Quanto mais desconhecidas a rotas, piores as estradas em Pernambuco do Governo desastroso de Paulo Câmara. Saindo de Arcoverde em direção ao município de Sirinhaém, litoral Sul, constatei mais uma vez essa triste realidade. A via crucis começa pelo atalho via Sapucarana, distrito de Bezerros, para chegar em Camocim de São Félix.
A estrada tem um percurso de apenas 10 km. Os primeiros 5 km estão esburacados, todo cuidado é pouco. A região é lindíssima, com fazendas que encantam diante do pastoreio do gado sob colinas que lembram muito o Sul do País. Mas o restante do trecho, apesar do colírio aos olhos, é torturante. Em algumas áreas, só carros altos e possantes conseguem passar, porque são quase intransitáveis.
Leia maisÉ, na verdade, um trecho de terra com crateras. Na véspera havia chovido, a entrada ficou pior, com verdadeiros riachos. Segundo moradores, esse trecho que falta asfaltar é uma promessa secular. Desde que chegou ao poder, há 16 anos, o PSB promete, mas nem em época de eleição como agora, com o chamado projeto Retomada, o projeto sai do papel.

O drama estava apenas começando. Mais adiante, no acesso à Barra de Guabiraba, também no Agreste Setentrional, não há mais estrada, só buracos, uma das piores estradas que já passei no Estado nos últimos tempos. Coitada da população de Barra de Guabiraba! Como sofre, seja em direção ao Recife ou ao litoral, via Zona da Mata.
A estrada acabou, literalmente. Não aconselho ninguém a andar por ali nem tampouco pela igualmente péssima estrada que peguei entre Ribeirão até Sirinhaém, a PE-064. Horrível, perigosa, repleta de crateras, curvas que precisam de muita atenção para não bater em caminhões que nesta época de moagem das usinas são encontrados tomando quase uma faixa inteira no carregamento de cana.

O Governo cuida tão mal das entradas que nem as vias dos municípios turísticos são conservadas. O acesso, por exemplo, a Barra de Sirinhaém está péssimo. E olha que ali está saindo do papel dois grandes equipamentos que vão impulsionar ainda mais o turismo: o projeto Guadalupe, do grupo JCPM, e o resort do Sesc, este com previsão para entrar em operação a partir do próximo mês.
Leia menos