Academia Pernambucana de Letras presta homenagem a Marcos Vilaça

A Academia Pernambucana de Letras realiza, nesta segunda-feira (14), às 15h, a Sessão da Saudade em homenagem ao acadêmico Marcos Vilaça, falecido no último dia 29 de março. A cerimônia contará com palestra do escritor José Paulo Cavalcanti Filho, amigo próximo de Vilaça e confrade do homenageado em três academias: a APL, a Academia Brasileira de Letras e a Academia de Artes e Ciências de Lisboa. A Sessão da Saudade é um rito tradicional da APL, que marca oficialmente a vacância da cadeira e o início do prazo para novas candidaturas.

A escolha de José Paulo como orador reforça a conexão pessoal e intelectual entre os dois imortais. Em textos recentes, ele destacou a dimensão multifacetada da trajetória de Vilaça, que foi ministro do Tribunal de Contas da União, professor, conferencista internacional e autor de 76 livros, com publicações em seis idiomas. O discurso deverá abordar essas contribuições e relembrar aspectos humanos e culturais do homenageado.

Além da palestra, a programação prevê o lançamento de edital para preenchimento da cadeira e a presença de familiares, acadêmicos e admiradores. O evento será realizado na sede da APL, na Avenida Rui Barbosa, com entrada e estacionamento pela Avenida Malaquias.

Veja outras postagens

O jovem médico e pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques deve se filiar ao PSB para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, em 2026. Filho do prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), Bruno já conta com o apoio de sete prefeitos, além de vice-prefeitos, vereadores e lideranças de oposição em diferentes regiões do estado. Com estimativa de votação acima dos 50 mil votos, o pré-candidato desponta como um dos nomes fortes para integrar a nova composição da Alepe em 2027, dentro do grupo político do prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025

Em discurso, ontem, enquanto percorria o Sertão, a governadora Raquel Lyra (PSD) fez uma fala no mínimo curiosa. A gestora afirmou que em seu governo não há e nem tolera corrupção. “Polícia Federal pra mim são meus amigos. Vem na minha casa para me visitar e tomar um café. Página policial no Governo de Pernambuco mais não. Esse tempo passou”, cravou a governadora.

Raquel só esqueceu de mencionar que o seu Governo está sendo alvo de uma CPI na Assembleia Legislativa de Pernambuco e as inúmeras irregularidades nas licitações barradas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Confira!

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Enfim, o sucessor de Danilo Cabral na Sudene está oficializado: Francisco Ferreira Alexandre, também indicado pelo senador Humberto Costa (PT), mas em parceria com a senadora Teresa Leitão (PT), de quem ele é segundo-suplente. A portaria da nomeação saiu publicada no Diário Oficial da União.

Caruaru - Primeira Infância

O advogado, gestor público e cientista político Renato Hayashi foi agraciado com a Medalha Ministro Nunes Maia Filho, durante o 4º Congresso da Associação dos Advogados Previdenciaristas de Pernambuco (AAPREV).

A honraria reconhece sua destacada atuação na advocacia previdenciária, na educação jurídica e defesa dos direitos sociais. O reconhecimento reforça sua trajetória dedicada ao fortalecimento da advocacia e à promoção de iniciativas que unem conhecimento técnico e compromisso social.

Toritama - Tem ritmo

A governadora Raquel Lyra (PSD) foi duramente criticada por não ter acompanhado a agenda do presidente Lula (PT), ontem, em Pernambuco. Enquanto cumpria compromissos no Sertão, Raquel fez questão de reforçar a parceria que tem com a Presidência da República e destacar as obras federais que estão espalhadas pelo Estado, obras, aliás, que tem se apoderado sem antes citar que a origem dos recursos é do Governo Lula. Confira o vídeo na íntegra!

Palmares - Forró Mares