Workshop no Recife debate saúde da mulher a partir dos 40 anos

Nesta quinta-feira (27), das 8h às 13h, o auditório do Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFafire), na Boa Vista, recebe o 2º Workshop de Saúde da Mulher, com foco nas transformações enfrentadas pelas mulheres a partir dos 40 anos. O evento é gratuito, aberto ao público e terá inscrições disponíveis no site da instituição (www.unifafire.edu.br). A proposta é abordar, de forma multidisciplinar, os desafios relacionados ao climatério, à menopausa e às mudanças físicas e emocionais dessa fase da vida.

Promovido pela coordenação do curso de Nutrição da UniFafire, o workshop trará especialistas em diversas áreas da saúde. Estão previstas palestras sobre nutrição no climatério, síndrome musculoesquelética da menopausa, maternidade após os 40 anos e estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher. Entre os convidados estão a nutricionista Karol Araújo, a fisioterapeuta Renata Soraya Coutinho da Costa, a psicóloga Ana Cláudia Alexandre e o mestre em Educação Física Bruno Santana.

A coordenadora do curso de Nutrição da UniFafire, Tâmara Gomes, destaca que o evento busca ampliar o acesso a informações que ajudam as mulheres a lidar com as transformações dessa fase da vida. “O perfil da mulher brasileira está mais maduro, e é urgente falar sobre isso. Muitas enfrentam dificuldades sozinhas e precisam saber que existem tratamentos específicos e outras mulheres passando pelas mesmas situações”, afirmou.

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Camaragibe - Refis 2025

A Polícia Federal (PF) comunicou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira que devolveu o passaporte do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e que o documento teve sua validade reativada. Há duas semanas, o ministro Alexandre de Moraes derrubou restrições que haviam sido impostas a Valdemar devido à investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, incluindo a proibição de sair do país.

O dirigente partidário foi indiciado pela Polícia Federal (PF) na apuração sobre a trama golpista, no ano passado, mas não foi incluído na denúncia apresentada no mês passado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Por isso, Moraes aceitou um pedido da defesa e derrubou as restrições que haviam sido impostas a ele, como a de ter contato com os outros investigados — entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As proibições a Valdemar e outros investigados foram impostas em fevereiro de 2024, após uma operação da PF sobre o caso. As informações são do Jornal O Globo.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares