Com José Sarney

As boas surpresas da vida. Vim jantar no Doc Cucina, na Asa Sul, em Brasília, com minha amiga Katia Cubel, jornalista, e seu marido Júlio, de Cuba, e reencontrei o ex-presidente José Sarney. Estava jantando com sua família, entre eles a filha Roseana Sarney e o filho Zequinha Sarney.

Relembrei a viagem que fiz com ele presidente a três Estados nordestinos, no Boeing Presidencial, na qual, ao final, ele me concedeu uma entrevista exclusiva para o Diário de Pernambuco.

Aproveitei para agradecer o depoimento que ele me mandou para o livro de Marco Maciel, que lançarei em março pela Topbook, do Rio.

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025

Com 464 votos, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi reconduzido para mais um mandato no biênio 2023-2024. Lira foi apoiado por um único bloco parlamentar reunindo 20 partidos, incluindo duas federações. Ele obteve a maior votação absoluta de um candidato à Presidência da Câmara nos últimos 50 anos.

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ), lançado pela Federação Psol-Rede, obteve 21 votos; e o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) obteve 19 votos. Houve 5 votos em branco. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Os deputados estaduais empossados, há pouco, votam para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa neste momento. Na disputa, haverá bate-chapa apenas para dois cargos. No embate pela primeira-vice-presidência estão os deputados estaduais Simone Santana (PSB) e Aglailson Victor (PSB). Na segunda-vice se enfrentam Doriel Barros (PT) e Francismar Pontes (PSB).

Em votação, cada deputado irá escolher entre os candidatos inscritos. A Mesa Diretora é responsável por gerir os trabalhos legislativos e administrativos durante o primeiro biênio (2023-2024). As informações são do Blog da Folha.

Caruaru - Primeira Infância
Toritama - Tem ritmo

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito em primeiro turno, há pouco, em votação secreta, como presidente do Senado e do Congresso Nacional pelos próximos dois anos.

Pacheco recebeu 49 votos contra 32 do seu adversário Rogério Marinho (PL-RN). Em 2021, o mineiro recebeu mais votos favoráveis, 57. O número mínimo de votos é 41.

A candidatura dele contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seis partidos: PSD (15), MDB (10), PT (9), PSB (4), PDT (3) e Rede (1). No primeiro mandato, Pacheco também foi apoiado pelo Planalto, mas, na ocasião, Jair Bolsonaro (PL) era o presidente.

Palmares - Forró Mares

Ao discursar na posse dos deputados estaduais eleitos, a governadora Raquel Lyra (PSDB) confirmou o nome do deputado estadual Izaías Regis (PSDB) na liderança do Governo do Estado.

Ex-prefeito de Garanhus e com vasta experiência parlamentar, Izaías é aliado de primeira hora e nome de confiança de Raquel. Ele é um dos três deputados do PSDB – partido da governadora – eleito para esta legislatura atual. As informações são do Blog da Folha.