João Vicente Goulart, filósofo e presidente da Fundação João Goulart, sediada em Brasília, é o convidado de amanhã do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o ‘Direto de Brasília’. Filho do ex-presidente João Goulart, ele tem dedicado grande parte de sua vida a resgatar a memória do pai — autor do livro Jango e eu: Memórias de um exílio sem volta — e agora traz à entrevista novas evidências de que Jango pode ter sido vítima de envenenamento, e não apenas de um ataque cardíaco, em 6 de dezembro de 1976.
Em depoimento à Comissão da Verdade Vladimir Herzog, João Vicente apresentou documentos que apontam reuniões secretas entre agentes americanos e autoridades brasileiras para planejar a eliminação de seu pai, além do relato do agente uruguaio Mario Leira Barreiro, que testemunhou esses encontros. A família já pediu a exumação dos restos mortais de Jango, a oitiva de agentes dos EUA e o acesso a arquivos do Departamento de Estado norte-americano, em busca de provas que confirmem essa versão.
Leia maisAo longo de sua trajetória política, João Vicente foi deputado estadual pelo Rio Grande do Sul (1983–1987) pelo PDT. Passou também pelo PGT e pelo PPL, chegando a concorrer à Presidência da República em 2018 como candidato do PPL. Desde 2019, é filiado ao PCdoB e atua como dirigente da legenda no Distrito Federal.
O podcast vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha e do meu blog, e alcance em cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste. São parceiros do programa a Gazeta News (Grupo Collor/AL); a Rede Mais Rádios (25 emissoras na PB); a Mais-TV, do mesmo grupo (sob a apresentação de Heron Cid); e a Rede ANC (mais de 50 estações no CE). Também apoiam o projeto o Grupo Ferreira de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza, a Água Santa Joana e a Faculdade Vale do Pajeú.
Leia menos