Pernambuco amarga vice-lanterna entre os estados que mais devem crescer este ano

Pernambuco ocupa a penúltima posição no ranking que projeta o crescimento dos estados brasileiros. Atrás de Pernambuco, que deve crescer apenas 1,4%, aparece apenas o Rio Grande do Sul, com taxa de 1,2%. A fonte para os cálculos é a ‘Resenha Regional do Banco do Brasil’ de maio, que leva em consideração os Produtos Internos Brutos (PIB) nacional e de todas as 27 unidades federativas. O Mato Grosso lidera a lista, com 5,8%. O Piauí tem a melhor performance regional, com 3,7%, na 7ª posição brasileira.

O fraco desempenho de Pernambuco reflete a realidade atual do estado, que também vai muito mal em outros índices como o Ranking de Competitividade dos Estados. Na versão 2024 do indicador, Pernambuco aparece na 19ª posição Geral, perdendo para Sergipe, Alagoas e Paraíba, por exemplo. Desde que a governadora Raquel Lyra (PSD) assumiu, Pernambuco já caiu três posições no Ranking de Competitividade categoria Geral. Paraíba e Sergipe, por outro lado, mostraram performances positivas, ganhando posições melhores na tabela.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Primeira Infância

Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), do estado de São Paulo, e Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, participam amanhã do VEJA Fórum de Infraestrutura – Como as concessões podem mudar o Brasil, em São Paulo. Também estará presente o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O evento, marcado para às 8h no hotel W São Paulo, terá como palestra de abertura o debate sobre o papel das concessões na melhoria da infraestrutura logística do país, mediado por Silvio Costa Filho. Em seguida, os governadores vão falar sobre as oportunidades para o capital privado em concessões e parcerias público-privadas em seus respectivos estados. As informações são da Revista Veja.

Do lado da iniciativa privada, os presidentes da Sabesp, Carlos Piani, da Motiva, Miguel Setas, da Bradesco Asset Management, Bruno Funchal, Vinicius Marchese, da Confea, e Guilherme Penin, vice-presidente da Cosan. Pelo setor público, além do ministro e dos governadores, o evento terá Anderson Pomini, diretor-superintendente da Autoridade Portuária de Santos, e Luciana Costa, diretora de infraestrutura do BNDS.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Por Houldine Nascimento
Do Poder360