De bigu com a modernidade

Novo motor a diesel eleva o patamar da Rampage 

A picape Rampage, fabricada em Goiana (PE), vendeu no ano passado 23,6 mil unidades — um aumento de 174% em relação a 2023. Com esse desempenho, o Brasil foi o segundo maior mercado global da Ram, atrás apenas dos Estados Unidos. No primeiro bimestre deste ano, por sinal, a Rampage já aparece em quarto lugar no ranking geral entre as compactas e médias — segmento historicamente dominado pelas Toyota Hilux, Chevrolet S10 etc. Agora, a versão diesel da marca ganha pelo mais três motivações de venda: o novo motor 2.2 turbo de 200cv, a inclusão de mais equipamentos de segurança (principalmente de auxílio à condução) e o preço, semelhante ao das equipadas com motor a gasolina.

A coluna De bigu testou a Rebel equipada com o novo motor a diesel, recém-lançada no país. É certo que esse universo picapeiro evoluiu tanto que mais as antigas saltitantes e desconfortáveis agora se parecem com carros de passeios. Mas, neste caso, o novo 2.2 da Rampage deu um upgrade na conexão entre motoristas (até os exclusivamente urbanos) e picapes. O primeiro detalhe da nova Rampage a chamar a atenção é o silêncio da cabine, motivado por um conjunto de motor e câmbio muito bem acertado — e, claro, por ajustes de vedação acústica. 

Não, não é preciso pé pesado de caminhoneiro para tirá-la da imobilidade. É uma saída suave, mas ágil e capaz de aproveitar cada um dos 45,9kgfm de torque já aos 1.500rpm. Isso garante melhor consumo, mais conforto e segurança (em largadas e ultrapassagens) e, digamos assim, menos estresse. A troca de motor faz parte das regras de adequação à legislação ambiental, mas traz ganhos significativos em relação ao anterior, um 2.0: elevação de 18% na potência e de 29% no torque, segundo os engenheiros da marca.

Sem falar que o conjunto de suspensão deixa a vida ‘suave’ ao passar por buracos, bocas-de-lobo e outras tranqueiras das nossas vias. Em suma: um carro que já era muito bom e confortável ganhou um motor mais potente e ainda ficou mais econômico. Claro que o consumo está atrelado às condições geográficas do lugar e até do peso do pé do motorista, mas na semana à disposição deste colunista as médias foram bem equilibradas: 11km/litro nas vias urbanas e até 15km/litro nas rodovias. Por isso, ganhou do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) a nota A, a máxima. 

Segurança – A Rebel 2.2 diesel também traz boas novidades de segurança, por conta da inclusão do sistema de assistência à direção de nível 2 (o chamado Adas). Ela vinha com alerta e frenagem autônoma de emergência no pacote Adas 1. No entanto, a tecnologia foi ampliada e ganhou assistente ativo de direção, que combina o uso da centralização de faixa e piloto automático adaptativo, fazendo que ela seja capaz de fazer curvas de forma autônoma em vias sinalizadas, mantendo uma velocidade pré-definida. Assim, além do contorno de curvas, a aceleração e a frenagem também podem ser feitas sem a atuação do condutor. Os auxílios, claro, exigem que o motorista mantenha as mãos no volante e atenção à via, sendo apenas uma camada extra de segurança.

Para permitir a detecção das mãos do condutor, a Ram trocou o volante com revestimento premium. Ah, são sete airbags disponíveis (dianteiro, lateral dianteira, cortina — dianteiro e traseiro — e de joelho para motorista). Internamente, a Rebel traz revestimento em couro preto, ar-condicionado digital de duas zonas e carregador de celular por indução. A direção elétrica é extremamente leve, mas progressiva: quanto maior a velocidade, mais dura ela fica). O acabamento, no geral, incluindo os mimos de conveniência e conforto, é padrão Ram. Por exemplo: são seis portas USB, três delas do tipo C (carregamento rápido).

Gasolina ou diesel? – A Rampage Rebel a diesel, a versão testada, tem preço sugerido de R$ 265.990 (na cor vermelha). A escolha de outra cor implica R$ 2 mil a mais. Se o cliente optar pelo pack Elite, que oferece banco elétrico do passageiro de 12 vias (8 posições + 4 lombar), sistema de som Premium de 10 alto-falantes com subwoofer certificado pela Harman Kardon e luzes ambiente em LED, ele tem que desembolsar mais R$ 6 mil. Isso eleva o preço para R$ 273.990. Bem, peguemos o preço básico (R$ 265.990) e comparemos com a Rebel movida a gasolina (R$ 268.990). Leve em conta o preço dos combustíveis, durabilidade de motor, força, consumo e — claro — escolha a diesel. 

SUV Tank 300 chega semana que vem – O novo modelo da chinesa GWM no Brasil, o SUV híbrido plug-in Tank 300, será apresentado oficialmente à mídia especializada nesta segunda-feira (31), em São Paulo. Mas desde a semana passada o consumidor já pode reservá-lo no site da GWM, no Mercado Livre e no aplicativo My GWM, mediante depósito de R$ 9 mil. Até esta quinta-feira (27), a GWM — que tinha como meta inicial de vender 100 unidades até 3 de abril — já havia reservado 205 carros. Com isso, alcançou um faturamento de R$ 1,8 milhão apenas com o valor do sinal. O jipe tem 394 cv e 76,5kgfm de torque. A bateria é de 37,1 kWh, que garante autonomia elétrica de 75 km, segundo o Inmetro. O modelo pretende oferecer o melhor de dois universos: o máximo do off-road com luxo e sofisticação. O preço oficial do GWM Tank 300 será divulgado no dia 4 de abril.

Para os interessados em fazer a reserva antecipada, a GWM preparou uma condição especial: quem já é um cliente GWM terá direito a 1 ano de seguro grátis e à instalação gratuita do wallbox GWM (7 kW) na compra do seu Tank 300. Já quem está comprando seu primeiro modelo da GWM poderá escolher 1 ano de seguro grátis ou a instalação do wallbox. Essas ofertas serão válidas exclusivamente durante o período de reserva antecipada, que vai de 20 de março a 3 de abril.  O SUV híbrido oferece tração 4×4, com opções de 2H, 4H e 4L (reduzida), além de bloqueio eletrônico central, traseiro e dianteiro. Sua transmissão automática de 9 velocidades é combinada com 9 modos de condução, adaptáveis a qualquer tipo de terreno, enquanto a condução semi autônoma nível 2+ proporciona mais conforto e segurança.

Leapmotor terá 34 concessionárias – A chegada da marca chinesa Leapmotor, pertencente ao grupo Stellantis, terá 34 autorizadas num primeiro momento – e nas principais cidades, essencialmente nas capitais. Ela venderá por aqui, inicialmente, os SUVs C10 e B10. É possível, também, que a marca traga híbridos, já que o vende na China. O carro-chefe será o C10, de porte médio – com 4,74 metros de comprimento e 2,83 metros de entre-eixos. O modelo já é vendido também na Europa.

Lexus 450h+ híbrido plug-in de R$ 457.990 – A Lexus, divisão de luxo da Toyota, anunciou a chegada do NX 450h+, o novo híbrido plug-in da marca. O modelo, que tem um conjunto eletrificado de 308 cv de potência, faz de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos. O motor a combustão de 2.5 tem 187 cv e 23,6 kgfm de torque. Soma-se a ele, dois elétricos — um no eixo dianteiro, com 182 cv e 27 kgfm, e outro no traseiro, com 54 cv e 12,1 kgfm. A garantia é de até 10 anos – um diferencial inédito e bem interessante nessa categoria.  O modelo também oferece sistema de tração integral (AWD) controlado eletronicamente que ajusta a distribuição de torque entre os eixos para diferentes condições de uso e estilos de condução. O novo NX 450h+ traz também transmissão continuamente variável de tecnologia shift-by-wire, que substitui conexões mecânicas por comandos elétricos.

A Lexus informa que esses recursos garantem acelerações mais lineares, trocas de marchas mais rápidas e suaves, além de contribuir para maior eficiência no consumo de combustível. A bateria de íons de lítio de 18,1 kWh oferece até 55 km de autonomia no modo totalmente elétrico. A nenhum custo adicional, um carregador portátil e um wallbox da WEG capaz de recarregar o veículo completamente em apenas 2h45. O consumo de combustível, como ocorre com os plug-in, é baixo, com médias de 14,5 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada no modo híbrido, segundo o Inmetro. Já no modo elétrico — seguindo a metodologia do Inmetro para equiparar o consumo de energia ao uso de combustível (km/l e) —, registra 36,1 “km/l e” na cidade e 29,6 “km/l e” na estrada. No quesito segurança passiva, o novo NX 450h+ tem sete airbags: um de joelho para o motorista, dois frontais, dois laterais para motorista e passageiro dianteiro, além de dois de cortina. E o SUV premium também oferece o sistema Lexus Safety System 3.0, bem como uma série de tecnologias de segurança ativa para auxiliar o condutor.

Argo ganha espelhamento sem fio – O hatch da Fiat, um dos carros mais vendidos do país, com mais de 550 mil unidades comercializadas desde 2017, ganhou na linha 2026 itens de comodidade e segurança. Os preços começam em R$ 91 mil. O novo farol agora é Full-LED, garantindo uma condução noturna mais segura. O farol de neblina também passa a ser em LED. Ambos estão disponíveis nas versões Trekking e Drive 1.3 AT. Nas demais versões, o LED vem nos farois. Outro detalhe externo que foi incorporado, para as versões Drive, foram os retrovisores externos, que agora têm acabamento em preto brilhante. Internamente, todas as versões ganharam novo interior escurecido. Além disso, as versões equipadas com central multimídia agora contam com espelhamento de celular sem fio, que permite conectar ao Android Auto e Apple Carplay sem a necessidade de usar cabos. 

Pulse chega aos 150 mil vendidos – Primeiro SUV da Fiat, o Pulse superou a marca de 150 mil unidades vendidas no Brasil. O modelo, produzido no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), chegou ao mercado em outubro de 2021. Além do Brasil, o Fiat Pulse é comercializado em outros 10 países da América Latina.  O modelo, aliás, será protagonista em um grande evento. Juntamente com o Fastback, a versão híbrida foi escolhida como o carro oficial do Lollapalooza Brasil 2025, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. 

Yamaha Ténéré 700: começa a pré-venda – A Yamaha Ténéré 700, apresentada globalmente durante o Salão de Milão, já tem preço sugerido no Brasil: R$ 73 mil (sem frete ou seguro, claro). Os fãs da lendária motocicleta off-road poderão reservar o modelo a partir desta segunda-feira (31/3), a partir do meio-dia. Basta acessar o site oficial da Yamaha e fazer a reserva mediante o pagamento de R$ 7.000. A Ténéré, que é reconhecida por sua capacidade de encarar trilhas e dominou o Rali Paris-Dakar na década de 1990, vem equipada com o motor bicilíndrico Crossplane (CP2) de 689cc com 68,9 cv de potência e 6,6 kgfm de torque. A nova 700 ganhou o acelerador eletrônico YCC-T, que proporciona respostas rápidas e precisas. O visual é totalmente novo, combinado com ergonomia desenvolvida para ser mais eficaz tanto para pilotagem em estrada quanto off-road. O tanque de combustível (de 16,2 litros) foi movido para a frente para equilibrar o tamanho com a ergonomia ideal, mantendo o design clássico da Ténéré.

Essas mudanças, informa a marca, contribuem para uma distribuição de peso mais equilibrada e melhor pilotagem. A roda dianteira de 21 polegadas foi projetada para enfrentar qualquer estrada, pavimentada ou não, com bastante distância do solo e suspensão de longo curso configurada para absorver até as condições mais desafiadoras. A suspensão dianteira também é destaque. Afinal, foi desenvolvida para competição. Os novos garfos invertidos são projetados para enfrentar até mesmo os terrenos mais hostis, com tubos de 43 mm de diâmetro resistentes à torção e 210 mm de curso da roda dianteira, contribuindo para relevantes 240 mm de distância do solo. A suspensão traseira, por sua vez, foi projetada rally. Quanto aos paineis, a  700 estreia um TFT colorido de 6,3 polegadas, com dois temas disponíveis: Explorer e Street. O primeiro assegura informações essenciais num estilo dinâmico; o segundo está mais próximo dos primeiros modelos Ténéré, incorporando um design mais tradicional de estilo analógico. A motocicleta vem com uma tomada de carregamento USB Tipo C como padrão, protegida por uma tampa à prova d’água.

Ducati apresenta Hypermotard 698 Mono RVE – A 1ª supermotard monocilíndrica de uso urbano da Ducati chega ao Brasil, mas apenas com 100 unidades e preço sugerido de R$ 95 mil. O modelo  entrega 77,5 cavalos de potência e torque de 6,4kgfm. O monocilíndrico de rua é um dos mais sofisticados já criado, derivado do bicilíndrico da 1299 Panigale — do qual herda o pistão de 116 mm de diâmetro, câmara de combustão, válvulas de admissão em titânio e de escape em aço e distribuição desmodrômica, a mesma solução que a Ducati usa no MotoGP. A versão que será comercializada no país é a topo de linha RVE. No passado, a família Hypermotard já esteve no mercado brasileiro, mas equipada com motor bicilíndrico. Atualmente, no exterior, também é oferecida a Hypermotard 950, que mantém o propulsor de dois cilindros. O pacote de eletrônica permite aos menos experientes aprenderem a pilotar como um piloto de supermoto, apoiados pelo ABS Cornering que, para esta moto, conta com definições especificamente desenvolvidas para pilotar de forma diferente em pista. O mesmo pacote permite aos motociclistas mais experientes explorarem plenamente a potência do motor

Carros de luxo usados: cuidado redobrado – A possibilidade de adquirir um carro de luxo usado, como modelos da Mercedes-Benz, BMW ou Land Rover, com pouco mais de R$ 100 mil, é sedutora. Afinal, compra-se status e desempenho a um preço mais acessível. No entanto, é fundamental estar ciente dos custos ocultos que podem transformar essa aquisição em um pesadelo financeiro. Segundo Yago Almeida, cofundador da Olho no Carro, a tentação de comprar um carro de luxo usado é grande. Porém, é fundamental consultar o histórico do veículo antes da compra para evitar surpresas desagradáveis. “Adquirir um carro de luxo usado pode parecer uma oportunidade imperdível, mas é essencial estar ciente do que pode vir. Uma análise cuidadosa e planejamento financeiro são fundamentais para evitar que o sonho se transforme em um fardo financeiro”, destaca o executivo. “Uma leve batida frontal, com uma Mercedes-Benz usada, pode obrigar o motorista a desembolsar mais de R$ 40 mil só com o par de farois”, ressalta ele. 

Custos de manutenção elevado – Pesquisa do Consumer Reports (CR), baseada nos gastos com manutenção regular (como trocas de óleo e pneus) e reparos, sem incluir gastos com sinistros, destaca que marcas de luxo alemãs, como Audi, BMW e Mercedes-Benz, apresentam custos de manutenção significativamente mais altos ao longo de uma década. Por exemplo: a Mercedes-Benz lidera essa lista, com proprietários gastando, em média, R$ 63.835 em manutenção e reparos durante 10 anos. A BMW segue de perto, com custos acumulados de R$ 57.535 no mesmo período.

Peças de reposição – Além dos custos de manutenção, as peças de reposição desses veículos são notoriamente caras. Um farol de um Mercedes-Benz Classe C pode ultrapassar R$ 20 mil, enquanto um pára-choque dianteiro novo pode custar R$ 12 mil. Itens básicos, como palhetas de limpadores de para-brisa, podem ultrapassar R$ 1.000. Componentes mais complexos, como bombas de combustível, podem custar mais de R$ 10 mil. Esses valores são significativamente superiores aos de veículos de marcas mais populares.

Manutenção especializada – Veículos de luxo frequentemente exigem mão de obra especializada para manutenção e reparos, o que aumenta os custos de serviço. Além disso, a utilização de combustível de alta octanagem é recomendada para preservar o desempenho e a longevidade do motor, representando um gasto contínuo maior em comparação com veículos que utilizam gasolina comum.

Depreciação e custos contínuos – Embora o preço de compra de um carro de luxo usado possa ser convidativo, a depreciação contínua e os elevados custos de manutenção podem rapidamente superar qualquer economia inicial. Além disso, a disponibilidade limitada de peças e a necessidade de importação podem aumentar ainda mais os gastos e o tempo de espera por reparos.

Dicas para evitar surpresas 

  • Pesquisa aprofundada – antes de comprar, investigue o histórico do veículo, incluindo registros de manutenção e possíveis acidentes.
  • Orçamento de manutenção – considere os custos de manutenção e peças de reposição específicas do modelo desejado.
  • Consultoria especializada – consulte mecânicos especializados na marca para obter uma avaliação realista dos custos futuros.
  • Seguro adequado – verifique o custo do seguro, que pode ser significativamente mais alto para veículos de luxo.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico 

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O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou na terça-feira (1º) ao Congresso Nacional um projeto de lei para viabilizar o pagamento do reajuste dos servidores públicos federais, retroativo a janeiro.

O encaminhamento do texto foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (2) e, entre outras medidas, “altera a remuneração de servidores e empregados públicos do Poder Executivo federal, altera a remuneração de cargos em comissão, de funções de confiança e de gratificações do Poder Executivo federal, reestrutura cargos efetivos, planos de cargos e carreiras, padroniza e unifica regras de incorporação de gratificações de desempenho”. As informações são da Agência Brasil.

Um acordo fechado em 2024 entre o governo e as categorias do funcionalismo federal havia sido formalizado em uma medida provisória (MP) enviada pelo governo ao Congresso Nacional no último dia do ano.

Além do pagamento de 9% de aumento salarial, a MP também previa a criação de carreiras, a reestruturação de cargos e novas regras para gratificações e remunerações.

Até o mês passado, a votação pendente da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025 era o que impedia o pagamento dos reajustes. O texto orçamentário foi aprovado e agora é a MP o problema, pois a análise do texto nem começou.

Ela perde validade em junho, mas a perspectiva de que ela seja votada até lá é incerta, e por isso o envio do projeto de lei.

Uma comissão formada por senadores e deputados precisaria ser criada, para só então a análise começar. A MP também previa que a incorporação do reajuste seja paga retroativamente, pois estabelece que eles valem desde 1º de janeiro.

Na semana passada, o líder do governo no Parlamento, deputado federal José Guimarães (PT-CE), disse que projeto de lei tramitará com regime de urgência. A decisão por uma tramitação acelerada será do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).

Se o projeto de lei não tramitar com urgência, pode ser que o reajuste e os valores retroativos fiquem somente para junho.

O acordo com servidores prevê que os reajustes seriam pagos em janeiro de 2025 e em abril de 2026. Neste ano, o impacto financeiro será de R$ 17,9 bilhões. Para 2026, serão R$ 8,5 bilhões.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) disse na última quinta que trabalha para viabilizar o pagamento dos salários reajustados e também dos valores retroativos a 1º de janeiro no dia 2 de maio, junto à folha de abril. Para isso, o governo aposta na aprovação do projeto de lei.

Petrolina - O melhor São João do Brasil

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) reuniu, nesta quarta-feira (2), autoridades federais, estaduais e representantes do setor ferroviário no evento “Diálogos do Desenvolvimento: Transnordestina e Pernambuco”, com o objetivo de destravar investimentos e acelerar a conclusão do trecho pernambucano da ferrovia. O encontro foi marcado por anúncios sobre novos editais, estratégias de financiamento e a criação de uma comissão multissetorial para acompanhar o andamento das obras. O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou que a Transnordestina é estratégica para a infraestrutura, a logística e o desenvolvimento do Nordeste.

O trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape, com 544 quilômetros, já tem 38% das obras concluídas. O Ministério dos Transportes informou que os editais dos lotes SPS 04 e SPS 07 serão lançados ainda em 2025, com início das obras previsto para o primeiro semestre de 2026. A Sudene já investiu R$ 4,2 bilhões no projeto, sendo R$ 400 milhões liberados em janeiro deste ano. Segundo o secretário nacional de Fundos do MIDR, Eduardo Tavares, o governo estuda novos modelos de concessão e acesso a incentivos fiscais e fundos para garantir a viabilidade da obra.

Durante o evento, também foi discutida a integração da ferrovia com a malha ferroviária nacional. A economista Tânia Bacelar e o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, defenderam a conexão com a Ferrovia Norte-Sul, como forma de ampliar a competitividade da produção nordestina. A nova comissão anunciada pela Sudene terá o papel de fortalecer o monitoramento e acelerar a tomada de decisões, com participação de diversos setores.

Dulino Sistema de ensino

O governo federal divulgou, nesta terça-feira (2), uma nota oficial em resposta à decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa adicional de 10% sobre todas as exportações brasileiras. A medida, anunciada pelo governo norte-americano, foi classificada como uma violação dos compromissos assumidos junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e recebeu forte reação do Brasil, que estuda recorrer ao organismo internacional e adotar medidas de reciprocidade. A seguir, a íntegra da nota divulgada pelo governo:

“O governo brasileiro lamenta a decisão tomada pelo governo norte-americano no dia de hoje, 2 de abril, de impor tarifas adicionais no valor de 10% a todas as exportações brasileiras para aquele país. A nova medida, como as demais tarifas já impostas aos setores de aço, alumínio e automóveis, viola os compromissos dos EUA perante a Organização Mundial do Comércio e impactará todas as exportações brasileiras de bens para os EUA.

Segundo dados do governo norte-americano, o superávit comercial dos EUA com o Brasil em 2024 foi da ordem de US$ 7 bilhões, somente em bens. Somados bens e serviços, o superávit chegou a US$ 28,6 bilhões no ano passado. Trata-se do terceiro maior superávit comercial daquele país em todo o mundo.

Uma vez que os EUA registram recorrentes e expressivos superávits comerciais em bens e serviços com o Brasil ao longo dos últimos 15 anos, totalizando US$ 410 bilhões, a imposição unilateral de tarifa linear adicional de 10% ao Brasil com a alegação da necessidade de se restabelecer o equilíbrio e a “reciprocidade comercial” não reflete a realidade.

Em defesa dos trabalhadores e das empresas brasileiros, à luz do impacto efetivo das medidas sobre as exportações brasileiras e em linha com seu tradicional apoio ao sistema multilateral de comércio, o governo do Brasil buscará, em consulta com o setor privado, defender os interesses dos produtores nacionais junto ao governo dos Estados Unidos.

Ao mesmo tempo em que se mantém aberto ao aprofundamento do diálogo estabelecido ao longo das últimas semanas com o governo norte-americano para reverter as medidas anunciadas e contrarrestar seus efeitos nocivos o quanto antes, o governo brasileiro avalia todas as possibilidades de ação para assegurar a reciprocidade no comércio bilateral, inclusive recurso à Organização Mundial do Comércio, em defesa dos legítimos interesses nacionais.

Nesse sentido, o governo brasileiro destaca a aprovação pelo Senado Federal do Projeto de Lei da Reciprocidade Econômica, já em apreciação pela Câmara dos Deputados”.

Ipojuca - IPTU 2025

O prefeito de São José do Egito participou, nesta terça-feira (2), das comemorações pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo, realizadas na EMEI Maria Madalena e na Escola Municipal Rosa do Prado. As atividades contaram com apresentações dos estudantes e ressaltaram a importância da inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar, promovendo respeito às diferenças e valorização da diversidade.

Durante o evento, o prefeito destacou o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas à acessibilidade e à inclusão educacional. Ele ressaltou que o município tem investido em capacitação de professores, adaptação de materiais e suporte especializado para garantir um ensino de qualidade a todos os alunos. “Nossa missão é garantir oportunidades iguais de aprendizado e desenvolvimento, independentemente das particularidades de cada criança”, afirmou.

Caruaru - São João na Roça

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta quarta-feira (2) contra o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pediu o arquivamento da notícia-crime.

O procurador-geral Paulo Gonet afirmou que a vereadora Liana Cirne (PT), do Recife, que pediu a prisão preventiva, não está em legitimidade para fazer essa solicitação ao Supremo Tribunal Federal (STF) e que não há elementos de prova que justifiquem uma prisão.

“Os relatos dos noticiantes não contêm elementos informativos mínimos, que indiquem suficientemente a realidade de ilícito penal, justificadora da deflagração da pretendida investigação”, afirmou. As informações são da CNN Brasil.

A notícia-crime em questão foi protocolada pela vereadora após Bolsonaro convocar apoiadores para um ato no Rio de Janeiro, em março, em apoio à anistia de condenados ou investigados por participação no 8 de janeiro de 2023.

Segundo a vereadora, a situação caberia prisão preventiva “a fim de garantir a ordem pública e a instrução processual”.A PGR precisa ser ouvida nos processos em tramitação no STF, especialmente em ações de constitucionalidade e investigações contra autoridades com foro privilegiado.

O documento é uma recomendação ao ministro relator, Alexandre de Moraes, que pode aceitar ou discordar.

Camaragibe Cidade do Trabalho
Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025

Por Betânia Santana e Anthony Santana
Do Blog da Folha

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), decidiu judicializar o não pagamento do restante das emendas de 2024.

Do montante de R$ 188 milhões , R$ 100 milhões foram empenhados e liquidados; R$ 91 milhões foram pagos. Os R$ 97 milhões restantes chegaram a ser reempenhados para o orçamento deste ano.

“Esperamos até agora uma posição da governadora Raquel Lyra. Mas o governo não liberou os recursos nem anunciou data para pagamento. Decidimos errão ir atrás do resto das emendas”, afirmou o presidente.

Ele já solicitou a peça que está sendo preparada pela Procuradoria da Casa e assim que ficar pronta será encaminhada à Justiça. Ainda não há prazo definido.

Toritama - Prefeitura que faz

O presidente Donald Trump, anunciou hoje suas “tarifas recíprocas”, estabelecendo uma sobretaxa mínima para praticamente todos os parceiros comerciais dos EUA. A tarifa mínima das importações do Brasil ficou em 10%, a China foi sobretaxada em 34% e a União Europeia (UE), em 20%.

O gráfico que o presidente exibiu durante o discurso também mostrou qas tarifas anunciadas foram particularmente altas para os países asiáticos. O Vietnã terá tarifa de 46%; Taiwan, 32%; Japão, 24%; Índia, 26%; Coreia do Sul, 25%; Tailândia, 36%.

“Estamos sendo gentilmente recíprocos, não totalmente recíprocos”, discursou o presidente, afirmando que as tarifas anunciadas ainda são menores do que as cobradas por esses países dos EUA. As informações são do Valor Econômico.

Trump disse que as tarifas que ele anunciou gerarão “US$ 6 trilhões em investimentos” — uma afirmação contestada por especialistas, para os quais as tarifas são, na verdade, pagas por empresas e consumidores americanos.

“A União Europeia nos rouba com uma tarifa de 39% sobre produtos americanos”, acusou Trump. “Vamos cobrar deles 20%, então essencialmente cobramos metade”.

“Por décadas, nosso país foi roubado, pilhado, estuprado e saqueado por nações próximas e distantes, por aliados e inimigos”, disse ele, antes de afirmar que todas as tarifas anunciadas passariam a valer a partir da meia-noite de hoje e valem para todos os bens importados pelos EUA.

“O 2 de abril de 2025 será para sempre lembrado como o dia em que a indústria americana renasceu”, disse Trump. Ele acrescentou que serão cobradas alíquotas de 25% sobre todos os automóveis não fabricados em território americano vendido nos EUA. “Essa é a nossa declaração de independência econômica”, disse Trump.

Tarifas automotivas de Trump afetarão carros, caminhonetes leves, motores, transmissões, baterias de íon-lítio e peças menores.

Alvos de tarifas anteriores, México e Canadá não foram colocados na lista divulgada por Trump. Autoridades dos EUA disseram que os dois países, por enquanto, evitarão as chamadas tarifas recíprocas dos EUA e continuarão sujeitos às taxas que Donald Trump aplicou aos seus produtos devido a questões de segurança fronteiriça e fentanil, segundo o “Financial Times” (FT).

Nas primeiras fileiras do parlatório do Rose Garden — o jardim da Casa Branca onde normalmente líderes estrangeiros visitantes dão entrevistas coletivas conjuntas —, estavam o Secretário de Saúde Robert Kennedy Jr., o secretário de saúde, o senador da Flórida Rick Scott e o ex-secretário de imprensa da Casa Branca Sean Spicer, que está ao lado da mídia.

Palmares - Outlet

O deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos) participou da Missão Mendoza, realizada pelo Governo de Pernambuco com o objetivo de fortalecer as relações com a Argentina e ampliar o intercâmbio nas áreas de vitivinicultura e enoturismo. Durante a visita à província argentina, três acordos de cooperação foram assinados: entre a Adepe e a ProMendoza para o fortalecimento comercial; entre a Setur e a Emetur para incentivo ao fluxo turístico; e um pacto de irmandade entre Lagoa Grande (PE) e Tupungato, município argentino reconhecido pela produção de vinhos.

Fernando Monteiro, autor do projeto de lei que propõe tornar Lagoa Grande a Capital Nordestina da Uva e do Vinho, celebrou os resultados da missão, destacando a importância da conexão com Mendoza, responsável por 70% da produção de vinhos da Argentina. O parlamentar ressaltou o potencial da cidade pernambucana, que produz anualmente mais de 20 milhões de litros de vinhos, sucos e espumantes, e concentra cinco das oito vinícolas do Vale do São Francisco.

Também integraram a comitiva a prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera; os deputados Lucas Ramos e Jarbas Filho; e o secretário estadual de Turismo, Kaio Maniçoba.

Durante o I Fórum Municipal de Conscientização do Autismo, realizado em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), anunciou a criação de uma bolsa auxílio voltada a pais e mães de crianças autistas. A proposta permitirá que os responsáveis acompanhem seus filhos no ambiente escolar, garantindo uma experiência mais segura e inclusiva. O projeto será encaminhado à Câmara Municipal para apreciação.

Fabiano Marques destacou a importância do envolvimento familiar no processo educacional das crianças com autismo e defendeu o apoio financeiro como uma forma de promover inclusão efetiva. “Ninguém melhor do que os próprios pais para entender as necessidades e particularidades das crianças autistas”, afirmou o gestor, ao justificar a medida como uma ação de cuidado e valorização do papel dos familiares.

Além da bolsa, o prefeito anunciou a capacitação dos cuidadores da rede municipal para aprimorar o atendimento às crianças autistas nas escolas. 

Por Anthony Santana
Do Blog da Folha

O deputado estadual João de Nadegi (PV) se mostrou favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de aumento do percentual do orçamento estadual destinado para as emendas parlamentares. No entanto, deputado defendeu que haja consenso entre legisladores e governo para definir percentual.

Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, o parlamentar esclareceu que não chegou a assinar o projeto por estar ausente, mas ressaltou que a proposta pode, inclusive, ajudar o governo estadual a tirar obras importantes do papel.

“Minhas emendas parlamentares foram para o Hospital do Câncer, Polícia Militar, Polícia Civil e Defensoria Pública, órgãos que fazem a política pública chegar na ponta. Se me perguntar se eu quero mais dinheiro para fortalecer esses órgãos, eu quero”, declarou João.

A proposta apresentada pelo deputado estadual Alberto Feitosa (PL) cria um novo ponto de tensão entre a Casa de Joaquim Nabuco e a gestão estadual, tendo em vista que um acordo, selado em 2023, estabelecia um aumento escalonado do percentual até 2027.

João de Nadegi acredita no consenso entre Executivo e Legislativo, para que a pauta não prejudique o Estado e ao mesmo tempo contemple as demandas dos parlamentares.

“O Governo do Estado abriu o diálogo com a Casa através de uma comissão que foi feita pelos deputados para a gente chegar num consenso. Não tenho dúvida que a Casa e o governo vão chegar num consenso”, declarou.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu uma certidão nesta quarta-feira (2) esclarecendo que houve um erro material em documento juntado ao processo da Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 0600442-14.2024.6.17.0059, que trata da coligação liderada pelo prefeito de Correntes, Edimilson da Bahia, e seu vice, Demilton Júnior. De acordo com a certidão, assinada por Ariadnny Vasconcelos, da Assessoria Judiciária do TSE, foi anexada aos autos uma minuta equivocada, ainda em fase de elaboração, que não correspondia ao ato processual correto, o que gerou interpretações equivocadas sobre uma suposta cassação dos mandatos.

O documento esclarece que a minuta não foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico, o que a torna sem validade jurídica. Segundo o texto, a juíza responsável determinou a retirada imediata do conteúdo dos autos para preservar a coerência e a regularidade processual. A certidão destaca ainda que a coligação autora da ação apenas havia apresentado alegações finais e solicitado audiência de instrução, sem qualquer decisão sobre a cassação dos gestores.

Em nota pública, Edimilson da Bahia e Demilton Júnior afirmaram que “não há, no âmbito da Justiça Eleitoral, qualquer sentença ou decisão que determine a cassação dos seus mandatos, democraticamente outorgados pelo povo de Correntes”. Eles reiteraram confiança na Justiça Eleitoral e afirmaram que seguem no exercício dos seus cargos. Com informações do Blog do Carlos Eugênio.