Silvio Filho e seus desafios no podcast
Meu podcast “Direto de Brasília”, parceria com a Folha de Pernambuco, chega a sua terceira edição, amanhã, tendo como convidado o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho. Esta semana, antecipamos em um dia, por causa da excepcionalidade da Semana Santa.
Pernambucano do Recife, deputado federal, um dos nomes cotados para disputar o Senado em 2026 na chapa de João Campos (PSB), Silvinho, como é mais conhecido, está muito bem na condução da pasta. Ganhou elogios rasgados do chefe, o presidente Lula, como uma revelação da equipe ministerial.
Entre os bons frutos da sua chegada ao Ministério está o crescimento do setor aéreo, que aumentou de 97,7 milhões em 2022 para 112,7 milhões em 2023, enquanto a projeção para 2025 é de 123,8 milhões. Quanto às passagens aéreas, houve uma redução de 8% nos preços nos últimos dois anos, segundo ele declarou em depoimento na Comissão de Infraestrutura do Senado, o que, conforme explicou, contrasta com a inflação global no setor.
Leia maisEsses números, segundo ele, chamam a atenção pelo seguinte: enquanto a inflação global no setor atingiu 15% desde a pandemia, no Brasil foi registrada uma queda expressiva nos preços das passagens. Quanto aos futuros investimentos, o governo prevê, segundo ele, aportes da ordem de R$ 1,7 bilhão em aeroportos, enquanto o setor privado deve investir R$ 14,1 bilhões.
Entre as principais obras estão a modernização do Aeroporto de Congonhas (SP), com investimento de R$ 2,5 bilhões, e a ampliação do Aeroporto de Belém (PA), antecipada para a COP 30, no valor de R$ 470 milhões. Quanto à área portuária, 95% das exportações brasileiras passam pelos portos, uma movimentação recorde de 474 milhões de toneladas em 2024. Seu grande desafio é destravar obras estratégicas para fortalecer a logística do transporte e facilitar as exportações.
HIDROVIAS – Na Comissão de Infraestrutura do Senado, Silvio Costa Filho falou sobre o atraso brasileiro na exploração do transporte hidroviário. Comparou o cenário nacional com o dos Estados Unidos e o de países europeus, que movimentam até 70% das cargas por hidrovias, enquanto o Brasil ainda não possui nenhuma concessão hidroviária. “Esse setor representa um grande potencial de sustentabilidade e eficiência logística. Os investimentos em hidrovias devem chegar a R$ 940 milhões em 2025, incluindo R$ 372 milhões em dragagem para garantir a navegabilidade”, disse.

Teste de fogo para Armando Bisneto – Convidado pela governadora Raquel Lyra (PSD), o jovem advogado Armando Monteiro Bisneto, filho primogênito do ex-senador Armando Monteiro Neto (Podemos), aceitou o desafio de tocar o porto de Suape, líder em movimentação de granéis líquidos e cargas por cabotagem no ranking nacional. Bisneto atua, hoje, num dos escritórios de advocacia mais importantes de Brasília, com formação sólida também no exterior. Vocacionado para a vida pública, vai conviver, a partir de agora, num dos melhores ambientes de negócio do País. Suape está interligado a mais de 250 portos em todos os continentes.
Os entraves de Suape – Tão logo tome posse, Armando Bisneto tem pela frente grandes desafios, como a otimização das filas dos navios, a previsão de movimentação para planejamento portuário, a aferição e contagem de carga de contêiner. Há ainda entraves voltados na área da gestão portuária, que cuida principalmente dos temas relacionados às operações e ao tráfego marítimo. Suape distribui cargas via cabotagem em toda a costa brasileira, importa e exporta cargas entre os principais portos do mundo, recebe e exporta mercadorias do Brasil e movimenta cargas dentro do território brasileiro.
Antes da crise e da cirurgia – Na quarta-feira passada, quando esteve no meu podcast Direto de Brasília, em parceria com a Folha, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não reclamou um só instante de dores abdominais. No final da entrevista, que durou uma hora, quando falávamos amenidades, perguntei sobre sua saúde e se não havia sofrido mais crises abdominais em consequência da facada. “Estou muito bem, nunca mais tive nada”, respondeu. Dois dias depois, passou mal no Rio Grande do Norte e foi socorrido às pressas para um hospital. Ontem, passou por uma longa e complexa cirurgia.

O fator Paulo Roberto – O prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda, pai da deputada federal Isa Arruda e do secretário de Cidadania, Cultura e Paz do Recife, Túlio Arruda, terá papel decisivo na eleição de renovação da executiva estadual do MDB. Como aliado de Raul Henry, atual presidente, Roberto controla muitos convencionais. Seu poder de fogo já foi testado lá atrás, quando se posicionou contra o alinhamento do partido ao Governo Raquel Lyra. Sua gestão em Vitória tem ampla aprovação da população e seu raio de influência já se estendeu a outras regiões do Estado.
CURTAS
AFASTADOS – Não convidem mais para a mesma mesa o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (Podemos), e o vice-prefeito Siqueirinha (Podemos). Estão de relações estremecidas, quase rompidos. Siqueirinha já percebeu que não é fácil conviver com o explosivo Zeca.
CANDIDATA – Por falar em Arcoverde, o que se comenta nos bastidores é que o prefeito está com projeto para eleger a primeira-dama Nerianny Cavalcanti deputada estadual nas eleições de 2026. Ela atua no Governo Zeca como secretária de Turismo, pasta que dá maior visibilidade à organização do São João.
ANISTIA – Antes da cirurgia, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) distribuiu em grupos de WhatsApp uma mensagem em que pede apoio a senadores e deputados ao PL (projeto de lei) 2.858 de 2022, que concede anistia aos condenados pelos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023. O texto foi compartilhado às 6h51 (horário de Brasília), horas antes de ele ser operado, às 8h30, na capital federal.
Perguntar não ofende: Quando a Alepe vai agendar a sabatina do advogado Virgílio Oliveira, indicado pelo Avante para administrador de Fernando de Noronha?
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