Oposição pressiona para Alcolumbre autorizar CPI na última semana de maio

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, chega a Brasília, amanhã, sob um cenário de pressão formal e política para abrir caminho para a CPI mista do INSS. Formal, porque o pedido foi protocolado ontem e porque é direito constitucional da minoria viabilizar uma CPI. Político, porque o escândalo do roubo dos aposentados só escala já que não há um calendário de ressarcimento nem garantia se ele será mesmo ressarcido.

Politicamente, também pesa para Alcolumbre o fato de ele ser uma ponte direta com o presidente Lula e a relação do Planalto com o Congresso. Alcolumbre têm conseguido tudo o que pede no governo, cargos e influência. Porém, a força do assunto, a pressão da oposição e o histórico de que o Supremo Tribunal Federal (STF) pode mandar instalar, como ocorreu na CPI da Covid, podem mudar a disposição de Alcolumbre de segurar a CPI.

Então, seja por força do cenário político ou por pedido judicial, o cenário de não ter CPI mista do INSS vai perdendo força. “Agora é um outro cenário, e tem a indicação de que poderia haver a leitura da CPI em sessão do Congresso dia 27 de maio”, disse um aliado. Ainda não há cenário definido, mas o termômetro é muito mais pela abertura do que pela possibilidade de Alcolumbre matar no peito e jogar com a bola parada. As informações são do blog da Camila Bomfim.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Primeira Infância
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), do estado de São Paulo, e Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, participam amanhã do VEJA Fórum de Infraestrutura – Como as concessões podem mudar o Brasil, em São Paulo. Também estará presente o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O evento, marcado para às 8h no hotel W São Paulo, terá como palestra de abertura o debate sobre o papel das concessões na melhoria da infraestrutura logística do país, mediado por Silvio Costa Filho. Em seguida, os governadores vão falar sobre as oportunidades para o capital privado em concessões e parcerias público-privadas em seus respectivos estados. As informações são da Revista Veja.

Do lado da iniciativa privada, os presidentes da Sabesp, Carlos Piani, da Motiva, Miguel Setas, da Bradesco Asset Management, Bruno Funchal, Vinicius Marchese, da Confea, e Guilherme Penin, vice-presidente da Cosan. Pelo setor público, além do ministro e dos governadores, o evento terá Anderson Pomini, diretor-superintendente da Autoridade Portuária de Santos, e Luciana Costa, diretora de infraestrutura do BNDS.

Por Houldine Nascimento
Do Poder360