Workshop no Recife debate saúde da mulher a partir dos 40 anos

Nesta quinta-feira (27), das 8h às 13h, o auditório do Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFafire), na Boa Vista, recebe o 2º Workshop de Saúde da Mulher, com foco nas transformações enfrentadas pelas mulheres a partir dos 40 anos. O evento é gratuito, aberto ao público e terá inscrições disponíveis no site da instituição (www.unifafire.edu.br). A proposta é abordar, de forma multidisciplinar, os desafios relacionados ao climatério, à menopausa e às mudanças físicas e emocionais dessa fase da vida.

Promovido pela coordenação do curso de Nutrição da UniFafire, o workshop trará especialistas em diversas áreas da saúde. Estão previstas palestras sobre nutrição no climatério, síndrome musculoesquelética da menopausa, maternidade após os 40 anos e estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher. Entre os convidados estão a nutricionista Karol Araújo, a fisioterapeuta Renata Soraya Coutinho da Costa, a psicóloga Ana Cláudia Alexandre e o mestre em Educação Física Bruno Santana.

A coordenadora do curso de Nutrição da UniFafire, Tâmara Gomes, destaca que o evento busca ampliar o acesso a informações que ajudam as mulheres a lidar com as transformações dessa fase da vida. “O perfil da mulher brasileira está mais maduro, e é urgente falar sobre isso. Muitas enfrentam dificuldades sozinhas e precisam saber que existem tratamentos específicos e outras mulheres passando pelas mesmas situações”, afirmou.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Agora réu por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (26) que a primeira, a segunda e a terceira opções da direita para as eleições presidenciais de 2026, caso ele não possa disputar, são “Jair, Messias ou Bolsonaro”.

“Não vai ser o Jair, é isso que você quer dizer? Vai ser o Messias. Você quer um terceiro nome? Seria o Bolsonaro. É Jair, Messias ou Bolsonaro. Se você me comprovar que eu fui justamente condenado a inelegibilidade, eu respondo para você”, afirmou. As informações são da Folha de S. Paulo.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Com a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira (26), o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete passaram a ser réus pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. Veja os próximos passos:

Abertura de ação penal
Com a aceitação da denúncia, Bolsonaro e mais sete acusados passam à condição de réus, ou seja, irão responder a uma ação penal na Corte Suprema pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. As informações são da Agência Brasil.

Caruaru - Super Refis

Uma fusão com o Republicanos se tornou a opção favorita da cúpula do PSDB. As tratativas foram discutidas em reunião ontem (25) entre o presidente do partido, Marconi Perillo, os deputados Aécio Neves (MG), Adolfo Viana (BA) e Beto Richa (PR) e os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul).

O PSDB já negociou com PSD, MDB, PDT, Solidariedade e Podemos uma federação ou fusão para tentar se manter influente após perder espaço para o bolsonarismo e ficar ameaçado pela cláusula de desempenho. Há duas semanas, iniciou conversas com o Republicanos, partido do presidente da Câmara Hugo Motta (PB) e opção preferida dos dois governadores. As informações são da Folha de S. Paulo.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Polícia Federal (PF) comunicou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira que devolveu o passaporte do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e que o documento teve sua validade reativada. Há duas semanas, o ministro Alexandre de Moraes derrubou restrições que haviam sido impostas a Valdemar devido à investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, incluindo a proibição de sair do país.

O dirigente partidário foi indiciado pela Polícia Federal (PF) na apuração sobre a trama golpista, no ano passado, mas não foi incluído na denúncia apresentada no mês passado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Por isso, Moraes aceitou um pedido da defesa e derrubou as restrições que haviam sido impostas a ele, como a de ter contato com os outros investigados — entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As proibições a Valdemar e outros investigados foram impostas em fevereiro de 2024, após uma operação da PF sobre o caso. As informações são do Jornal O Globo.

Palmares - Natal Encantado 2025

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quarta-feira (26) para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado em 2022. Os cinco ministros votaram para aceitar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Os votos foram dos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Agora, os acusados passarão a responder a um processo penal — que pode levar a condenações com penas de prisão. As informações são do g1.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro tornou-se réu nesta quarta-feira, acusado de liderar uma organização criminosa que tentou realizar um golpe de Estado após as eleições de 2022, somando-se a uma série de problemas legais que enfrenta.

Tal qual Bolsonaro, outros ex-presidentes também enfrentaram problemas com a Justiça em tempos recentes. Veja abaixo uma lista desses casos. As informações são da Revista Istoé.

Ipojuca - Acerte as contas

Fernando de Noronha passou a contar com um reforço no sistema de abastecimento de água. O primeiro de dois conjuntos motobomba adquiridos como reserva técnica para o dessalinizador da ilha foi entregue esta semana na unidade da Compesa no Boldró. Os equipamentos, fabricados sob medida na Dinamarca, representam um investimento de R$ 1,5 milhão da Companhia Pernambucana de Saneamento e visam garantir maior confiabilidade e agilidade em casos de manutenção emergencial. O segundo conjunto está em processo de transporte do continente para o arquipélago.

A importação dos equipamentos atende à necessidade de peças sobressalentes específicas, que não são encontradas no mercado nacional devido às exigências técnicas do sistema de osmose reversa utilizado no dessalinizador. A ausência de uma reserva já havia causado transtornos em janeiro deste ano, quando a substituição de uma bomba precisou aguardar todo o processo logístico de importação.

A decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete de seus aliados por participação na trama golpista repercutiu na imprensa internacional. A denúncia foi afeita por unanimidade pelos ministros que compõem o colegiado em sessão nesta quarta-feira. O caso foi noticiado por jornais estrangeiros, que deram destaque ao papel do ex-mandatário na tentativa de golpe e na classificação de Bolsonaro como um nome da extrema-direita que não teria aceitado a derrota nas eleições de 2022.

O jornal americano The New York Times escreveu que o ex-presidente brasileiro destacou que a decisão dos ministros do STF seria “um esforço significativo para responsabilizar Bolsonaro pelas acusações de que tentou efetivamente desmantelar a democracia brasileira ao orquestrar um amplo plano para levar a cabo um golpe”. A publicação também afirmou que a investigação da trama golpista revelou “quão perto o Brasil chegou de retornar para uma ditadura militar em quase quatro décadas como uma democracia moderna”. As informações são do Jornal O Globo.