Alegação final da PGR marca contagem regressiva para julgamento de Bolsonaro

Veja outras postagens

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União o Edital de Chamamento Público nº 1/2025, convocando hospitais públicos e filantrópicos habilitados na assistência oncológica a identificarem equipamentos obsoletos que necessitam de substituição. O documento estabelece prioridade para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde há maior carência de tecnologia atualizada.

A iniciativa atende a pedidos do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), que desde 2024 vem solicitando ao Ministério da Saúde o mapeamento da localização e da eficácia dos aparelhos de cobaltoterapia no SUS, reforçando em 2025 a necessidade de audiência pública para discutir a adoção de aceleradores lineares.

A medida responde a requerimentos apresentados pelo deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) desde 2024, quando ele solicitou ao Ministério mapeamento da localização e efetividade dos aparelhos de cobaltoterapia no SUS. Em 2025, o parlamentar reforçou o tema com pedido de audiência pública para debater a adoção de aceleradores lineares como padrão na rede pública.

O edital integra o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS II (PERSUS II) e aponta como obsoletos os equipamentos com mais de 15 anos de uso ou sem suporte técnico do fabricante, além de incluir a substituição de “casamatas vazias” — salas preparadas para radioterapia, mas sem aparelhos instalados. “Essa é uma conquista concreta do nosso mandato e uma grande vitória para o povo brasileiro. Os equipamentos modernos representam mais qualidade de vida, mais precisão, menos sequelas e mais cura no tratamento de milhares de pessoas”, afirmou Eduardo da Fonte.

Jaboatão dos Guararapes - Top 10
Petrolina - Destino

A Locar Gestão de Resíduos e pela Trio Comunicação produziram um vídeo para homenagear os profissionais de limpeza urbana que atuaram durante o São João de Vitória de Santo Antão, assegurando a limpeza das ruas e a organização dos espaços públicos mesmo nos horários de maior movimento. Assista:

Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Assistência Social, lançou a ação “Cabo Bem Cuidado” para reforçar o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O programa prevê visitas domiciliares e escuta ativa, com planejamento individualizado para mapear e atender as demandas específicas de cada núcleo familiar.

O conjunto de benefícios inclui a entrega de cestas básicas, auxílio-natalidade e auxílio-moradia, entre outros. A iniciativa também visa aperfeiçoar critérios de seleção, garantindo foco em pessoas com deficiência, mães solo e demais grupos em maior risco social, e evitando a dispersão de recursos.

“Nosso pessoal técnico está preparado para fazer um trabalho completo e eficiente através de visitas domiciliares, escuta ativa, planejamento individualizado e concessão de benefícios. Nosso compromisso é responder efetivamente às necessidades reais das famílias cabenses que mais precisam do poder público”, afirmou o prefeito Lula Cabral.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Cidade Americana

Por Bela Megale – O Globo

Não são apenas os levantamentos do Palácio do Planalto que têm mostrado melhora na popularidade de Lula após o governo abraçar o discurso de “ricos contra pobres” e reagir ao tarifaço de Trump. As pesquisas eleitorais estaduais que têm chegado ao PL, partido de Jair Bolsonaro, também mostram o presidente crescendo cerca de dois pontos percentuais no último mês.

Para não criar pânico no partido, a leitura que vem sendo feita é que o movimento de crescimento não deve passar muito desses números.

No PL, no entanto, os reflexos do quanto o tarifaço de Trump pode recair sobre Jair Bolsonaro e seus aliados ainda são uma incógnita e despertam preocupação.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - No ritmo do desenvolvimento

Desde abril, Petrolina conta com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), gerido pela Secretaria de Segurança Pública e pela Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA). Reequipado e modernizado, o espaço funciona 24 horas por dia e centraliza operações de segurança urbana e gestão de trânsito, unificando monitoramento de ruas e coordenação de equipes em um único hub.

Com 100 câmeras instaladas em pontos estratégicos, o CICC realiza videomonitoramento em tempo real, permitindo respostas mais ágeis a crimes e acidentes. Cinco servidores acompanham as imagens e dados operacionais, mapeando áreas de maior incidência de ocorrências, identificando congestionamentos e orientando ações da engenharia de tráfego. A tecnologia também viabiliza o acionamento imediato das equipes de fiscalização e atendimento em situações emergenciais, com impacto direto na fluidez do tráfego e na prevenção de incidentes.