Chuvas comprometem abastecimento de água em 21 municípios de Pernambuco

As fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e as Matas Sul e Norte de Pernambuco levaram à suspensão ou redução do abastecimento de água em 21 municípios do estado. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), 29 sistemas operacionais foram afetados até esta quarta-feira (21), por motivos que envolvem o acionamento do Protocolo de Segurança de Abastecimento em áreas de morro, a baixa qualidade da água dos mananciais e a falta de energia elétrica. O protocolo é ativado quando o volume de chuvas ultrapassa 75 mm em curto intervalo, medida que anteriormente era de 100 mm e foi ajustada por segurança.

Sete sistemas foram desligados em razão do Protocolo de Segurança, afetando áreas de morro nos municípios de Jaboatão dos Guararapes (Jardim Jordão e Campo de Flamengo), Recife (Jordão e Ibura) e Goiana (Ponta de Pedras). A Compesa explicou que o protocolo foi implantado há três anos com apoio da UFPE e das defesas civis, sendo acionado com base nas previsões da Apac e orientações dos órgãos de segurança. Já a baixa qualidade da água levou à paralisação de 16 sistemas, com impacto em localidades como Vera Cruz (Camaragibe), Muribequinha (Jaboatão), Porto de Galinhas (Ipojuca), Centro e Bonança (Moreno), além dos municípios de Itaquitinga, Timbaúba, Primavera, Aliança, Vicência, Macaparana, Machados, Escada (Centro e Frexeiras), Sairé e Bezerros.

Outros seis sistemas foram interrompidos pela ausência de energia elétrica, atingindo os municípios de São Lourenço da Mata, Machados, Pesqueira, Sairé, Cupira e Lagoa dos Gatos. Segundo a Apac, os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram registrados em Triunfo (187,31 mm), Cabo de Santo Agostinho (183,05 mm), Barreiros (158,66 mm), Escada (152,23 mm) e Ipojuca (142,02 mm). A Compesa informou que segue em plantão permanente, em articulação com as prefeituras e defesas civis, monitorando os sistemas e divulgando atualizações pelos seus canais oficiais.

Veja outras postagens

A Justiça afastou do cargo o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, por seis meses. Ele é alvo de operação da Polícia Federal, hoje.

A decisão do ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e será levada para análise especial da Corte.

Além do afastamento, a PF realiza a 2ª fase da Operação Fames-19, que apura desvios de recursos durante a pandemia de Covid-19 no estado. São realizados 51 mandados de busca e apreensão e outras medidas cautelares, com 200 policiais em atuação na capital Palmas.

A PF apura fraudes em contratos de fornecimento de cestas básicas e frangos congelados financiados por emendas parlamentares. O prejuízo estimado seria superior a R$ 73 milhões.

Os recursos desviados, segundo a PF, teriam sido ocultados em empreendimentos de luxo, na compra de cabeças de gado e em despesas pessoais dos envolvidos no esquema criminoso.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Ipojuca - No grau

O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), esteve nesta terça-feira (2) no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, onde se reuniu com o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, André Teixeira. A agenda tratou de pautas estratégicas para o desenvolvimento da cidade, entre elas o abastecimento de água, a duplicação da BR-104, o andamento das obras da rodovia e a finalização do projeto da variante e da travessia urbana.

Segundo o gestor, os temas são prioritários para garantir mais infraestrutura, mobilidade e segurança hídrica e viária em Toritama e em municípios vizinhos. “Estamos atentos em cada detalhe que impacta o dia a dia da nossa gente. Trabalhamos em sintonia com a nossa governadora Raquel Lyra, para que Toritama continue crescendo com planejamento, obras estruturadoras e soluções que melhorem a vida da população”, afirmou Sérgio Colin.