425ª Festa de Santo Amaro encerra após 10 dias em Jaboatão

A 425ª Festa do Glorioso Santo Amaro encerrou, na noite de ontem, após dez dias de muita devoção dos fieis ao padroeiro do Jaboatão dos Guararapes. O último dia foi marcado pela procissão percorrida pelas ruas de Jaboatão Centro, que partiu da Matriz de Santo Amaro e retornou à igreja, onde o arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrou a Santa Missa de Encerramento.

Ao longo dos últimos dez dias, foram realizadas celebrações eucarísticas e procissões, desta vez com um grande cortejo. Neste domingo, as celebrações tiveram início às 6h, com a Alvorada Festiva, seguida da Santa Missa e da Missa Solene. À tarde, foi celebrada a Santa Missa, que antecedeu a procissão da missa de encerramento. Nos últimos dois anos, a presença dos devotos foi limitada devido à pandemia da Covid-19, em respeito aos protocolos sanitários.

“Foi uma alegria para todos nós que somos devotos de Santo Amaro poder voltar a frequentar a festa. E aproveitei para agradecer a proteção do nosso padroeiro nos últimos anos, que foram tão difíceis. Santo Amaro estava olhando pra gente e hoje tem essa multidão aqui na igreja. É uma bênção”, disse a aposentada Maria do Carmo, moradora da comunidade Malvinas.

O prefeito Mano Medeiros falou da importância desse momento para os jaboatonenses, por isso fez questão de prestigiar a Festa de Santo Amaro, que está entre os principais eventos do calendário da Igreja Católica em Pernambuco. “Estive presente todos os dias, por entender da importância dessa festa como um momento de renovação de fé e confraternização. São 425 anos de homenagens ao nosso padroeiro e este período em que os devotos não puderam comparecer foi muito difícil. Neste ano, demos todo apoio à Paróquia de Santo Amaro para que o retorno presencial das pessoas tornasse a Festa do Glorioso Santo Amaro ainda mais bonita”, salientou. A governadora Raquel Lyra enviou os secretários executivos da Casa Civil, Artur Neves e Igor Cadena, para representá-la na celebração.

Dom Fernando Saburido destacou a vida simples e a humildade de Santo Amaro ao longo da sua vida. “Santo Amaro foi um dos primeiros seguidores da doutrina de São Bento e se entregou plenamente ao serviço do Senhor”, disse o arcebispo. A 425ª Festa do Glorioso Santo Amaro encerrou com o show do cantor Nando Cordel.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Já estou nos estúdios da Sanharó FM 104,9, em Sanharó, a 196 km do Recife, onde apresento ao vivo, daqui a pouco, o Frente a Frente na companhia de Paulo Muniz, de O Abelhudo, e Alandreck Barbosa, ambos na foto comigo. O programa vai ao ar das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se o leitor quiser acompanhar o programa ao vivo, basta acessar o perfil @radiosanharofm no Instagram.

Na noite de hoje, estarei em Pesqueira, no Agreste, dando seguimento à maratona de lançamentos do meu livro “Os Leões do Norte”, obra que retrata 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2023. O evento acontece às 19h, na Câmara de Vereadores, com o apoio do prefeito Marcos Cacique (Republicanos).

Amanhã (7), a noite de autógrafos será realizada Arcoverde, também às 19h, na Câmara Municipal — etapa organizada pelo presidente da Câmara, Luciano Pacheco (MDB).

Para encerrar a semana, levarei o evento a Venturosa, na Câmara de Vereadores, também às 19h. O prefeito Kelvin Douglas (PSD) coordenou o evento e mobilizou professores da rede municipal, reconhecendo a relevância da obra como material de consulta escolar.

“Os Leões do Norte” resulta de extensa investigação jornalística e historiográfica, reunindo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco entre 1930 e 2022. A obra oferece um panorama acessível e fundamental à preservação da memória política e institucional do Estado, destacando Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.