como recreação”, diz o diretor técnico da MXF, Luiz Fontes. A equipe técnica ressalta ainda que é nas categorias de base — justamente onde está o público que vai utilizar a MXF 50 TS — que, de fato, grandes atletas são descobertos e se desenvolvem. Preço? R$ 8.625.
Ficha técnica
Tipo de motor: 50 cc – 2 tempos, gasolina, monocilíndro refrigerado a ar
Potência máxima: 10.5 cv /11.500 rpm
Transmissão: automática (não possui marchas)
Pneus: tipo cross
Capacidade do tanque: 3,5 litros
Capacidade de carga: 70 kg
Velocidade máxima: 50 km/h
Renda nordestina e combustíveis – Dadosda edição de fevereiro do Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade, que acaba de ser divulgada, identificam que, para os nordestinos, o valor da gasolina representa em torno dos 10% da renda média familiar. Isso é quase o dobro da nacional de 5,9%. Os números são do último trimestre de 2022. O Indicador de Poder de Compra de Combustíveis integra o Panorama Veloe, produzido em parceria pelo hub de mobilidade e logística e a Fipe. O percentual nacional de fevereiro representa uma queda de 0,9 pontos percentuais em comparação ao terceiro trimestre, quando o valor foi de 6,8%. A região Norte fica em segundo lugar, com o equivalente a 7,8%. As cidades da região Centro-Oeste, com 4,8%, e Sudeste, 4,9%, são as que pagam a menor porcentagem da renda mensal com um tanque de gasolina comum. Ainda sobre o indicador, os estados onde o tanque de combustível representava maior oneração da renda familiar no período foram Maranhão e Bahia, ambos com índice de 11,2%. Já o Distrito Federal foi o de menor valor percentual, com 3,1%. O estado é seguido por São Paulo, onde o tanque de gasolina comum equivale a 4,4% da renda domiciliar.
Monitor de combustíveis – Outro indicador do Panorama Veloe é o Monitor de Preços de Combustíveis. Na edição mais recente, de fevereiro, o monitoramento identificou que a média nacional de preço por litro de gasolina comum foi de R$ 5,153. O estado com a gasolina comum mais cara foi o Ceará, onde a média do custo por litro foi de R$ 5,777. Já o estado com o menor preço médio foi o Amapá, com média de R$ 4,793 por litro.
O mesmo cenário diz respeito à gasolina aditivada. A média mais cara é no Ceará, onde o litro do combustível fica em R$ 5,888. No Amapá, menor preço médio, o valor é de R$ 4,977. Já em relação ao etanol hidratado, Roraima é o estado com maior média, R$ 4,914. O Mato Grosso foi o estado que registrou a menor média em fevereiro, com R$ 3,523.
Em relação ao diesel, o maior preço médio foi registrado no Acre, com R$ 7,279. O menor valor médio ficou com Tocantins, R$ 5,870. O panorama não muda em relação ao diesel S-10, que teve média de preços de R$ 7,286 no Acre, enquanto Tocantins apresentou média de R$ 5,912.
O levantamento ainda apontou que em dois estados o etanol hidratado é mais vantajoso do que a gasolina na hora de encher o tanque. No Amazonas e Mato Grosso,o preço do etanol ficou abaixo dos 70% da gasolina, o que indica um custo-benefício maior de um combustível em relação ao outro.
Quem quer comprar carro? – E por falar nisso, a Ipsos divulgou uma pesquisa onde aponta os impactos que o custo dos combustíveis tem sobre os motoristas. O levantamento Ipsos Drivers feito no fim de 2022 com 1,2 mil pessoas mostra que o alto valor cobrado pela gasolina e diesel é a terceira maior barreira para a compra de um carro. Em seguida, vem as absurdas taxas de juros cobradas no país.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
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