Perguntar não ofende: por que Raquel Lyra acumula tantas derrotas políticas?

Com a nova vitória de João Campos no MDB, diante da recondução de Raul Henry para a presidência da sigla, novas perguntas surgem à tona, que se acumulam à infinidade de desacertos na articulação política da governadora Raquel Lyra. Os questionamentos parecem mais incisivos do que a busca por respostas óbvias, principalmente olhando para a disputa de 2026 que se avizinha.

Vamos a algumas delas: por que Raquel, ainda no início do seu governo, perdeu a disputa para a presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco, que elegeu Álvaro Porto? Na sequência, como Raquel conseguiu não eleger nomes para o Tribunal de Contas do Estado (até então, uma tradição entre governadores)? O que levou a governadora a perder o apoio do MDB nas eleições municipais de 2024, que preferiu acompanhar o prefeito João Campos?

As perguntas seguem: por que, depois de não se filiar ao MDB, ainda tentou apoiar Fernando Dueire e Jarbas Filho numa disputa interna, sofrendo novo revés político? O que levou a governadora a receber o segundo “não” do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho? Por que Raquel obteve a maior derrota de um governo na disputa pelas comissões na Assembleia Legislativa?

O que fez a governadora pensar que teria o apoio do seu antigo partido, o PSDB, depois que largasse a sigla por outra? E por que indicou a filiação da vice-governadora no partido, deixando que ficasse lá por menos de 30 dias? O que levou o candidato da governadora a ter o pior desempenho numa capital em todo o país, acumulando apenas 3,21%, mesmo com o 2º maior tempo de televisão? As perguntas são muitas. Mas as respostas cabem ao leitor.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino

O deputado estadual Claudiano Filho anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 60 mil para o município da Pedra, no Agreste Meridional de Pernambuco, durante sua participação na ExpoCaraíbas, realizada no Parque Sthefffany Vitória.

O recurso será utilizado para a construção de um galpão voltado à produção genética do gado local, medida que promete fortalecer ainda mais os produtores de leite da região e ampliar a qualidade da bacia leiteira pernambucana, uma das mais importantes do Nordeste.

Reconhecido como o parlamentar que representa os produtores de leite e de laticínios do estado, Claudiano tem atuado em projetos que garantem isenções fiscais, subsídios e selos de qualidade para valorizar a produção pernambucana. “Com essa emenda, reafirmamos nosso compromisso de estar sempre ao lado do homem e da mulher do campo, buscando ferramentas que tragam mais desenvolvimento, qualidade e competitividade para a nossa bacia leiteira”, destacou o deputado.

Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

No Leite, referência em gastronomia no Nordeste, recepcionando meu amigo Cláudio Humberto, um dos maiores colunistas do País, com sua Tais, uma das editoras do Correio Braziliense. Também meu amigo Francisco José, com sua Beatriz Castro.