O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) negou um pedido de indenização feito pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL), seu adversário político.
Lira acionou a Justiça alegando que foi ofendido por Renan durante o período eleitoral, em postagens feitos nas redes sociais. A juíza Margareth Becker, no entanto, entendeu que houve troca de ofensas mútuas, e que por isso, não cabia indenização. A decisão é de primeira instância e cabe recurso.
No processo, Lira juntou diversas postagens ofensivas feitas por Renan. O senador respondeu à acusação e também apresentou outras publicações, feitas pelo presidente da Câmara, também com ofensas.
Segundo a magistrada “quanto à reparação dos danos morais, segundo a prova produzida, as publicações veiculadas nas redes sociais pelo autor e pelo réu – figuras políticas – foram reciprocamente ofensivas, assim como as acusações de práticas delituosas”.
“[…] evidenciando que na adversidade político-eleitoral que propagam foram desrespeitosos e ambos extrapolaram o direito constitucional à livre manifestação do pensamento, em igual proporção, de forma que as agressões se anularam e esvaziaram a finalidade do instituto jurídico, qual seja, responsabilizar a parte ofensora pelo ilícito praticado”, escreveu na sentença.
A juíza Margareth Becker também entendeu que “agressões verbais, perpetradas de forma recíproca, não tem o condão de gerar dano moral indenizável, conquanto a irregularidade da conduta dos envolvidos afasta o dever de indenizar”.
Em nota, advogados do senador Renan Calheiros, Marcos von Glehn e Luís Henrique Machado, afirmaram que “tendo em vista a prova produzida pela defesa, restou consignado pelo magistrado que as publicações veiculadas nas redes sociais por ambos configuraram ofensas recíprocas, de sorte que as agressões se anularam e esvaziaram qualquer possiblidade de responsabilização civil”. Já a assessoria de Lira informou que ele não vai se manifestar sobre a decisão.
O número de municípios que relataram danos causados pelas chuvas intensas no Rio Grande do Sul (RS) dobrou ontem. Pela manhã, 17 cidades gaúchas haviam reportado à Defesa Civil do Estado ocorrências causadas pelo temporal que atinge o RS desde a última quinta-feira (21). Já no boletim mais recente do órgão, a lista subiu para 34.
Até o momento, 529 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas. O caso mais crítico é o de São Lourenço do Sul, que fica a 207 quilômetros de Porto Alegre. Em 24 horas, o município registrou um acúmulo de 143,8 milímetros de chuva, fazendo o Arroio São Lourenço transbordar e invadir as residências que ficam próximas às margens.
A elevação do nível do riacho obrigou o Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) a realizar sete remoções na região. Ao menos, 523 pessoas estão fora de casa.
O Departamento de Logística da Defesa Civil foi acionado para o envio de ajuda humanitária e itens de primeira necessidade, como água potável, cesta básica, colchões e kits de higiene.
Para hoje, a previsão é que a frente fria ainda favoreça chuvas fracas a moderadas nas regiões Norte, Nordeste e Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Nas demais regiões, o dia deve permanecer com o tempo estável e com sol ao longo do dia. As temperaturas devem atingir mínimas de -1°C e máximas de 15°C.
A menos de três meses da COP30, a crise causada pelos preços de hospedagem no Brasil aumenta. A ONU pediu, na última sexta-feira (22), ao país a redução do valor das acomodações, segundo o governo.
O Brasil vai sediar a conferência climática das Nações Unidas em novembro, na cidade de Belém, no Pará, onde o aumento exorbitante dos preços preocupa tanto os países convidados quanto a organização.
Um grupo de 25 negociadores de países da COP pediu semanas atrás ao Brasil que mudasse, ao menos parcialmente, a sede do evento para cidades com maior capacidade hoteleira. A conferência pode ser a mais excludente da história devido aos preços elevados, alertou a rede ambiental Observatório do Clima.
O escritório da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), órgão que administra a COP, pediu na última sexta ao Brasil que garanta diárias de US$ 100 (R$ 544) para os países de baixa renda e de US$ 400 (R$ 2,2 mil) a US$ 500 (R$ 2,7 mil) para os demais.
No momento, quase não se conseguem diárias de menos de US$ 300 (R$ 1,6 mil) na plataforma oficial de hospedagem, lançada neste mês. Dos 198 países convidados para a COP30, 47 já pagaram suas reservas em Belém, segundo o governo brasileiro.
O escritório da UNFCCC enviou quinta-feira (21) uma carta ao Brasil que incluía “uma solicitação de subsídio” brasileiro para reduzir os preços de hospedagem, informou a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior. A carta pedia preços subsidiados para “delegações de países inclusive mais ricos do que o Brasil”, o que “não seria justificável para a sociedade brasileira”, argumentou o governo.
O Brasil apoiou hoje uma moção de países de baixa renda para que a ONU amplie seu apoio financeiro às delegações. “Hoje ficou muito claro que a COP30 será em Belém”, afirmou o presidente do evento, André Corrêa do Lago, após reunião com o escritório da UNFCCC.
O representante do Panamá na UNFCCC, Juan Carlos Monterrey, compartilhou em redes sociais suas declarações durante o encontro: “Nossas palavras parecem entrar por um ouvido e sair pelo outro. Isso não é um problema logístico menor, e sim uma loucura e um insulto.”
O Brasil considerou a declaração do panamenho inaceitável.
Na noite de ontem, vivi um momento inesquecível no Teatro Guararapes, em Olinda, ao acompanhar o espetáculo que celebrou os 80 anos de vida e 55 de carreira de Ivan Lins, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira.
Emocionou-me profundamente quando o artista, diante de um público caloroso, dedicou o show à memória de Dom Hélder Câmara, nosso arcebispo de Olinda e Recife e símbolo mundial da luta pelos direitos humanos.
Antes da apresentação, tive a alegria de estar com Ivan Lins ao lado de Virgínia Pimentel, diretora-executiva do Instituto Dom Hélder Câmara. Na ocasião, Virgínia presenteou o artista com livros sobre Dom Hélder e uma camisa com sua imagem. Também conversamos com Ivan sobre o andamento do processo de beatificação, um tema que sensibilizou o músico e reforçou o sentido da homenagem feita durante o espetáculo.
Sobre o show:
O show, intitulado “Ivan Lins 80 Anos”, foi uma verdadeira viagem pela obra do cantor e compositor, alternando clássicos como “Madalena”, “Vitoriosa” e “Lembra de Mim” com canções inéditas, a exemplo de “Meninos de Gaza”, feita em parceria com Simone Guimarães.
Com direção artística de Cláudio Lins, filho do artista, a apresentação ganhou momentos especiais como o dueto em “Aos Nossos Filhos”, eternizada por Elis Regina, além de composições que destacaram seus parceiros mais frequentes, como Ronaldo Monteiro de Souza, Vítor Martins e Chico Buarque.
O público pernambucano cantou junto sucessos que atravessam gerações: “Vieste”, “Começar de Novo”, “Depois dos Temporais” e “Lua Soberana”. A energia do Guararapes deixou claro: Ivan Lins chega aos 80 anos com vigor criativo, relevância e profunda conexão com a história do Brasil.
Além da turnê no país, Ivan segue para apresentações no Japão e nos Estados Unidos, logo após ser reconhecido com o Prêmio à Excelência Musical no Grammy Latino 2025.
O lindo e irresistível bolo do meu aniversário, preparado em azul celestial com muito carinho pela minha enteada Maria Beatriz, parti, ontem, ao final do jantar comemorativo no restaurante da pousada Baixa Verde, da minha amiga Terezinha, viúva do saudoso Pedro Júnior, que movia o mundo turístico de Triunfo.
Terezinha abriu as portas do seu aconchegante e romântico restaurante para nos oferecer fondue de queijo e carne. Estava uma delícia, como sempre! A pousada, que antes era uma espécie de galpão do Engenho São Pedro, estava apinhada de turistas. Triunfo é assim: vive lotada o ano inteiro. Difícil encontrar vagas em sua rede hoteleira.
Pedro, o grande amor da vida de Terezinha, foi vanguardista em equipamentos turísticos em Triunfo. Abriu o Engenho São Pedro, bem próximo à pousada, um dos pontos turísticos mais interessantes da cidade, onde o visitante acompanha a produção de cachaça, licores, rapadura e alfinim.
Na verdade, o Engenho São Pedro é uma herança familiar. Data do início do século passado e foi restaurado por Pedro Junior, neto de Senhor de Engenho. A rapadura de qualidade e a cachaça de alambique seguem os preceitos de produtos orgânicos, ecologicamente corretos.
A restauração começou em 2002. Pedrinho era apaixonado por tudo que fazia, especialmente por Triunfo, cidade que fazia seu coração bater mais forte. Empreendedor nato, dedicou a sua vida ao Turismo de Triunfo e a realizar seus sonhos. Estudioso e pesquisador sobre Cachaças de alambique, desenvolveu uma cachaça com qualidade e muita dedicação, deixando esse legado de uma cachaça única e singular em terras altas e frias.
Com o tempo, o engenho ficou conhecido como o Palácio da Cachaça. Cachaça é o nome dado a aguardente no Brasil. A bebida tem um importante valor histórico, cultural e econômico para o país. É com ela que se faz a famosa caipirinha, conhecida e apreciada no mundo inteiro.
A história dos brasileiros com essa “pinga” vem desde o período da colonização com as primeiras plantações da cana de açúcar. O ciclo definiu os caminhos da economia no Brasil, especialmente para a região Nordeste durante os séculos XVI e XVIII. O Engenho São Pedro é o único da cidade sertaneja a permanecer em atividade durante o ano inteiro. O lugar é uma das paradas obrigatórias do município e está localizado na Avenida Manoel Paiva, nº 114.
Triunfo, onde curti ontem meu aniversário com minha Nayla Valença, não tenho a menor dúvida, teria vida plena economicamente se estivesse em solo europeu. Impressiona e encanta a sua vocação turística. Está encravada em cima de uma serra, uma das mais altas do Nordeste. Do Pico do Papagaio, seu ponto turístico mais alto, a 1,1 mil metros de altitude, é possível avistar quatro cidades em Pernambuco e na Paraíba.
Triunfo é um charme. Não dá para acreditar que, encravada no semiárido nordestino, onde a água é escassa, a seca mata o gado e até seres humanos, mesmo com forte estiagem, as noites são frias e extremamente agradáveis.
Na chegada do inverno, entre junho e agosto, a temperatura média é de 16 graus, podendo chegar a impressionantes 6 graus, um frio europeu, mas com a vantagem de não ser úmido. Bom para tomar vinhos, acender a lareira e degustar fondue de queijo e carne.
Nesta volta a Triunfo, ao pisar no chão de pedras do Pico do Papagaio, descobri em funcionamento, há sete meses, o Café do Brejo, extensão do hotel e restaurante no centro da cidade. Foi aberto pelo meu amigo Gabriel Althoff, que trocou Recife por uma aconchegante moradia no alto do Pico.
“Busquei qualidade de vida, estou no paraíso”, diz Gabriel. No seu novo local de trabalho, ao som do canto de pássaros, é possível matar o frio com saborosos cafés aromatizados, iguarias salgadas e doces, feitas por ele próprio, um tempero especial, fruto do aprendizado com a sua mãe Teca, a primeira a introduzir o café colonial na região.
Na vida que pediu a Deus, em meio a um verde deslumbrante, uma vista de arrepiar, Gabriel diz que não sente a menor saudade do Recife nem de qualquer ambiente urbano. Feliz, fez a cabeça do seu amigo Henrique, também do Recife, para se abraçar com Triunfo.
Henrique se dobrou aos apelos, se convenceu em abandonar a cidade grande e abriu, recentemente, a fazenda Santana do Vale, para produção de queijos finos de búfalo, que degustei no café de Gabriel. Em breve, Henrique vai construir sua choupana dentro da área da sua fazenda, seguindo o estilo de vida do amigo.
Encontrei uma Triunfo invadida por turistas, gente com perfil e cultura diversos. A cidade tem atrativos para todos os gostos, como o teleférico do Sesc, que proporciona vistas panorâmicas da cidade e região, incluindo o Lago João Barbosa Citônio, ideal para passeios e atividades ao ar livre.
Tem vários museus, como o do Cangaço e da Cidade, que preserva a história local, além do museu dos Caretas. A cidade conta ainda com o Teatro Guarany, a Igreja de Nossa Senhora das Dores, e o Pico do Papagaio, que oferece um mirante sensacional, onde fui, ontem, com minha Nayla, acompanhar o belíssimo e romântico por do sol.
Estar em Triunfo é querer parar no tempo. Triunfo é um respiro em meio ao caos, um reencontro com a natureza e consigo mesmo. É uma enorme obra de arte feita pela natureza com seu coração pulsando ao receber seus visitantes. Triunfo, como diz meu amigo poeta Flávio Chaves, não é apenas um lugar lindo, é uma estação em que a alma fala alto.
Triunfo, no coração da serra, é um desses espaços em que a geografia se curva à poesia e o tempo parece andar de mansinho, com passos de neblina. “Quando a névoa escorre dos céus e repousa sobre seus telhados antigos, é como se o próprio céu suspirasse. E nesse suspiro, o mundo todo se cala para ouvir Pernambuco respirando”, escreveu Chaves.
O prefeito Luciano Bonfim (PSD), que não se cansa em trazer mais novidades para aquecer o turismo da cidade, inovou, com emoção: agora tem “melodia” no lago João Barbosa Sitônio, o espetáculo das Águas Dançantes, uma fonte com jatos de água sincronizados com luzes e música.
O show, que combina “luzes, movimento das águas e trilhas sonoras”, acontece às sextas e sábados, às 18h30 e 20h, com música nacional e internacional, e está encantando moradores e turistas. São jatos de água em movimento que acompanham a música, com um jogo de luzes coloridas.
Uma em cada 3 oficinas mecânicas sofre para achar mão de obra
A falta de mão de obra qualificada é hoje o maior desafio das oficinas mecânicas brasileiras, segundo 33% dos profissionais ouvidos em pesquisa nacional conduzida pelo núcleo de inteligência de mercado da Oficina Brasil. Referência em informação estratégica, a empresa monitora o mercado de reposição automotiva. O estudo, que mapeia hábitos, características e tendências do setor, também revela um aftermarket em plena transformação, marcado pela digitalização crescente e pelo surgimento de um novo perfil profissional.
O setor movimenta R$ 60,21 bilhões ao ano apenas em peças técnicas e lubrificantes, com mais de 74,6 mil oficinas ativas e cerca de 300 mil profissionais. Apesar do tamanho do ecossistema, a pesquisa demonstra que a baixa retenção e capacitação técnica impactam diretamente a operação das empresas, especialmente, diante do avanço da eletrificação e de novas tecnologias.
“A profissão do reparador está passando por um momento decisivo. Ao mesmo tempo em que vemos um profissional mais digital, mais qualificado e atento à gestão do negócio, ainda enfrentamos a dificuldade de formar e reter talentos. A qualificação contínua é fundamental para que esse novo perfil acompanhe a velocidade das transformações tecnológicas do setor”, afirma André Simões, diretor-executivo da Oficina Brasil.
Segundo o levantamento, esses desafios se refletem nas principais dores do dia a dia das oficinas, que incluem:
Escassez de mão de obra qualificada – 33%
Atendimento à expectativa do cliente – 8,3%
Tempo de entrega de peças – 7,4%
Atrair novos clientes – 7,1%
Falta de peças – 6%
Preço das peças – 5,4%
Dificuldade em atender à demanda – 5,1%
Qualidade das peças – 4%
Desafios de relacionamento com o cliente – 3,7%
Empreendedor – O perfil atual do reparador brasileiro revela um profissional que, em grande parte, é também um empreendedor: 68% ocupam cargos de proprietário ou chefe de oficina. A idade média é de 42 anos, 74,8% são casados e 58,8% têm um a dois filhos. O nível de escolaridade ainda é limitado, com 72% tendo apenas o ensino médio — e 18% com ensino superior completo. A rotina de trabalho também é intensa.
Em média, cada oficina atende 123 veículos por mês, um crescimento de 52,5% desde 2020, realiza compras de peças na ordem de R$67,6 mil mensais e mantém um tíquete médio de R$550 por serviço. A gestão de compras é feita de forma pragmática: 72,3% dos pedidos são realizados por canais rápidos como WhatsApp e telefone, enquanto apenas 7% ainda utilizam o balcão físico.
Critério de compras – O reparador atual é mais criterioso nas decisões de compra. Qualidade das peças (54%) e confiança na marca (27%) somam 81,5% das preferências, superando preço (4%), garantia (2%) e outros fatores. Há também mudanças na relação com o cliente: 56,8% afirmam não delegar a compra das peças ao dono do carro, preferindo manter o controle para garantir qualidade e prazo. A participação feminina no setor cresceu 230% desde 2019, passando de 5% para 16,5%. Entre os reparadores com até 24 anos, 43% são mulheres.
Na faixa até 29 anos, o índice é de 37%. Além disso, 68% das profissionais já ocupam posições de liderança ou gestão. “Esses números evidenciam que o reparador brasileiro está assumindo um papel cada vez mais estratégico dentro da cadeia. Ele não é apenas quem executa o serviço, mas quem define padrões de qualidade, influencia o consumo e conduz a relação com o cliente. Entender esse protagonismo é fundamental para projetar o futuro do aftermarket”, completa André.
Começa a pré-reserva do Haval H9 e da Poer P30 – A GWM Brasil acaba de iniciar as reservas antecipadas do SUV Haval H9 e da picape Poer P30, novos modelos da marca que chegam ao mercado em setembro. As reservas podem ser realizadas diretamente no site da GWM (gwmmotors.com.br), Mercado Livre, aplicativo My GWM ou nas concessionárias da marca, mediante depósito de R$ 9 mil. O preço oficial da picape será divulgado no dia 10 de setembro; o do SUV, no dia 12. Para os clientes que fizerem a reserva antecipada, a GWM preparou condições especiais de lançamento, incluindo um kit de acessórios exclusivo e a instalação.
No Haval H9, o kit é composto por engate de reboque, rack de teto e caixa organizadora. Na Poer P30, o cliente receberá capota marítima de lona, santo antônio tubular e trava antifurto do estepe. O Haval H9 é um SUV de grande porte com capacidade para sete passageiros e tração 4×4, pensado para famílias que valorizam conforto, segurança e desempenho em qualquer tipo de terreno. A Poer P30 — pronuncia-se “Páuer”, remetendo à palavra “Power”, potência, em inglês — é a primeira picape média da GWM no Brasil. Ambos os modelos são equipados com motor 2.4 turbodiesel e transmissão automática de 9 marchas. Essa configuração foi escolhida com base em pesquisas de opinião com consumidores e avaliação das concessionárias da marca, que atuam em regiões tradicionais de venda de veículos diesel.
Os veículos contam com sistema de tração inteligente com três modos: 4×2, 4×4 High e 4×4 Low, garantindo máxima performance em diferentes tipos de piso e condições de condução. As dimensões reforçam a presença e o conforto dos modelos: o Haval H9 mede 4.95m de comprimento; a Poer P30, 5.4m de comprimento. Os dois modelos se destacam por recursos como faróis Full-LED inteligentes, assentos em couro climatizados, tela central de 14,6 polegadas, câmera 360°, controle remoto via aplicativo, carregador de celular por indução de 50W e sistema de condução semiautônoma de Nível 2+.
Nova BMW R 1300 RT chega já – A marca alemã acaba de confirmar que a nova R 1300 GS Adventure chega ao nosso mercado ainda em 2025. Modelo é equipado com motor de 1.300 cilindradas, que entrega 145 cv de potência a 7.750 rpm e 15,2kgfm de torque, embora sem configuração definida. Mas alguns equipamentos, sim: controle adaptativo e dinâmico do chassi (suspensão eletrônica) e sistema de som e painel com tela TFT de 12,25″, por exemplo. A BMW Motorrad, aliás, faz uma grande ofensiva este ano. São, ao todo, sete lançamentos – como a R 1300 GS Adventure, a S 1000 RR, a C 400 X, a F 900 R e a R 18.
Indústria motos bate recorde – O Polo Industrial de Manaus consolidou-se, mais uma vez, como potência global na fabricação de veículos de duas rodas. No primeiro semestre de 2025, o setor atingiu faturamento recorde de R$ 23,3 bilhões – um crescimento de 30,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Painel da Economia Amazonense. Com capacidade produtiva anual de 1,8 milhão de motocicletas e 500 mil bicicletas, o polo mantém sua posição como o maior polo de produção de duas rodas fora do eixo asiático, abastecendo uma rede nacional com mais de 7,8 mil pontos de venda e concessionárias.
Esse desempenho também se traduz na geração de empregos: até julho, o setor empregava 20,3 mil trabalhadores diretos em Manaus, aumento de 8,56% sobre 2024 (18,7 mil). Em todo o Brasil, a cadeia produtiva sustenta cerca de 150 mil empregos diretos. A produção de bicicletas elétricas desponta como um dos destaques de 2025. Segundo a Abraciclo, a fabricação registrou alta de 122% no ano, com 18,2 milhões de unidades até julho, frente a 9,2 milhões no mesmo período de 2024. Atualmente, Manaus fabrica 45 modelos diferentes de e-bikes, em sintonia com as tendências globais de mobilidade sustentável.
Vêm aí os 208 e 2008 híbridos – A Stellantis confirmou o que todo mundo imaginava: a chegada dos híbridos-flex da Peugeot no Brasil, sucedendo a Fiat (com Pulse e Fastback) e seus T200 Hybrid com sistema de eletrificação híbrido leve. O lançamento será no mês que vem. Ambos deverão contar com o motor 1.0 turbo flex de três cilindros entregando até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, sendo atrelado a um câmbio automático CVT. Mas os dois trarão poucas mudanças: além do sistema híbrido leve, devem vir com novas rodas de 17 polegadas e a dianteira permanece com a grade diamantada com o logotipo da Peugeot renovado e as luzes DRL com formato de presas de leão.
No interior, pequenas alterações no quadro de instrumentos digital, seguindo o i-Cockpit digital em tela 3D de 10 polegadas. Com o chamado Bio-Hybrid, o motor de partida e o alternador são substituídos por motor elétrico acionado por correia que faz as duas funções e ainda auxilia o motor a combustão em acelerações para reduzir a emissão de poluentes e consumo. Os carros dotados dessa tecnologia ainda contam com uma bateria de 12V adicional à convencional, mas de íons de lítio, para alimentar o motor elétrico.
Renault Kardian 2026: preços e versões – O SUV compacto Renault Kardian ganhou algumas (pequenas) novidades. Principalmente no conteúdo de equipamentos. Por exemplo: uma nova opção de cor (a azul) para substituir a laranja de lançamento e uma nova versão topo de linha. Agora, são cinco configurações: a de entrada, a Evolution 1.0 Turbo manual de seis marchas, por R$ 113.690.
As demais, que adotam transmissão automatizada de dupla embreagem também de seis marchas, chegam a (como a nova Iconic) R$ 150 mil. Esta vem com câmera Multiview, alerta de ponto cego, alerta de distância segura, acendimento automático dos faróis altos, sensores de estacionamento frontal, faróis de neblina em LED, sensor crepuscular, modos de condução Normal, Eco e Sport, iluminação dinâmica e personalizável no interior, teto biton, grade frontal em preto brilhante etc. E pode ter opcionais como o Pack Conectividade, por R$ 3.590 a mais — com serviços conectados, revestimento interno na cor marrom e antena tipo tubarão.
Novo A5 chega por R$ 380 mil – A Audi do Brasil anunciou essa semana a chegada do novo Audi A5 à rede de 40 concessionárias da marca. Maior, mais potente e moderna, a terceira geração do modelo oferece muita tecnologia e inaugura no país a inédita plataforma premium a combustão (PPC), que oferece uma dinâmica de condução mais aprimorada. O sedã médio de luxo, que substituiu o A4, pode ser adquirido na versão única 2.0 TFSI Performance S edition quattro por R$ 380 mil. O A5 é equipado com um 2.0 turbo de 272 cavalos e torque máximo de 40,79kgfm.
O motor atua em sincronia com a transmissão S tronic de sete velocidades e a tração quattro. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 5,9 segundos, enquanto a velocidade máxima atinge os 210 km/h (limitada eletronicamente). O novo A5 abraça a nova estética minimalista da marca, introduzida com o Audi Q6 e-tron e caracterizada por linhas mais fluídas e orgânicas, vincos suaves e superfícies mais amplas e limpas.
As picapes mais anunciadas do Brasil – A Mobiauto, portal de vendas de veículos usados do Brasil, constatou em sua base de dados que a Volkswagen Saveiro Robust 1.6 flex é a picape mais anunciada do Brasil em 2025, tanto por vendedores particulares quanto por lojistas. O modelo também lidera os anúncios nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
A Fiat Toro Freedom 1.8 flex aparece como a segunda picape mais anunciada do país, liderando nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia e Goiás. Terceira picape com mais anúncios, a Chevrolet Montana LS 1.4 flex de segunda geração lidera as ofertas no Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul. A Fiat Strada Hard Working Cabine Simples 1.4 flex é a versão da picape da marca com o maior número de ofertas na plataforma da Mobiauto.
As configurações Endurance Cabine Simples, Endurance Cabine Dupla e Working Cabine Simples, todas com motorização 1.4 flex, também aparecem em números relevantes de anúncios. O levantamento aponta ainda que a picape média mais anunciada do Brasil é a Volkswagen Amarok Highline 2.0 turbodiesel (confira a lista abaixo).
Onix, Dolphin e HB20: os mais cotados – Dados do Índice de Preço do Seguro de Automóvel e Moto, produzidos pela TEx – parte da Serasa Experian, revelam que os veículos compactos continuam dominando a preferência nacional. Entre os dez carros mais cotados no país, segundo o Índice de Preço do Seguro Auto, se destacam o Chevrolet Onix, o BYD Dolphin e o Hyundai HB20. O destaque entre os elétricos é o BYD Dolphin, que lidera com ampla vantagem. Já entre os híbridos, o BYD Song segue na liderança, com forte presença de outras montadoras asiáticas no top 5.
Esse movimento de diversificação indica uma transição gradual de matriz energética, com os veículos elétricos e híbridos ganhando espaço nas cotações, mesmo que os modelos tradicionais ainda dominem o volume total. Entre os diferentes tipos de motorização, os veículos híbridos seguem como os mais econômicos para o consumidor quando se trata do custo do seguro. Em julho, os modelos híbridos registraram o menor índice do IPSA, com 2,8%. Os veículos movidos a gasolina ficaram em segundo lugar, com 4,0%, enquanto os elétricos apresentaram 4,4%. Os veículos elétricos ainda apresentam índice de seguro superior ao dos híbridos, o que reforça a importância da análise de perfil e da tecnologia embarcada na definição de preços do setor.
Procura por seguros sobe 3,69% em julho – A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis cresceu 3,69% em julho deste ano na comparação com junho. Já em relação a julho de 2024, houve queda de 7,26%. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS). Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, avalia que o recuo registrado na comparação anual se trata de um cenário atípico perante o bom momento que as seguradoras estão passando em 2025.
“Em fevereiro, por exemplo, tivemos alta considerável de 27%, um patamar que não era alcançado desde 2023. Desde então, observamos boa procura nos meses seguintes. As únicas exceções foram em março, com um recuo pouco significativo, e agora em julho”, afirma. Por outro lado, o incremento registrado ante junho foi impactado diretamente pelo mercado de veículos novos, um cenário que também reforça as boas perspectivas para as vendas de apólices.
A Fenabrave mostra que, na comparação com o mês anterior, julho registrou alta de quase 14% no número de emplacamentos de veículos novos, considerando automóveis e comerciais leves. Em relação a julho do ano passado, o crescimento foi de 1,14%. Por região do Brasil, as Sul (+4,8%) e Sudeste (+4,5%) lideraram o índice de crescimento em julho, na comparação com junho, após baixas registradas nos meses anteriores. O Nordeste, que historicamente apresenta boa procura, também manteve um considerável patamar de crescimento, de 4%.
Carregador de veículo em casa: como evitar riscos – A Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) mostra que, no primeiro semestre de 2025, foram comercializadas 87 mil unidades de veículos leves eletrificados (híbridos e elétricos puros), num crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com isso, a demanda por carregadores residenciais, como os wall boxes, também aumenta. No entanto, a instalação e o uso incorretos desses equipamentos podem trazer riscos como curtos-circuitos, superaquecimento e choques elétricos. É fato que a infraestrutura de recarga para veículos elétricos no país avança rapidamente.
Dados da ABVE mostram que em fevereiro de 2025, o Brasil contava com 14.827 eletrocentros públicos e semipúblicos, distribuídos em 1.363 municípios — cerca de 24,5% do total de cidades brasileiras. Desses carregadores, 84% são do tipo lento (AC) e 16% são rápidos (DC). O crescimento foi significativo: em apenas três meses (de novembro/2024 a fevereiro/2025), o número total de eletropostos aumentou 22%, com os carregadores rápidos apresentando um salto de 60%. Regionalmente, o Norte lidera o crescimento com 23,7%, seguido pelo Centro-Oeste (13,1%) e Nordeste (10,9%). Apesar dessa expansão, muitos proprietários ainda dependem da recarga doméstica, o que exige cuidados especiais.
Carregador residencial – Carlos Gabriel Bianchin, pesquisador do Lactec e coordenador da Unidade Embrapii Inteligência Embarcada, explica que o primeiro passo é seguir as normas técnicas das concessionárias de energia. “Diversos profissionais e empresas que comercializam os eletropostos também oferecem consultoria e soluções prontas para entregar o equipamento já instalado”, afirma. A instalação deve considerar a capacidade da rede elétrica da residência e incluir disjuntores específicos para evitar sobrecargas. O próprio veículo monitora a recarga, ajudando a prevenir falhas graves.
Como evitar sobrecargas – Bianchin destaca que a infraestrutura elétrica deve ser adequada à potência exigida pelo carregador. “A instalação elétrica deve prever a capacidade de prover a potência correta e também a instalação de itens de proteção, como disjuntores especificados corretamente”, explica. É fundamental seguir as recomendações da montadora do veículo, que geralmente fornece orientações específicas sobre a recarga segura.
Normas técnicas e certificações – No Brasil, as normas para carregadores de veículos elétricos seguem padrões internacionais, como a série da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR IEC 61851, que regulamenta os sistemas de carregamento condutivo. “Aqui no Paraná, a Copel elaborou a norma técnica NTC 902210”, exemplifica Bianchin. Vale ressaltar que, atualmente, não há regulamentação obrigatória do Inmetro para esses equipamentos, o que reforça a necessidade de optar por produtos de fabricantes confiáveis e que atendam às normas da ABNT.
Carregadores – Adaptadores improvisados podem representar perigos, como arcos elétricos e falhas na conexão. “Alguns [adaptadores caseiros] não possuem travas mecânicas, que impedem a retirada sem interrupção do fornecimento de energia. Isto submete o usuário a um possível arco elétrico”, alerta o pesquisador do Lactec. Já os carregadores dedicados, como os wallboxes, são projetados para maior segurança, com sistemas de travamento e compatibilidade com as normas técnicas.
Veículos e baterias – De acordo com Bianchin, as normas da ABNT e internacionais já cobrem as principais recomendações. No entanto, algumas montadoras homologam modelos específicos de eletropostos. “Cada veículo e sua bateria têm uma especificação correta de carga/descarga, e o processo de recarga assegura isso em conjunto com o sistema interno de gerenciamento da bateria (BMS)”, explica.
Recomendações finais – Para uma recarga segura em casa, é essencial: contratar um eletricista qualificado, verificar se a rede elétrica suporta a potência necessária, preferir equipamentos certificados, evitar adaptadores caseiros e seguir as orientações da montadora. Com esses cuidados, os proprietários de veículos elétricos podem aproveitar os benefícios da mobilidade sustentável sem riscos.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
Um incêndio ocorre no início da noite deste sábado (23) em um edifício residencial no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife. Um homem ficou ferido e foi encaminhado a hospital.
Localizado na Rua 48, uma das mais movimentadas do bairro, o prédio é o Montreal. O apartamento onde há as chamas fica no oitavo andar.
Segundo o Corpo dos Bombeiros, as chamas fizeram uma vítima, um homem de 61 anos, que foi atendido pelos bombeiros e conduzido ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby. Ele apresentava queimaduras de 1º e 2º graus, além de haver inalado fumaça.
O Corpo dos Bombeiros enviou para o combate às chamas seis viaturas e informou que, por volta das 20h, o fogo foi debelado e não houve registro de mais vítima. A corporação segue fazendo o rescaldo do sinistro no local.
No Pico do Papagaio, em Triunfo, o ponto mais alto do Estado, 1,2 mil metros de altitude, o pôr do sol virou um espetáculo deslumbrante, acompanhado pela Ave Maria. Passou a ser também o ponto turístico mais importante e concorrido pelos turistas. Clique no vídeo e comprove!
O PT (Partido dos Trabalhadores) prepara uma mobilização da esquerda para atos no 7 de setembro, especialmente diante de eventos organizados por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A ideia dos petistas é de que os atos no Dia da Independência sejam um “momento de expressão, de compreensão e de conscientização” contra o tarifaço americano de Donald Trump, além da atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos. As informações são da CNN Brasil.
O partido tem conversado com outras siglas do que chamam de “campo democrático” para essa movimentação nacional. A intenção é que ela ocorra em todos os estados, mas ainda será definido se será apenas nas capitais ou em outras cidades.
Na avaliação do presidente nacional do PT, Edinho Silva, neste sábado (23), é preciso dialogar com a sociedade, para que todos possam “entender o que está em disputa”.
Edinho disse que o Brasil não pode ser penalizado por participar do Brics, por ter criado o Pix nem por defender a regulamentação das empresas de redes sociais. Ele também afirmou que é preciso negociar terras raras de “forma soberana”.
O PT elegeu a nova formação da Comissão Executiva Nacional e aprovou uma nova resolução política do Diretório Nacional, hoje, em Brasília. As declarações de Edinho Silva foram dadas em coletiva após as reuniões internas.
A resolução defende a democracia, a soberania nacional, a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais — projeto em análise no Congresso — e a promoção da reforma da renda, entre uma série de outros pontos.
Veja a nova composição da Executiva do PT:
Presidente Nacional: Edinho Silva
Vice-presidente: Jilmar Tatto
Vice-presidente: Joaquim Soriano
Vice-presidente: José Guimarães
Vice-presidente: Rubens Junior
Vice-presidente: Washington Quaquá
Secretário Nacional de Comunicação: Eden Valadares
Secretária de Finanças e Planejamento: Gleide Andrade
Secretaria-Geral: Henrique Fontana
Secretaria Nacional de Relações Internacionais: Humberto Costa
Secretário Nacional de Organização: Laércio Ribeiro
Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Política Setorial: Lucinha
Secretaria Nacional de Mobilização: Luiz Felipe (Hadesh)
Secretaria Nacional de Nucleação: Maria de Jesus (Claudinha)
Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais: Romenio Pereira
Secretaria Nacional de Formação: Tassia Rabelo
Secretaria Nacional de Articulação de Políticas Públicas: Vitoria Fortuna
Vogais: Ana Julia, Anne Moura, Camila Moreno, Cristiano Silveira, João Mauricio, Lizandra Dawany, Maristella Matos, Milena Conceição Farias, Misiara Oliveira, Natália de Sena.
De acordo com relatório da PF (Polícia Federal), o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) movimentou mais de R$ 4,8 milhões entre setembro de 2023 e agosto de 2024. Nesse período, o empresário Mário Pimenta de Oliveira Filho fez uma transferência no valor de R$ 700 mil para a conta do político.
Apesar do montante, o homem, que tem negócios no ramo automotivo na cidade do Rio de Janeiro, foi alvo de diversos processos trabalhistas na Justiça. A reportagem encontrou pelo menos quatro ações com o mesmo teor. Todas foram arquivadas após conciliação entre as partes. As informações são da CNN Brasil.
Em um dos casos, iniciado em dezembro de 2023 com valor de causa atribuído em R$ 22,6 mil, o empresário fez acordo com o trabalhador e concordou em pagar R$ 10 mil. Ficou acordado que seriam pagas cinco parcelas de R$ 2.000 para ressarcir o empregado por valores como férias e os valores do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Há outro processo judicial semelhante contra as empresas de veículos e oficina automotiva que eram administradas por Mário Pimenta de Oliveira Filho. Nesse caso, que começou em 2024, o homem pagou parcelas de R$ 1.800 para o seu antigo funcionário. Outra ação cita que a empresa teria pagado cerca de R$ 900 “por fora” para um funcionário.
Atualmente, as empresas se encontram como baixadas no sistema da Receita Federal.
A CNN tenta contato com a defesa do empresário Mário Pimenta. A reportagem também entrou em contato com Carlos Bolsonaro e aguarda posicionamento.
Carlos Bolsonaro critica vazamento de dados
O vereador questionou, nas redes sociais, o vazamento de “dados sigilosos o tempo todo”, referindo-se a uma movimentação financeira de R$ 30 milhões entre março de 2023 e fevereiro de 2024 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que consta no relatório da PF encaminhado ao STF (Supremo Tribunal Federal).
“Eu estou movimentando mais dinheiro do que eu jamais poderia imaginar, segundo os tablóides do regime. E outra: como podem possíveis dados sigilosos serem vazados sobre todos os assuntos o tempo todo e acharem isso normal?”, escreveu o filho do ex-presidente no X (antigo Twitter).
Segundo a PF, as movimentações financeiras foram identificadas por meio de comunicações do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). “No período de 01/03/2023 a 07/02/2024, foram movimentados R$ 30.576.801,36 em créditos e R$ 30.595.430,71 em débitos”, detalha o relatório sobre a situação de Jair Bolsonaro.
De olho no alto escalão do governo cearense, um nome começa a ressurgir em Brasília nas últimas semanas. Ciro Gomes, que atualmente integra o PDT, tem chamado atenção de grandes partidos como o União e Progressistas. Até o PSDB, em busca de nomes com densidade política, já sinalizou interesse e mantém Ciro no radar. As informações são da CNN Brasil.
A ideia principal de Ciro, segundo interlocutores ouvidos pela CNN, é concorrer ao governo do Ceará em 2026, cargo que já ocupou de 1991 a 1994, além de já ter sido ministro da Fazenda (1994-1995) e ter desempenhado outros cargos no governo federal ao longo de sua trajetória política.
De acordo com caciques do União e também do Progressistas, a candidatura de Ciro seria boa para firmar uma aliança de oposição ao governador cearense, Elmano de Freitas (PT), de forma que o ex-governador e ex-ministro poderia ajudar a puxar votos e aumentar as bancadas de ambos os partidos na Câmara dos Deputados.
Na última semana, Ciro circulou por Brasília e chegou a participar de um jantar promovido pelo presidente do Progressistas, o senador Ciro Nogueira.
Segundo fontes, no entanto, a mudança de legenda está ainda no campo das ideias, já que não houve nenhuma conversa formalizando o interesse e a possibilidade dessa migração por parte do ex-governador com Carlos Luppi, o presidente do PDT.
Pessoas próximas a ele dizem que Ciro gosta do partido que está e que ainda está “avaliando os possíveis cenários”.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse hoje que o Brasil “não pode ser quintal de ninguém” e precisa ser um parceiro comercial de “todo mundo” ao comentar sobre o tarifaço dos Estados Unidos.
Haddad participou de uma reunião do PT junto com lideranças da sigla e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. As informações são da CNN Brasil.
“Nós não podemos abrir mão da nossa soberania, não podemos abrir mão da independência dos poderes. O presidente Alckmin, quero registrar aqui publicamente, tem conduzido de maneira muito sóbria e muito altiva as tratativas com autoridades dos Estados Unidos. É assim que tem que ser. Sem bravata, mas, ao mesmo tempo, fazendo valer a dignidade da nossa gente”, destacou o ministro da Fazenda.
Também foi ressaltado pelo ministro da Fazenda que jamais se passou pela sua cabeça abrir mão das parcerias econômicas com os EUA. Mas que elas não podem ser feitas normalmente dentro das condições que estão sendo colocadas pelos norte-americanos. Ainda indicou que o Brasil dialoga com o governo de Donald Trump, mantendo uma postura ativa, séria e soberana.
Geraldo Alckmin, por sua vez, criticou novamente a imposição de tarifas: “É, primeiro, injustificado porque se a gente for ver a relação comercial Brasil e Estados Unidos, dos dez produtos que eles mais exportam para o Brasil, oito não pagam imposto”. Além disso, apontou que existem diversos produtos que ficam de fora das medidas aplicadas pelo governo de Trump e, naturalmente, há itens que devem ser realocados para outros mercados no futuro.
“Nós não vamos desistir de baixar essa alíquota e tirar mais produtos”, disse o vice-presidente. Logo em seguida, ele apontou que a meta é expandir e conquistar novos mercados, ressaltando os acordos que o Mercosul vai estabelecer com a União Europeia. Além de expor as ações do governo para proteger a economia brasileira, o ministro também defendeu o Pix ao comentar sobre as investigações comerciais dos EUA.
O evento do Partido dos Trabalhadores reuniu também os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e José Guimarães (PT-CE), além do senador Humberto Costa (PT-PE).