Há 30 anos Brasil perdia o ‘Senhor Democracia’

Do O Globo

O empresário Arthur Vicintim praticava mergulho em Ponta Negra, a 35 quilômetros de Paraty, no Litoral Sul Fluminense, quando viu passar o helicóptero Esquilo de prefixo PT-HMK, por volta das 16h daquela segunda-feira, 12 de outubro de 1992. O industrial paulista, que também era piloto, estranhou quando percebeu que a aeronave, voando a 30 metros de altitude, dirigia-se a uma região de céu trevoso.

“Para onde ele ia estava muito escuro, tudo preto, o teto colado mesmo, sem visibilidade. E ele passou muito baixo. Dez minutos depois, começou uma chuva fortíssima, com rajadas de vento e granizo. Parecia cachoeira. O mar virou muito, e nos preparamos para voltar para a terra”, explicou Vicintim.

O empresário foi, provavelmente, a última pessoa a ver o helicóptero que levava o deputado federal Ulysses Guimarães (PMDB-SP) antes de a aeronave cair. Minutos depois, o Doutor Ulysses, como era conhecido o histórico político, que tanto lutou por democracia durante a ditadura, morreu no acidente aéreo. Junto com o parlamentar, eleito 11 vezes consecutivas deputado federal, estavam a sua mulher, Dona Mora, o ex-senador Severo Gomes e a mulher, Henriqueta, além do piloto Jorge Comemorato. Todos perderam a vida na tempestade, há exatos 30 anos.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Novembro Azul

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), informou à imprensa que colocará em pauta, na próxima terça-feira, para votação no plenário, o Projeto de Lei em que o Governo do Estado solicita a autorização para um empréstimo de R$ 1,7 bilhão. A governadora Raquel Lyra (PSD) havia enviado a proposta aos deputados na volta do recesso parlamentar, em agosto.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados realiza, hoje, às 17h, audiência pública para discutir o tema “Avanço do crime organizado no Brasil”, com foco especial no narcoterrorismo e seus impactos na segurança nacional.

O debate foi proposto pelo deputado federal Coronel Meira (PL-PE), por meio do requerimento 332/2025, e reunirá autoridades, especialistas e representantes de diversas instituições públicas e privadas que atuam no enfrentamento à criminalidade.

Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

O vereador César Tenório, da bancada do PSB na Câmara de Vereadores de Afogados na Ingazeira, propôs uma moção de aplausos, ontem, aprovada por unanimidade pela Casa, pela passagem dos 80 anos do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP).

O parlamentar fez questão de parabenizar a unidade de Saúde, que presta serviços tão relevantes ao Estado. Fundado em 1945, pela Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer (SPCC), o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que se dedica ao diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos, exclusivamente por meio do Sistema único de Saúde – SUS.

Por ser uma instituição filantrópica, o HCP necessita de doações contínuas de pessoas físicas e jurídicas para manter a qualidade no atendimento integral e humanizado aos pacientes. As doações podem ser feitas através do site do hospital: https://www.hcp.org.br/

Ipojuca - Acerte as contas