Para Pacheco, caso Marielle é marco no combate ao crime organizado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou, hoje, que a investigação envolvendo o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes é um marco no combate ao crime organizado no país. Após cerimônia de comemoração de 200 anos do Senado, Pacheco cumprimentou os investigadores após ser perguntado sobre a operação da Polícia Federal que prendeu os irmãos Brazão.

“Desvendar esse crime e identificar mandantes é algo que a sociedade espera muito, e as instituições também esperam. Cumprimento todas as autoridades envolvidas e, talvez, seja um marco na história de repressão da criminalidade organizada no Brasil”, afirmou.

Pacheco também disse que espera que a verdade sobre o caso possa aparecer e que os responsáveis sejam punidos. “É um sentimento real de esperança e expectativa de que a verdade real sobre esse caso possa aparecer e aqueles que sejam responsáveis diretos ou indiretos desse crime bárbaro, desse crime contra a democracia, sejam submetidos a julgamento”, completou.

Ontem (24), os irmãos Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, e Chiquinho Brazão, deputado federal, foram presos por determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre o caso Marielle no Supremo Tribunal Federal (STF). Eles estão no presídio federal em Brasília.

Estadão

A bancada do PT na Câmara tem uma estratégia para desgastar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela suposta tentativa de driblar eventual prisão ao passar dois dias na embaixada da Hungria. Sabendo que a Casa não tem poder de convocá-lo, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) apresentou um convite ao ex-mandatário, para que ele explique o ocorrido na Comissão de Relações Exteriores. Caso Bolsonaro negue o pedido, como acreditam que ocorrerá, os petistas terão um novo fato político em mãos para criticá-lo e levantar suspeitas.

Há, ainda, a chance de o pedido ser derrubado pela bancada bolsonarista quando for votado. O episódio, avaliam os petistas, também pode municiar a base contra o ex-presidente. Cabe agora à bancada articular com o presidente da comissão, o deputado Lucas Redecker (PSDB-SP), para colocar o requerimento em pauta.

À Coluna do Estadão, Redecker afirmou que, como o requerimento foi feito após a pauta da semana ser definida, só deve analisar o pedido de Chinaglia na próxima semana. Uma saída legislativa estudada pelo PT, porém, é pedir um requerimento extrapauta já nesta terça. Caso seja aprovado, o requerimento de convite a Bolsonaro poderia ser aprovado imediatamente.

“É um fato absolutamente inusitado. Não se tem notícias de nada parecido em tempos normais. Então, evidentemente não se tratou de mera visita de cortesia. Ou de uma simples conversa com o embaixador”, justifica Chinaglia no requerimento de convite.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, hoje, pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para arquivar a investigação sobre falsificação de certificados de vacinas da Covid. Segundo Moraes, a apuração está em regular andamento e é “incabível ao investigado pretender pautar a atividade investigativa”.

“A autoridade policial apresentou relatório da investigação e os autos foram encaminhados à Procuradoria-Geral da República, para manifestação. A presente investigação, portanto, está em regular andamento, de modo que o arquivamento seria absolutamente prematuro”, escreveu Moraes.

Na semana passada, a Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid e mais 15 pessoas pelo caso de falsificação de certificados de vacinas da Covid.

Região rica em tradições, folclore e manifestações culturais, o Vale do São Francisco é marcado pela diversidade. No epicentro dessa efervescência cultural está Petrolina, maior município da região, que no São João atrai milhares de pessoas dos quatro cantos do Brasil e é amplamente mostrada pela mídia nacional. Na edição junina deste ano, a prefeitura municipal decidiu aproveitar o evento para prestar uma homenagem aos produtores de cultura em suas diversas representações. O objetivo é utilizar a festa para promover o segmento cultural e estimular a população a abraçar suas raízes e valores.

Com o tema “Viva a nossa arte”, a Prefeitura de Petrolina desenvolveu uma série de ações para colocar holofotes sobre os talentos locais, os estilos e características que formaram a identidade cultural do município banhado pelo Rio São Francisco. Uma ampla divulgação foi iniciada, tendo como protagonistas artesãos, artistas plásticos, músicos e outros produtores de cultura do Vale do São Francisco.

Toda a decoração do evento e a identidade visual das peças de comunicação trazem elementos culturais da cidade: carrancas, renda, xilogravura, couro, barro entre outros detalhes. Nos primeiros vídeos de divulgação da festa, a Coordenadoria de Comunicação investiu em nomes da cena cultural local, a exemplo dos escultores Vando da Carranca e Carina Lacerda; os artistas plásticos Hugo Melo e Carla Rocha; e a chef de cozinha Jucilene Melo para anunciar as atrações juninas, ao mesmo tempo que contam suas trajetórias e um pouco de como produzem cultura em Petrolina.

No lançamento da programação do ciclo junino, a festa comandada pelo prefeito Simão Durando teve uma exposição de artistas locais, quadrilhas juninas de bairros petrolinenses, comidas típicas e decoração com traços da região. A festa de divulgação ofertou ainda apresentações de cantores com raízes no Vale do São Francisco, a exemplo de João Gomes, Iguinho & Lulinha, Tarcísio do Acordeom, Mari & Rayane, Keu Dantas, Elisson Castro, Edenio Lima e Vitor Fernandes.

Uma ampla campanha na TV, rádios, redes sociais e blogs, somada a outras ações, trará à tona mais histórias, artesanato, canções, pinturas e outras expressões para celebrar a arte e a gente da “Terra dos Impossíveis”. Além disso, toda a programação do ciclo junino levará ao palco dezenas de artistas locais nos 3 meses de eventos culturais, que iniciam na Exporajada (19 de abril) e encerram com a tradicional Missa do Vaqueiro, em 30 de junho.

O prefeito Simão Durando acredita que, ao final do São João, tanto a população local quanto os turistas, sairão encantados com a riqueza cultural produzida às margens do “Velho Chico”. “Viva a nossa arte é um conceito que definimos como tema para mostrar e valorizar o artesão, os cantores, os artistas, a costureira, os bailarinos das quadrilhas, o vaqueiro que faz a toada, as cozinheiras que fazem a cambraia. Enfim, dar luz a nossa gente e para a nossa identidade cultural é a ideia principal. Qual momento melhor que o São João de Petrolina para mostrar a milhares de pessoas como nossas tradições são bonitas, ricas e diversas? Por isso, como apaixonado por nossa cultura, não tive dúvidas em fazer do São João um grande tributo a nossa arte e a quem moldou a cultura e os hábitos de Petrolina”, explica o prefeito.

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Conforme preconizado pelo prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD), no último dia 11, Mirella Almeida, atual secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e pré-candidata ao Executivo Municipal, vai se filiar ao PSD.

O ato de filiação de Mirella, aposta de Lupércio para sucedê-lo, contará com a presença do ministro de Pesca e Aquicultura e presidente estadual da legenda, André de Paula, e acontece amanhã, às 15h55, na quadra do Colégio São Bento, no bairro do Varadouro, no Sítio Histórico do município.

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, empossa, amanhã, 73 novos profissionais da educação, provenientes do cadastro de reserva de concurso público realizado no ano passado, para os cargos de professores I e II.  A iniciativa vai impulsionar o desenvolvimento pedagógico da rede municipal de ensino. O evento acontece às 8h30, no Espaço de Formação dos Profissionais da Educação Professora Maria de Fátima Moura de Lima, em Candeias.

A convocação é resultado do concurso público promovido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, que disponibilizou 627 vagas mais o cadastro de reserva e foi organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Realizado em julho do ano passado, o concurso tem validade de dois anos a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Mano destaca a importância da convocação, ressaltando que ela atende à crescente demanda por profissionais na área da educação, seja devido ao aumento no número de alunos matriculados, aposentadorias ou outras demandas. “O cadastro de reserva representa uma fonte imediata de professores qualificados, assegurando que as escolas possuam o corpo docente necessário para oferecer uma educação de qualidade”, comentou.

A lista dos professores que tomarão posse nesta terça-feira foi divulgada no Diário Oficial do município no dia 9 de março e os futuros novos docentes foram comunicados individualmente a respeito da posse pela Secretaria Municipal de Educação. “Ainda há alguns aprovados para as vagas disponibilizadas que estão sendo convocados para novas turmas”, salienta a secretária de Educação Iany Jardim.

Em reunião ocorrida na manhã de hoje, na sede da Procuradoria Municipal, com a promotora de Justiça do Paulista, Rafaela Melo, o prefeito Yves Ribeiro tratou da inserção de jovens no mercado de trabalho, através de políticas públicas. De acordo com o prefeito, há empresas em Paulista que podem absorver a mão de obra dos menores, dando o primeiro passo para a sua profissionalização. “Vamos ver a questão jurídica e o que for possível nós vamos fazer para encaminhar nossos jovens para o mercado de trabalho”, afirmou o prefeito Yves Ribeiro.

A promotora pleiteou a colocação de adolescentes que são acompanhados pela Promotoria em estágios de nível médio. “No âmbito da gestão municipal há parcerias com instituições como o CIEE, que podem absorver esses menores”, disse. Ela acrescentou que vai visitar empresas junto com o secretário Raimundo Lopes, para dialogar sobre a contratação de jovens aprendizes.

A Polícia Federal (PF) vai investigar a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na embaixada da Hungria em Brasília. Segundo fontes da PF, vão ser apuradas as circunstâncias da visita. Vídeos de Bolsonaro chegando à embaixada foram divulgados pelo jornal americano The New York Times e a presença de Bolsonaro ocorreu dias depois de integrantes de seu governo serem alvo de operação. As informações são do blog da Andréia Sadi.

O ex-presidente passou duas noites na embaixada da Hungria em Brasília, entre os dias 12 e 14 de fevereiro, depois de ter sido alvo de operação da Polícia Federal sobre suposta tentativa de golpe de Estado no dia 8 daquele mês. Em nota, a defesa de Bolsonaro confirma que o ex-presidente ficou dois dias hospedado na embaixada. Segundo os advogados, Bolsonaro esteve no local para “manter contato com autoridades do país amigo”.

Quatro dias após a operação da Polícia Federal, câmeras de segurança da embaixada da Hungria registraram a entrada do ex-presidente no local, que fica na parte Sul de Brasília. As imagens foram obtidas pelo jornal norte-americano. Bolsonaro estava acompanhado de dois seguranças, do embaixador da Hungria no Brasil e de outros membros da equipe diplomática.

O “NYT” afirma que o ex-presidente não poderia ser preso em uma embaixada estrangeira que o recepcionasse, uma vez que esses endereços estão legalmente fora da área de atuação das autoridades locais.

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Promete ser marcada por muita tensão o início da tramitação, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco, amanhã, do Projeto de Lei de autoria do Executivo Estadual que propõe acabar com as faixas salariais dos Policiais e Bombeiros Militar.

De um lado, o Governo pede que a Alepe aprove o projeto conforme sua proposta original, que prevê o fim das faixas de forma escalonada, até 2026, respeitando, dessa forma, as limitações fiscais do Estado e as leis de Responsabilidade Fiscal (LRF) e de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Do outro, representantes da categoria, liderada pela Associação de Cabos e Soldados (ACS-PE) e da Associação dos Praças dos Policiais e Bombeiros Militares (ASPRA-PE), prometem pressionar os parlamentares para que sejam aprovadas as emendas feitas pelo deputado Alberto Feitosa (PL) na Comissão de Finanças da Alepe. Estão programados atos em protesto ao PL logo no início da manhã, a partir das 8h30, em frente à Casa Joaquim Nabuco.

Feitosa apresentou duas emendas ao Projeto de Lei. A primeira, para que as faixas salariais sejam suspensas de imediato, com execução escalonada em 30, 60 e 90 dias. Na segunda, sobre o reajuste salarial da categoria. O Projeto de Lei que a governadora apresenta é de reajuste escalonado de: 3,50% em junho de 2024, 3,50% em junho de 2025 e 3% em junho de 2026.

A emenda de Feitosa pede que esse reajuste seja executado em um prazo de 90 dias como forma de repor as perdas inflacionárias da categoria. O argumento utilizado por Feitosa, é de que a inflação de 2023 passou de 4,60% e a categoria não teve reajuste salarial. Além disso, a estimativa do IPCA para este ano é de 3,80% de inflação e de 3,51% em 2025.

“Do jeito que o projeto está sendo apresentado pelo Governo, não nos garante nem repor o poder de compra que perdemos. Hoje estamos trabalhando com quase 50% do nosso efetivo que é previsto, e a gente está dando o melhor. A gente está fazendo muito com pouco. Então eu acho que deveríamos sim ter, pelo menos, essa garantia do nosso poder de compra”, comenta o presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS-PE), Luiz Carlos Torres.

No almoço que teve, há pouco, com este blogueiro, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo Paes Barreto, disse que fará uma revolução na sua gestão de dois anos, aproximando o Poder Judiciário da sociedade. Falou também que tem compromisso com a inovação tecnológica para, segundo ele, “garantir maior eficiência à prestação jurisdicional”.

Com o Porto Digital, disse que fará uma parceria investindo em inteligência artificial (IA) nas unidades do primeiro e segundo graus, o que deverá agilizar o funcionamento de todo o Judiciário. Sobre audiências de custódia, Ricardo Paes Barreto informou que, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), todas as audiências marcadas para acontecer durante os feriados e fins de semana serão através de videoconferência.

Desta forma, mesmo que o juiz ou promotor não estejam presencialmente no local, a audiência poderá ser realizada. Ele também falou sobre o aplicativo TJPE+, que já está à disposição para download e que terá, até o final do ano, várias funcionalidades que atenderão aos jurisdicionados e à advocacia.

“Venho trabalhando intensamente no sentido de aprimorar a forma de prestar justiça. Minha meta é agilizar todos os procedimentos. Para alcançar maior eficiência, vamos investir fortemente em tecnologia”, disse, entre uma garfada e outra no bacalhau à Gomes de Sá, seu prato preferido do restaurante Leite, onde degustamos também uma cartola maravilhosa na sobremesa.