
Conheça as novidades da linha 2025 das motos Honda

Em 2024, a Honda renovou sua linha de motos de baixa cilindrada com modelos inéditos, como a XR 300L Tornado e Sahara 300. Além disso, apresentou importantes aperfeiçoamentos técnicos e estéticos da Pop 110i às Elite 125 e ADV 160 — além da popular CG, que chegou à 10ª geração e ganhou reformulação. Agora, a Honda anuncia novos modelos — no que, acredita, seja um marco de uma significativa renovação para o segmento de média e alta cilindrada, elevando o patamar tecnológico da empresa no segmento. O principal destaque é a Honda CB 500 Hornet, uma ‘ágil e moderna’ streetfighter.
Ela, de fato, foi referência de uma geração de motociclistas brasileiros. O design é uma das características que mais aparecem no modelo, com formas angulosas, totalmente diferentes do grupo ótico dianteiro até a rabeta. Em seguida, vem a Honda NX 500, uma crossover prática que resgata a sigla que estreou em uma das mais lendárias Honda do passado, a monocilíndrica NX 650 Dominator do final dos anos 1980. A novidade é o motor bicilíndrico herdado da CB 500X e as rodas mais leves. O da NX 500 é original, com carenagem frontal e laterais e banco com pegada mais aventureira.
E mais – A CB 650R E-Clutch é uma versão totalmente renovada da CB 650R, que estreará com a tecnologia E-Clutch, exclusividade técnica que visa tornar a pilotagem mais prática, segura e precisa. O sistema permite dispensar totalmente o uso da alavanca de embreagem para operar o câmbio de seis marchas. Caso o condutor queira usar a alavanca como em uma moto convencional, o sistema E-Clutch pode ser desligado. No estilo, permanece o conceito Neo Sports Café, com aprofundada modernização de formas, incluindo um novo painel de 5 polegadas com tecnologia TFT.
Leia maisA CRF 1100L Africa Twin também chega com novidades. São duas versões: a CRF 1100L Africa Twin e a CRF 1100L Adventure Sports, a última dotada de tanque de combustível com 24,8 litros de capacidade. Em ambas é possível optar pelo câmbio convencional de seis marchas ou a exclusiva transmissão DCT. A grande novidade é a chegada da roda de 19 polegadas equipando as versões DCT da Africa Twin Adventure Sports, opção particularmente indicada aos que pretendem usar a big trail Honda em percursos predominantemente rodoviários. As demais informações sobre motorização e preço só serão anunciadas no final do primeiro semestre.
Produção de motos baterá recorde – Não à toa que a Honda está tão confiante no Brasil. A indústria de motocicletas caminha para bater recordes este ano. A produção em Manaus atingiu 176.698 unidades em fevereiro, ou 25,8% sobre o mesmo mês do ano passado – e de 6,4% em relação a janeiro. A Abraciclo, associação que reúne os fabricantes, diz ter sido o melhor resultado para o mês desde 2008. No bimestre, a produção chegou a 342.799 unidades — um maior desempenho para o setor em 14 anos e volume 21,7% superior ao dos primeiros dois meses de 2024. A entidade mantém projeção para 2025 de uma produção total de um total de 1,9 milhão de motos. Street, Trail e Motoneta destacam-se como as três categorias mais produzidas no primeiro bimestre.

Ford confirma novo Bronco Sport – A marca norte-americana Ford confirmou que o Bronco Sport 2025, versão renovada do SUV, é um dos dez lançamentos programados este ano no Brasil. Esta é a primeira grande atualização do modelo desde a estreia global, em 2021, que ocorreu de forma praticamente simultânea nos Estados Unidos e no Brasil. Entre as novidades, além do visual mais moderno e robusto, ele virá mais equipado e tecnológico. Por fora, o Bronco Sport 2025 exibe mudanças no design. Já o interior é totalmente diferente — e com mais recursos tecnológicos para aumentar a funcionalidade tanto nas trilhas como na cidade. O Bronco Sport 2025 mantém as características que o destacam como um off-road. Da estrutura robusta à motorização forte e tração 4×4 com bloqueio de diferencial – além de itens exclusivos como a suspensão de estabilidade off-road de alto desempenho, o sistema de vetorização de torque, o piloto automático off-road e os modos de gerenciamento de terreno.

Busca por carros chineses cresce 50% – O interesse dos brasileiros pelos veículos das montadoras de origem chinesa cresceu nos últimos 12 meses. Se estudo inédito do Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, no período entre março de 2024 e março de 2025 os modelos das quatro fabricantes chinesas mais vendidas no país (BYD, Caoa Chery, GWM e JAC Motors) cresceram 51,4% no número de visitas registradas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Quando somado o total de visitas que os veículos das quatro marcas consideradas no levantamento registraram na plataforma, a Caoa Chery, que é brasileira, mas tem seus modelos desenvolvidos pela chinesa Chery, lidera com 47,9%, seguida pela BYD (31,9%), GWM (12,5%) e JAC Motors (7,59%). Por outro lado, na comparação com o mesmo período do ano anterior (março de 2023 a março de 2024), os modelos da BYD foram os que mais cresceram em número de visitas na plataforma (+134,5%), seguida pela GWM (+88,31%), Caoa Chery (+24,7%) e JAC Motors (+3,2%).

Frete sobe 6,03% em fevereiro – Dados da última análise do Índice de Frete Edenred Repom (IFR) mostram que o preço médio do frete por quilômetro rodado em fevereiro foi de R$ 7,39 no país, o que representa uma alta de 6,03% ante janeiro. “Este aumento no preço médio do frete por quilômetro rodado já era algo esperado pelo mercado, por conta de reajustes e aumentos nas principais variáveis que influenciam essa composição”, diz Vinicios Fernandes, diretor da Edenred Repom. A atualização da Tabela de Frete da ANTT e o aumento da taxa básica de juros (Selic) tiveram impacto direto nos custos do transporte. “Ademais, o aquecimento do setor industrial, com destaque para a construção civil, somado à retomada da movimentação do agronegócio, ampliou a demanda por transporte, fator que também contribuiu para essa alta”, explica ele. O executivo também ressalta que, com o reajuste da Petrobras para o diesel e o aumento da alíquota do ICMS sobre os combustíveis, ambos em vigor desde 1º de fevereiro, o preço do diesel também sofreu alta, e acabou por exercer papel importante no aumento do custo médio do frete registrado em fevereiro.
Acessibilidade no transporte coletivo – A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, este mês, uma norma que estabelece diretrizes para melhorar a acessibilidade no transporte coletivo urbano. Ela define parâmetros técnicos para adaptação de veículos e pontos de embarque, visando promover um transporte mais inclusivo e alinhado a padrões internacionais de mobilidade. Embora sua adoção não seja obrigatória, a aplicação das diretrizes pode auxiliar empresas do setor a modernizar seus serviços e se adequar a práticas reconhecidas globalmente. Entre os critérios estabelecidos, a norma recomenda que veículos urbanos de transporte coletivo contem com recursos para facilitar o embarque e desembarque de passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida.
As especificações incluem a adoção de piso baixo ou plataformas elevatórias, a reserva de pelo menos 10% dos assentos para pessoas com mobilidade reduzida e a criação de espaços apropriados para cadeirantes e usuários de cão-guia. A comunicação acessível também é um dos pontos abordados. O documento estabelece diretrizes para o uso de sinalização visual, tátil e sonora, permitindo que passageiros com deficiência auditiva ou visual tenham acesso adequado às informações do trajeto. Além disso, há recomendações para que pontos de parada e terminais garantam integração segura e acessível entre os diferentes meios de transporte.

Compra de carro: qual o atributo mais relevante? – A Chevrolet lidera a preferência dos brasileiros para compra de carros em 2025, segundo um levantamento inédito da Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento automotivo. A montadora americana recebeu o maior número de menções (12%) entre os respondentes da Pesquisa sobre Intenção de Compra realizada anualmente com usuários da plataforma para identificar motivos e preferências na compra de carros no Brasil. Na sequência, Volkswagen (11%), Toyota (11%), Honda (10%) e Fiat (9%) completam, respectivamente, o Top 5.
Entre os três atributos mais mencionados pelos brasileiros para a escolha da Chevrolet como marca preferida para compra de carro, a confiança encabeça a lista (32%), seguida por manutenção (26%) e conforto (12%). Para os respondentes que escolheram a Volkswagen, confiança (37%) e manutenção (19%) também são os mais mencionados, seguidos por design (10%). No caso da Toyota, a confiança abre vantagem como atributo mais mencionado (57%), seguido por autonomia (10%) e tecnologia (9%). A confiança também desponta com a Honda (56%), seguida por segurança (10%) e manutenção (10%). Com a Fiat, a manutenção é o atributo mais valorizado (33%), seguido por confiança (14%) e desempenho (12%).
SUV domina – A pesquisa sobre intenção de compra da Webmotors também buscou saber a carroceria e o tipo de motor mais desejados pelos brasileiros. Do total de respondentes, 38% mencionaram SUV como a carroceria mais desejada, seguida por sedã (26%), hatch (20%) e picape (10%). O motor flex é líder isolado com 65% da preferência dos brasileiros, seguido pelo motor a gasolina (17%), diesel (8%), híbrido (8%) e elétrico (2%).

Pessoa com autismo a bordo – O Projeto de Lei 4292/24 institui em todo o país o selo “Pessoa com Autismo a Bordo”. Ele servirá para identificar veículos que transportem pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). O objetivo é conscientizar a sociedade e orientar sobre a forma de agir em situações de crise ou risco que envolvam pessoas com TEA. A proposta é da deputada Ana Paula Lima (PT-SC) e tramita na Câmara dos Deputados. Segundo a Agência Câmara de Notícias, a autora justifica a iniciativa em razão dos desafios de interação social e de comunicação das pessoas com TEA. Elas, muitas vezes, necessitam de um ambiente adaptado e de apoio diferenciado em situações de crise. “Durante deslocamentos, esses desafios podem ser intensificados, especialmente no trânsito ou em situações de emergência que exigem abordagens rápidas e cuidadosas por terceiros”, explica Ana Paula. A deputada acredita que o selo oferecerá ao motorista e aos ocupantes do veículo uma ferramenta de proteção, além de promover uma cultura de respeito e cuidado no trânsito. O selo, caso o projeto seja aprovado, poderá ser solicitado mediante cadastro feito pelas pessoas com TEA ou por seus responsáveis legais junto ao órgão de trânsito. Ele deverá ser padronizado, para uniformidade e fácil identificação.

Viagem de carro no calor – O Brasil enfrenta uma forte onda de calor, com temperaturas superando os 40°C em diversas regiões. O calor excessivo pode aumentar a fadiga do motorista, reduzir a atenção no trânsito e até comprometer a segurança da viagem. Em trajetos um pouco mais longos, os efeitos das altas temperaturas se tornam ainda mais evidentes, exigindo cuidados redobrados para evitar imprevistos e garantir o conforto dos ocupantes do veículo. “O calor extremo afeta tanto o desempenho do carro quanto o bem-estar de quem está dentro dele”, lembra Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos. Por isso, temperaturas elevadas podem acelerar o desgaste do motor, comprometer os pneus e aumentar o consumo de combustível, enquanto o interior do veículo pode virar uma estufa, causando desconforto e até riscos à saúde, como desidratação e queda de pressão. “Sem os cuidados certos, uma simples viagem pode se transformar em um grande transtorno”, reforça ele.
Confira, abaixo, cinco dicas para uma viagem segura e confortável durante o calor
- Faça a manutenção do veículo antes de viajar- A checagem preventiva deve incluir itens essenciais como nível do óleo, líquido de arrefecimento, funcionamento do ar-condicionado e calibragem dos pneus. “O calor pode causar sobrecarga no motor e aumentar o desgaste dos componentes, por isso, a revisão antes de pegar a estrada é indispensável”, orienta Furtado.
- Não se esqueça da hidratação e use roupas leves – É fundamental manter-se hidratado durante a viagem. “O calor pode causar fadiga e desidratação, prejudicando a atenção do motorista. Roupas leves e confortáveis também ajudam a minimizar os efeitos da alta temperatura e tornam o trajeto mais agradável”, destaca.
- Faça pausas regulares para descanso – Dirigir sob calor intenso pode ser exaustivo. Paradas frequentes ajudam a manter a concentração e evitam o cansaço excessivo. “O ideal é programar intervalos a cada duas horas para esticar as pernas, se hidratar e descansar antes de seguir viagem”, recomenda.
- Se possível, evite dirigir em horários de pico – Dirigir sob sol forte e em congestionamentos prolongados pode aumentar o consumo de combustível e o desgaste do veículo. “Sempre que possível, prefira viajar nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde, quando as temperaturas estão mais amenas e o fluxo de veículos é menor”, aconselha.
- Ao estacionar, proteja seu carro contra o sol – Sempre que puder, estacione o veículo em áreas cobertas ou na sombra para evitar o superaquecimento interno. “Caso não seja possível, o uso de protetores para o painel e películas nos vidros ajuda a reduzir o impacto do calor e preservar os componentes internos do carro”, sugere o superintendente.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
Leia menos