Rivalidade entre Raquel Lyra e Marília Arraes vira impasse para federação PSDB-Solidariedade

Foto: Alexandre Aroeira

A rivalidade entre a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e a ex-deputada federal e vice-presidente do Solidariedade, Marília Arraes (SD), é o principal entrave para a entrada do Solidariedade na federação PSDB-Cidadania. Se o acordo entre os partidos for anunciado após as eleições municipais, como prometem os articuladores da ideia, o resultado prático será um novo empurrão para Raquel trocar o ninho tucano pelo PSD, avalia o entorno da governadora. Antiga, a negociação fecharia o cinturão lulista no Nordeste. Hoje, só Pernambuco não é aliado ao governo federal.

Após a disputa acirrada entre elas pelo comando do Estado, em 2022, uma reconciliação entre Marília Arraes e Raquel Lyra para uni-las no mesmo grupo político é considerada improvável. PSDB-Cidadania e Solidariedade negociam uma federação para escaparem das restrições da cláusula de barreira. As informações são da Coluna do Estadão.

Principal liderança do Solidariedade, Paulinho da Força entende que a federação entre os partidos é o único caminho, mas reconhece os obstáculos. “Vamos começar a discutir como seria a federação em cada Estado. Pernambuco é um dos problemas”, afirmou.

Marília Arraes diz que, hoje, ser aliada de Raquel Lyra é um cenário impensável. “Nós formamos uma grande frente de oposição a ela, inclusive com o PSB”, lembrou, sobre a aliança entre ela e o primo João Campos. Os dois chegaram a romper nas eleições municipais de 2020, quando disputaram a prefeitura do Recife, mas firmaram um armistício.

De olho no crescimento do Centrão e na polarização entre PT e PL, o sonho da federação é criar uma estrutura de peso. “Estamos falando com PDT e siglas menores. Queremos unir partidos com 20 deputados para baixo em uma federação única. Vamos para 2026 em uma grande frente, para fazer 100 deputados, um quinto da Câmara”, diz Paulinho.

O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, sancionou o Projeto de Lei 5.316/2024, de autoria do próprio Executivo municipal. A legislação retira o desconto de 14% dos servidores inativos que recebem abaixo do teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que atualmente é de R$ 7.786,02. A decisão foi tomada após a apreciação e aprovação por parte da Câmara dos Vereadores.

De acordo com o diretor do Instituto de Previdência Social do Município do Paulista (PreviPaulista), Luiz Augusto, o objetivo do projeto que altera essa lei é dar uma folga financeira para o servidor. “A regra foi criada em 2021 diante da necessidade de capitalizar o fundo. Hoje, o fundo está com a situação econômica mais equalizada. Então, diante disso, o prefeito foi sensível ao tema e providenciou o encaminhamento desse projeto de lei para a Câmara, que já votou e aprovou, e com isso o prefeito já sancionou para que fosse feita essa alteração”, explicou Luiz Augusto.

Atualmente, o município do Paulista conta com quase 2 mil beneficiários, sendo 1.480 servidores inativos e 486 pensionistas. Deste total, quase 800 pessoas passarão a ser isentas desse desconto de 14%. Antes da mudança, o teto de isenção previdenciária beneficiava apenas as pessoas que recebiam até o valor de um salário mínimo.

Ontem, o Hospital José Carlos de Santana, em Brejo da Madre de Deus, realizou uma cirurgia complexa para tratar uma fratura exposta nos ossos do dedo da mão de um paciente. O prefeito, Roberto Asfora, celebrou essa conquista significativa, evidenciando a prioridade dada à saúde pública e o compromisso com o bem-estar dos cidadãos.

“Estou extremamente feliz e orgulhoso em ver o bloco cirúrgico do Hospital José Carlos de Santana em pleno funcionamento. Esta realização é um marco para a saúde de Brejo da Madre de Deus, provando nosso compromisso com o bem-estar dos cidadãos, pois desde o início da nossa gestão, trabalhamos incansavelmente para modernizar e equipar nosso hospital, garantindo atendimento médico de alta qualidade sem sair do município. A realização desta cirurgia complexa é um testemunho do sucesso desses esforços”, afirmou o gestor.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o jornalista carioca Rodrigo Faour, em tributo ao cantor e compositor Cauby Peixoto, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Policiais Civis de Pernambuco rejeitaram a proposta de reajuste salarial oferecida pelo Governo do Estado e decidiram, em assembleia realizada na há pouco, por uma paralisação de 24h.

Segundo o presidente do SINPOL, os Policiais Civis tentaram de todas as formas convencer a governadora do estado sobre a urgência na valorização e reestruturação do Juntos pela Segurança. “Infelizmente, apesar de todo montante de investimento anunciado para segurança pública, existe um impasse político por parte de alguns integrantes do governo” afirmou Áureo Cisneiros.

O Sextou de logo mais, às 18h, faz um tributo ao cantor e compositor Cauby Peixoto, apontado como o Elvis Presley brasileiro e classificado pelo crítico Nelson Motta como o único cantor tecnicamente perfeito do Brasil. O nosso convidado é o jornalista carioca Rodrigo Faour, o maior especialista sobre os cantores da era do rádio no Brasil e autor do livro biográfico ‘Cauby Peixoto – Bastidores, 50 anos da voz e do mito’.

Autor também das biografias de Ângela Maria (“A Eterna Cantora do Brasil”), Dolores Duran (“A Noite e as Canções de uma Mulher Fascinante”), Claudette Soares (“A Bossa Sexy e Romântica de Claudette Soares), além do livro “História Sexual da MPB”, lançado em 2006, pioneiro estudo de música e comportamento lançado no Brasil. Recentemente, lançou “História da Música Popular Brasileira Sem Preconceitos”, que está fazendo muito sucesso. Rodrigo Faour tem hoje um canal no Youtube que o leitor pode acompanhar no seguinte endereço: www.youtube.com/rodrigofaouroficial.

Cauby Peixoto foi considerado um dos maiores e mais versáteis intérpretes da música brasileira. Iniciou sua carreira artística no final da década de 1940. Estudou em um Colégio de Padres Salesianos, em Niterói, onde chegou a cantar no coro da escola e no coro da igreja que frequentava. Também trabalhou em um comércio até resolver participar de programas de calouros no rádio, no final da década de 40, no Rio de Janeiro.

Sua voz era caracterizada pelo timbre grave e aveludado, mas principalmente pelo estilo próprio de cantar e interpretar, além da extravagância e penteados excêntricos. Proveniente de uma família de músicos, o pai (conhecido como Cadete) tocava violão, a mãe bandolim, os irmãos eram instrumentistas, as irmãs cantoras e o tio pianista. Sobrinho do músico Nonô, pianista que popularizou o samba naquele instrumento, Cauby também era primo do cantor Ciro Monteiro.

O Sextou vai ao ar hoje, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no link do Frente a Frente acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

O deputado federal Fernando Monteiro protocolou um Projeto de Lei, na Câmara dos Deputados, para garantir o fornecimento de energia para os projetos de irrigação da bacia do São Francisco. A proposta é incluir previsão de utilização otimizada, por 20 anos, do montante energético anual não consumido pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF). 

“Os projetos de irrigação do Sistema Itaparica participam muito fortemente da nossa economia, contribuindo com a geração de emprego e renda e impactando nas vidas de mais de 50 mil pessoas”, destaca o parlamentar. “O Projeto de Lei vai permitir a garantia do fornecimento de energia e, consequentemente, a sustentabilidade da produção e do desenvolvimento regional”, completa.

Mais uma vez, a Prefeitura de Petrolina soma esforços para amenizar a tragédia vivenciada pelo estado do Rio Grande do Sul, após ser atingido por fortes chuvas nos últimos meses. Hoje, o prefeito Simão Durando autorizou a cedência ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, de duas bombas de drenagem. Os equipamentos serão transportados numa operação articulada pela CODEVASF, que também ja forneceu máquinas para a localidade.

As bombas elétricas, funcionam de forma anfíbia, ou seja, ficam submersas no local no qual serão utilizadas para retirar essa água de um ponto de alagamento e transportá-la para outra área. Os equipamentos irão permitir uma maior celeridade no trabalho de drenagem para reconstrução das áreas atingidas pelos alagamentos. Cada equipamento tem capacidade de drenar 3 mil m³ de água por hora (ou cerca de mil litros por segundo), auxiliando na diminuição do nível da água nas localidades indicadas pelas autoridades locais.

De acordo com o prefeito Simão Durando, essa mobilização do Governo Federal com os estados e municípios é muito importante, já que diante desse cenário é necessária a união de forças de entidades públicas, privadas e a sociedade civil para construir uma rede de apoio para suporte à população do estado.

“O povo de Petrolina tem se mobilizado todos os dias para ajudar as famílias do Rio Grande do Sul. Várias campanhas têm sido realizadas na cidade como a do Transforma Petrolina para arrecadar donativos. Essa ação em parceria com a Codevasf é mais uma forma de contribuir para a reconstrução dessa região.  Nossos irmãos do Sul estão enfrentando desafios inimagináveis, desde enchentes devastadoras até deslizamentos de terra angustiantes, as comunidades do estado estão submersas em uma realidade de desespero e necessidade. Então, o que Petrolina puder contribuir para amenizar essa situação, será feito com muita solidariedade e união”, concluiu.

Por Edward Pena – repórter do Blog

O estacionamento da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) está abarrotado de ônibus escolares, de acordo com denúncia enviada a este Blog. Em vídeos registrados por servidores da educação, é possível ver a quantidade de veículos parados no pátio da pasta. Os denunciantes, que preferiram resguardar suas identidades, alegam que os equipamentos estão por lá há meses sem destinação e enfrentando deterioração.

“Mais de 100 ônibus parados. Que coisa mais estranha. As escolas não quiseram? O que houve?”, questionou um dos denunciantes. Segundo os profissionais, os ônibus começaram a chegar desde o lançamento do programa Todos pela Educação, em junho do ano passado.

“No início desse ano, aumentou a quantidade de forma assustadora. Eram para ter entregado alguns, mas há uma enorme quantidade no estacionamento, há meses. Não sei exatamente o motivo. A secretaria deveria explicar por qual motivo tantos ônibus escolares ainda não foram entregues”, ressaltou outra denunciante.

O blog acionou a Secretaria de Educação, mas não teve resposta. O espaço segue aberto para quando a pasta decidir se posicionar.

Durante uma visita técnica realizada hoje, no Recife, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou o primeiro leilão de portos de 2024, previsto para ocorrer em agosto. Serão três leilões na B3, em São Paulo, totalizando cerca de R$ 60 milhões. As áreas leiloadas serão:

  • REC08 – Granel Sólido Vegetal (Malte, Trigo, Milho)
  • REC09 – Carga Geral e Granel Sólido (Arroz)
  • REC10 – Carga Geral e Granel Sólido (Barrilha)

A visita ao Porto do Recife teve como objetivo realizar uma inspeção técnica nas áreas que serão leiloadas e acompanhar o plano de investimentos previsto pela autoridade portuária. Importante ressaltar que o Porto do Recife registrou, até o primeiro quadrimestre, um aumento de 43% na movimentação portuária em comparação com o mesmo período de 2023.

“Nós já temos R$ 120 milhões assegurados para a dragagem do Porto do Recife, o que vai aumentar nosso calado e a competitividade do porto. Em agosto, faremos um leilão de três terminais, com investimentos na ordem de R$ 60 milhões, além das obras complementares,” destacou o ministro.

Costa Filho reforçou ainda que as melhorias fazem parte de um conjunto de medidas para impulsionar a economia e gerar mais emprego e renda para a população, resultado de um trabalho conjunto com o governo do estado e o Governo Federal. “É o maior volume de investimentos nos últimos 20 anos no porto da cidade”, afirmou, destacando a expectativa pelo processo licitatório em setembro.

O presidente do Porto do Recife, Delmiro Gouveia, enfatizou a relevância das concessões para melhorar os serviços, como a dragagem dos rios, que permitirá a atracação de navios maiores, beneficiando também o turismo local. “Há uma grande necessidade, principalmente no canal externo e na chegada dos navios. Isso vai possibilitar a atração de novas cargas e rotas comerciais,” esclareceu.

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, reforçou que o Porto do Recife já teve uma ampliação de 43% na movimentação no ano passado. “Esperamos que, com o leilão desses três galpões, possamos ter um incremento na movimentação de 25% a 30% aqui no Porto do Recife. O porto retoma assim um papel fundamental no desenvolvimento econômico do estado,” destacou.

Dragagem dos Canais e Infraestrutura

A conclusão do projeto de dragagem dos canais e infraestrutura do porto teve um valor estimado de R$ 120 milhões, dos quais R$ 30 milhões são previstos no PAC Leilões 2024.