Quase 70% dos brasileiros desejam comprar ou trocar de carro em 2025

O ano passado foi marcado por demanda aquecida e crescimento de produção e vendas no setor automotivo. E 2025 também deve registrar bons números. Segundo levantamento realizado pela Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento, 68% dos brasileiros desejam comprar ou trocar de carro este ano — sendo 37% ainda no primeiro semestre. O dado faz parte da Pesquisa sobre Intenção de Compra realizada anualmente com usuários da plataforma para identificar motivos e preferências na compra de carros no Brasil. Para esta edição, foram ouvidas 2.499 pessoas entre 6 e 17 de janeiro de 2025. Quando perguntados sobre como pretendem pagar pelo novo carro, o financiamento parcial é a opção mais mencionada pelos respondentes (47%). Aliás, as vendas financiadas de veículos totalizaram 563 mil unidades em janeiro deste ano, entre novos e usados, de acordo com dados da B3.
O número, que inclui autos leves, pesados e motos em todo o país, representa uma alta de 0,2% na comparação com o mesmo período de 2024. Em seguida, vem a opção por pagamento à vista (32%), financiamento total (15%) e leasing/consórcio (6%). “Esses dados reforçam a importância de ações de bancos, montadoras e concessionárias que ofereçam vantagens na compra ou troca do automóvel, como bônus na troca pelo usado, pagamento do preço da tabela de mercado ou condições de financiamento favoráveis”, explica Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
“Essas iniciativas podem impulsionar a decisão do consumidor pela compra ou troca e fomentar um ambiente mais favorável para esse negócio no país”, ressalta. Entre os motivos apontados para compra ou troca de veículo em 2025, a atualização do modelo foi a mais mencionada (36%), seguida pelo costume de trocar o carro de tempos em tempos (30%), a situação do atual veículo (25%), a necessidade de um carro mais econômico (14%) ou mais potente (13%).
Leia maisSeminovos e usados – A Pesquisa sobre Intenção de Compra da Webmotors também buscou entender a parcela de interessados em veículos 0km em comparação aos seminovos/usados. Do total de respondentes que pretendem trocar de carro nos próximos meses, 66% afirmaram que devem buscar por um seminovo/usado, enquanto 17% indicaram a preferência por um 0km. Outros 17% ainda não estão decididos. Os modelos SUV seguem na liderança como os mais desejados pelos brasileiros, com 38% das menções. Este número, no entanto, observou redução de 4 pontos percentuais com relação ao mesmo período de 2024, quando os SUVs foram mencionados como mais desejados por 42% dos respondentes. Por outro lado, aumentou em 3 pontos percentuais o desejo por hatches com relação à edição anterior da pesquisa (de 17% para 20%), enquanto a preferência por sedãs se manteve estável (26% nas duas edições).
A combustão ou eletrificado? – Entre os respondentes da pesquisa interessados em comprar ou trocar de carro e que desejam um híbrido ou elétrico em 2025, 59% mencionaram a economia de combustível como principal motivo da escolha. Na sequência, custo-benefício (51%), design moderno e tecnologia avançada (27%), gosto por novas tecnologias (27%) e preocupação com o meio ambiente (21%) completam a lista. Quando perguntados sobre o valor que estariam dispostos a pagar por um híbrido/elétrico, a maior parte dos entrevistados mencionou entre 150 e 200 mil reais (30%), seguida por entre R$ 100 e R$ 150 mil (29%), entre R$ 200 e R$ 250 mil (13%), até R$ 100 mil (12%), entre R$ 250 mil e 300 mil (10%), e acima de R$ 300 mil (6%).

Spark EUV estreia em 2025 no Brasil – A Chevrolet acaba de revelar a identidade do seu mais novo veículo global: o Spark EUV, um SUV compacto urbano. O modelo vem para completar o portfólio da marca, destacando-se principalmente pelo design, tecnologia e performance. Tudo com zero emissão, já que o veículo é elétrico. “O Spark EUV chega ao Brasil em 2025”, prometeu Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul. Na região, o modelo será ofertado exclusivamente em uma configuração sofisticada, numa combinação específica para atender as novas preferências do mercado local. Mais detalhes serão compartilhados oportunamente. O Spark EUV é a primeira revelação dos cinco lançamentos anunciados pela marca para este ano no Brasil. Mas ele, na verdade, é um Baojun Yep Plus, carro chinês que apenas ganhará a logo Chevrolet.
Venda de elétricos e híbridos – E por falar no segmento, vale lembrar: o comércio desses modelos chegou em janeiro a 12.556 unidades (agora representam 8% do mercado nacional). E olhe que estão fora da lista os híbridos-leves, aqueles que têm sistema elétrico alimentado por uma bateria de 48V que funciona como gerador de arranque para o motor de combustão. Com eles, o total de eletrificados vendidos no mês chegaria a 16.502 unidades, correspondendo a 10% do mercado. Nesse contexto, há uma novidade importante, por sinal: os recém lançados Fiat Pulse e Fastback Bio Hybrid não são veículos eletrificados, segundo novo critério adotado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a ABVE. O ajuste de critério de classificação serve para “apresentar números mais fiéis à realidade da eletromobilidade no Brasil”. Eletrificado, agora, somente, além dos elétricos puros, híbridos plug-in e os híbridos fechados com tração elétrica independente em algum grau. Tecnologias que não disponham de motorização elétrica acima de 60V e não tenham tração elétrica capaz de movimentar sozinho o veículo por algum período estarão fora das estatísticas de híbridos. A Fenabrave, a federação dos revendedores, os considera híbridos.
Picapes começam o ano com força – As picapes médias, segmento no qual se destacam Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e outras, largaram 2025 com boas vendas. Vale lembrar: média é aquela montada sobre chassi e com capacidade de carga em torno de 1 tonelada, o que reduz o universo para 7 no país. No mês passado, foram emplacadas quase 12 mil unidades – uma elevação de 37% sobre o mesmo mês de 2024. Aliás, no ano passado a categoria somou 143 mil emplacamentos, com crescimento de 18%.
Commander também ganha motor a diesel – O SUV grande Jeep Commander chegou à linha 2025 com uma novidade também adotada na Toro e na Ram: o 2.2 turbodiesel. Ele equipa a versão Overland – que, com a motorização anterior, entregava 170 cv de potência e fazia de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos. Com o novo motor 2.2, a potência chega a 200cv, 45,9kgfm de torque, com 0 a 100 km/h de 9,7 segundos – uma melhora de 2 segundos graças à melhor relação de peso-potência. Por falar nisso, as retomadas ganharam melhor performance, ultrapassagens mais seguras: de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h agora são feitas em 6,2 e 7,8 segundos, respectivamente. Preço da versão: R$ 310 mil.

Fiat Toro: 500 mil unidades vendidas no Brasil – Picape consagrada no mercado brasileiro, a Fiat Toro alcançou o marco de 500 mil unidades vendidas no país. Produzida no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco, a Toro inovou, unindo o conforto de um SUV com a versatilidade de uma picape. Com isso, o modelo sustentou a liderança da categoria desde que foi lançada, em 2016. Recentemente, o modelo ficou ainda mais potente com a nova motorização 2.2 turbodiesel, que entrega 200cv de potência e 450 Nm de torque, com mais agilidade e menor consumo de combustível.


Produção de motos é recorde – O segmento de motocicletas também continua em alta. A fabricação no Polo Industrial de Manaus (PIM), por exemplo, alcançou 166 mil unidades em janeiro – o melhor resultado em 13 anos. Comparando com janeiro do ano passado, o aumento foi de 17,6%. Já em relação a dezembro de 2024, a alta foi 34%. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) projeta uma produção total de 1,88 milhão de motocicletas para 2025, um crescimento de 7,5% em relação ao ano anterior.
Nova Yamaha elétrica custa R$ 34 mil – A Neo’s Connected, primeiro modelo elétrico da Yamaha no Brasil já tem preço definido: R$ 34 mil, além de frete. A nova moto tem um visual minimalista, com acabamento com molduras emborrachadas – que protegem de pequenos arranhões. É alimentada por baterias de lítio e tem um motor elétrico montado no cubo da roda traseira. A chave de presença com Sistema Smart Key garante maior praticidade. E oferece algumas funcionalidades interessantes, como espaço para capacete e aberto porta-objetos dianteiro. O motor elétrico do modelo da Yamaha tem potência máxima de 2,4 kW. São duas baterias de lítio, que entregam um torque máximo de 13,7kgfm.
Nova Tiger Sport 800 – A marca inglesa Triumph confirmou a nova Tiger Sport 800 no Brasil. Ela tem motor tricilíndrico de 798cm³ a gasolina, capaz de entregar 115cv e 8,6kgfm de torque. A transmissão é mecânica de 6 velocidades, com troca rápida bidirecional, chamada de Triumph Shift Assist. A data e o preço, porém, permanecem um mistério. O modelo tem freios com discos duplos flutuantes de 310 mm de diâmetro na dianteira e disco traseiro de 255 mm, ambos equipados com ABS otimizado para curvas. São três modos de pilotagem (sport, road e rain), controle de tração ajustável, acelerador eletrônico, painel multifuncional TFT com conectividade Bluetooth e sistema de navegação curva a curva. O modelo também vem equipado com luzes full LED e para-brisa ajustável manualmente.
Multa herdada – A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que isenta compradores de veículos usados do pagamento de multas cometidas pelo antigo proprietário e lançadas no sistema após a transferência. Na prática, em caso de transferência de propriedade do veículo, a proposta deixa claro que infrações praticadas pelo vendedor e lançadas com atraso no Sistema Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) serão desvinculadas do veículo e do novo proprietário. A medida, segundo a Agência Câmara de Notícias, também se aplica a veículos registrados em nomes de empresas. O relator do Projeto de Lei 3509/24, deputado Gilberto Abramo (Republicanos-MG), defendeu a aprovação. “O comprador, que cumpriu todas as determinações legais, não deve ser surpreendido com débitos anteriores à compra, principalmente considerando que a quitação de todas as dívidas relacionadas ao veículo é uma exigência para a transferência de propriedade”, observou.


Financiamento de carros – A compra financiada de carro é sempre uma saída quando o consumidor não pode pagar o valor total à vista. No entanto, o valor final a ser pago depende de diversos fatores, como a taxa de juros aplicada, o valor da entrada, o prazo de pagamento e o perfil do comprador. “Com uma análise cuidadosa e uma escolha bem planejada, é possível financiar o carro dos sonhos sem sobrecarregar o orçamento. O segredo está em compreender as condições do financiamento e ajustar as parcelas de acordo com a sua realidade financeira”, comenta Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos.
Fatores – O valor final de financiamento de um veículo depende de vários elementos. Um dos principais fatores é a marca e modelo do carro. “Carros de marcas premium ou modelos com mais tecnologia tendem a ter preços mais altos, o que aumenta o montante financiado”, explica.
Tipo de veículo – A motorização e o tipo de tração também têm impacto significativo. “Modelos híbridos, elétricos ou com tração integral podem custar mais e refletir em um financiamento mais alto”, ressalta.
Ano de fabricação – Outros aspectos, como o ano de fabricação do veículo e os itens de série (como central multimídia, sensores e piloto automático), também podem elevar o custo total.
Condições de mercado – A taxa de juros praticada pelas instituições financeiras é um fator que influencia diretamente o valor final das parcelas. “A taxa de juros pode variar conforme o perfil de crédito do comprador e as condições do mercado, por isso é importante fazer uma pesquisa detalhada antes de fechar negócio”, aconselha.
Comprovação de renda – Para obter um financiamento de um veículo, o comprador precisa atender a algumas exigências das instituições financeiras. Entre os principais requisitos estão a comprovação de renda, a qual pode ser feita por meio de holerites, extratos bancários ou declarações de Imposto de Renda, e a análise de crédito, que avalia o histórico financeiro do cliente.
Valor da entrada – Além disso, muitas financeiras exigem um valor de entrada, que pode variar entre 10% e 50% do valor do veículo. “Quanto maior a entrada, menores serão as parcelas e os juros pagos durante o financiamento. O comprador também deve ter no mínimo 18 anos e ter sua documentação regularizada”, pontua. Embora a maioria das instituições financeiras exijam um pagamento inicial, algumas oferecem a possibilidade de financiar até 100% do valor do carro. Contudo, vale lembrar que, nesse caso, as taxas de juros tendem a ser mais altas, o que pode resultar em um custo total maior. “Apesar de não ser obrigatória, a entrada pode ser uma estratégia para reduzir os prazos, taxas e o valor financiado e facilitar o pagamento das parcelas”, destaca.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
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