Datafolha: 69% dizem preferir a democracia no Brasil e 8% a ditadura

Veja outras postagens

Na manhã desta quinta-feira (28), a Assembleia Legislativa de Pernambuco debateu, em plenário, a suspensão do serviço na Linha Sul do Metrô do Recife. O deputado Coronel Alberto Feitosa levou o tema à tribuna após o fechamento de 10 estações desde a manhã de ontem por problemas na rede elétrica, o que, segundo ele, afetou cerca de 60 mil usuários, gerando filas nos terminais de ônibus e atrasos para trabalhadores e estudantes da região do Aeroporto e do Shopping Recife.

As estações fechadas foram: Cajueiro Seco, Prazeres, Monte Guararapes, Porta Larga, Aeroporto, Tancredo Neves, Shopping, Antônio Falcão, Imbiribeira e Largo da Paz. Em sua fala, Feitosa citou declarações do assessor de comunicação da CBTU sobre sucateamento do sistema e planilhas apresentadas ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, que apontariam incompatibilidade entre custos e repasses federais, além de carências em manutenção, troca de equipamentos e contratação de pessoal. O parlamentar também questionou a proposta de transferência do metrô ao governo estadual e a eventual privatização, alegando falta de atratividade diante do quadro atual.

No contexto do histórico de interrupções, o deputado lembrou que, desde agosto de 2024, o metrô não opera aos domingos por obras de manutenção nas Linhas Centro e Sul, e listou ocorrências recentes: incêndio em trem na Estação Cavaleiro (10/06/2025); interdição do VLT entre Marcos Freire e Curado devido às chuvas (16/05/2025); queda de energia com explosão de transformador que paralisou ramais da Linha Centro por 24 horas (20/06/2024); além de paradas integrais ou parciais por falhas elétricas na Linha Sul e na Linha Centro em 18/06, 10/06, 14/04 e 11/03 de 2024.

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Camaragibe - Refis 2025

O ex-deputado federal Vivaldo Barbosa, brizolista histórico do Rio de Janeiro, percorre o país para liderar a refundação do PTB após a fusão que originou o PRD. Com autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para coletar assinaturas e comissões diretivas formadas nos 27 estados, o movimento trabalha para cumprir a etapa de apoio popular exigida em lei. Segundo Barbosa, a meta é concluir a coleta até setembro, com o objetivo de habilitar a legenda a disputar as eleições de 2026.

Em Pernambuco, a articulação ganhou impulso nesta quinta-feira (28) com uma reunião entre Vivaldo Barbosa, o ex-deputado e presidente do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO), Harlan Gadelha Filho, e o ex-vereador do Recife, Silvio Amorim. Ambos trabalhistas, Gadelha e Amorim se somam à mobilização estadual para reunir assinaturas e estruturar o partido no estado.

Barbosa afirma que a refundação pretende resgatar as bandeiras do trabalhismo, ampliando o diálogo com diferentes setores sociais. De acordo com ele, o processo de coleta de assinaturas — estimado em 547 mil, o equivalente a 0,5% dos votos válidos para deputado federal na última eleição — já registra avanços nos estados e busca consolidar a organização partidária nacional e nos diretórios estaduais para viabilizar a participação do novo PTB no pleito de 2026.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Em tom de ironia, o presidente da Alepe e do PSDB em Pernambuco, Álvaro Porto, respondeu à fala da deputada estadual Débora Almeida, também filiada à legenda, que afirmou, ontem, que a sigla não havia havia recorrido da decisão que tirava Diogo Moraes da liderança na Casa. Álvaro, devolvendo uma fala de Débora, disse que “a procuradora não sabe procurar” após a desembargadora Valéria Bezerra Pereira Wanderley ter dado uma decisão favorável à manutenção de Moraes na liderança dos tucanos na Assembleia.

“A verdade é que a realidade bateu à porta da deputada Débora Almeida: o recurso do PSDB foi julgado favoravelmente ao partido. Ironia do destino, ou descuido jurídico, é que justamente Débora, que além de parlamentar é procuradora federal, havia assegurado em alto e bom som, inclusive com notas na imprensa, que o agravo não existia. Pois bem, existia, tramitou, foi apreciado e decidiu o jogo. Moral da história: a procuradora não soube procurar, e o resultado chegou sem precisar de narrativas fantasiosas para tentar se impor”

O Governo Federal garante a construção do ramal da ferrovia Transnordestina até o Porto de Suape, mas a apresentação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre as principais obras do país a todo ministério, realizada nesta quarta-feira (27), não traz o trecho pernambucano. Aparece apenas a obra ligando o Piauí até o Porto de Pecém, no Ceará.

Há expectativa, informada por integrantes do próprio governo, de que a licitação para a retomada do primeiro trecho da ferrovia em Pernambuco seja lançada neste segundo semestre. A previsão inicial era para agosto e passou para outubro. Aguardemos!