Alepe instala Frente Parlamentar para fortalecer Enoturismo

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) instala, amanhã (19), às 10h, a Frente Parlamentar em Defesa da Vitivinicultura e do Enoturismo. A iniciativa, proposta pelo deputado Jarbas Filho (MDB), busca impulsionar o setor no Vale do São Francisco, reconhecido como Rota da Uva e do Vinho e recentemente consagrado com o título de Capital da Uva e do Vinho de Pernambuco, concedido à cidade de Lagoa Grande. O evento ocorrerá no Plenarinho I da Alepe.

O grupo pretende fomentar debates sobre a ampliação da vitivinicultura e do enoturismo na região, setor estratégico para a economia pernambucana. A produção de uvas e vinhos do Vale do São Francisco tem crescido nos últimos anos, consolidando o potencial do Estado para atrair investimentos e gerar emprego e renda. A expectativa é que a Frente atue na criação de políticas públicas que impulsionem ainda mais o turismo e o desenvolvimento econômico no setor.

Veja outras postagens

Por Ryann Albuquerque
Do Blog da Folha

A deputada estadual Dani Portela (PSOL) destacou a influência da polarização política nacional na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), especialmente no contexto da disputa entre o bolsonarismo e o lulismo. Em entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7, nesta sexta-feira (21), ela exemplificou a divisão com a disputa pela presidência da Comissão de Direitos Humanos.

“Retrato um pouco disso, né? Foram dois bolsonaristas que votaram entre si, o deputado Joel da Harpa (PL) e o deputado Júnior Tércio (PP), e do outro lado tinha a minha candidatura, até porque essa pauta de direitos humanos reflete um pouco dessa polarização”, declarou Portela, que foi reeleita para o cargo.

A deputada observou ainda que a pauta de direitos humanos tem sido distorcida por setores da direita, que a associam unicamente à defesa de criminosos.

“Direitos humanos é o direito de todas as pessoas. Protege mulheres, crianças, idosos e também pessoas privadas de liberdade, mas que nem sempre estão cumprindo pena”, explicou.

Portela enfatizou que a Comissão de Direitos Humanos abrange uma gama ampla de questões, como conflitos fundiários, ações de despejo e medidas socioeducativas para menores infratores, mas que a direita tenta simplificar essa agenda, reduzindo-a à defesa de criminosos.

“É uma pauta muito ampla, mas a direita tenta rebaixá-la, reduzindo-a a uma defesa de bandidos”, acrescentou.

CCLJ
A deputada também comentou a eleição do deputado Coronel Alberto Feitosa (PL), aliado de Bolsonaro, para a presidência da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ). Portela esclareceu que, apesar de fazer parte de um bloco que, majoritariamente, votou em Feitosa, ela se posicionou contra sua candidatura. “Não recebi e nem votei em bolsonaristas”, enfatizou.

Ela reiterou sua postura de oposição ao governo estadual e ao bolsonarismo, destacando seu compromisso com a defesa das pautas do presidente Lula. “Eu estive onde sempre estive, na oposição, não só a Raquel Lyra, mas principalmente ao bolsonarismo, na defesa do presidente Lula”, pontuou.

PT e Raquel Lyra
Portela ainda abordou a atuação do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa de Pernambuco, sublinhando que, apesar das divergências com o governo estadual, existe uma convergência de interesses entre ela e os parlamentares petistas, principalmente nas questões sociais e de direitos humanos. Embora o PT esteja mais alinhado à base do governo de Raquel Lyra, Dani sublinhou a importância de dialogar e colaborar com deputados como João Paulo e Rosa, com quem tem trabalhado em pautas como meio ambiente e direitos humanos.

“Hoje, o PT está mais governista do que oposição, especialmente após o envolvimento com o governo de Raquel Lyra. Mas eu acredito muito no trabalho dos parlamentares da sigla na Casa, inclusive da deputada Rosa. Ela foi eleita para a Comissão do Meio Ambiente, e a gente vai pensar numa atuação juntas”, comentou Portela.

A deputada também mencionou a possibilidade de migração para o PT na próxima janela partidária, embora tenha reafirmado que, ao contrário do PT, ela continua sendo oposição ao governo estadual.

Apesar de suas críticas ao governo de Raquel Lyra, a deputada reafirmou que sua maior prioridade continua sendo a defesa das pautas sociais, como as propostas do governo Lula.

“Eu acredito que, ideologicamente, na defesa do governo Lula e nas pautas que são importantes para Pernambuco, nós caminhamos ombro a ombro e lado a lado”, concluiu Portela.

Jaboatão - Combate Dengue

A uma semana do fim do fevereiro e sem definição sobre a esperada reforma ministerial prometida desde o início do ano no governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “de vez em quando erra”, mas que “na maioria das vezes” é escolhido um nome “de qualidade”. A fala do presidente, feita nesta sexta-feira em Itaguaí (RJ), foi direcionada ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, mas ocorre em meio a inúmeras especulações sobre trocas nas Pastas.

Há uma expectativa entre auxiliares que o presidente anuncie a reforma ministerial nas próximas semanas. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, tem sua saída dada como certa por petistas de diferentes pastas. Procurada, a ministra declarou nesta quinta-feira se sentir segura no cargo,e diz não ter recebido nenhum sinal de que será demitida pelo presidente. As informações são do Jornal O Globo.

— De vez em quando a gente erra, mas na maioria das vezes a gente acerta e escolhe um ministro de qualidade — disse Lula, se referindo ao ministro Silvio Costa. — Um menino pernambucano, que tem dado um show no trabalho dele. Só trabalha para fazer as coisas acontecerem. O presidente Lula fez o discurso no Porto de Itaguaí, na Baía de Sepetiba, em cerimônia para a assinatura do contrato de concessão de um terminal portuário de minério de ferro.

Apesar das especulações, o petista tem destacado que ele próprio nunca falou em troca nos ministérios. Na última quarta, Lula disse que uma eventual mudança no governo é uma coisa íntima dele, e que mudar ou não mudar pertencia intimamente ao presidente. 

— Eu mudo quando eu quiser. Da mesma forma que eu convidei quem eu queria, eu tiro quem eu quiser, na hora que eu quiser. É simples assim, sem nenhum problema. (…) Estou contente com meu governo, muito contente, acho que todo mundo cumpriu à risca o que era para fazer. Ao longo do tempo, que não precisa ser em um mês do ano, pode ser no meio, no final do ano, o presidente vai mudando pessoas na medida que ele entende que tem que mudar as pessoas.

Uma das mudanças dada como certa é a entrada da atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann, na Secretaria-Geral no lugar de Márcio Macêdo. O Centrão também pressiona para que um dos seus integrantes assuma a pasta de Relações Institucionais, hoje com o petista Alexandre Padilha. 

Já Padilha é um dos cotado para assumir o lugar de Nísia na Saúde. O ministro das Relações Institucionais chegou a ser procurado pela ministra após as especulações, e disse que não havia sido comunicado de nada por Lula.

Conheça Petrolina

A Polícia Federal de Pernambuco agora conta com uma plataforma com informações de operações e serviços realizados pelo órgão no estado. A iniciativa, segundo o superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, delegado Antônio de Pádua, visa integrar o trabalho feito regionalmente.

“Até então a gente trabalhava com sistemas que muitas vezes não conversavam ou que eram separados entre si. Então você teria que abrir muitas telas e muitas bases para conseguir o número que você precisava. A gente identificou que houve falhas também na alimentação, muitas vezes por conta dessa pulverização de sistemas. Agora com uma base única, com uma validação única, é mais fácil você ter numa única plataforma todos os dados que você precisa para fazer a gestão”, disse Antônio de Pádua. As duas informações são da CBN Recife.

Na plataforma da PF é possível conferir, por exemplo, informações sobre combate ao crime e fazer comparações nos números de passaportes emitidos, fiscalizações em empresas clandestinas de segurança, inspeções em empresas produtos químicos, entre outros.

Além disso, a PF anunciou o projeto para a construção do novo edifício sede, que será erguido no mesmo endereço do antigo prédio, localizado no Cais do Apolo, no bairro do Recife. A edificação foi demolida por ser considerada imprópria para utilização. A previsão é que a obra de conclusão aconteça entre 2029 e 2030.

“A partir da assinatura do contrato, depois de todo o processo licitatório, edital, contratação, a gente estima que de 4 a 5 anos para o prédio, efetivamente, ficar pronto. Então, se a gente conseguir finalizar o processo licitatório, ainda no primeiro semestre deste ano, se fizer assinatura de contrato no segundo semestre de 2025, é possível que em 2029 ou talvez 2030 a gente esteja com a obra concluída”, destaca o delegado Antônio de Pádua.

Com relação ao andamento das obras do edifício da PF em Caruaru, no Agreste, o delegado afirma que o projeto executivo está em sua última etapa, com previsão de conclusão em dois anos.

Já a construção do posto da PF no Arquipélago de Fernando de Noronha está na fase final de acabamento, com a instalação de móveis para que seja feita a entrega efetiva do espaço. A expectativa é que no posto sejam realizados atendimentos de serviço de migração e repressão a crimes contra o meio ambiente, por exemplo. 

Dulino Sistema de ensino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que está bem de saúde, após ter passado por um check-up de exames ontem. Sem citar nominalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro, o petista afirmou que se alguém pensava “como o aloprado que fez um plano para me matar, se prepare porque Lulinha está melhor aos 79 anos”.

“Ontem, fui fazer um check-up. Foram 5h30 dentro do hospital. Fiz tudo que um ser humano tem que fazer. Exame de tudo: da cabeça, do coração e tudo que possa imaginar”, contou o presidente em evento de assinatura da concessão de Terminal do Porto de Itaguaí (RJ), hoje. “Quando eu terminei os exames, às 23h30, os médicos falaram: ‘Lulinha, você tem 70 [anos], com saúde de 30 e com vontade política de 20′”, completou.

“Se alguém pensava como o aloprado, que fez um plano para me matar, se alguém pensava que eu ia parar de fazer política por causa da cabeça, eu quero dizer: se preparem que o Lulinha está melhor aos 79 [anos] do que quando tinha 50″, disse. Segundo ele, a partir de agora, “quem quiser disputar comigo, tem que ir para a rua, me enfrentar na rua”.

A fala de Lula em referência a Bolsonaro ocorre dias depois de o procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciar o ex-presidente e outras 33 pessoas no inquérito do golpe. Após analisar as provas reunidas pela Polícia Federal (PF), que indiciou Bolsonaro, Gonet concluiu que o ex-mandatário não apenas tinha conhecimento do plano golpista, como liderou as articulações para dar um golpe de Estado. Se for condenado, o ex-presidente pode pegar mais de 43 anos de prisão.

“A organização tinha por líderes o próprio presidente da República e o seu candidato a vice-presidente, o General Braga Neto. Ambos aceitaram, estimularam, e realizaram atos tipificados na legislação penal de atentado contra o bem jurídico da existência e independência dos poderes e do Estado de Direito democrático”, diz um trecho da denúncia.

Ipojuca No Grau

A 6ª Turma do TRF 5ª Região irá julgar, na manhã da próxima terça-feira, o mérito da ação popular, movida pelo advogado Antônio Campos, sobre a retirada do trecho Salgueiro-Suape da Transnordestina.

“Estou fazendo o meu dever de pernambucano, indignado com tal ato lesivo a Pernambuco e que fere a moralidade pública. Caso perca o agravo, que ainda não é o mérito da ação popular, pretendo entrar com uma medida cautelar para o presidente do STJ, o ministro Herman Benjamin, para obter uma liminar no assunto”, afirmou Antônio. Confira abaixo os pontos que estão sendo tratados no processo e foram enumerados por Campos.

  1. Está em regular trâmite, na Segunda Vara Federal, ação popular sob o n° 0804040-39.2023.4.05.8300, movida por mim, que pede a anulação total ou parcial do aditivo que retirou Pernambuco do trecho da Transnordestina.
  2. Recorri da negativa da tutela, em 1ª instância, tendo obtido tutela parcial aclarando o dubio aditivo, que esclarece que Pernambuco pode licitar, uma vez recebendo o trecho, ainda com a União/ANTT, mas antes de contratar tem que indenizar o Grupo TLSA/CSN, contendo o aditivo um cálculo excessivo e abusivo de indenização.
  3. O aditivo causa grave dano aos Estados do Nordeste Oriental, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte e fere, entre outros, diversos dispositivos legais e constitucionais, sendo ato lesivo ao erário público e a moralidade.
  4. O Grupo TLSA/CSN conseguiu a proeza de fazer um trecho da Transnordestina, o do Ceará, que já está com problemas de execução, pelo mesmo valor do dever que tinha de fazer os dois trechos, de Pernambuco e do Ceará. E anda pedindo mais recursos para o trecho do Ceará. Coisas do Brasil.
  5. No caso paralelo, que é a recente entrega da Malha Ferroviária do Nordeste a União, pelo grupo, eles não querem indenizar em dinheiro, querendo reinvestir na parte operacional. Que contradição!
  6. As promessas quanto ao trecho de Pernambuco não passam de estudos ou de promessas para o futuro, deixando Pernambuco no atraso e Suape no prejuízo.
  7. O Relator do caso é o desembargador cearense, Leonardo Resende, e o processo tem o valor da causa de 3,7 bilhões, valor corrigido de ofício pelo Juízo de 1º grau, que colocou o valor do aditivo.

Antônio Campos – Advogado, escritor, membro da Academia Pernambucana de Letras, Curador da Fliporto – Festa Literária Internacional de Pernambuco, membro da Associação Brasileira de Imprensa – ABI e ex-presidente da Fundação Joaquim Nabuco.

Caruaru -IPTU 2025 - 20%

Para suprir o déficit de taxistas durante o Carnaval, dado o alto trânsito de foliões, as prefeituras de Paulista e Recife estão em processo de assinar um convênio autorizando a livre circulação dos táxis entre essas cidades durante as festividades. Após a efetivação da parceria, a medida será válida das 6h do dia 26 de fevereiro até as 22h do dia 7 de março.

O assunto foi discutido durante uma reunião na qual estiveram presentes o prefeito de Paulista, Severino Ramos, o secretário de Governo e Gabinete, Fabiano Santos, o secretário executivo da pasta, Agrailson de Ramos, o presidente do Sindicato dos Taxistas, Paulo Torchia, o vereador Cesar Alemão e o secretário de Finanças, Alexandre Araújo.

Por ‘livre circulação’, entende-se a permissão para que os veículos possam circular, parar e estacionar, inclusive nos pontos de táxi, além de realizar o embarque e desembarque de passageiros com destino a qualquer localidade, sem que isso implique no descumprimento das normas estabelecidas.

“Queremos garantir um fluxo contínuo de taxistas e passageiros. É um período que, além dos nossos próprios munícipes, também chegam turistas na nossa cidade e já estamos nos preparando para esse aumento da demanda”, explicou Santos.

Camaragibe Cidade do Trabalho

Por Osvaldo Matos Jr*

O Brasil enfrenta uma das maiores crises de violência da atualidade. Uma guerra silenciosa, onde o crime organizado atua como um exército irregular, sem lei, sem doutrina e amparado na impunidade. Os dados mais recentes revelam um cenário preocupante e expõem a gravidade do problema que assola o país.

Desaparecimentos: Um Drama Sem Solução

Nos últimos 15 anos, aproximadamente 1 milhão de pessoas desapareceram no Brasil, uma média de 66.667 casos por ano. Em 2022, foram registrados 74.061 desaparecimentos, um aumento de 12,9% em relação ao ano anterior.

Apesar de algumas pessoas serem localizadas, uma grande parcela dos casos permanece sem solução. Entre 2019 e 2021, por exemplo, dos mais de 200 mil desaparecimentos registrados, apenas 112 mil pessoas foram encontradas, ou seja, cerca de 44% continuam sem paradeiro conhecido.

A falta de um sistema nacional unificado e a subnotificação dificultam o monitoramento e o acompanhamento dos casos, agravando ainda mais a situação das famílias que aguardam respostas.

O Impacto dos Homicídios

Nos últimos 15 anos, o Brasil registrou 789.741 homicídios, com uma média anual de 52.649 mortes violentas. A evolução dos homicídios mostra oscilações preocupantes:

2008: 50.135 homicídios

2017: Pico de 63.880 mortes

2019: Queda para 41.730

2022: 46.409 homicídios, um aumento em relação aos anos anteriores

Entre 2012 e 2022, estima-se que 51.726 homicídios não foram registrados oficialmente, sugerindo que os números reais podem ser ainda mais alarmantes.

Os Índices de Violência em 2023

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, os dados de 2023 indicam algumas reduções, mas também ressaltam a persistência da violência:

Homicídios Dolosos: 37.639 vítimas (-3,31% em relação a 2022)

Roubos de Veículos: 133.214 casos (-9,52%)

Furtos de Veículos: 219.797 registros (-3,69%)

Latrocínios: 965 vítimas (-22,74%)

Mortes de Policiais: 187 agentes mortos (-1,58%)

Desaparecidos: 82.287 pessoas (+2%)

A Necessidade de Políticas Públicas Eficientes

Os dados evidenciam que, apesar de algumas reduções, a violência no Brasil ainda é uma realidade alarmante. A ausência de um sistema de monitoramento eficaz para desaparecidos e a dificuldade na elucidação de homicídios exigem medidas rápidas e eficientes.

Combater a criminalidade requer investimentos em inteligência policial, fortalecimento das instituições de segurança e políticas sociais que reduzam as desigualdades e previnam a violência. O Brasil vive uma guerra silenciosa que precisa ser combatida com estratégias concretas e eficazes antes que mais vidas sejam perdidas para a impunidade.

*Cientista Social e Político, Publicitário, MBA em Inteligência Competitiva e Planejamento Estratégico, Especialista em Gestão Pública, Marketing, Comércio Exterior, Comunicação Pública e Turismo.

Toritama - Prefeitura que faz

Estadão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, hoje, para tornar réu Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, primo dos três filhos mais velhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A Primeira Turma decide, no plenário virtual, se recebe a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ele por participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023.

Léo Índio publicou nas redes fotos nas manifestações. Ele chegou a ser alvo de buscas da Polícia Federal na Operação Lesa Pátria, que investiga o 8 de Janeiro. Em sua defesa prévia, alegou que não há provas de sua participação nos atos de depredação. “Não há testemunhas, não há provas/imagens de que ele tenha ingressado na sede do Congresso Nacional, de que ele, acusado, tenha estado no interior do Palácio do Planalto, tenha acessado as dependências do STF, ou que tenha provocado quaisquer danos ao patrimônio da União.”

Leo Índio foi acusado por cinco crimes:

  • associação criminosa armada;
  • tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado;
  • dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima;
  • deterioração de patrimônio tombado.

Como relator do caso, Alexandre de Moraes abriu os votos no plenário virtual. Ele afirmou que Léo Índio “não só participou das manifestações antidemocráticas como também instigou e colaborou ativamente para os atos de depredação” na Praça dos Três Poderes.

“São inconstitucionais as condutas e manifestações que tenham a nítida finalidade de controlar ou mesmo aniquilar a força do pensamento crítico, indispensável ao regime democrático, quanto aquelas que pretendam destruí-lo, juntamente com suas instituições republicanas, pregando a violência, o arbítrio, o desrespeito à Separação de Poderes e aos direitos fundamentais, em suma, pleiteando a tirania, o arbítrio, a violência e a quebra dos princípios republicanos, como se verifica pelas manifestações criminosas ora imputadas ao denunciado”, escreveu o ministro.

Além de Alexandre de Moraes, compõem a Primeira Turma os ministros Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino. A votação fica aberta ao longo de uma semana. O que os ministros estão decidindo é se há indícios mínimos para abrir uma ação penal. O mérito do processo, se ele for instaurado, só é julgado após a fase de instrução, quando testemunhas e réus são ouvidos.

Belo Jarfim - Cidade Limpa

O Hospital Getúlio Vargas, uma das maiores emergências do Estado, está em situação de precariedade. Em vídeo enviado ao blog por um leitor, observa-se os corredores lotados de macas, acompanhantes dos pacientes em pé ou sentados no chão, e pessoas tendo que se abanar devido ao intenso calor. Com a proximidade do carnaval, onde o número de ocorrências médicas aumenta, a tendencia é a condição piorar. Confira nas imagens.

O Camarote Galo Rei promete mais um ano de festa inesquecível no Galo da Madrugada, trazendo atrações de peso para animar os foliões. Em 2025, o espaço contará com o ritmo envolvente da banda Sedutora cantando os maiores sucessos e o romantismo marcante da Banda Labaredas, garantindo uma trilha sonora que vai do brega ao frevo e não deixará ninguém parado.

Com uma estrutura completa, vista privilegiada e muito conforto, o Camarote Galo Rei se consolida como um dos espaços mais disputados do maior bloco do mundo. Prepare-se para viver a folia com animação, segurança e grandes shows! O ingresso está no valor de R$ 320 reais individual e R$ 560 a casadinha, o que dá direto ao café da manhã e open bar durante todo o dia. As vendas estão sendo realizadas no site Ingresso Prime.

A conta oficial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na rede social X aparece como desativada na manhã de hoje. O perfil, criado pelo ministro, em agosto de 2017, não vinha recebendo atualizações frequentes, mas permanecia no ar até, pelo menos, o início desta semana.

Hoje, no entanto, a página exibia o aviso: “Essa conta não existe. Tente buscar outro(a).” Em geral, essa mensagem é exibida pelo X quando o próprio usuário opta por deletar a conta. A rede social tem mensagens específicas para contas que foram banidas da plataforma ou retidas por decisão judicial, por exemplo. O portal G1 tenta contato com Alexandre de Moraes para saber se a decisão de encerrar a conta foi tomada pelo próprio ministro.

‘Nem se despediu de mim’, uma das músicas mais famosas da caneta poética de João Silva, gravada por Luiz Gonzaga, ganhou o mundo e deu um disco de ouro ao Rei do Baião. Toda despedida é um lembrete de que o tempo é valioso e os momentos são preciosos.

Muitas vezes, um simples “até logo” pode ser a última lembrança que deixamos na memória de alguém. A Assembleia Legislativa de Pernambuco, com nova mesa diretora, cometeu, ontem, uma tremenda injustiça com um grande homem, notável médico, humanista e poeta, o doutor Maurilio Rodrigues.

O afastou do Departamento Médico sem deixá-lo sequer se despedir dos funcionários e da Casa, a qual serviu com zelo por 40 anos. Doutor Maurilio é cardiologista e ao longo de quatro décadas salvou a vida de muitos políticos e servidores do Legislativo.

Atencioso, criterioso, aplicado e dedicado, Maurilio soube da sua demissão por terceiros. Nenhum dirigente da Mesa o procurou para fazer o comunicado do seu afastamento.

Os “nobres” integrantes da Mesa foram, no mínimo, indelicados. Doutor Maurilio se confunde com a história da saúde do Legislativo. Mesmo tendo uma clínica superconcorrida e dois hospitais para administrar, ele nunca faltou um dia de trabalho na Alepe. Nas urgências, atendia os parlamentares até em suas casas, porque sempre foi extremamente prestativo.

Uma pena a Assembleia não ter se despedido em alto estilo do doutor Maurilio. Lamentável não ter se curvado a um salvador de vidas! Mas o tempo vai ensinar aos deputados que despedidas, quando bem contextualizadas, se eternizam nos corações, nos ensinam a valorizar cada encontro.

É difícil dizer adeus, mas é pior nunca ter aproveitado os momentos com quem amamos. E doutor Maurilio foi muito amado pela Casa! Merecia sessão solene de despedida em tapete vermelho.