Pantanal tem maior área queimada no mês de junho desde 2012

O mês de junho teve este ano a maior média de área queimada no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul registrada – desde 2012 – pela série histórica do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em apenas 30 dias, o fogo consumiu mais de 411 mil hectares do bioma, quando, na média histórica, o Pantanal costuma queimar pouco mais de oito mil hectares. As informações são da Agência Brasil.

A área atingida ficou acima, inclusive, da média histórica de setembro, quando o bioma queima uma média de 406 mil hectares. No acumulado de 2024, a área atingida chegou a 712.075 hectares nesta terça-feira (2), o que corresponde a 4,72% do bioma.

Nessa segunda-feira (1º), a sala de situação criada pelo governo federal para conter a crise ambiental se reuniu pela terceira vez. A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, declarou que uma confluência de ações humanas é a causa do problema, com focos de fogo gerados por essa ação humana e áreas desmatadas que favorecem a propagação. De acordo com a ministra, a Policia Federal investiga a autoria de pelo menos 18 focos de incêndio.

Queimadas
Durante entrevista coletiva, o ministério também divulgou um boletim com balanço da situação das queimadas no Pantanal, que deverá ser atualizado semanalmente. Os dados apontam ainda que a dificuldade de controle de incêndio – calculado a partir de fatores como temperatura, chuva, umidade e vento – é a pior desde 2023. Fatores resultantes de extremos climáticos, que levaram à seca mais grave dos últimos 70 anos, aponta a publicação.

Os dados sinalizam, ainda, que 85,22% da área queimada ficam em propriedades privadas, enquanto 7,07% em terras indígenas, 4,56 em unidades de conservação (UC) federal, 1,65% em UC estadual, 1,48% em Reserva Particular do Patrimônio Natural e apenas 0,02% em UC municipal.

Atualmente as ações de combate ao fogo atuam em 34 frentes, com iniciativas que somam esforços dos governos federal e do estado do Mato Grosso do Sul, tendo mais de 500 pessoas mobilizadas.

O boletim também reúne ações do governo federal em ordem cronológica, que inclui o planejamento, aquisição de equipamentos e mobilização de brigadistas desde janeiro de 2024, assim como a portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que declarou, ainda em abril, emergência ambiental no Pantanal, como medida preventiva.

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Clã que teve seu start histórico em Petrolina com o velho Quelé, pai de Nilo Coelho e de outros filhos que se destacaram na vida pública, como Osvaldo e Geraldo, deputados federal e estadual, respectivamente, além de Augusto, também ex-prefeito de Petrolina, como Quelé, os Coelho promoveram, ontem, um encontro histórico no berço da família, capital da região banhada pelo Velho Chico. 

As divergências políticas foram deixadas de lado e o que se viu foi uma confraternização internacional, como assim definiram, pela presença de descendentes que moram no exterior. Chamou atenção o encontro do ex-senador Fernando Bezerra Coelho com o primo Guilherme. Ambos foram prefeitos de Petrolina, já estiveram no mesmo palanque, mas hoje estão em lados opostos novamente, até no plano estadual.

Confira alguns registros do encontro:

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Surubim, agreste pernambucano, Cleber Chaparral, contratou o marqueteiro Dércio Alcântara para formatar a sua campanha no município.

Dércio também é marqueteiro do coach Pablo Marçal, pré-candidato a prefeito de São Paulo. 

Com o apoio da governadora Raquel Lyra e agora com a chegada do marqueteiro, Chaparral – que vem pontuando bem nas pesquisas de intenção de votos, espera sair vitorioso em Surubim, que atualmente é governado pela prefeita Ana Célia (PSB) e, por estar no seu segundo mandato consecutivo, indicou a vereadora Véia de Aprígio para sucedê-la. Elas contam com o apoio do prefeito do Recife, João Campos.

A Câmara dos Deputados barrou cerca de R$ 1,6 milhão em gastos feitos por parlamentares entre 2023 e 2024. Os deputados queriam que a Casa legislativa reembolsasse despesas como estacionamento de helicóptero particular, abastecimento de jatinho próprio e até multa por atraso em pagamento de contas.

Na Câmara, cada deputado tem direito a uma verba que varia entre R$ 36 mil e R$ 51 mil para despesas no exercício do cargo, dependendo do quão distante seu Estado está de Brasília. O parlamentar faz o gasto e entrega a nota fiscal para a Casa legislativa, que tem uma equipe técnica para analisar os registros e definir se vai efetuar o reembolso ou bloquear o valor. Desde fevereiro deste ano, além da verba parlamentar, deputados federais recebem R$ 44.008,52 mensais de salário.

O deputado João Carlos Bacelar (PL-BA) foi um dos que tiveram nota rejeitada pela Câmara e reclama. “R$ 9 mil por mês para o cidadão comum é muito dinheiro. Mas para um parlamentar atuante, isso não é nada”, diz. Ele se refere ao limite de R$ 9,3 mil que cada um dos 513 deputados pode usar por mês para cobrir gastos com combustível. Bacelar também usa o benefício para abastecer seu próprio avião bimotor e afirma que gasta cerca de R$ 50 mil mensais para manter a aeronave que, segundo ele, é usada em atividade parlamentar.

Na análise das notas, a Câmara pode se recusar a reembolsar os valores quando eles ultrapassam o limite dos gastos, quando apresentam despesas que não estão cobertas pela verba parlamentar ou quando não há comprovação do valor cujo reembolso foi solicitado. Por conta de valores acima do limite, a Casa já barrou reembolsos para gastos com telefonia, manutenção de escritório, divulgação de atividade parlamentar e passagens aéreas.

A Câmara, porém, não divulga a justificativa para impedir o ressarcimento de cada uma das notas. Procurada, a Casa se recusou a fornecer detalhes desse processamento e não quis esclarecer se os deputados e seus assessores são orientados previamente sobre como não abusar do pedido de reembolso com base na cota parlamentar. A assessoria sugeriu que fosse encaminhado um pedido formal com base na Lei de Acesso à Informação, o que permitiria à instituição só responder em 30 dias.

Organizações que trabalham com transparência e anticorrupção criticam a decisão da Câmara e dizem que postura prejudica a transparência. “É um problema muito simples de resolver que não deveria nem existir”, avalia Marina Atoji, do Transparência Brasil.

“A Lei de Acesso à Informação não foi criada para servir como escudo para obstruir o fornecimento de informações. A Câmara deveria informar”, afirma Roberto Livianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, mencionando a importância de o cidadão ter acesso a essas informações. “Existem brechas no controle. Há situações detectadas e outras que podem não ser detectadas.”

Como revelou o Estadão, há casos de pedidos de reembolso irregular que acabam passando despercebidos pelo sistema de análise das notas fiscais. O deputado Pedro Aihara (PRD-MG), por exemplo, teve gastos com bebidas alcoólicas pagos pela Câmara, mas o reembolso desse tipo de despesa é vedado pelas regras da Casa.

Aihara alegou erro técnico, a Câmara reconheceu a falha e notificou o deputado, que devolveu o valor que tinha sido ressarcido.

Deputados ultrapassam limite de gastos da cota e usam recurso para aluguel de carro de R$ 17 mil e estacionamento de helicóptero particular

O deputado Lula da Fonte (PP-PE) foi o parlamentar que teve o maior valor de reembolso bloqueado pela Casa no período analisado. Foram R$ 61,4 mil barrados entre 2023 e 2024. Parlamentar de primeiro mandato, ele alugou um Mitsubishi Pajero no valor de, aproximadamente, R$ 17 mil e pediu o ressarcimento do valor algumas vezes. No entanto, deputados têm um limite de R$12.713 para gastos com aluguel de automóveis.

Procurado, ele diz que o veículo é blindado e que não tem nada de errado no reembolso. “Pago mais de R$ 4 mil por mês do meu próprio bolso”, afirma.

Como mostrou o Estadão, em janeiro de 2023, em campanha para se reeleger no comando da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) reajustou o repasse da cota parlamentar e aumentou o limite para gasto com combustíveis para R$ 9.392. Mesmo assim, a Câmara barrou R$ 40,9 mil nessa modalidade de gasto apenas em 2024. Esses impedimentos ocorreram, em sua maioria, em razão de parlamentares que gastaram acima do limite.

É o caso de João Carlos Bacelar, que teve o maior valor retido neste período. A Câmara barrou R$ 4.671,15 dele, que usa a cota parlamentar para abastecer o próprio avião bimotor. “De um ponto a outro da Bahia você tem quase mil quilômetros em linha reta. Percorro o Estado da Bahia de avião”, diz ele, justificando o uso do avião para o trabalho parlamentar.

O deputado diz que o valor de R$ 1,6 milhão barrado pela Câmara, considerando os 513 parlamentares “não é nada”. “Eu gasto 50 mil por mês, do meu bolso, para atividade parlamentar”, afirma Bacelar, que está no quinto mandato.

Como mostrou o Estadão, quando ainda era deputado federal, Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), à época do União Brasil, gastou R$ 200 mil reais da cota parlamentar da Câmara ao longo de cinco anos para comprar combustível num posto de gasolina de um sócio dele mesmo.

Na lista de despesas não pagas pela Câmara está ainda o valor de R$ 1.250 da deputada Magda Mofatto (PRD-GO). Ela usa a cota parlamentar para custear um serviço mensal de estacionamento de seu helicóptero particular e um atendimento aeroportuário pernoite de dois dias também para a aeronave.

A deputada estourou o limite mensal imposto de R$ 2.700 pela Câmara para o pagamento de táxi, estacionamento ou pedágio em março e abril em razão de seu helicóptero particular.

O gabinete da deputada informou que o impedimento foi feito em relação ao valor limite, mas a parlamentar não respondeu se avalia ser excessivo pedir para a Câmara reembolsar gastos com estacionamento de helicóptero.

Reembolso até de multa por atraso em pagamento de boleto

Entre as notas barradas pela Câmara, há R$ 184 mil apenas no pagamento de contas telefônicas. Segundo servidores da Casa, há casos em que a conta deixa de ser paga na data do vencimento e quando a nota é apresentada com pedido de reembolso, o parlamentar inclui o valor da multa por atraso, o que a Câmara não aceita. O Estadão encontrou o caso de uma nota que teve R$ 9 “glosados” (não pagos) porque esse valor se referia à multa por atraso.

Em meio deste ano, o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) pediu reembolso de R$ 12 mil da Câmara sobre gasto relativo ao uso da manutenção de seu perfil nas redes sociais. A Câmara barrou R$ 9,6 mil.

Procurado, o gabinete do deputado informou o motivo. Segundo a equipe, a devolução ocorreu em razão de o deputado ter permanecido apenas cinco dias de maio como parlamentar, já que ele pediu licença para se dedicar à campanha à prefeitura de Niterói (RJ). Assim, a Câmara o ressarciu em um valor proporcional ao tempo em que ele permaneceu no exercício da função.

Em fevereiro, o deputado Átila Lins (PSD-AM) pediu reembolso de uma passagem aérea no valor de R$ 21,8 mil. A Câmara barrou o pagamento desse valor e o deputado pediu sigilo da nota fiscal. Procurado, ele não se manifestou.

Do Estadão

A Justiça Federal determinou, na última sexta-feira (5), o arquivamento de um pedido de investigação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), contra o youtuber Felipe Neto por ter sido chamado de “excrementíssimo”.

O caso ocorreu no dia 23 de abril, durante o simpósio Regulação de Plataformas Digitais, realizado na Câmara. Na ocasião, o youtuber criticou Lira ao mencionar o engavetamento do PL das Fake News. “É preciso que a gente fale mais, se comunique mais, fale mais com o povo, convide mais o povo para participar”, defendeu Neto. “É preciso, fundamentalmente, que a gente altere a percepção em relação ao que é um Projeto de Lei como o 2.630, que foi infelizmente triturado pelo excrementíssimo Arthur Lira.” As informações são da Carta Capital.

O juiz federal Antônio Claudio Macedo da Silva, da 10ª Vara Federal, atendeu a um pedido do Ministério Público Federal. O MPF entendeu que não havia indícios de crime. “De fato, o comentário foi infeliz e revela-se de extremo mau gosto, porém, não há de ser considerado um ato criminoso“, disse a decisão. Segundo o juiz, não ficou demonstrado a “intenção específica de ofender a honra alheia”.

Nas suas redes sociais, Felipe Neto comemorou a decisão. “Lira, você pode ser o todo poderoso hoje, mas tem que comer muito arroz com feijão pra me intimidar”, afirmou.

O presidente da Argentina, Javier Milei, chegou a Balneário Camboriú (SC) na noite deste sábado (6) para participar da conferência conservadora Cpac. Milei foi recebido no hotel com um abraço efusivo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Também estavam presentes o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), além de outros políticos bolsonaristas.

Depois, todos assistiram ao final da partida em que o Brasil foi eliminado pelo Uruguai na Copa América. Neste domingo (7), Milei fará o discurso de encerramento da conferência e deve dividir o palco com Bolsonaro. As informações são da Folha de São Paulo.

Há a expectativa de críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem Milei evitou de se encontrar nessa visita ao Brasil. Ele também deixou de comparecer a um encontro do Mercosul no Paraguai. 

Pela manhã, o argentino terá encontros com empresários catarinenses e o governador do estado, Jorginho Mello (PL).

Ex-deputado estadual, ex-vereador e ex-secretário municipal, Dr. Ulisses Tenório (PSB) declarou, neste sábado (6), apoio à pré-candidatura de Elias Gomes (PT) à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. A declaração aconteceu após encontro realizado na manhã de ontem, em um hotel no bairro de Piedade.

Com mais de quatro décadas de serviços públicos prestados ao município e ao estado de Pernambuco, Dr. Ulisses é considerado uma das maiores lideranças políticas da cidade, com forte atuação na região de Jaboatão Centro. “É uma honra poder contar com o apoio de Dr. Ulisses, que se une ao nosso time para somar forças nesse grande movimento de resgate da boa política na cidade do Jaboatão dos Guararapes, um projeto voltado para o futuro e com o objetivo de proporcionar uma vida melhor para a população”, disse Elias.

Dr. Ulisses irá disputar este ano a quarta eleição para o Legislativo Municipal, já tendo exercido três mandatos na Casa de Vidal de Negreiros. “Estou partindo para a minha quarta eleição como pré-candidato a vereador com o intuito de fazer o que fiz nos outros mandatos, assim como fiz quando fui secretário municipal, que é poder trabalhar pelo direito das pessoas à saúde”, pontuou Dr. Ulisses.

A situação precária da PE-304, que liga o município pernambucano de Tabira a Água Branca, na Paraíba, tem tirado a paz de quem precisa passar pelo trecho. Há mais de 10 anos que a população espera pela requalificação, mas – mesmo mudando de gestores, nada mudou na estrada.

Em abril deste ano, o deputado estadual João Paulo Costa chegou a apresentar um pedido para requalificar a PE-304. Na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o parlamentar destacou que a falta de manutenção tem prejudicado o escoamento da produção das indústrias, os comerciantes locais e a feira de animais, que é uma das maiores do Nordeste.

Confira abaixo o vídeo encaminhado ao blog

Saiba como anda a esportiva Rampage R/T

A versão R/T da Ram Rampage, a mais potente das picapes 100% brasileiras, até chegou ao mercado no ano passado cheia de recursos – mas tinha muitos opcionais e acessórios, encarecendo-a. Agora, a linha 2024 traz de série vários equipamentos então vendidos à parte – como a iluminação ambiente em LED, bancos do motorista e do passageiro elétricos e som premium Harman Kardon de 10 alto-falantes e 360 watts de potência. E isso a deixou bem mais requintada. Este colunista testou o modelo por mais de 2 mil quilômetros, nas boas – e caras – pedageadas de São Paulo e Goiás. Veja como anda a mais esportiva também exportada para a Argentina e o Chile. O modelo, convenhamos, é muito confortável – embora tenha menos espaço físico do que as tradicionais Chevrolet S10, Toyota Hilux ou Ford Ranger. E ainda tem acabamento superior às picapes rivais. Mas a cabine tem, com certeza, o interior mais premium possível entre as concorrentes, com acabamento acima da média, semelhante ao adotado por modelos como o Commander – da qual herda, por sinal, alguns equipamentos, como os freios a disco na traseira etc.

Esta versão, para reforçar o pacote de (muito) boas conveniências, veio, por exemplo, com capota rígida elétrica – um mimo extra de R$ 12.195 que transforma a caçamba em um porta-malas inviolável, que pode ser pode ser aberta e fechada a distância. Nela, estão todos os equipamentos básicos, digamos assim, para um carro de mais de R$ 300 mil: piloto automático adaptativo, assistente de faixa, frenagem de emergência e sete airbags e controles de estabilidade e de descida e assistente de partida em rampa. O ar-condicionado é automático de duas zonas. O freio de estacionamento é eletrônico, com retenção automática, o tal do Auto Hold. O que seria opcional em outros modelos, como espelhos com rebatimento elétrico, retrovisor interno fotocrômico e até câmera de ré, são básicos em todas as versões. Sem falar dos sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, do sensor de chuva e do acendimento automático dos faróis.

Conjunto de motor – Bem, mas em estradas boas, chamou mais a atenção o conjunto de motor de câmbio. Até o barulho que os dois escapes proporcionam nas aceleradas marcou o teste. Afinal, é a versão mais esportiva da turma – que inclui a Rebel (diesel ou gasolina), Laramie (diesel ou gasolina). A R/T tem, sob o capô, um motor 2.0 Hurricane 4 a gasolina. Ele gera potência de 272cv e torque de 40,8 kgfm. Segundo a marca, garantem uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos – e 220 km/h de velocidade máxima. No caso, o câmbio é automático de 9 marchas e a tração 4×4 permanente – só há, na verdade, apenas um botão para que seja acionada a reduzida. 

Por falar nisso, a versão é tão confortável, num nível de automóvel, que nem parece que ela tem, além do 4×4 (sem bloqueio de diferencial, claro), ângulos de entrada e de saída maiores do que as concorrentes. São, por exemplo, 25,7 cm de vão livre do solo, 25° de ângulo de ataque, 24,5° de saída e 23,1° de ângulo de transposição de rampas. O câmbio, por sinal, é suave, sem trancos – e ainda há a possibilidade, bem legal, de se usar as aletas atrás do volante – e haja, então, acelerações fortes, vigorosas e barulhentas. E principalmente quando a teclinha R/T no painel frontal é acionada, elevando as RPMs.A suspensão é firme, mas sem ser dura, tratando bem os ocupantes em buracos e lombadas – e ainda segura firme nas curvas e inclinações. A direção elétrica, progressiva, dá respostas diretas, agradáveis – passando segurança (e prazer) ao condutor. 

O sucesso dos SUVs e outras novidades do primeiro semestre

Cinco em cada dez automóveis vendidos no Brasil são utilitários esportivos, segundo dados da Fenabrave, a federação dos distribuidores de veículos brasileira. Isso significa uma participação de mercado de 49,7%, contra os 45,5% de 2023. Nos seis primeiros meses de 2024,  conforme dados levantados pelo site Autoo, o Volkswagen T-Cross lidera com 31.519 unidades. O site lembra que o SUV da marca alemã foi o primeiro do segmento médio, entre os mais vendidos, a receber novidades. Passou a ter retoques no desenho e uma nova central multimídia entre as principais mudanças. Em seguida, ainda levando em conta as vendas dos seis primeiros meses do ano, vem o Hyundai Creta (30.531), que terá mudanças ainda neste semestre, adotando o mesmo visual aplicado em outros mercados emergentes, como o da Índia. Depois, em terceiro lugar, vem o Chevrolet Tracker (28.865), outro que vai mudar, mas apenas no primeiro semestre de 2025.

Ainda segundo o levantamento do Autoo, o mercado geral trouxe algumas surpresas nesse período. A picape Fiat Strada, por exemplo, teve mau desempenho em junho, com 7.551 emplacamentos – perdendo para o Volkswagen Polo, que vendeu 9.683 unidades e acabou o semestre como o carro mais vendido do Brasil. Foram 57.864 unidades contra 56.601 da picape da marca italiana, que ficou na segunda colocação. Em relação ao mês de junho, a liderança ficou, no entanto, com o Hyundai HB20, com 9.760 vendas. No acumulado do ano, ficou em terceiro o Chevrolet Onix, com 43.603 emplacamentos. O Fiat Argo fecha os cinco primeiros com 39.624 unidades vendidas. 

Confira os 10 carros mais vendidos no primeiro semestre

PosiçãoModeloTotal
Volkswagen Polo57.862
Fiat Strada56.601
Chevrolet Onix43.603
Hyundai HB2042.696
Fiat Argo39.624
Fiat Mobi32.240
VW T-Cross31.519
Hyundai Creta30.531
Onix Plus29.907
10°Chevrolet Tracker28.865

Eletrificados mostram força – Os 14.396 emplacamentos em junho (o terceiro melhor mês da série histórica) fizeram o primeiro semestre de 2024 registrar um total de 79.304 veículos leves eletrificados vendidos no Brasil. Esse total representa um aumento expressivo de 146% sobre os 32.239 do primeiro semestre de 2023 e de 288% sobre os 20.427 do primeiro semestre de 2022. A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) prevê que 2024 terminará com um novo recorde de mais de 150 mil veículos eletrificados vendidos no ano, o que significaria um crescimento em torno de 60% sobre os 93.927 de 2023. Os eletrificados incluem todas as tecnologias: BEV 100% elétricos, PHEV híbridos elétricos plug-in, HEV flex e a gasolina (não plug-in) e os micro-híbridos MHEV, com baixa grau de eletrificação.

Volvo: carregador, só para carro da marca – A Volvo vai começar a cobrar agora em julho pelo carregamento de carros híbridos plug-in e elétricos de outras marcas em seus mais de mil eletropostos. Serão duas taxas: uma de conectividade de R$ 2,50 (para usar o carregador) e mais R$ 4 a cada kWh abastecido. Os donos de modelos da da marca, claro, não precisam pagar nada. Motivo: muitas vezes os clientes da marca encontravam os carregadores lotados e com veículos de outras fabricantes (75% do uso são de veículos “não-Volvo”, provavelmente BYD). A Volvo tem 52 pontos de recarga rápida espalhados em quatro regiões do Brasil: Sudeste com 23 instalações, Centro-Oeste e Sul com sete, cada, e Nordeste, com 13. A Volvo diz que mais de 19 mil quilômetros de rodovias estão conectados e que, com os 101 carregadores prometidos, a cobertura aumenta para 33.650 km.

Chinesa GAC anuncia US$ 1 bi para o Brasil – A montadora chinesa GAC divulgou por meio do seu site mundial a intenção de investir US$ 1 bilhão para construir uma fábrica de veículos e um centro de pesquisas no Brasil. Esse dinheiro seria usado nos planos para estabelecer fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento e depósitos para peças de reposição. A empresa produz automóveis a gasolina, elétricos, híbridos e híbridos plug-in e décadas de experiência em joint ventures com empresas como a Honda e a Toyota.

GWM lança serviço de assinatura – A GWM Brasil acaba de lançar o seu novo serviço de aluguel de automóveis, o Assinatura GWM. Ele segue diversas facilidades para o cliente como permitir, por exemplo, a assinatura do veículo pelo próprio site oficial da marca. Além disso, a montadora trouxe parceiros especializados no setor de locação para cuidar de toda a parte operacional, os quatro maiores do Brasil: Localiza, Unidas, Movida e LM. Inicialmente, a opção está disponível para a linha Haval H6, líder de vendas no mercado de veículos eletrificados em junho. Os planos têm preços a partir de R$ 4.389 para o Haval HEV2. O cliente tem a opção de escolher entre planos de 12, 24, 36 ou 48 meses, com quilometragem mensal de 1.000, 1.500, 2.000, 2.500 ou 3.000 km. Ao finalizar a seleção, o sistema disponibilizará a opção dos quatro parceiros de operação, o que permitirá ao cliente a escolha da operadora que seja mais conveniente para sua região ou com a qual já tenha uma relação de confiança. A previsão é que, dentro de 60 dias, o Assinatura GWM também esteja disponível para a linha Ora. Esse valor coloca o Haval H6 na mesma faixa de preços de carros menores equipados apenas com motores a combustão e com menor nível de equipamentos, o que é outro diferencial muito importante para o consumidor brasileiro interessado em conhecer a nova tecnologia dos modelos eletrificados. A GWM será responsável pela maioria das interfaces com o cliente, como a captação no site ou na concessionária, entrega do veículo e manutenção. E ela garante que enquanto o prazo de entrega nos planos disponíveis no mercado varia, na média, entre 70 e 90 dias, no Assinatura GWM ele será, em média, de 10 a 15 dias.

Novo BMW X2 no Brasil – A BMW acaba de apresentar no Brasil a nova geração do X2 no Brasil. São duas versões: uma a combustão, com motor 2.0 turbo de quatro cilindros, e outra elétrica (a iX2 xDrive30 M Sport). Ambas vêm com o pacote M Sport e têm preço de R$ 388.950 e R$ 443.950, respectivamente. Na versão a combustão, o 2.0 turbo é capaz de entregar 204 cv de potência e 30,5 kgfm de torque. O câmbio, por sua vez, é automatizado de sete marchas e a tração integral. Com esse conjunto, a velocidade máxima é de 231 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos. A configuração elétrica faz o o X2 render 230 cv de potência e 50,3 kgfm de torque. Para o final do ano, a marca alemã vai trazer do X2 xDrive35i M Sport com motor 3.0 de seis cilindros.

Nordeste tem o etanol mais caro do país – A mais recente análise do índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de abastecimento, revelou que o preço médio do litro do etanol comercializado a R$ 4,64 na região Nordeste no fechamento de junho foi o mais caro de todo o país, registrando também o aumento mais expressivo ante a primeira quinzena, de 0,43%. O litro da gasolina foi encontrado a R$ 6,16, com preço estável. Já o diesel comum e o S-10 apresentaram aumento de 0,67% e 0,50%, fechando a R$ 6,01 e R$ 6,08, respectivamente. “Estados como Pernambuco ocupam o topo do ranking dos aumentos mais expressivos de todo o país para o etanol e para a gasolina. Além disso, em Sergipe foi encontrado o litro do etanol pela média mais cara. Como resultado, o combustível foi considerado mais econômico para abastecimento somente na Bahia e no Piauí”, diz Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil. 

Bajaj inaugura fábrica em Manaus – A montadora de motos indiana Bajaj inaugurou oficialmente na semana passada, em Manaus, no Amazonas, a primeira fábrica da marca fora da Índia, com capacidade para 20 mil motos por ano. Ela já produz a Dominar 400, principal produto da marca no mercado brasileiro e a expectativa é de que já a partir de julho 1,5 mil unidades saiam da linha de montagem mensalmente. A Bajaj tem 21 concessionárias e quer ultrapassar 30 até o fim deste ano — e já negociou 7,5 mil unidades. A fábrica localizada no Polo Industrial de Manaus tem 150 funcionários diretos e indiretos e opera em regime de CKD, quando se monta os kits e componentes trazidos da Índia. 

BMW R12 brasileira – As vendas no mercado brasileiro começam em setembro, mas desde o fim de junho que a BMW R 12 está sendo fabricada na unidade industrial do grupo alemão em Manaus, no Amazonas. Nesta nova geração, a R 12 tem motor boxer que entrega 95cv a 6.500. Seu tanque é no formato clássico de gota, que junto com o assento e o amplo paralama da roda traseira criam um design clássico de uma Cruiser. A R 12 também conta com rodas de 19” e 16” e fornece uma posição de pilotagem muito confortável. Com sete anos de existência, a planta amazonense acumula produção de mais de 100 mil motocicletas.

Sahara 300 tem recall – A Honda anunciou essa semana a convocação dos donos de todas as versões do modelo Sahara 300, ano/modelo 2024, para substituição da fiação principal da motocicleta. A campanha envolve 24.369 unidades e o atendimento aos clientes terá início neste 8 de julho. Segundo a Honda, em algumas unidades pode ocorrer o desligamento repentino do motor por rompimento do filamento do fusível principal. “Essa ocorrência, em situação de tráfego em velocidade, poderá causar queda, danos materiais, lesões graves e até fatais aos ocupantes da motocicleta e/ou a terceiros”, explica o comunicado da empresa.

Estacionar em frente à rampa de acesso pode ser infração gravíssima – A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, essa semana, um projeto que define como infração gravíssima estacionar na frente das rampas de acesso para pessoas com deficiência ou de mobilidade reduzida (PL 1211/2019). A proposta é do senador Fabiano Contarato (PT-ES) e foi relatada pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), por sinal cadeirante.

Férias e aluguel de carros: quais cuidados tomar? – Julho, mês das aguardadas férias escolares, geralmente é marcado por viagens em família. Segundo um levantamento realizado pela empresa de viagens CVC, o setor de turismo terá um aumento de 10% em comparação ao mesmo período no ano passado. A  agência de viagens Decolar, por exemplo, registrou um crescimento de 107% na procura por pacotes em relação a 2023. Na maior parte dos casos, esses roteiros são feitos de carros – e preferencialmente alugados. Mas quais são as orientações para acertar na hora da locação? A gerente comercial do V1 Aluguel, serviço de locação de carros 100% digital, Thaís Augusta, traz algumas dicas para você não vacilar na hora de escolher o veículo mais apropriado para a sua viagem.

Evite alugar carros no aeroporto – Para quem vai viajar de avião e pretende alugar um carro no destino, a locação no aeroporto pode parecer uma boa pedida. Entretanto, há taxas adicionais que costumam encarecer o serviço. “É importante realizar uma pesquisa com antecedência e determinar se vale a pena a economia de tempo ao locar o carro no aeroporto. Principalmente devido às filas que se formam por conta da alta demanda nos aeroportos, além das taxas e preços mais altos”, explica.

Escolha o veículo mais apropriado – Optar pelo carro mais em conta nem sempre vai suprir as necessidades da viagem. Por isso, vale analisar quantas pessoas irão viajar, por quanto tempo o veículo será utilizado e por onde ele passará: serão estradas de terra ou ruas asfaltadas, por exemplo? É importante ter isso definido com antecedência para poder escolher o carro ideal para sua viagem.

Acompanhe a vistoria – Um erro comum dos motoristas é não ler a descrição do veículo e suas características, resultando em gastos imprevistos. Antes de sair da locadora com o automóvel, verifique se há riscos e marcas, se o estepe, macaco e chaves de roda estão no veículo, e não deixe de levar uma cópia da inspeção. Embora o cotidiano corrido em que vivemos hoje pode tornar mais difícil a vistoria presencial, a gerente comercial afirma que é um passo imprescindível. “Estar presente para verificar item por item e se o veículo condiz com o que foi contratado é de suma importância. Assim, o motorista evita qualquer desentendimento em relação ao automóvel que utilizará durante sua viagem.”

Use pacotes de proteção – A contratação das proteções têm um impacto significativo no conforto durante a viagem, uma vez que as coberturas incluem eventos adversos como furtos, incêndios, acidentes de trânsito e afins.

Viaja com criança? Leve a cadeirinha – Item obrigatório para o transporte de crianças de até quatro anos de idade, a cadeirinha pode pesar no contrato de locação. Portanto, o ideal é levar uma cadeirinha própria.

Cancelamento gratuito – Para quem procura economizar, o cancelamento gratuito é ideal. Realizar uma  pesquisa a cada duas semanas, com a mesma data e local de retirada, pode revelar valores mais baixos. Tudo depende da temporada e da demanda corrente.

Tanque cheio – Enquanto algumas locadoras oferecem a opção de devolver o veículo com  tanque cheio ou vazio, o mais recomendado é optar pelo tanque cheio. “Para muitos, o cálculo e planejamento para entregar o veículo com o tanque vazio são difíceis. O mais indicado é optar pela devolução com o tanque cheio “, afirma.

Quilometragem – Com opções de quilometragem livre ou controlada, alguns motoristas ficam em conflito: economizo optando pela controlada, mas limito o quanto posso rodar no dia, ou pago um pouco mais e ando de carro sem limite diário? Por isso, o planejamento é muito importante, uma vez que o usuário sabe o quanto irá se deslocar e quais pontos turísticos quer conhecer.

Aluguel de carros online Para maior conforto, agilidade e tranquilidade, a locação de veículos por meios digitais é ideal. Na maioria das locadoras digitais, o usuário realiza tudo pelo aplicativo — cadastro, documentação, local de retirada do veículo — e, em questão de minutos, já está dirigindo. “Outra opção que traz maior conforto para o usuário é a entrega do veículo onde ele está, facilitando ainda mais seu deslocamento”, diz Thaís Augusta.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

Por João Batista Rodrigues*

No próximo dia 13 de julho, a cidade turística de Triunfo sediará o encontro de Ex-Xepeiros, nome dado aos sócios internos e externos da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP), instituição fundada nos anos 30 por estudantes para oferecer moradia e refeições na capital do estado a alunos do interior de Pernambuco e de outros estados.

Na época da fundação da Casa do Estudante, Recife era o maior centro educacional do Nordeste, oferecendo cursos de Direito, Medicina, Odontologia, Engenharia, entre outros de grande importância na formação acadêmica dos estudantes que sonhavam em conquistar um diploma universitário. A cidade atraía estudantes de todo o Brasil, mas a falta de alojamento e locais para refeições para estudantes pobres do interior motivou a criação desse abrigo estudantil.

Desde então, a CEP tem prestado relevantes serviços à comunidade estudantil, oportunizando a formação e o desenvolvimento econômico de diversas pessoas, especialmente do interior pernambucano, que, sem essa ajuda, dificilmente poderiam estudar na capital, o único centro universitário da época.

A expressão “Namore com um xepeiro(a) e case com um doutor(a)” era frequentemente dita com orgulho pelos beneficiários da Casa em suas tentativas de conquista amorosa na praça do Derby. De fato, a Casa do Estudante formou muitos “doutores” para o Nordeste. Entre estes estão o anestesista do Hospital Português Antônio Silvino Teles, o cardiologista Edmundo Viana do Hospital Santa Marta em Serra Talhada, Dr. Benome, de São José do Egito, João Lopes Bodinho e José Eudes Alencar .

Em Triunfo, onde ocorrerá o encontro, dois prefeitos passaram pela CEP: o atual prefeito e médico anestesiologista Luciano Bonfim, e o ex-prefeito João Batista, advogado municipalista, além dos vereadores Carlos Ferraz e Antônio Estevão.

Na política e na gestão pública, a Casa do Derby abrigou personalidades como Carlos Porto e Adalberto Farias, ex-deputados e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado; o ex-deputado Vital Novaes; o ex-secretário estadual João Arraes; o ex-ministro Everardo Maciel; Tadeu Novaes, ex-prefeito de Carnaubeira da Penha; Brivaldo, ex-prefeito de Bodocó; Tadeu Alencar, ex-vereador de Belém do São Francisco; Euclides Mendes e Ivo, ex-vereadores de Ouricuri; Geni Pereira, ex-prefeito de Serra Talhada; Francisco Freire, ex-presidente da Câmara de Petrolina; Ângelo Ferreira, prefeito de Sertânia; Rona Leite, vereador de São José do Egito; e Renê Alencar, vice-prefeito de Parnamirim, entre outros.

Os músicos Capiba e Ednaldo Queiroz, e o artista plástico Juracy Jusee também são prova de que o talento artístico frequentava os corredores da Casa do Estudante.

Ao longo de sua existência, a CEP enfrentou momentos de turbulência e ameaças de fechamento. Nesses momentos, a voz e a luta de ativistas como Iêdo Ferraz, Marcos Príncipe, Gilberto Rodrigues, Adaildo Carvalho, João Arnaldo, Manoel José e Paulo Novaes foram essenciais para garantir que este patrimônio continuasse a atender os estudantes do interior.

Apesar das dificuldades, a convivência na Casa sempre foi harmoniosa. Para matar as saudades e reviver as histórias, os ex-sócios, agora espalhados por diversos municípios sertanejos e outras regiões brasileiras, se reunirão no próximo final de semana em Triunfo. O evento será uma oportunidade para comemorar o orgulho de terem sido Xepeiros, no “oásis do sertão”, aproveitando o clima friozinho da cidade. Mais informações podem ser obtidas com Iêdo Ferraz pelo telefone 075-99298-8323.

*Advogado Municipalista, ex-Prefeito de Triunfo e ex-Xepeiro.*

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), disse neste sábado (6), ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o estado é o melhor do Brasil porque nunca foi governado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O ex-presidente participou da Conferência Anual de Ação Política Conservadora, conhecida como Cpac, realizada em Balneário Camboriú (SC).
“Santa Catarina é o melhor Estado do Brasil porque o PT nunca governou aqui e não vai governar. Se Deus quiser, em 2026 nós vamos ter de novo Jair Bolsonaro como presidente do Brasil”, afirmou Jorginho. As informações são do Poder360.

Mais cedo, o ex-presidente discursou na abertura do evento e afirmou que a direita está unida e irá “redirecionar” o destino do Brasil. “Juntos, podemos redirecionar o destino desta nação. Podemos, não. Nós redirecionaremos o futuro desta nação. Somos um país que tem tudo para ser destaque do mundo. Falta pouquíssima coisa. Tenho certeza que nós atingiremos juntos esse objetivo. Não tenho ambição pelo poder. Eu tenho uma obsessão pelo nosso Brasil”, declarou.

Na noite deste sábado (6), o PSB retirou a pré-candidatura do partido, até então disputada entre Paulo André e Ednaldo Moura Júnior, para fortalecer o escolhido da prefeita Nadegi, Diego Cabral.

O novo cenário fortalece a polarização entre o ex-prefeito Jorge Alexandre e o governista Diego Cabral.

Numa análise rápida, o maior beneficiado com a retirada da pré-candidatura do PSB é Jorge Alexandre, que já vinha liderando a última pesquisa divulgada com 47%, contra 13% de Diego Cabral.

Diego terá que defender o legado da prefeita Nadegi, que apresentou mais de 80% de desaprovação, na última pesquisa registrada no TSE.

Enquanto Jorge terá a missão de continuar agregando aliados contra Diego e Nadegi, e já conta com os apoios do ex-deputado Beto Accioly,  

vice-prefeito Delio Júnior, além de 9 vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Rene Cabral, irmão de Diego Cabral.

A pré-campanha de Diego Cabral em Camaragibe acaba de ganhar um apoio importante: João Campos prefeito do Recife e uma das maiores lideranças do PSB. Esse apoio estratégico foi articulado pelo ministro de Portos e Aeroportos e presidente do Republicanos em Pernambuco, Silvio Costa Filho.

“Diego Cabral é um líder promissor, que já demonstrou seu compromisso com a população de Camaragibe. Seu perfil trabalhador e dedicado se alinha perfeitamente com os valores que defendemos no PSB,” afirmou João Campos durante o anúncio de seu apoio.

“Receber o apoio de João Campos é uma honra e uma responsabilidade. Sua gestão no Recife é um exemplo de inovação e eficiência, e tenho certeza de que, juntos, podemos trazer muitas melhorias para Camaragibe. Estamos aqui para escutar a população e trabalhar duro para transformar nossa cidade. Temos muito a fazer, desde a entrega de novos serviços até a humanização do atendimento público. Nosso objetivo é garantir que cada cidadão de Camaragibe tenha acesso a uma vida digna e a oportunidades de crescimento,” declarou Diego Cabral.

O ministro Silvio Costa Filho enalteceu a aliança política entre Republicanos e PSB. “O que estamos fazendo hoje é uma aliança estratégica em prol do povo de Camaragibe. Aqui estamos unindo a excelência da gestão de João e do PSB com a eficiência do jeito Republicanos de governar. Uma parceria política com o objetivo de fazer a vida do povo de Camaragibe mudar para melhor. Quando começar o jogo, vamos às ruas, conversar com a população e apresentar as nossas ideias”, pontuou.