Durante a programação da 10ª edição da Feira de Exposição de Caprinos e Ovinos de Rajada (ExpoRajada), o prefeito Simão Durando anunciou um pacote de ações para beneficiar os agricultores familiares e moradores das áreas irrigada, ribeirinha e sequeira do município. A iniciativa contempla kits de irrigação; cisternas; maquinário para a perfuração de poços; linha de crédito especial para os produtores; além da nova etapa do programa Água na Torneira.
As medidas anunciadas têm o objetivo de melhorar o abastecimento de água e irrigação, fortalecendo a produção agrícola da região. O principal equipamento anunciado foi uma máquina perfuratriz para manutenção e instalação de poços em áreas de escassez de água. A máquina foi adquirida por meio de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Filho no valor de R$ 1,6 milhão, além de recursos próprios municipais.
Outra ação relevante foi a aquisição de cisternas que serão distribuídas para famílias da zona rural, além da renovação da parceria com a Agrovale para a distribuição de palhada de cana-de-açúcar para os criadores de caprinos, ovinos e bovinos. O prefeito Simão Durando ainda anunciou kits para potencializar a irrigação e linha de crédito especial para os produtores.
“Fizemos a maior ExpoRajada da história com uma grande exposição de animais e shows com artistas de peso. Essa é uma demonstração de nosso cuidado com o povo de Rajada e de todo o interior. Aproveitamos esse grande evento para anunciar esse pacote de investimentos para fortalecer a zona rural de Petrolina. Com apoio dos nossos deputados Fernando Filho e Antonio Coelho, seguiremos mudando a realidade do homem e da mulher do campo facilitando o acesso à água, com adutoras, cisternas, e equipamentos como essa perfuratriz. O povo do interior pode ter certeza que este grupo político sempre irá valorizar e cuidar dos petrolinenses dos quatro cantos da cidade”, concluiu.
Honda traz novidades em três modelos na linha 2026: confira os preços
A fabricante de motocicletas japonesa com sede em Manaus anunciou nos últimos dias um bom pacote de novidades. A XRE 300 Sahara, por exemplo, teve (pequena) atualização visual. A Standard ganha a cor cinza metálico, com proposta mais discreta. A Rally mantém o tradicional visual tricolor, mas incorpora faixas em azul. Já a versão Adventure segue com o bege fosco, mas com nova combinação de cores. Esta versão inclui ainda para-brisa mais alto, protetor de carenagem e proteção de cárter como itens de série — opcionais nas demais versões.
A XRE 300 Sahara já vendeu mais de 90 mil unidades no país, sendo a segunda entre as aventureiras mais emplacadas de 2025, segundo dados da Fenabrave, ficando atrás apenas da NXR 160 Bros, também da Honda. O motor é monocilíndrico OHC de 4 válvulas com tecnologia FlexOne. O propulsor entrega 25,2 cv com etanol e torque de 2,74 kgfm. A Standard custa R$ 30.385; a Rally (vermelha), R$ 31.053; e a Adventure (bege fosco), R$ 32.108. No começo de agosto, foi a vez da nova CRF 300F (foto) chegar às concessionárias, com preço sugerido de R$ 24.027 (sem frete). O modelo substitui a CRF 250F e traz motor mais potente, câmbio de seis marchas e design inspirado nas irmãs de competição, mantendo a proposta de encarar terrenos fora-de-estrada.
O chamariz da CRF 300F é o motor de 293,5cm³, arrefecido a ar, que entrega 24,6cv e torque de 2,59 kgfm. Isso significa ganhos de 11% em potência e 13,6% em torque em relação à antiga 250F. Outra novidade é o radiador de óleo, que garante melhor estabilidade térmica e protege o conjunto em uso intenso. A NXR 160 Bros, por sua vez, ganha apenas uma nova opção de cor, mas mantém os preços-base na faixa dos R$ 21,3 mil para a CBS e R$ 22,3 para a ABS (sem frete).
No ano passado, o modelo já tinha recebido alterações estéticas e técnicas — como farol e lanterna em LED e painel de instrumentos digital com funções como indicador de marcha, consumo médio e conta-giros. Já neste comecinho de ano, recebeu nova calibração da suspensão traseira e garfo dianteiro com tubos de 33 mm. A Bros mantém o monocilíndrico arrefecido a ar, com 162,7cm³ e sistema FlexOne, capaz de gerar até 14,3 cv de potência (etanol) e torque de 1,45 kgfm.
SUV elétrico da Zeekr de 645cv custa R$ 448 mil – A chinesa Zeekr começou oficialmente as vendas do seu novo SUV elétrico no Brasil: o Zeekr 7X será o terceiro modelo da marca (pertencente ao grupo Geely, também dona da Volvo, Lotus e Polestar) por aqui. Ele é, digamos assim, um monstro: tem tração integral (AWD) equipada com bateria de 100 kWh e plataforma elétrica de 800V, gera 645 cv de potência combinada e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. A autonomia estimada pelo Inmetro é de 423 km. O SUV tem 4,82m de comprimento e 2,9m de entre-eixos, mas com visual bem discreto — exceto a Stargate, uma barra de LED interativa com tela LCD capaz de exibir mensagens e animações. As lanternas traseiras seguem o mesmo estilo.
Internamente, o 7X se destaca pelo conforto — e pela sobriedade. Os bancos são, claro, revestidos em couro Napa — e contam com aquecimento, ventilação, ajustes elétricos e até seis modos de massagem. E esses mimos (incluindo apoios de pernas extensíveis) também são dados aos passageiros traseiros. Esses também têm direito a assentos com ventilação, apoio de pernas extensível e um console central com tela LED para controlar as funções do banco. No painel, uma tela flutuante de 16″ para o sistema multimídia e outra de 13,5” (de instrumentos) — além de um head-up display de realidade aumentada de 36”. Atrás dos bancos dianteiros, há telas Oled de 13” com resolução 2.5K para entretenimento dos ocupantes traseiros.
Ele também oferece:
maçanetas escamoteáveis;
retrovisores sem armação visível;
alto-falantes no encosto de cabeça;
bancos com massagem, aquecimento e ventilação;
rede para reduzir a entrada de luz para os passageiros da segunda fileira;
abertura elétrica de portas por botão;
dois carregadores de celular por indução;
projeção de rota do GPS no pára-brisas.
12 radares ultrassônicos;
12 câmeras de alta definição;
1 radar de ondas milimétricas
O porta-malas comporta 616 litros (ou 1.978 litros com os bancos rebatidos). A suspensão a ar permite ajuste de altura, com vão livre do solo de até 230mm — e vem com sistema de amortecimento adaptativo para uma condução suave em diferentes condições de uso. Além disso, o Zeekr 7X vem equipado com o sistema de condução semiautônoma, que combina sensores e recursos como frenagem automática de emergência em velocidades de até 120 km/h.
Vem aí a nova Ram Dakota – A Ram, única marca exclusiva de picapes do mercado brasileiro, prepara uma grande novidade para 2026: a nova Dakota, inédita picape média foi antecipada na quinta-feira (14) por meio da Nightfall Concept. “Ela será o segundo produto a sair do nosso hub de picapes da Stellantis em Córdoba, na Argentina”, comentou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul. A inédita Dakota Nightfall Concept reúne diferentes elementos para enaltecer seu estilo, permeado com os principais símbolos da Ram. Isso começa pela marcante grade do radiador, com o nome Ram vazado e grafado na parte central. O conjunto é emoldurado por uma linha de led que cruza a dianteira da picape lateralmente, passando pela parte superior da grade e indo até os faróis, também de leds.
Na dianteira também está presente um capô esportivo com entrada de ar superior iluminada por três pontos de luz laranja, uma referência e homenagem à algumas das picapes mais famosas da história da Ram. No para-choque, gancho de reboque frontal, guincho elétrico e protetor inferior reforçam a capacidade e robustez presente em todas as picapes da marca, adornados por elementos pintados em um exclusivo tom bronze. A carroceria recebeu uma série de vincos e linhas retilíneos, transmitido solidez e força.
Esses atributos continuam na suspensão elevada da marca Fox, nos exclusivos pneus todo-terreno de 33 polegadas e nas rodas de liga-leve de 18” com beadlock — recurso essencial para garantir a excelência do carro mesmo nos percursos off-road mais intensos. O visual é complementado pelos estribos laterais e molduras pretas dos para-lamas, mesma cor aplicada nos para-choques e retrovisores.
Mustang Dark Horse chega por R$ 649 mil – A marca do cavalo selvagem já pôs nos concessionários Ford a versão Dark Horse do Mustang. Essa é uma série homologada para as ruas mais próxima do que é adotado nas pistas de corridas. É, na verdade, a mais potente já produzida — e olhe que Mustang já fez história com modelos como Shelby GT350, Boss 302, SVT Cobra R e Mach 1. A versão tem motor Coyote 5.0 V8 aspirado com 507cv, 15 cv a mais que a variante GT, e torque de 57,8kgfm. E faz de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos — com velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente.
A transmissão automática é de dez velocidades e a suspensão é a adaptativa MagneRide para o melhor acerto de acordo com as condições da condução. Os freios são fornecidos pela Brembo com discos dianteiros flutuantes. O interior é dominado pelo couro e a camurça, com costuras azuis aparentes. O cluster painel digital de instrumentos é de 12,4 polegadas configurável. A central multimídia também também tem 12,4 polegadas com GPS embarcado e conexão sem fio a Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de som é da B&O com 12 alto-falantes.
Cronos chega às 250 mil unidades – O popular sedã da Fiat atingiu 250 mil unidades vendidas no país. Ele é produzido no Polo Automotivo de Ferreyra, em Córdoba, na Argentina, e foi o sedã mais comercializado na categoria na América do Sul. Lançado no início de 2018, o Cronos chegou para substituir o sedã derivado do Palio, o Grand Siena, e ocupar a faixa de compactos com mais equipamentos e espaço interno.
A linha 2026 trouxe a reestilização mais marcante até agora, com adoção de nova grade, integrada aos faróis, e para-choque redesenhado, agora mais alinhados ao visual de modelos europeus da Fiat. O sedã é vendido em quatro configurações. A de acesso, a Drive 1.0, parte de R$ 107 mil. Traz de série direção elétrica, central multimídia de 7″ com espelhamento sem fio e volante multifuncional, ar condicionado manual, sensor de estacionamento traseiro e assinatura em LED nos faróis.
Peças usadas, mas ‘novas’ – O grupo da Fiat, Jeep, Citroën, Ram e Peugeot acaba de inaugurar, em Osasco, seu primeiro centro de desmontagem veicular circular de autopeças. Ela investiu R$ 13 milhões no projeto, que servirá para desmontar 8 mil veículos a cada ano e permitir que a maior parte das peças e componentes retornem ao mercado consumidor com garantia de qualidade e procedência ou tenham destinação final adequada. A operação, calcula a Stellantis, poderá evitar a emissão de cerca de 30 mil toneladas de CO₂ anualmente, e auxiliará a montadora a atender as demandas de sustentabilidade e reciclabilidade do Programa Mover do governo federal.
Preço do 0km reduz em julho – O mercado de veículos 0km apresentou em julho o seu segundo mês consecutivo de redução nos preços, segundo apontam dados do Índice Webmotors, que calcula todos os meses as variações percentuais dos valores dos carros anunciados na plataforma. Segundo o levantamento, o indicador para veículos novos foi de -0,070%, o que representa uma variação de -0,022 ponto percentual com relação a junho, quando apresentou -0,048%. O resultado indica uma leve desaceleração na demanda por modelos 0km após um primeiro semestre de 2025 marcado em maior parte pela valorização do segmento.
Na mesma linha, o mercado de usados apresentou seu quarto mês consecutivo de desvalorização crescente, com índice de -0,418%, uma variação de –0,088 ponto percentual frente a junho. Com ambos os segmentos (novos e usados) apresentando retração, o mercado brasileiro automotivo encerrou julho com índice geral de -0,402%, o que representa um aumento na desvalorização de -0,089 ponto percentual com relação a junho. Após um mês de junho de depreciação crescente, o mercado de elétricos usados viu seu indicador alcançar -0,216% e reduzir a desvalorização em +0,935 ponto percentual.
Vagas para gestantes – A Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Desenvolvimento Urbano, acaba de aprovar um Projeto de Lei que determina a reserva de vagas em estacionamentos para gestantes – ou para pessoas que estejam acompanhadas de crianças de até dois anos de idade. O PL 8650/2017, voltado aos direitos de mobilidade de grupos específicos, foi apresentado pela então deputada Mariana Carvalho (RO) — depois passou a tramitar em conjunto com outras quatro propostas semelhantes. O objetivo é promover maior equidade no uso do espaço urbano, facilitando o deslocamento de gestantes e responsáveis por crianças pequenas.
O texto estabelece que as vagas reservadas para gestantes e responsáveis por crianças de colo devem estar próximas dos acessos de circulação de pedestres, assim como aquelas destinadas a idosos ou pessoas com deficiência. Mas, em grandes estacionamentos, esses espaços estarão inclusos no percentual mínimo de 2% do total de vagas. Em suma: 2% do total que antes eram divididos apenas entre idosos e pessoas com deficiência também terão que ser compartilhados com esse novo grupo. Já nos estacionamentos menores, será obrigatória a disponibilidade de ao menos uma vaga para cada grupo. Os espaços privados, como shoppings, supermercados, hospitais e centros comerciais, terão de ser adequados.
Interruptor de pressão de óleo: os segredos sobre a troca dele – Interruptores de pressão de óleo são aliados importantes na detecção precoce de falhas no motor. Sua correta aplicação, manutenção preventiva e substituição em tempo hábil são ações que preservam a integridade do motor do veículo e evitam prejuízos ao motorista. Esses componentes são responsáveis por monitorar a pressão do óleo lubrificante do motor e, ao detectar que a pressão do óleo lubrificante está abaixo do mínimo especificado para o motor, atua como um sistema de alerta por meio do acendimento da luz de óleo no painel, ajudando a prevenir falhas graves no motor bem como o desgaste prematuro de peças internas.
Nos casos em que a substituição é necessária, a escolha por peças de alta qualidade e com especificações adequadas é indispensável. Para assegurar o pleno funcionamento do sistema de lubrificação e a precisão na leitura dos dados, a NTK — fabricante de componentes para sistemas de ignição — bolou algumas dicas:
1- Realizar a manutenção do veículo regularmente, com foco nas trocas de óleo e filtros nos prazos recomendados. Esses cuidados preservam o funcionamento eficiente do sistema de lubrificação.
2- Utilizar o óleo lubrificante especificado pela montadora, de acordo com as exigências do motor. Isso garante a viscosidade e aditivos de proteção adequados aos componentes internos.
3- Verificar a existência de vazamentos de óleo no motor, especialmente em conexões, retentores e vedadores. Pequenos vazamentos podem causar queda de pressão, devido ao nível baixo do lubrificante e comprometer o desempenho.
4- Monitorar o nível do óleo periodicamente, com o motor frio e o veículo em superfície plana. Uma checagem simples que ajuda a evitar falhas por falta de lubrificação.
5- Aplicar o interruptor de pressão correto para a motorização do veículo, conforme especificação técnica. Cada sensor possui uma calibração específica para a pressão mínima exigida.
Cuidados adicionais – Quando a luz de óleo acende no painel, nem sempre a indicação é de falha no interruptor. O comportamento pode ser um sinal de alerta para problemas como a falta de óleo, a presença de lubrificante fora da especificação, deficiência na bomba de óleo, baixa pressão do óleo lubrificante ou de obstruções causadas por borra. Entretanto, vazamentos, entupimentos causados por resíduos metálicos ou borras e ressecamento da membrana são indicativos de que o componente deve ser substituído.
Impactos causados por acidentes e envelhecimento natural também comprometem sua integridade. “A instalação adequada e o torque correto, conforme especificado pelo fabricante do motor, são essenciais para o funcionamento eficiente do interruptor. Também é preciso fazer a substituição após a retífica do motor, pois resíduos metálicos do desgaste anterior podem comprometer sua integridade e operação”, afirma Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da Niterra.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
Três detentos ficaram feridos após uma briga dentro do Presídio de Itaquitinga, penitenciária de segurança máxima localizada nessa cidade da Zona da Mata de Pernambuco. O caso aconteceu neste sábado (16) no Pavilhão C da unidade prisional.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap), os três detentos tiveram ferimentos leves e foram atendidos na enfermaria do Presídio de Itaquitinga. As idades dos presos feridos não foram informadas.
o que aconteceu no local foi um desentendimento entre detentos;
“a Gerência de Operações e Segurança foi acionada, porém a situação foi controlada sem a necessidade de intervenção da mesma”.
“uma apuração interna está sendo feita para serem tomadas as providências cabíveis que o caso requer”.
O g1 perguntou à Seap se alguma faca ou arma foi apreendida no presídio após a briga entre os detentos e solicitou ao Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sinpolpen-PE) outras informações sobre o que aconteceu no Presídio de Itaquitinga neste sábado (16), mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
Mortes no presídio
Nos últimos anos, detentos do Presídio de Itaquitinga foram assassinados dentro dessa penitenciária de segurança máxima. Entre os casos recentes registrados, estão os seguintes:
23 de setembro de 2021: o detento Erivaldo dos Santos Silva, de 36 anos, foi morto a facadas após se envolver em uma briga no presídio. Cinco detentos foram levados para a delegacia de Nazaré da Mata para serem autuados por homicídio.
6 de maio de 2021: dois presos foram assassinados em uma cela do Pavilhão D do presídio. Os detentos que cometeram esse crime fizeram uma abertura na parede que dividia as celas.
20 de março de 2021: o detento Evandro Domingos de Freitas, de 28 anos, foi encontrado morto após ser estrangulado na cela de disciplina da unidade.
Quando questionados sobre quem é, entre as figuras brasileiras, o principal culpado pelo tarifaço que os Estados Unidos impuseram ao Brasil, os eleitores se dividem, de acordo com uma nova pesquisa Datafolha divulgada neste sábado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é citado por 35% dos entrevistados, quatro pontos a menos que a soma da família Bolsonaro — o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é mencionado por 22%, e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por 17%.
Somados, os índices de ambos correspondem a 39% das respostas, empatando com o petista no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou menos.
O levantamento também indicou que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, é considerado o responsável pela taxação por 15% das taxas. Ações dele contra Bolsonaro têm sido citadas em manifestações do presidente americano Donald Trump e seus aliados para justificar a imposição das tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros. O magistrado também passou a ser alvo, há duas semanas, de sanções Magnitsky, que incluem restrições como o bloqueio de contas bancárias e de ativos dolarizados.
Outros 3% dos entrevistados responderam que nenhum dos três é o culpado, enquanto 1% afirmou que todos são responsáveis e 7% não souberam responder.
Os percentuais variam, no entanto, ao serem consideradas as divisões entre eleitores de Lula e de Bolsonaro. Entre aqueles que votaram no petista em 2022, 73% atribuem a responsabilidade pelo tarifaço a Bolsonaro (38%) e Eduardo (35%), enquanto 11% afirmam que a culpa é de Lula e 5% dizem que é de Moraes.
Já entre bolsonaristas, 58% veem Lula como o motivador das novas tarifas, seguido de 25% que acreditam que as decisões de Moraes provocaram a retaliação americana. Nesse segmento, apenas 5% enxergam Eduardo como culpado e outros 4% atribuem a responsabilidade ao ex-presidente.
Chances de novas medidas depois da prisão domiciliar de Bolsonaro
A pesquisa também mostra que 40% dos entrevistados acreditam que, depois da decretação da prisão domiciliar do ex-presidente na semana passada, o governo americano tomará novas medidas que podem prejudicar ainda mais a economia brasileira. Já 28% responderam que Trump não se importará com Bolsonaro e negociará termos que afetem menos o cenário nacional.
Outros 20% disseram que o republicano somente irá manter as tarifas já aplicadas e 12% não souberam responder. O instituto fez 2.002 entrevistas em 113 municípios entre os dias 11 e 12 de agosto.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu um pedido de intimação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma ação movida contra ele nos Estados Unidos. O presidente do tribunal, Herman Benjamin, irá decidir sobre o andamento.
A ação é movida contra Moraes pela rede social Rumble e pela Trump Media, empresa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Como o jornal O Globo mostrou, o processo empacou porque a Justiça norte-americana ainda não intimou o magistrado. Antes, o local indicado para a citação foi o endereço residencial de Moraes, em São Paulo.
As companhias acionaram a Justiça Federal da Flórida, em fevereiro, com o objetivo de barrar ordens de Moraes para a remoção de perfis em suas plataformas. Elas argumentam que as decisões do ministro excedem sua competência.
O pedido de intimação foi registrado no STJ na quinta-feira como uma carta rogatória e tramita em sigilo. O regimento do STJ determina que cabe ao presidente do tribunal determinar o andamento ou não do procedimento.
Ainda em fevereiro, a Justiça norte-americana rejeitou um pedido de decisão liminar (provisória) contra Moraes. A juíza Mary Scriven não analisou o mérito do pedido feito pelas empresas, mas disse em sua decisão que as decisões de Moraes não se aplicam à jurisdição dos Estados Unidos
O Núcleo de Prevenção à Cegueira do Araripe, recém-inaugurado em Ouricuri, começou a atender a população oferecendo cirurgias oftalmológicas gratuitas, graças a uma emenda de R$ 2 milhões do deputado federal Augusto Coutinho. O vereador Jaécio (União), de Trindade, visitou o centro e destacou a importância da iniciativa para pacientes que não teriam condições de arcar com o custo dos procedimentos ou de se deslocar até Recife.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê com preocupação a decisão do presidente Donald Trump de enviar forças aéreas e navais para o Mar do Caribe Meridional. A justificativa de Washington é que a medida será tomada para “lidar com ameaças” de cartéis de drogas latino-americanos, segundo a agência Reuters. A movimentação ocorre no momento em que a presidente do México, Claudia Sheinbaum, está em viagem à Guatemala. Segundo ela, porém, a operação ocorre em águas internacionais, não se configurando como intervencionismo.
Mas, para auxiliares de Lula, o envio de militares é preocupante “em qualquer circunstância”. Especialmente se uma força estrangeira invadir o território brasileiro. Mas a notícia que chegou a Brasília sobre o tema tem como origem a imprensa.
O principal alvo dos EUA é o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Há alguns dias, Trump anunciou um aumento na recompensa de US$ 50 milhões pela cabeça de Maduro. O Departamento de Justiça dos EUA alega que o venezuelano teria ligações com o narcotráfico. Na última terça-feira, Maduro reagiu. Disse aos “imperialistas” que não se atrevam a atacá-lo, porque a resposta “pode ser o fim do império americano”.
Mobilização da Marinha
O contingente é formado por militares do Grupo Anfíbio de Prontidão Iwo Jima (ARG, na sigla em inglês) e da 22ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais para o Comando Sul dos EUA. Sua movimentação faz parte de um reposicionamento mais amplo de ativos militares para a área de responsabilidade do Comando Sul dos EUA (Southcom), que vem sendo realizado nas últimas três semanas, disse uma das autoridades de defesa.
Um submarino de ataque com propulsão nuclear, aeronaves de reconhecimento P8 Poseidon adicionais, vários contratorpedeiros e um cruzador de mísseis guiados também estão sendo alocados para o Comando Sul dos EUA como parte da missão, segundo as fontes da CNN.
Segundo a imprensa americana, o destacamento americano teria como objetivo combater o tráfico de drogas e pressionar o governo venezuelano. Uma terceira pessoa familiarizada com o assunto especificou à CNN que os recursos adicionais visam “enfrentar ameaças à segurança nacional dos EUA vindas de organizações narcoterroristas especialmente designadas na região”.
Um oficial da Marinha disse à CNN que a Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais “está pronta para executar ordens legais e apoiar os comandantes combatentes nas necessidades que lhes forem solicitadas”.
Agentes da Polícia Ambiental e da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) suspenderam neste sábado (16) a derrubada de árvores na Rua 20 de Janeiro, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e aplicaram multa de cerca de R$ 500 mil contra a gestão do prefeito João Campos. A ação ocorreu após denúncias de moradores e envolveu a retirada de vegetação em área destinada à construção dos habitacionais Vila Aeronáutica I e II, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, na antiga Vila dos Sargentos.
Segundo a Polícia Ambiental, a obra possui autorização da Prefeitura, mas não apresentou a licença ambiental emitida pela CPRH, documento necessário para validar a legalidade do corte. Diante da irregularidade, os fiscais suspenderam imediatamente a derrubada das árvores. Com informações do Portal de Prefeitura.
Em vídeo publicado em suas redes sociais, o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Daniel Coelho (PSD), explicou que o Estado apoia a construção de moradias populares, mas que é necessário cumprir a legislação ambiental. “Em um dos terrenos, a Prefeitura tem a licença e a documentação; nos demais, não. Os equipamentos que estão aqui estavam fazendo uma obra sem a correta licença. Por isso, os equipamentos estão apreendidos”, afirmou. Coelho acrescentou que apenas o lote com licença pode ter intervenções, mas sem o maquinário que estava sendo usado irregularmente, e que a CPRH já lavrou o auto, cabendo à Prefeitura se defender.
Um trecho da rodovia PE-004, em Itambé, na Zona da Mata Norte, cedeu neste sábado (16). Imagens postadas em redes sociais mostram uma cratera em parte da pista.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), o trecho sofreu erosão devido ao acúmulo de chuvas neste período do ano. Além disso, as tubulações responsáveis pela drenagem se romperam, ocasionando o problema.
Em nota, o DER-PE informou que o serviço será executado de forma emergencial, por meio de contratação específica, com previsão de início das intervenções em até 10 dias. O local recebeu reforço na sinalização e permanece monitorado.
Uma equipe será enviada ao trecho ainda neste sábado (16) para avaliação técnica. O DER-PE também afirmou que não houve registro de acidentes ou vítimas em razão da erosão do asfalto. Segundo o órgão, é possível trafegar pelo trecho nos dois sentidos, mas os motoristas devem redobrar a atenção e a cautela. Interdições e desvios serão realizados apenas durante a execução da obra emergencial.
O Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC/CHU-UPE) vai receber um acelerador linear, equipamento de última geração que reduz sessões de radioterapia de 30 para até 5 em alguns casos. O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante visita à unidade, após uma série de cobranças do deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) e do deputado estadual Adalto Santos pela modernização do parque tecnológico da oncologia no SUS.
Desde 2024, Eduardo da Fonte vem defendendo a substituição dos antigos aparelhos de cobaltoterapia por aceleradores lineares, tecnologia mais moderna, precisa e eficaz no combate ao câncer. Em setembro do mesmo ano, protocolou requerimentos ao Ministério da Saúde solicitando dados sobre a localização e o desempenho desses equipamentos. Neste ano, reforçou o pedido e apresentou requerimento para a realização de audiência pública sobre o tema.
A mobilização resultou na publicação, em 14 de julho, do Edital de Chamamento Público nº 1/2025, que convoca hospitais públicos e filantrópicos habilitados em oncologia a informar equipamentos obsoletos a serem substituídos, com prioridade para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No dia seguinte, o deputado solicitou prioridade para o Hospital Oswaldo Cruz no atendimento desse chamamento.
Graças a essa articulação, além do HUOC, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) também receberá um acelerador linear.
“Essa conquista representa mais dignidade e esperança para os pacientes com câncer, que poderão ter acesso a um tratamento mais rápido, preciso e menos desgastante. É um passo importante para modernizar a oncologia do nosso estado e fortalecer o SUS”, afirmou Eduardo da Fonte.
Em um planeta onde a desigualdade e a indiferença parecem regra, existe um pequeno país que insiste em remar contra a maré. Cuba, com recursos limitados, mas com um capital humano gigantesco, construiu um patrimônio que vai além de suas fronteiras: a Brigada Médica Internacional Henry Reeve, criada em 2005 por Fidel Castro para levar médicos e profissionais de saúde a qualquer lugar do mundo onde houvesse sofrimento e necessidade.
De lá para cá, esses profissionais já estiveram no olho do furacão — combateram o Ebola na África, atenderam vítimas de terremotos no Haiti e no Paquistão, enfrentaram a Covid-19 em mais de 40 países e, na América Latina, chegaram onde governos locais nunca haviam chegado.
O Brasil e a chegada dos médicos que mudaram a realidade de milhões
No Brasil, essa solidariedade se materializou de forma histórica no Programa Mais Médicos (2013), que levou atendimento a cidades do interior, comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas onde antes não havia sequer um clínico geral.
Os médicos cubanos garantiram pré-natal para gestantes, vacinação de crianças, tratamento para doenças crônicas e atendimento básico para quem vivia completamente excluído do sistema de saúde. Foram mais de 60 milhões de atendimentos em áreas que, por décadas, estiveram invisíveis para a política nacional.
A sanção contra quem ajudou
Mas solidariedade incomoda. Recentemente, Marco Rubio, secretário de Estado do governo Trump, anunciou ações contra membros do Ministério da Saúde do Brasil por conta do Mais Médicos. Segundo ele, a participação cubana no programa configuraria “exploração de mão de obra”.
A acusação é não apenas injusta — é uma distorção grosseira. O Mais Médicos foi fruto de acordos internacionais legítimos, supervisionados por ambos os governos, e trouxe benefícios concretos à população brasileira. A verdadeira “exploração” é negar a um povo o direito básico de ser atendido por um médico.
Quem é Marco Rubio
Marco Rubio é senador pelo estado da Flórida, secretário de Estado do governo Trump e uma das vozes mais influentes do lobby anticubano nos Estados Unidos. Filho de imigrantes cubanos que deixaram a ilha após a Revolução de 1959, Rubio construiu sua carreira política com forte apoio de grupos contrarrevolucionários radicados em Miami, defensores do bloqueio econômico e de sanções contra Cuba. Ao longo de seu mandato, tornou-se um dos principais articuladores de medidas para isolar diplomaticamente a ilha, pressionar seus aliados e enfraquecer programas de cooperação internacional, como as missões médicas.
O que está em jogo
Essa ofensiva não é sobre direitos trabalhistas. É sobre ideologia e sobre punir um modelo que ousou colocar a vida acima do lucro. É um recado claro: não se atrevam a criar políticas públicas que funcionem sem passar pelo filtro do mercado.
A Brigada Henry Reeve é prova viva de que um país pobre pode ser rico em solidariedade e que a medicina, quando guiada por princípios humanitários, rompe barreiras geográficas e políticas.
Salvar vidas não é crime
Perseguir médicos ou autoridades que viabilizaram atendimento a milhões é um ataque direto à saúde pública. É querer apagar uma experiência que funcionou e que deveria ser ampliada, não criminalizada.
Enquanto houver injustiça e desigualdade, a Brigada Henry Reeve seguirá como exemplo para o mundo. E cada gesto de perseguição apenas reforça sua importância. Porque, no fim das contas, a solidariedade pode ser um ato revolucionário — e isso assusta quem prefere um mundo doente a um mundo solidário.
Na agenda de lançamentos de “Os Leões do Norte”, na próxima semana, no Sertão do Pajeú, tenho dois compromissos nas emissoras da região: na quarta-feira, noite de autógrafos em Afogados da Ingazeira, minha terra natal, participo do Debate das Dez, ancorado por Nill Júnior, na Rádio Pajeú. E no dia seguinte, a partir das 18 horas, apresento o Frente a Frente, meu programa diário na Rede Nordeste de Rádio, ao vivo dos estúdios da Rádio Cultura 94,7 FM, em São José do Egito.
O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), aproveitou a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Pernambuco para reforçar demandas do Sertão de Itaparica. Ao lado do prefeito do Recife, João Campos, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do senador Humberto Costa, ele destacou a importância da articulação política para garantir avanços na região e afirmou que o diálogo com o Governo Federal fortalece parcerias em prol do povo sertanejo.