Mais um brinde à vida 

Ontem, o primeiro brinde em comemoração ao meu niver, foi com meus filhos Magno Filho e João Pedro, inspiração e razão do meu viver. No Recife.

Há pouco, fiz um novo brinde, na verdade no meu dia do aniversário, com minha Nayla, a enteada Maria Beatriz, seu namorado Felipe e Kátia Cubel, de Brasília, jornalista talentosa e amiga do coração. Mas, já no Rio, a Cidade Maravilhosa, onde amanhã lanço o livro ‘O Estilo Marco Maciel’, na Academia Brasileira de Letras.

O funcionário da Câmara dos Deputados, até então cedido e atuando na Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Alex Campos, foi liberado para assumir a presidência da Compesa. A sua nomeação já havia sido antecipada por este blog. A portaria, assinada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), foi publicada ontem. O próximo passo é Alex pedir demissão na Anvisa e ser nomeado na Compesa. Campos faz parte da cota pessoal da governadora Raquel Lyra (PSDB) e o seu pedido para liberação foi feito pela própria gestora.

O Senado aprovou, hoje, um projeto que exige a apresentação do exame toxicológico, com resultado negativo, para que seja permitida a posse de arma de fogo. O texto segue para a Câmara. Segundo a proposta, o registro da arma só será concedido e mantido a partir da comprovação, no mínimo a cada três anos, de que o teste deu negativo. Em alguns casos, o exame toxicológico consegue detectar se a pessoa usou drogas e entorpecentes nos últimos 180 dias.

O direito à posse é a autorização para manter uma arma de fogo em casa ou no local de trabalho (desde que o dono da arma seja o responsável legal pelo estabelecimento). Para andar com a arma na rua, é preciso ter direito ao porte, cujas regras são mais rigorosas. As informações são do portal G1.

Outros requisitos já são exigidos atualmente para a concessão da posse: apresentação de certidões negativas de antecedentes e processos criminais, apresentação de documento que comprove ocupação lícita e residência certa e comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo. O projeto, portanto, acrescenta o teste toxicológico negativo entre as exigências.

Os senadores também aprovaram nesta quarta projeto que prevê adicional de periculosidade para agentes de trânsito. Neste caso, os agentes terão direito a receber um adicional de 30% sobre o salário se forem expostos a situações de colisão, atropelamento ou outras espécies de acidentes ou violências.

Jornal O Poder

Amanhã, no auditório da Academia Brasileira de Letras, às 18 horas, o jornalista Magno Martins lança um livro com vocação para best-seller. ‘O Estilo Marco Maciel’ promoveu a maior mobilização dos últimos tempos. Desde o início da pandemia não se via nada parecido.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Recife é a melhor cidade do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Municípios em 2023. Além da liderança consolidada na Região, a capital pernambucana se posiciona na 37ª colocação geral no Brasil e é a única cidade nordestina entre as 100 primeiras colocadas.

O Ranking de Competitividade dos Municípios analisou 410 cidades (população acima de 80 mil habitantes). No comparativo com 2022, o Recife avançou 45 posições a partir da melhora em 36 dos 65 indicadores avaliados. Os resultados do levantamento foram divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP), hoje, e medem a capacidade do município de fornecer serviços públicos de qualidade e entregar um ambiente positivo de bem estar social.

Para estabelecer o nível de competitividade municipal, o CLP considera informações disponibilizadas em mais de 30 bancos de dados públicos para analisar 65 indicadores organizados nos seguintes pilares temáticos: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações. Por posição, as áreas com melhor avaliação da capital pernambucana em 2023 foram: 1) Funcionamento da máquina pública; 2) Saneamento e 3) Capital Humano.

O levantamento de 2023 mostrou, por exemplo, que o Recife atingiu a melhor avaliação no indicador “Taxa Bruta de Matrícula – Ensino Técnico e Profissionalizante” pela primeira vez, elevando a avaliação da cidade no pilar Capital Humano. Os resultados positivos neste recorte educacional são reflexos dos trabalhos da Prefeitura do Recife para reduzir a taxa de estudantes em distorção idade-série, indicador que mede o percentual de alunos com atraso escolar de dois anos ou mais. Atualmente, este indicador no Recife é de 16,2%, muito abaixo dos 23% apresentados há dez anos. Outro ponto importante é o aumento do atendimento na educação infantil, garantindo que nossos estudantes possam entrar na idade certa no ensino fundamental.

Em análise geral, o Recife subiu de posição em todas as três dimensões que compõem o ranking: Instituições (de 33º para 16º, no conjunto de 10 indicadores), Sociedade (de 269º para 211º, no conjunto de 36 indicadores) e Economia (de 10º para 9º, no conjunto de 19 indicadores). Vale ressalntar que a cidade manteve a pontuação máxima em áreas que medem “Desmatamento Ilegal”, “Velocidade do Desmatamento Ilegal”, “Cobertura da Coleta de Resíduos Domésticos” e “Destinação do Lixo”.

Em relação à gestão da Prefeitura, o Recife apresentou, pela segunda edição consecutiva, a nota máxima em “Transparência Municipal”. Contribui para este indicador a existência de um Portal da Transparência desde 2013 e a criação de um Portal de Serviços em um único acesso através do Conecta Recife (inclusive pelo WhatsApp). Em “Sustentabilidade Fiscal”, a capital pernambucana conquistou, neste ano, a nota A no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Apenas sete capitais brasileiras atingiram este resultado.

No pilar “Sociedade”, a coleta e destinação do lixo recifense teve melhora positiva nos seus indicadores, resultado do projeto Recife Limpa, lançado em outubro de 2022 e que ampliou a rede de equipamentos e o efetivo para três mil pessoas envolvidas em varrição e capinação. A população também é estimulada a fazer o descarte correto dos resíduos produzidos. Segundo o Reciclômetro do portal https://recifelimpa.recife.pe.gov.br/, o volume acumulado de coleta seletiva até agosto deste ano é de quase 1,7 mil toneladas.

Ainda em relação ao “Capital Humano”, o Recife tem a plataforma GO Recife, com mais de 1.500 empresas cadastradas e mais de 2 mil serviços disponibilizados por autônomos prontos para contratação imediata. Também são oferecidas vagas em cursos profissionalizantes através do aplicativo do Conecta Recife ou pelo site https://gorecife.recife.pe.gov.br/. Outro destaque nesta área é o Embarque Digital, o programa de fomento à formação de capital humano da Prefeitura do Recife. Estudantes egressos da rede pública de ensino podem cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet com os custos bancados pelo poder público em parceria com o Porto Digital.

O Senado aprovou, hoje, a medida provisória (MP) que reajustou o salário dos servidores federais, aposentados e pensionistas em 9%. O aumento também é válido para cargos em comissão, funções de confiança e funções comissionadas.

O Congresso retirou do texto a possibilidade de aumento da margem livre do crédito consignado, proposta pela relatora da comissão mista de análise da MP, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

Por se tratar de uma MP, está em vigor desde que foi editada pelo governo e passou a valer em 1º de maio. Para se tornar permanente, contudo, precisava ser aprovada pelo Congresso até esta sexta (25). Agora, com a aprovação na Câmara e no Senado, o texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na véspera do lançamento do livro ‘O Estilo Marco Maciel’, tomei um café, há pouco, no Rio de Janeiro, com meu amigo Carlos de Lannoy, repórter de rede da TV Globo. Lannoy foi também corresponde da Globo na Argentina e em Israel, um dos melhores quadros do jornalismo brasileiro. Em Brasília, fomos vizinhos na 105 Sul. A ele, entreguei um exemplar. A noite de autógrafos acontece amanhã na ABL, a partir das 18 horas.

Em agenda na capital federal, hoje, o prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), fez uma visita técnica à sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT). O gestor foi acompanhado pelo deputado federal Fernando Filho (UB) para tratar de ações e obras voltadas para a mobilidade de Petrolina.

O prefeito e o parlamentar petrolinenses foram recebidos pelo diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão. Simão levou algumas demandas, a exemplo da situação das obras da duplicação da BR 407. O prefeito solicitou ao diretor-geral do DNIT uma solução para a ponte interditada na rodovia, que tem causado transtornos aos motoristas que trafegam pelo trecho diariamente. Segundo Simão Durando, o gestor do DNIT garantiu que, como medida emergencial, será feita a instalação de uma ponte metálica até a conclusão das obras de duplicação da via.

Durante o encontro, outro ponto discutido pelo prefeito e o deputado federal foi a federalização e obras de restauração da BR- 235, trecho que liga o aeroporto aos núcleos do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho. Segundo o diretor do DNIT, os recursos para a intervenção estão garantidos, mas para dar início ao plano de trabalho, ainda é necessário concluir os últimos ajustes do processo de transferência do domínio da rodovia para a União. A proposta, após a federalização, é executar obras de pavimentação no trecho do aeroporto em direção ao N-5 e N-4.

“Desde 2017, nosso município avança em todas as áreas, mas, principalmente, em mobilidade e infraestrutura. A nossa gestão segue com muito trabalho e grande ações. Entregamos diversas obras nos últimos anos, porém, ainda temos muitas em andamento e também para iniciar. Seguimos no intuito de fortalecer esse momento histórico de crescimento que nossa cidade vive. Temos orgulho de dizer que estamos transformamos Petrolina através de grandes obras. Vamos continuar avançado”, comemorou o prefeito, Simão Durando.

A Tarde

O livro biográfico “O Estilo Marco Maciel”, escrito pelo jornalista Magno Martins, será lançado amanhã, na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, às 17h30.

O autor, à frente do ‘Blog do Magno’ há quase duas décadas, é o blogueiro político mais influente do Nordeste. Ele descreve com detalhes a vida do político que foi vice-presidente no Governo Fernando Henrique Cardoso.

Maciel morreu em 2021, aos 80 anos. Foi eleito membro da ABL em 2002, sucedendo ao global Roberto Marinho. Marco Maciel ocupou a Presidência da República, interinamente, por 87 vezes. Em média, governou o Brasil por um dia a cada semana que Fernando Henrique Cardoso esteve na Presidência, entre 1995 e 2002, devido às viagens do titular.

Um grupo de 15 crianças do Cabo de Santo Agostinho vivenciou um momento que ficará gravado na memória para sempre. Elas entraram em quadra com as atletas da Seleção Brasileira de vôlei feminino, no jogo pelo Campeonato Sul-Americano, que aconteceu ontem, no Geraldão. Essa experiência não apenas celebrou o amor das crianças pelo esporte, mas também causa inspiração entre os futuros talentos esportivos da região.

As crianças fazem parte do projeto “Viva Vôlei”, da Secretaria Executiva de Juventude e Esportes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, realizado em parceria com a Confederação Brasileira de Vôlei. Este é o único núcleo do projeto em funcionamento no Estado.

“Além do espetáculo esportivo proporcionado pelas atletas do Vôlei feminino, a participação das crianças do Projeto abrilhantaram ainda mais o evento. Estamos felizes por fazer parte desse momento”, disse o prefeito Keko do Armazém.

O projeto Viva Vôlei atende 50 crianças de 7 a 14 anos. “O objetivo vai além da prática esportiva. Também trabalhamos o social, a participação em equipe, determinação e disciplina”, disse o coordenador do Projeto, Lula do Vôlei.