Raquel e prima tomam medida polêmica para destravar estradas

EXCLUSIVO

A governadora Raquel Lyra (PSD) vinha fazendo muitas reclamações pela demora nas licitações para obras de estradas, atrapalhando seus planos eleitorais para 2026. Agora, a governadora se uniu à sua prima, a procuradora-geral do Estado, Bianca Ferreira Teixeira, para tentar acelerar, sem maiores cuidados, as licitações. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) não vai mais dar parecer nas licitações até R$ 30 milhões para obras em estradas, na modalidade “concorrência eletrônica, pelo critério de julgamento menor preço, para obras de infraestrutura rodoviária”.

A medida já preocupa órgãos de controle, pois a Procuradoria-Geral do Estado vinha sendo o único entrave interno para supostas irregularidades em licitações na gestão estadual. O receio é que haja um “liberou geral” no Estado, para obras visando à eleição de 2026, quando Raquel disputará a reeleição. O trabalho da PGE vinha sendo elogiado por órgãos de controle externo. Agora, o órgão ficará afastado das licitações das estradas. A autorização do “liberou geral” já foi assinada pela prima da governadora.

Por exemplo, um dos maiores problemas da gestão de Raquel, o atraso no embarque do Ganhe o Mundo, foi ocasionado pela posição republicana da PGE em barrar a licitação, mesmo sendo órgão do próprio Poder Executivo. Em abril, durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o secretário de Educação de Pernambuco, Gilson Monteiro Filho, afirmou que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) deu parecer negativo à homologação do processo licitatório referente à iniciativa do Ganhe o Mundo, posição contrária à defendida pela pasta.

Com o impasse, a escolha da empresa responsável poderá extrapolar o semestre letivo, inviabilizando a viagem. Monteiro explicou, na audiência, que foi decisão da secretaria realizar um novo processo licitatório e disse que, desta vez, o impasse vem ocorrendo na PGE.

Veja outras postagens

A pauta da mulher com a governadora Raquel Lyra (PSD) nunca foi prioridade. Em todas as indicações para tribunais e Ministério Público, quando teve oportunidade, preferiu nomear homens a mulheres que compunham a lista. Agora, com a volta do ex-deputado Daniel Coelho ao secretariado, Raquel rasga de vez a esperança de paridade de gênero em seu próprio Governo.

Mais uma vez, um homem entra no lugar de uma mulher. Sai Ana Luíza Gonçalves Ferreira da Silva para entrar Daniel. Assim, serão 19 homens e apenas 11 mulheres no primeiro escalão. Ou seja, quase o dobro de homens, em relação às mulheres. Mais uma promessa de campanha não cumprida. Enquanto pleiteava a cadeira no Palácio do Campo das Princesas, em 2022, a governadora prometeu equidade de gênero em seu secretariado, compromisso que, até agora, não cumpriu.

Petrolina - São João 2025

Com a presença de ministros, mais de 25 prefeitos, deputados federais e estaduais, secretários estaduais e municipais, o prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, acertou ao apostar na realização de um São João com programação para entrar no calendário de eventos nacionais. Tudo isso sem perder o respeito às tradições, com a retomada do São João dos Bairros, o Concurso de Quadrilhas e a Festa da Sanfona.

“O balanço foi extremamente positivo para o turismo, para o desenvolvimento econômico do nosso município e para projetar ainda mais Araripina no país e no Nordeste”, comemora Evilásio. Durante cinco dias de festa, foram mais de 300 mil pessoas que circularam pelo Parque Três Vaqueiros e mais de R$ 1 milhão por dia injetados na economia. O evento se consolidou como um dos maiores já realizados no município, reunindo atrações locais e artistas de renome nacional, movimentando o comércio, a rede de hotelaria e promovendo o turismo regional.

Com a presença de influenciadores digitais e do humorista Tirulipa, o São João de Araripina bombou nas redes sociais, garantindo enorme visibilidade para o evento, que foi prestigiado por lideranças como o ministro Silvio Costa Filho, os deputados federais Fernando Filho e Augusto Coutinho, o secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, o presidente do União Brasil de Pernambuco, Miguel Coelho, e mais de 25 prefeitos da região.

Ipojuca - No Grau 2025
Caruaru - São João
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Os Leões do Norte
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - São João da Torre
Palmares - No ritmo do desenvolvimento

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, empossou nesta segunda-feira (30), no auditório do Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, 194 professores aprovados no concurso público realizado em 2024. Os novos docentes passarão por um curso de qualificação no mês de julho e assumirão os cargos nas 29 escolas da rede municipal no segundo semestre deste ano. “Nós demos nossa palavra, assumimos o compromisso e agora estamos nomeando 194 novos professores para nossa rede de ensino”, afirmou o prefeito durante a cerimônia, que teve a presença da vice-prefeita Comandante Débora e de outras autoridades municipais.

Segundo a Secretaria de Educação, os profissionais atuarão no Ensino Fundamental e a qualificação tem início no dia 14 de julho. “Com essas nomeações, Camaragibe entra em uma nova era na educação”, disse o secretário Mauro Silva. Enídea Cordeiro, primeira colocada no concurso, representou os empossados e destacou o compromisso com a qualidade do ensino. Já a professora Édla Silva, moradora do bairro do Timbi, celebrou a possibilidade de trabalhar na cidade: “A expectativa é muito boa. Agora é aguardar a definição da escola e começar o trabalho em sala de aula”.

O deputado federal Coronel Meira (PL-PE) participou, nesta segunda-feira (30), de audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sobre a aplicação da Lei Orgânica da Polícia Militar, Bombeiro Militar e Polícia Civil. Durante o encontro, o parlamentar destacou proposições de sua autoria que tramitam em Brasília, entre elas o Projeto de Lei 1008/2023, que obriga o emprego mínimo de três militares por viatura, e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 17/2025, que institui o piso salarial nacional para servidores das polícias e bombeiros militares e civis.

“A PEC 17/2025 é fundamental para garantir a valorização dos profissionais da segurança pública no Brasil. O objetivo é criar um piso que assegure dignidade e reconhecimento ao trabalho desses servidores”, explicou Coronel Meira. Ele também defendeu que o reforço no efetivo por viatura é medida essencial para garantir maior segurança às equipes e à população. A audiência integra uma série de ações do grupo de trabalho da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados.

O encontro foi articulado pelo deputado estadual Joel da Harpa, presidente da Comissão de Segurança Pública da Alepe, e contou com a presença dos deputados federais Sargento Gonçalves (PL-RN), Sargento Portugal (Pode-RJ) e Cabo Gilberto (PL-PB).