Fernando Monteiro articula solução para trabalhadores do Itaparica

O deputado federal Fernando Monteiro está comprometido com a solução para o fornecimento de energia nos projetos agrícolas da Bacia do São Francisco, em especial no Sistema Itaparica. Cerca de 400 manifestantes haviam interditado, hoje cedo, as quatro alças do Trevo do Ibó, em Belém do São Francisco, reivindicando o retorno da energia elétrica para irrigação das áreas.

O parlamentar está articulando, na Câmara dos Deputados, o pedido de urgência para votação do Projeto de Lei 2113/2024, de sua autoria, que prevê a utilização otimizada, pelos projetos irrigados, do montante energético anual não consumido pelo Projeto de Integração do São Francisco. A ideia é converter o Projeto de Lei em Medida Provisória e agilizar que entre em vigor. “Vamos incluir na legislação a previsão de utilização, por 20 anos, da energia não utilizada pelo PISF”, explica. “Os projetos de irrigação do Sistema Itaparica participam muito fortemente da nossa economia, contribuindo com a geração de emprego e renda e impactando nas vidas de mais de 50 mil pessoas”, completa o deputado.

O padre Luciano Pereira, representante da Diocese de Floresta e que está ao lado dos movimentos sociais e do sindicato dos agricultores reassentados do Sistema Itaparica, apresentou a posição de Fernando Monteiro aos trabalhadores. Segundo ele, todo o grupo, incluindo a coordenação, sindicatos, distritos e polo, acolheu com muita esperança a proposta do parlamentar. 

“O deputado Fernando Monteiro assumiu essa nossa luta. Ele está em contato comigo e empenhadíssimo para que tudo se resolva de forma concreta. Estamos confiantes que este projeto pode resolver nosso problema”, confirma Padre Luciano.

Veja outras postagens

Leitor do Blog e embaixador de Triunfo, Rogerio Mota encontrou-se com o ex-jogador Ramón, maior artilheiro da história do Santa Cruz Futebol Clube. Na ocasião, reviveram memórias da época de ouro do time, quando o clube figurava entre os mais fortes do Nordeste e o futebol era marcado pela paixão e profissionalismo. Confira!

Tive o prazer e a honra de encontrar com o maior artilheiro do glorioso Santa Cruz Futebol Clube: Ramón aqui no registro comigo.

Ramón foi da época de ouro, onde o nosso Santinha tinha o melhor plantel de todo o Nordeste e, tinha acima de tudo os jogadores que jogavam por amor ao clube, eram verdadeiros profissionais e o futebol era uma paixão incontestável.

Saudade do Santa Cruz maravilhoso e sempre um campeão. Obrigado Ramón!

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025

O presidente do Senado, David Alcolumbre (União-AP), falou com exclusividade ao blog da Andréia Sadi sobre as cobranças que vem recebendo de parlamentares bolsonaristas para pautar o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

Nesta semana, os senadores ocuparam a Mesa Diretora e colaram esparadrapos na boca como forma simbólica de protesto. Eles afirmaram que só deixariam o local quando o presidente da Casa colocasse em pauta pedidos de impeachment contra Moraes.

“Não estamos diante de uma questão meramente numérica, mas de uma avaliação jurídico-política que envolve justa causa, prova, adequação legal e viabilidade. A decisão cabe ao presidente do Senado, no exercício de suas prerrogativas constitucionais. Em respeito ao diálogo democrático e atenção à oposição, reafirmo que qualquer pedido será analisado com seriedade e responsabilidade”, disse Alcolumbre.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Primeira Infância
Toritama - Tem ritmo

A deputada federal Maria Arraes (SD) entregou, ontem, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o kit convite das homenagens que marcam os 20 anos de falecimento do ex-governador Miguel Arraes.

O encontro aconteceu no Palácio da Alvorada, onde a deputada apresentou o convite oficial para a sessão solene em homenagem a Miguel Arraes, que será realizada no próximo 13 de agosto, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na ocasião, o presidente Lula também recebeu uma camisa comemorativa, especialmente criada para celebrar o legado do ex-governador pernambucano.

Durante a visita, Maria Arraes destacou o elo histórico e político entre o seu avô e o presidente Lula. “Arraes e Lula compartilham uma trajetória marcada pela coragem de defender o povo, mesmo diante das maiores adversidades. Ambos representam a esperança dos que nunca tiveram voz, e a convicção de que é possível construir um Brasil mais justo e igual. Homenagear Arraes, neste momento, é também reafirmar esse compromisso com o povo brasileiro, que continua vivo na liderança do presidente Lula”, afirmou a parlamentar.

Palmares - Forró Mares

Apesar de contatos de ministros com autoridades norte-americanas, integrantes do governo Lula não acreditam na real disposição dos Estados Unidos para negociar o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump. Também corre a avaliação de que os EUA podem aplicar novas sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo fontes do governo, o Brasil deseja negociar, mas considera uma ilusão, no momento, a perspectiva de avanços concretos. Pesa a avaliação de que nem sequer há uma negociação de fato em curso, apesar dos esforços do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).

No governo, entende-se que auxiliares de Trump não têm autonomia para tomada de decisões que impliquem em recuos do presidente norte-americano. Trump não deseja ceder e centraliza as decisões sobre a guerra tarifária em curso com dezenas de países. As informações são do portal G1.