Sob o comando do prefeito Lula Cabral, o município do Cabo de Santo Agostinho recebeu, nesta sexta-feira (8), o Seminário Internacional “Criando Pontes entre o HUB Pernambuco e o HUB Mundo”, concluindo uma programação especial que celebrou dois marcos históricos: os 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e os países da Europa Central e os nove anos de atuação do Consulado da Eslovênia no Recife. O evento aconteceu no Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas, através de uma parceria entre o consulado da Eslovênia, representado pelo cônsul honorário Rainier Michael, e a Prefeitura Municipal.
Durante o encontro, foram apresentados cases de cooperação internacional, experiências bem-sucedidas em parceria com a Eslovênia e com o Cabo e oportunidades de atuação conjunta em áreas como Educação, Políticas Públicas, Empreendedorismo e Tecnologia. “O Cabo faz parte ativa desse HUB do desenvolvimento. Temos trabalhado duro para garantir infraestrutura e incentivos reais para quem investir. Aqui, os parceiros e investidores podem contar com um governo que facilita, que escuta e que abre as portas para o empresariado, apoiando a geração de emprego e renda para nossa gente”, ressaltou.
O cônsul da Eslovênia agradeceu a acolhida e parceria do município. “Que os municípios entendam a importância da interiorização da diplomacia, a exemplo do que está acontecendo aqui no Cabo de Santo Agostinho. Isso atrai não só negócios, mas desenvolvimento social”, concluiu. Entre as centenas de presentes, representantes consulares e de embaixadas, empresários, especialistas em comércio exterior, acadêmicos e outras autoridades, incluindo o representante do Ministério de Portos e Aeroportos, Arthur Neves e o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o jornalista Paulo Figueiredo foram convidados pelo governo dos Estados Unidos a fazer uma nova rodada de conversas com autoridades do governo americano e auxiliares de Donald Trump.
Os encontros foram marcados para quarta (13) e quinta-feiras (14) da semana que vem, em Washington. Os americanos querem ouvir informações atualizadas sobre as questões políticas e jurídicas no Brasil. As informações são da CNN Brasil.
Leia maisConforme a CNN informou, com a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decretada na segunda-feira (4), Eduardo e Figueiredo estão trabalhando para que o governo dos Estados Unidos não apliquem sanções aos demais ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e nem cobrem novas tarifas aos produtos importados do Brasil.
As articulações por um endurecimento na aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, com aperto aos bancos, estão sendo feitas pela dupla.
Leia menosLeitor assíduo do blog, Anchieta Ferreira, de Cortez, na Zona da Mata, adquiriu o seu exemplar do livro Os Leões do Norte na livraria Leitura do Shopping Caruaru. Ficou tão entusiasmado que já está organizando uma noite de autógrafos em sua cidade. A propósito, veja os locais que a obra pode ser encontrada e como comprar pela internet.
Os leitores que quiserem adquirir ‘Os Leões do Norte’ também podem encontrar os exemplares nas livrarias da rede Imperatriz e rede Jaqueira, nos postos Cruzeiro nos municípios de Tacaimbó e Arcoverde. Em Serra Talhada, por sua vez, na livraria Universitária, no shopping Serra Talhada. Em Salgueiro, está à venda na recepção da rádio Salgueiro FM. Em Belo Jardim, na Livraria Maciel..
Leia maisAlém dos pontos físicos, a compra pode ser feita diretamente no site da Editora ‘Eu Escrevo’, clicando neste link: https://www.euescrevoeditora.com/os-le%C3%B5es-do-norte.
Leia menosSe o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a dupla de emboladores Caju e Castanha ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!
Relatos de arrastões na noite passada (7), durante a Festa de Agosto em São Lourenço da Mata — quando os cantores Matuê e Hungria reuniram o maior público do evento até agora — levaram o Governo de Pernambuco a convocar, às pressas, uma coletiva de imprensa com o comandante-geral da PM e o chefe da Polícia Civil para anunciar reforço no policiamento. O pacote vale para esta sexta (8), data que promete novo pico de público com os shows de Wesley Safadão e Thiaguinho.
Antes do início da festa, houve reunião de planejamento com o 20º BPM e a Polícia Civil, na qual foram mapeados os dias e as atrações de maior demanda e solicitados reforços de efetivo. Apesar de resposta formal, o engajamento do Estado não acompanhou o planejamento, e o anúncio do reforço só ocorreu hoje, após a repercussão negativa dos episódios de violência.
O timing também chama atenção porque o reforço foi divulgado depois da confirmação de presença do presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, e do presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), na festa desta noite. Em terreno politicamente sensível — São Lourenço é administrada por Vinícius Labanca (PSB), aliado de João Campos, adversário de Raquel Lyra — o governo, mais uma vez, corre para remediar os estragos sob os holofotes.
Por Betânia Santana e Ryann Albuquerque – Blog da Folha
Em meio à crescente pressão na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pela instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar contratos de publicidade, a governadora Raquel Lyra (PSD) tem optado por não comentar diretamente o assunto. Em vez disso, a gestora intensificou as agendas de governo no Recife, defendendo resultados concretos e a retomada do desenvolvimento.
“Eu não reajo a isso. Eu fui eleita para fazer diferença, e a diferença que a gente tem feito é fazer Pernambuco crescer, mas sem deixar ninguém para trás”, afirmou a governadora, nesta quinta-feira (7), durante a solenidade de formatura da primeira turma da Residência Intersetorial em Primeira Infância do Brasil.
Leia maisNa cerimônia, que capacitou 101 profissionais para atuação conjunta nas áreas de saúde, educação e assistência social, a governadora também mencionou o esforço do estado para retomar obras paralisadas.
“Pernambuco é o estado que mais retomou obra paralisada no Brasil. Recebemos, infelizmente, em 2022, o título de estado com mais obras paradas — e o Hospital da Mulher do Agreste é um deles. Uma obra de R$ 65 milhões paralisada há mais de 10 anos, e hoje ela traz esperança para muita mulher, para muita criança pernambucana”, destacou Lyra.
Foco no trabalho
No dia seguinte, sexta-feira (8), Raquel Lyra seguiu com a mesma estratégia discursiva durante a entrega de duas quadras poliesportivas em escolas estaduais da capital, como parte do Programa Quadra Viva. Questionada sobre a CPI, a governadora respondeu:
“Ah, eu gosto de trabalhar, então eu fui formada pra isso, né? E a minha vida eu dedico ao serviço público e eu adoro o que eu faço. E tem muita gente boa que me ajuda, veja só, os meninos estão aqui porque acreditam em mim. Se eles não acreditassem, não estavam aqui reivindicando nada, né? E é muito bom a gente ter gente que nos cobra, que está junto da gente, incentivando a fazer mais e mais rápido, e poder entregar, porque Pernambuco tem pressa. E eu digo sempre: nada, nada, nada, nada vai desviar a gente do nosso foco, do nosso caminho, que é entregar um Estado muito melhor do que o que a gente recebeu — e isso já está acontecendo.”
As falas foram dadas durante visita à Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Cândido Duarte, no bairro de Apipucos. Mais tarde, a governadora também participou da entrega de outra quadra na Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Alfredo Freyre, em Água Fria.
Mesmo sem citar a CPI, Raquel Lyra reforçou a legitimidade de sua gestão com entregas e reafirmações de compromisso.
“A oposição tem seu papel. A gente vive numa democracia. O nosso governo tem que trabalhar, entregar resultado”, declarou ainda na agenda de quinta-feira.
A CPI foi protocolada por deputados da oposição para apurar possíveis irregularidades em contratos de publicidade. Com assinaturas suficientes, a comissão será instalada nos próximos dias. Até o momento, a governadora mantém a estratégia de responder com ações e presença no território.
Leia menosNa manhã desta sexta-feira (8), João Alfredo promoveu a 10ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo profissionais da área, gestores, usuários do SUS e representantes da sociedade civil para discutir prioridades e diretrizes da saúde pública no município.
A programação concentrou-se no planejamento estratégico das ações, com ênfase na humanização do atendimento e na ampliação dos serviços para toda a população. As discussões buscaram alinhar propostas a partir do diálogo entre gestão e controle social.
Durante a abertura, o prefeito Zé Martins afirmou: “A saúde precisa ser feita com responsabilidade, escuta e planejamento. Só assim a gente cuida bem das pessoas e transforma a vida do nosso povo. É com coragem, fé em Deus e muito trabalho que seguimos avançando”.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta sexta-feira que há um sentimento entre os parlamentares da Casa de que parte das condenações por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro foram “exageradas”.
— O que eu vejo é que tem um sentimento na Casa de que, até essas assinaturas foram colocadas acerca do projeto da anistia, que as pessoas não concordam com penas exageradas que foram dadas por crimes não tão graves e que pessoas até hoje estão condenadas e cumprindo pena ainda — Motta à CNN. As informações são do jornal O Globo.
Leia maisNo entanto, o presidente da Câmara disser haver um “receio de se fazer uma anistia ampla, geral e irrestrita” uma vez que parte dos temas investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) tratam sobre a apuração de planos terroristas e de assassinato de autoridades.
— Não vejo que os parlamentares têm interesse de anistiar essas pessoas que fizeram isso. Não acho que esse seja o sentimento da Casa. O sentimento da Casa é muito mais de sensibilidade às pessoas mais humildes, aquelas que participaram do movimento e não cometeram delitos tão graves, tão pesados, e receberam penas elevadas — disse Motta na entrevista.
O presidente da Câmara disse não achar que a Casa “tem ambiente” para anistiar crimes graves, como “planejar a morte de alguém” e afirmou que uma “alternativa legislativa” para aqueles que não cometeram “delitos tão graves” pode atender a maioria dos deputados. Segundo Motta, uma iniciativa neste sentido precisará ser debatida e acordada no colégio de líderes para avançar.
Motim no plenário
Na entrevista, Motta disse que defenderá uma punição “pedagógica” a deputados de oposição que ocuparam o plenário da Casa há dois dias em protesto pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O parlamentar afirmou que a ala política “extrapolou tudo aquilo que poderia ser o limite do razoável”. A Mesa Diretora discute o assunto em reunião nesta tarde.
— Eu acho que deve ter (punição) porque o que aconteceu foi grave, até para que isso não volte a acontecer (…) Nós não podemos concordar com o que aconteceu, até porque nós temos que ser pedagógicos nesta situação — afirmou Motta em entrevista à CNN.
Para Motta, o entendimento de que a oposição extrapolou limites é “majoritário”. O presidente da Câmara definiu o episódio como “muito grave” e disse que nunca tinha se visto um movimento feito desta forma.
Leia menosO sucesso dos emboladores Caju e Castanha, que saíram de Jaboatão para ganhar o mundo, faz tempo que ultrapassou as fronteiras do Nordeste, reina absoluto em São Paulo e faz sucesso no País inteiro. A dupla confirmou presença no Sextou de daqui a pouco para falar da rica e vitoriosa trajetória, com emboladas que falam de todos os temas, sobretudo cornice e futebol.
O Sextou vai ao ar logo mais, 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.
O presidente Lula (PT) disse nesta sexta-feira (8) que o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), está “garantindo a democracia” no Brasil.
Lula proferiu a fala ao se dirigir ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC) durante discurso em Rio Branco, no Acre. O presidente também criticou a ocupação das Mesas Diretoras do Senado e Câmara, feita durante dois dias, por parlamentares de oposição que protestaram contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são da Folha de S. Paulo.
Leia mais“Você, Petecão, não assine pedido de impeachment de Alexandre de Moraes, porque ele está garantindo a democracia. Quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcionem a Câmara e o Senado, verdadeiros traidores da pátria”, disse Lula.
Com o motim, os bolsonaristas buscaram pressionar a cúpula do Congresso a pautar a anistia ao ex-presidente e aos participantes dos atos de 8 de Janeiro, além do impeachment de Alexandre de Moraes, que decretou a prisão domiciliar de Bolsonaro, e amarras à atuação da corte, principalmente em relação a investigação e processos contra parlamentares.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), se negou a dar andamento à proposta de impeachment de Moraes. Senadores que se rebelaram depois da prisão domiciliar de Jair Bolsonaro agora tentam usar as 41 assinaturas que obtiveram a favor do impedimento do ministro para pressionar o presidente da Casa.
Alcolumbre retomou a mesa de onde o presidente do Senado conduz as sessões deliberativas na manhã desta quinta-feira, após dois dias em que ela ficou ocupada pelos bolsonaristas amotinados. Os dois dias em que a Casa ficou impedida de ter votações —terça (5) e na quarta (6)— são aqueles em que normalmente há mais deliberações.
Presente durante o evento com Lula, Sérgio Petecão, mencionado pelo presidente no discurso, é o único senador do Acre alinhado ao governo no Senado, já que Alan Rick e Márcio Bittar, ambos do União Brasil, são apoiadores de Bolsonaro.
O presidente Lula realiza as primeiras visitas ao Acre e a Rondônia no atual mandato nesta sexta-feira (8). O petista irá a Porto Velho ainda nesta tarde, após deixar o estado acreano.
No Acre, Lula realiza investimentos de R$ 1,1 bilhão do governo federal em infraestrutura, transportes, energia, educação e regularização fundiária para o estado. O evento contou com a participação do governador Gladson Cameli (PP), que em 2022 apoiou Jair Bolsonaro em 2022.
Governado pelo PT durante 20 anos seguidos, o Acre deu uma guinada à direita a partir das eleições de 2018, tornando-se, desde então, um reduto bolsonarista. Em 2022, Bolsonaro teve 70,3% dos votos válidos no segundo turno no eleitorado acreano, enquanto Lula obteve 29,7%.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), não compareceu ao Teatro Estadual Palácio das Artes.
A gestão federal anunciou obras e reparos na BR-364, que percorre o Acre e por onde a produção econômica é escoada. A rodovia receberá R$ 870 milhões para manutenção e recuperação em quatro lotes. As obras abrangerão trechos que atravessam 12 dos 22 municípios acreanos e devem gerar 12 mil empregos diretos e indiretos, segundo estimativa do governo.
Do Acre, Lula segue para Porto Velho, capital de Rondônia. O estado também foi reduto eleitoral de Bolsonaro durante as eleições de 2018 e 2022 e é governado por Marcos Rocha (União Brasil).
Leia menosPor Blog da Folha
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) afirmou que a federação União Progressita é quem deve escolher qual o palanque que apoiará nas eleições de 2026.
A declaração foi dada em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM na manhã desta sexta-fera (8), quando o parlamentar ressaltou o tamanho que terá a bancada do União Brasil e do Partido Progressitas após a oficialização da federação.
Leia mais“O tamanho da nossa federação em Pernambuco nos dá a legitimidade de escolher o palanque que estaremos. Não são os palanques que vão escolher o União Progressistas. É a União Progressista que vai escolher os palanques que vai participar”, disse nesta sexta-feira (8) em entrevista à Rádio Folha 96,7.
Leia menosO ex-vereador de Toritama, Severino Antônio da Silva, conhecido como Birino do São João, publicou nesta sexta-feira (08) uma nota de retratação pública desmentindo declarações feitas em 24 de agosto de 2023, durante entrevista à Rádio Comunitária Lages-FM. Na ocasião, ele atribuiu ao ex-prefeito Edilson Tavares de Lima “desvio e furto de verbas públicas da saúde municipal” e o chamou de “explorador”. No texto de retratação, Birino afirma que as acusações foram feitas “sem qualquer comprovação ou respaldo factual” e que violaram a “honra e a dignidade” de Tavares.
Severino reconheceu ter excedido limites éticos e jurídicos, disse que “não havia qualquer prova ou evidência” de irregularidades e atribuiu o episódio a “momento de acalorada divergência política”, ressaltando que isso não justifica acusações infundadas. Ao final, pediu “sinceras desculpas pelas ofensas e transtornos” e assumiu o compromisso público de que “situações como essas não irão mais ocorrer”.