A candidata à Prefeitura do Recife, Dani Portela (PSOL/ Rede) assinou a Carta Política da Articulação Nacional de Agroecologia para as eleições de 2024. O documento apresenta propostas de políticas públicas voltadas para o apoio à agricultura familiar e à agroecologia, além de promover a segurança alimentar e nutricional. Também sugere alternativas para que as cidades se tornem mais resilientes diante da emergência climática. Dani levantou que, em sua trajetória política, vem se comprometendo com esta pauta há anos. “Inclusive, em nosso plano de governo, existem propostas para promoção da segurança alimentar e nutricional. Porque precisamos pensar a cidade sob uma perspectiva agroecológica é essencial para combater a fome e a insegurança alimentar.”, destacou Dani.
A psolista ainda levantou que o problema dessa insegurança alimentar no Recife vem da ausência de políticas públicas eficazes e que a implementação dessa política deve se dar de forma transversal com outras políticas públicas, como habitação, saneamento básico, saúde, educação, cultura e meio ambiente. “No orçamento da atual gestão, não há recursos para este tema segurança alimentar e agroecologia. E a desigualdade alimentar que existe hoje no Recife, ela tem classe social e tem raça. Impossível não nos comprometermos com esta pauta.”, informou.
Leia maisA candidata ressaltou que, em sua administração, pretende fortalecer as feiras agroecológicas e os circuitos curtos de comercialização, além de incentivar campanhas de educação alimentar e consumo consciente. “Vamos reforçar o projeto dos Quintais Produtivos de mulheres, para assegurar o plantio e a distribuição de alimentos para as pessoas vulnerabilizadas de cada território da cidade. Assim como, ampliar as ações de incentivo às hortas urbanas e periurbanas, agregando assistência técnica agroecológica e fomentando a organização do trabalho em associações e cooperativas.”, enfatizou Dani.
A Carta Política da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) foi elaborada por organizações, coletivos e movimentos sociais ligados à agroecologia e à agricultura familiar e tem como objetivo apoiar as ações dos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios. Além disso, busca fomentar o debate público durante o processo eleitoral, envolvendo candidatos e eleitores.
Leia menos