Flamac - 2

27/03


2017

FBC debate com deputados mudanças na lei de licitações

Entre as principais alterações propostas por Fernando Bezerra estão a necessidade de projetos completos para início de obras e a obrigatoriedade da cobrança de seguros, como garantia que as empresas vencedoras entreguem o que se comprometeram a fazer. O senador, que já foi prefeito de Petrolina, secretário estadual de pastas como Agricultura e Desenvolvimento Econômico e ministro da Integração Nacional, destacou que as medidas vão acabar com os especuladores dos certames. “Quem já esteve na gestão pública sabe que há empresas que entram nas disputas sem nenhuma capacidade técnica e que elas, muitas vezes, negociam valores com os concorrentes para mais tarde sair do processo”, detalhou.

Fernando Bezerra acredita que o atual projeto corrige uma defasagem histórica, pois ao longo dos anos o Brasil optou por contratar com base apenas no menor preço cobrado. Esta lógica, no entanto, nem sempre corresponde à melhor solução. “É preciso que agora tenhamos, ao invés de projetos básicos, projetos completos para iniciar as licitações. Precisamos estabelecer uma cultura de projetos, para que tenhamos obras de melhor qualidade”, definiu.

Quanto aos seguros, o senador explicou que no caso das obras de grande vulto, com orçamentos acima de R$ 100 milhões, o valor estipulado seria de 30% do total do projeto. “Nas demais contratações, a garantia vai até 20% do valor do contrato, ou seja, quadruplicamos o valor atual, que é de 5% do contrato e pouco cobre os custos de uma inadimplência”, ressaltou.

O debate foi bastante prestigiado, reunindo, além de deputados estaduais, vereadores do Recife, representantes da iniciativa privada, ministério público e o defensor público-geral do Estado, Manoel Jerônimo de Melo Neto. “A vinda do senador foi muito importante porque tivemos a oportunidade de conhecer melhor este projeto, que irá promover muitas mudanças na forma de contratar. É uma enorme alegria contar com ele na casa”, afirmou o presidente da Assembleia, Guilherme Uchôa (PDT).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Paixão de Cristo

27/03


2017

Mota solicita liberação de 30 mil toneladas de milho

Hoje, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, recebeu em seu gabinete o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Elizaldo Sá, quando solicitou a liberação de 30 mil toneladas de milho em estoque para distribuição em todo o Estado, pretendendo abrir unidades de vendas nos municípios de Araripina, Salgueiro, Petrolina, Garanhuns, Afogados da Ingazeira e Sertânia. Para este ano, a Conab anunciou a liberação de 250 mil toneladas do produto para o Programa Vendas em Balcão. Deste total, 200 mil toneladas serão destinadas aos estados nordestinos, em virtude da estiagem prolongada.

O secretário pontuou que o Governo de Pernambuco concedeu isenção do ICMS, proporcionando uma melhor condição de aquisição aos produtores. Segundo informações, para que a saca de 60 quilos seja comercializada por R$ 33,00, em média, está sendo aguardada a assinatura de portaria do Governo Federal.

“O Estado vem enfrentando um longo período de estiagem e precisamos dar melhores condições aos nossos agricultores familiares com a oferta do milho em condições especiais. Por isso estamos recorrendo à Conab para que os produtores possam alimentar seus rebanhos de aves, bovinos, suínos, caprinos e ovinos neste momento de desafios”, argumentou o secretário.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Mobi Brasil 1

27/03


2017

Lula defende candidatura de Gleisi à presidência do PT

Radar Online

Lula emite sinais difusos sobre quem é seu preferido para substituir Rui Falcão. Ele elogia Alexandre Padilha, não torpedeia Lindbergh Farias e, recentemente, passou a espalhar que gostaria de ver Gleisi Hoffmann disputando o comando do partido.

Se ele abraçará a candidatura dela, ninguém sabe.

Pesa em favor da parlamentar a tese defendida pelo próprio Lula, de que o presidente do PT não deve ter mandato, para se dedicar integralmente aos interesses da sigla. Tanto Lula quanto Gleisi sabem perfeitamente que a senadora, ré na Lava Jato, teria dificuldades para se eleger até a síndica do próprio prédio atualmente.

O ex-presidente vem argumentando que seria interessante o PT ser presidido por uma mulher, pela primeira vez na história, sobretudo no momento em que a legenda ainda tenta se achar nos escombros deixados pelo impeachment de Dilma Rousseff.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

FMO

27/03


2017

Mais de 500 assaltos a ônibus são registrados em PE

Do G1/PE

Ao menos 503 assaltos a ônibus foram contabilizados pela Secretaria de Defesa Social, nos primeiros 86 dias de 2017. Ao todo, foram 129 investidas criminosas contra coletivos, até o fim de domingo. Os números foram apresentados pela Polícia Civil, hoje, durante coletiva em que foram apresentados detalhes sobre a prisão de cinco suspeitos de praticar o mesmo tipo de crime.

Segundo o chefe da força-tarefa que investiga os assaltos a ônibus no Grande Recife, delegado Joel Venâncio, há uma projeção de redução de cerca de 20% para o fim de março, levando em conta a média diária dos crimes do tipo. Por dia, em 2017, já foram quase seis investidas a ônibus por dia.

“Durante o fim de semana, foram presas cinco pessoas, integrantes de três grupos suspeitos de assaltar coletivos. Foram três menores de idade e dois maiores. Até agora, a Polícia Civil prendeu 41 pessoas relacionadas a este tipo de roubo. Além destas, a Polícia Militar prendeu outras 57, totalizando 98 suspeitos”, disse.

Na sexta-feira, foi preso o último integrante de uma quadrilha que praticava assaltos na comunidade de Areinha, em Camaragibe, no Recife. O jovem, de 18 anos, era menor de idade na época dos assaltos e, por isso, foi inicialmente apreendido. Outros crimes, foram relacionados a ele, praticados após ter completado 18 anos.

“Os outros integrantes da quadrilha haviam sido presos anteriormente, mas acreditamos que ele continuava praticando assaltos. Foi capturado em casa, na mesma comunidade, com uma touca tipo ninja e uma faca, com a qual praticava os assaltos”, disse a delegada Euricélia Nogueira, responsável pela prisão.

O outro caso ocorreu em Olinda, na quinta-feira, quando dois adolescentes e um maior, armados com facões, entraram em um veículo que fazia a linha Casa Caiada, nas imediações do Shopping Tacaruna, bairro de Santo Amaro. Na ocasião, um passageiro reagiu à investida e os três foram rendidos pelos passageiros.

O motorista conduziu o ônibus à Delegacia de Olinda, onde os suspeitos foram autuados. Segundo a polícia, imagens do circuito de segurança de outro ônibus mostra o mesmo grupo praticando outros assaltos. Os suspeitos utilizavam, além de facões, armas de fogo e até espingardas calibre 12.

O terceiro caso ocorreu em um ônibus da linha Avenida Norte/T.I. Macaxeira. Dois suspeitos seguiram uma passageira que estava dentro do coletivo e, no cruzamento entre as avenidas Dantas Barreto e Guararapes, a abordaram. Policiais notaram a ocorrência e conseguiram prenderam um dos homens.

Celulares

A Secretaria de Defesa Social lançou uma plataforma a partir da qual é possível retornar às vítimas celulares roubados e apreendidos pela polícia. No novo sistema, é possível cadastrar o Imei do celular, que pode ser acessado a partir do teclado do telefone, pelo número *#06#.

Por meio do código, caso haja apreensões de celulares roubados, a polícia tem como localizar os aparelhos e devolvê-los aos donos. O número pode ser cadastrado pelo site da SDS, no banner 'Alerta Celular'.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/03


2017

Ouça o Frente a Frente desta segunda, 27

Se você perdeu o Frente a Frente desta segunda, 27 de março de 2017, programa que apresento de segunda-feira a sexta-feira, ao lado do jornalista Adriano Roberto, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como  cabeça de rede a Rádio Folha FM 96,7 formada por 40 emissoras, clique aqui ou a direita no blog nos links do "Programa Frente a Frente" e ouça agora.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner - Hapvida

27/03


2017

Fachin deve deixar para abril decisão sobre inquéritos

Do UOL

As decisões do ministro Edson Fachin, relator no STF (Supremo Tribunal Federal) dos processos ligados à Operação Lava Jato, sobre os 83 pedidos de inquérito contra políticos feitos pela Procuradoria­Geral da República só devem ser conhecidas a partir do mês de abril.

A intenção do ministro é anunciar as decisões em conjunto, e o trabalho de análise do processo deve entrar pelo próximo mês, segundo informou a assessoria de comunicação do STF. Fachin tem sinalizado que pretende analisar com rapidez os processos.

Além dos 83 pedidos de investigação contra políticos com foro no STF, como deputados e senadores, a Procuradoria também apresentou 211 pedidos para que fatos suspeitos sejam analisados nas instâncias inferiores da Justiça, por não envolverem pessoas com foro no Supremo.

Pela lei, deputados federais, senadores, ministros e o presidente da República só podem ser investigados pelo STF. Já governadores, por exemplo, são investigados pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Os pedidos de inquérito foram apresentados com base nos acordos de delação premiada de 78 executivos e ex-executivos da Odebrecht. As delações e os pedidos de investigação seguem sob segredo de Justiça, mas a Procuradoria já pediu que Fachin suspenda o sigilo sobre os pedidos de inquérito.

Segundo reportagem da "Folha de S. Paulo", foram incluídos nos pedidos de inquérito pelo menos seis ministros do governo Michel Temer, além de parlamentares de diferentes partidos e ao menos 10 governadores.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Supranor 1

27/03


2017

Comitiva do Reino Unido conhece a Upinha 24h

Com o objetivo de melhorar a qualidade da Rede de Atenção Básica à Saúde, o prefeito Geraldo Julio, acompanhado do secretário de Saúde, Jaílson Correia e o secretário executivo do Gabinete de Representações e Relações Internacionais, Marcos Raposo, recebeu a diretora do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, Anna Clunes para uma visita à Upinha Moacyr André Gomes, na tarde de hoje.

A visita da comitiva, também formada pelo Cônsul Geral do Reino Unido no Recife, Graham Tidey e pela Cônsul Geral do Reino Unido em São Paulo, Joanna Crellin, tinha como objetivo, além de conhecer a unidade de saúde, tratar do convênio firmado entre os governos no qual a capital pernambucana foi selecionada para receber o Projeto de Aceleração da Saúde (Health Accelerator Programme), que visa tornar mais eficiente a assistência ao usuário da rede municipal.

"Estamos aqui discutindo a efetividade da atenção básica no Brasil, tratando de comunidades que precisam muito do SUS e que precisam de um serviço de qualidade e que tenha, de fato, resolutividade, para que resolvam os problemas que as pessoas têm na saúde. Esta já é uma parceria importante, já rendeu frutos, e agora temos a expectativa de que possamos habilitar novos projetos que permitam que a gente possa ampliar nosso trabalho", declarou o prefeito Geraldo Julio sobre a iniciativa, que recebeu o investimento de 354 mil libras esterlinas do Fundo de Prosperidade do Reino Unido, valor equivalente a cerca de R$ 1,4 milhão, que foram aplicados diretamente pelo fundo em trabalho de consultoria e capacitação dos profissionais da área de saúde.

Durante o trabalho de campo no Recife, os consultores das Redes Acadêmicas em Ciências da Saúde do Governo Britânico (Academic Health Sciences Network – AHSN), junto com profissionais de saúde da cidade, realizaram visitas a algumas unidades do município, como as Upinhas, Policlínicas e Unidades Básicas Tradicionais. Em seguida, construíram análise sobre o processo de trabalho, que teve como foco as consultas de urgências. Todo o trabalho de consultoria teve como meta orientar sobre práticas para a melhoria do serviço de atendimento ao cidadão.

O secretário de saúde, Jailson Correia, explicou a importância do diálogo com o Reino Unido a partir deste projeto e do investimento obtido: "Tivemos um primeiro momento que foi a assinatura de um termo de compromisso que selou a aproximação entre o Governo britânico e a Prefeitura do Recife. O governo britânico tem esse fundo, que se chama Fundo de Prosperidade, que é aplicado em forma de cooperação junto a várias cidades do mundo. O Recife participou através de um projeto e fomos selecionados dentre vários municípios no Brasil e isso resultou nesse investimento, que tem como objetivo melhorarmos o atendimento na atenção básica de saúde. Hoje estamos fechando este ciclo de trabalho, fazendo uma avaliação dessa consultoria que recebemos e vamos a partir dessa experiência aprimorar nosso trabalho", afirmou o secretário.

Para Anna Clunes, diretora do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido a relação com o Brasil e com o Recife estão se estreitando e ainda devem gerar outros frutos. "Existem relações há bastante tempo entre o Reino Unido e o Brasil, mas o nosso governo está olhando ainda mais agora, para ampliar essa relação e estes laços. A área de saúde já está no nosso foco de investimento também há um tempo, principalmente em relação a parcerias entre universidades e é muito importante ver, a partir da troca de experiências, como podemos melhorar o atendimento e fortalecer esse atendimento de atenção básica. Permanecer no diálogo é ótimo e ainda poderemos desdobrar projetos e fazer muitas coisas", garantiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/03


2017

Amupe comemora 50 anos amanhã

Blog da Folha

A Associação Municipalista de Pernambuco de Pernambuco (Amupe) celebra os seus 50 anos de existência amanhã, às 18h30. Na ocasião, também será empossada a nova diretoria da organização, que será presidida pelo prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), e terá como vice a prefeita de Surubim, Ana Célia.

A solenidade deve contar, ainda, com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e lideranças do Estado.

A Amupe foi criada em 28 de março de 1967, em plena ditadura militar. A instituição reúne os prefeitos do Estado e trabalha de forma a facilitar as demandas dos municípios e viabilizar projetos junto ao Governo do Estado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ArcoVerde

27/03


2017

Governo dará 6 meses para estados aprovarem reformas

Blog do Camarotti

O Palácio do Planalto comunicará, hoje, aos líderes da base aliada a decisão de colocar no texto da reforma da Previdência Social um artigo que dá prazo de seis meses para estados e municípios aprovarem regras próprias para os regimes previdenciários de seus servidores.

Se as reformas locais não forem aprovadas neste prazo, passará, então, a valer, para cada estado e cada município que não fizer as mudanças, o texto que vier a ser aprovado pelo Congresso Nacional.

O prazo de seis meses para a implementação das reformas locais será contado a partir do momento em que o presidente Michel Temer sancionar a reforma da Previdência.

Michel Temer tomou a decisão após se reunir neste fim de semana com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e com o secretário de Previdência Social do ministério, Marcelo Caetano.

O presidente recebeu apelos de governadores que estavam preocupados com a dificuldade em aprovar regimes próprios para os servidores.

Ao mesmo tempo, havia pressão de corporações organizadas, como as de policiais federais e outras categorias da União, que ficariam com regimes diferenciados dos correspondentes nos estados, como policiais civis. O mesmo aconteceria com juízes federais, procuradores federais e professores, por exemplo.

Com isso, a avaliação no Palácio do Planalto é que será possível quebrar as resistências de bancadas e dar segurança de que não haverá rombo nas contas estaduais.

O temor colocado por governadores ao presidente é que, caso não tivessem força política para aprovar uma reforma previdenciária nos estados, os orçamentos locais "explodiriam".

Enquanto isso, no governo, a decisão também contempla reivindicação de deputados federais que estavam sofrendo pressões de corporações estaduais.

"A partir de agora, vai depender de cada estado fazer no prazo factível a própria reforma da Previdência, caso contrário, será aplicada a regra nacional para que não haja distorções nos estados", disse ao Blog um auxiliar do presidente.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Garanhuns

27/03


2017

TSE deve concluir hoje relatório da chapa Dilma-Temer

Relator da ação que pode levar à cassação da chapa de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PSDB) nas eleições de 2014, o ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deve concluir, hoje, o relatório final do processo. De acordo com a assessoria do tribunal, o Ministério Público Eleitoral informou que só se manifestará sobre o caso 48 horas depois da entrega do relatório final.

Na semana passada, Herman entregou aos outros seis ministros titulares da Corte Eleitoral uma versão parcial do relatório, que já totalizava 1.032 páginas.

O relatório final, com um resumo dos principais pontos do processo, é sigiloso e deve ser encaminhado ainda nesta segunda-feira aos demais ministros do TSE, informou o tribunal. Os ministros receberam o relatório parcial de Benjamin apenas em papel impresso e reciclado, numa tentativa de conter vazamentos.

O objetivo de Herman Benjamin é que os integrantes da Corte sejam informados antecipadamente das provas, depoimentos e acusações que constam nos autos do processo, o que lhes permitirá analisar o caso em profundidade. A nova versão do relatório deve conter as alegações finais de Dilma, Temer e do PSDB ­ responsável por mover a ação contra a chapa Dilma/Temer ­ no âmbito da ação que apura se houve abuso de poder político e econômico nas eleições de 2014.

Integrantes da Corte ouvidos reservadamente pela reportagem informaram que só começariam a se debruçar sobre o processo no último final de semana, depois da entrega do relatório parcial. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo publicada na última quinta-feira, 23, Herman Benjamin considerou o relatório "um mapa da mina".

Na última terça-feira, o ministro encerrou a fase de instrução do processo ­ etapa em que são coletadas as provas e realizados os depoimentos que vão embasar o julgamento. Ao encerrar a fase de instrução e concluir o relatório, Herman Benjamin sinaliza que a ação já se encaminha para a etapa final ­ Herman tem manifestado nos bastidores o desejo de levar o caso ao plenário antes da saída do ministro Henrique Neves, que deixará a Corte Eleitoral em 16 de abril.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Naipes

27/03


2017

Categorias protestam contra a Reforma da Previdência

O protesto contra a reforma da previdência, marcado para amanhã e organizado inicialmente pelos Policiais Civis de Pernambuco, foi ampliado e envolve, agora, mais de 20 categorias. Batizado como “Ato Unificado Contra a Reforma da Previdência”, a concentração dos manifestantes será a partir das 9h, na Praça do Derby. Em seguida os manifestantes sairão em passeata até a Praça do Diário, no Centro da cidade. Em Pernambuco, ainda estão programados atos simultâneos nas cidades de Petrolina, Caruaru, Arcoverde, Garanhuns, Araripina e Salgueiro.

Participam da mobilização, além do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE), a Ordem dos Policiais do Brasil (OPB), Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (ADEPPE), Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Associação dos Peritos Papiloscópicos Policiais Civis de Pernambuco (ASPPAPE), Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco (SINPEF), Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais (SINPRF), Sindicato dos Guardas Municipais do Recife e Ipojuca (SINDGUARDAS), Sindicato dos Professores do Recife (SIMPERE), Sindicato dos Professores de Paulista (SINPROP), Sindicato dos Agentes de Endemias, entre outras categorias. Além das entidades já citadas, ainda integram o ato a Intersindical, Força Sindical e Pública e a Frente Povo Sem Medo.

Para o coordenador do ato, que também é presidente do SINPOL e da Intersindical, Áureo Cisneiros, só com a muita pressão popular os trabalhadores conseguirão barrar a reforma da previdência proposta pelo governo de Michel Temer. “Amanhã o Recife e outras seis cidades pernambucanas vão parar. Nossos congressistas, assim como o atual presidente, já demonstraram não ter compromisso algum com a classe trabalhadora. Por isso, só colocaremos fim a essa agenda de retirada de direitos indo às ruas, dialogando com a sociedade, rumo à greve geral”, avalia.

Duas reuniões organizativas do ato já foram realizadas, com a presença dos representantes das entidades envolvidas no processo. Hoje, às 17h, na sede do SINPOL, acontecerá a reunião geral, quando serão acertados os detalhes finais.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Nehemias

..E agora? Desempregado sem CLT, sem PIS/PASEP, sem ferias, sem 13º, sem SUS, sem educação, e sem documento...Cadê o pessoal do fora Dilma, fora PT. os coxas estão na bimba do boi.

José Pereira da Silva

Todos eles votaram no Temer,pois quem votou na jumenta tinha conhecimento que estava elegendo o Temer como vice, então estão reclamando de quê? na realidade são viúvas do PT que estão sentindo a falta do governo mais corrupto do mundo e suas tetas cheias de dinheiro do miserável do contribuinte.



27/03


2017

Secretaria estadual da Mulher comemora dez anos

Amanhã, a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) realiza, no auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, a partir das 14hs, um evento comemorativo ao 8 de março – Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, que marca o início das comemorações dos 10 anos da SecMulher-PE, serão feitos anúncios estratégicos para as pernambucanas e o lançamento do Anuário 8 de março – instrumento de prestação de contas de 2016 e planejamento para 2017. Este ano, o documento apresenta a linha do tempo das principais ações realizadas pela Secretaria da Mulher do Estado. Também serão feitas homenagens a mulheres que contribuíram para a construção dessa política que mudou a vida de muitas pernambucanas.

No Anuário 8 de Março, deste ano, constam dados referentes a uma década de políticas públicas para as mulheres, a exemplo de programas como: Chapéu de Palha Mulher, Rede de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar, Fundo Estadual de Apoio às Políticas Públicas Municipais para as Mulheres – FEM Mulher, estímulo à criação e fortalecimento dos Organismos Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres e Teleatendimento Cidadã Pernambucana.

Na oportunidade, serão assinados termos de cooperação técnica para contemplar mulheres vítimas de violência, desenvolvimento de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento sociopolítico e produtivo e ao empreendedorismo das mulheres, além de anúncios na área de habitação, educação, entre outros.

Participam do evento, a secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, representantes do governo do Estado, Sociedade Civil, ONGs, prefeitos (as), autoridades do Legislativo, Judiciário e mulheres que trabalham com políticas públicas na Região Metropolitana e Interior do Estado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

bm4 Marketing 5

27/03


2017

Governo estuda aumento de imposto


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/03


2017

Banho em canal da Transposição faz primeira vítima

Um homem morreu afogado, na tarde de ontem, na barragem de Campos, local onde águas da Transposição do Rio São Francisco passam no município de Sertânia, Sertão do Estado.

De acordo com testemunhas, a vítima mergulhou no reservatório recém-construído e não retornou mais a superfície. Essa é a primeira morte registrada no canal, desde a sua entrega oficial.

Mesmo com placas anunciando a proibição de banho por causa do risco de afogamento, ribeirinhos continuam ignorando o alerta.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/03


2017

Acesso ao município de Floresta será restaurado

O secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, recebeu, na manhã de hoje, a visita do prefeito de Floresta, Ricardo Ferraz, do superintendente regional do DNIT-PE, Cacildo Cavalcante, e do diretor da Consultoria MKS, Osvaldo Menezes. Durante o encontro, ficou acertado que o DNIT vai realizar a obra de restauração do acesso ao município pela BR-316, que possui 1,4 km de extensão. Além disso, a via será contemplada com a instalação de sinalizações.

Na ocasião, os gestores confirmaram uma ida à Brasília, na próxima quarta-feira, onde serão recebidos pelo ministro dos Transportes, Maurício Quintella. Sebastião Oliveira e Ricardo Ferraz vão bater o martelo sobre a duplicação do mesmo trecho.

“É um antigo pleito da população que está sendo atendido. Este acesso é muito importante, pois liga Floresta à PE-425, que leva a Carnaubeira da Penha e a Mirandiba, dois importantes municípios sertanejos”, explicou Oliveira. 

O prefeito Ricardo Ferraz destacou a conquista. “A obra será um grande presente para Floresta, que faz aniversário em junho. Vamos recepcionar os visitantes com o acesso à cidade em excelentes condições”, destacou Ferraz.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/03


2017

Geraldo: “O Compaz abre a porta do futuro para o Recife”

A população de mais 28 bairros do Recife terá acesso a mais uma fábrica de cidadania. O Centro Comunitário da Paz (Compaz) Escritor Ariano Suassuna, localizado no bairro do Cordeiro, abre suas portas para receber a população. Na manhã de hoje, o prefeito Geraldo Julio, o governador Paulo Câmara, familiares do escritor homenageado e diversas autoridades entregaram a unidade, que possui, entre outras novidades, duas quadras de tênis, quadra coberta, rampa de skate, pista para atletismo e o ateliê de artes e artesanato.

São 17 mil metros quadrados onde serão oferecidos os mais diversos tipos de serviços, além de atividades esportivas, educacionais e cidadãs. O prefeito Geraldo Julio ressaltou a importância da entrega de mais uma unidade. “É com uma alegria imensa que a gente entrega o segundo Compaz. Agora são as pessoas do Cordeiro, Torrões, Iputinga, San Martin, Mustardinha, Bongi e toda essa região que terão a oportunidade de ter acesso a esportes, cultura, lazer e educação. Educação cidadã para que seja possível a gente construir uma sociedade com mais cultura de paz”, ressaltou.

Concebido para oferecer serviços de alta qualidade para a população em situação de vulnerabilidade social, o Compaz tem como objetivo garantir inclusão social, cidadania, fortalecimento comunitário e difusão da cultura de paz. “A gente quer aqui dar mais oportunidade para quem teve pouca oportunidade na vida. O Compaz abre a porta do futuro para o Recife”, acrescentou Geraldo. Inicialmente, o equipamento vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A unidade do Cordeiro é a segunda da rede Compaz, que terá a terceira unidade inaugurada em março de 2018, segundo o prefeito Geraldo Julio. "É um compromisso, em março do próximo ano haverá mais um Compaz no Recife", garantiu.

Foram investidos R$ 15 milhões, dos quais R$ 3 milhões foram da Prefeitura do Recife e R$ 12 milhões do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM-PE).  O governador Paulo Câmara elogiou a iniciativa e reafirmou o compromisso de parcerias entre a Prefeitura e o Governo do Estado. “O Compaz é um elemento fundamental de políticas preventivas e dá a oportunidade para muitos jovens. É uma ação para o futuro e eu vejo o Compaz como uma ferramenta que pode ser muito bem utilizada para esta prevenção na busca da paz”, falou o governador.

Representando a família do Escritor Ariano Suassuna, o neto dele, João Suassuna, falou da alegria em ter o nome do avô em um equipamento tão importante. “É um misto de vários sentimentos, como alegria, orgulho, gratidão e saudade. Ariano era pela defesa da cultura e de Pernambuco. O Compaz é um equipamento de primeira linha e representa aquilo que Ariano pregou ao longo da sua vida”, discursou o neto. A população também já comemorou a instalação da unidade. Liliane Alves, moradora da região, espera colocar os filhos para fazerem atividades no Compaz do Cordeiro. “Eu vim conhecer e saber como vai funcionar. Eu acho que o Compaz vai tirar muita gente do caminho errado. A região precisava de um lugar como esse, aliviando as mães e fazendo com que as crianças tenham o que fazer fora da escola”, disse.

O Compaz Escritor Ariano Suassuna atenderá a 28 bairros: Cordeiro, Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre, Zumbi, Engenho do Meio, Torrões, Caxangá, Cidade Universitária, Várzea, Afogados, Areias, Barro, Bongi, Caçote, Coqueiral, Curado, Estância, Jardim São Paulo, Jiquiá, Mangueria, Mustardinha, San Martin, Sancho, Tejipió e Totó. O equipamento também conta com prédio principal - onde está a Biblioteca Jornalista Carlos Percol - e piscina semi-olímpica (25 metros).

Oito escolas municipais estão próximas do Compaz Escritor Ariano Suassuna. Estas unidades de ensino estão num raio de 1 quilômetro do equipamento e foram previamente contactadas para participarem das atividades do espaço, principalmente as da biblioteca. São elas: Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus (Torrões), Escola Municipal Hugo Gerdau (San Martin), Escola Municipal Antônio Farias Filho (San Martin), Escola Municipal Professor Potiguar Matos (San Martin), Escola Municipal General San Martin (San Martin), Escola Municipal Professora Elizabeth Sales Coutinho de Barros (Torrões), Escola Municipal dos Torrões (Torrões), Escola Municipal Creuza de Freitas Cavalcanti (Torrões).

Um dos carros-chefes do Compaz Escritor Ariano Suassuna é a Biblioteca Jornalista Carlos Percol. As atividades deste espaço já começam amanhã, das 9h às 17h, horário de funcionamento do espaço. Dentro dos quase 500 metros quadrados, haverá uma Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTEC) com aulas de robótica, cursos, oficinas, computadores com acesso à internet, wifi, salas de estudo, espaço infantil e acervo inicial de aproximadamente dez mil livros. Entre as atividades oferecidas estão contação de histórias, apresentações teatrais, musicais, circenses, literárias, rodas de diálogos com temáticas de combate às drogas, racismo, homofobia e violência contra mulheres. Confecção e lançamento de livros, cine debates, atividades com música e brincadeiras populares, além de colônia de férias nos meses de recesso escolar.

Para participar dos serviços e atividades oferecidas pelo Compaz, a pessoa precisa estar cadastrada. O cadastramento começa amanhã (28) das 9h às 17h, nas dependências do equipamento, e segue até dia 13 de abril de 2017. É preciso levar comprovante de residência, RG ou Certidão de Nascimento.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/03


2017

Cursos de medicina da UPE são os melhores do estado

Os estudantes dos cursos de medicina dos campi da Universidade de Pernambuco (UPE) em Santo Amaro, Garanhuns e Serra Talhada podem comemorar. Foi divulgado, na última sexta-feira, o resultado da primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), realizada em 2016, e a UPE obteve os melhores índices do estado.

Na avaliação específica para os cursos de medicina, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – (Inep), o curso do campus da UPE em Santo Amaro obteve a melhor nota do estado, 105,5. Em segundo lugar vem o curso do campus em Garanhuns, com 105,0, seguido do curso em Serra Talhada com a nota 104,9.

Para o reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, o resultado é fruto da dedicação, esforço e superação dos que fazem os cursos. “Os servidores, gestores, professores e estudantes foram essenciais para a conquista desse resultado. São eles que enfrentam as adversidades apresentadas diariamente”, destacou.

Os resultados de excelência dos cursos de medicina mostram que a Universidade vive um momento acadêmico importante em sua graduação. “A UPE, através dos seus alunos, conseguiu comprovar que os seus cursos de medicina têm alta aprovação, desempenho e está devidamente preparado para inserir, no mercado de trabalho, futuros médicos compromissados com a população e a saúde pública. São os estudantes os protagonistas desse resultado”, ressaltou o Prof. Pedro.

OBJETIVOS – Instituída pela Portaria MEC nº 982, de 25 de agosto de 2016, a Anasem tem como objetivo avaliar os estudantes de graduação em Medicina, do 2º, 4º e 6º anos, por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.

A Anasem conseguiu mobilizar todas as escolas brasileiras de educação médica e seus resultados abarcam a avaliação de 91% dessas instituições, totalizando 233 cursos e 22.086 estudantes matriculados no 2º ano. Os desempenhos nas questões objetivas foram agrupados em três níveis de proficiência – básico, adequado e avançado – com o objetivo de medir as competências estruturais ou habilidades dos participantes.

Cerca de 91,2% dos estudantes de medicina encontram-se no nível de proficiência adequado; 6,9%, no básico; e 1,9%, no avançado. Quanto aos desempenhos agregados por Instituições de Educação Superior (IES), 98,71% apresentam média em nível adequado e 1,29%, no básico.

ANASEM 2017 – A segunda edição da Anasem acontecerá no dia 18 de outubro do corrente ano e será aplicada para os estudantes matriculados no 2º ano dos cursos de Medicina. Em breve o Inep divulgará as informações sobre os procedimentos de inscrição.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/03


2017

Embaixador da Argélia visita Instituto Miguel Arraes

O embaixador da Argélia no Brasil, Toufik Dahmani, e o secretário, Chafik Kellala, desembarcam em Pernambuco, amanhã, a convite do Instituto Miguel Arraes. O dia do embaixador no Estado começa com uma visita simbólica à casa de Arraes, que guarda diversos objetos oriundos da Argélia. Na ocasião, Toufik e Chafik serão recebidos por Madalena Arraes e Antônio Campos. Durante a estadia dos visitantes, está prevista uma ida protocolar ao governador Paulo Câmara, na quarta-feira pela manhã.

Em tempo

Na próxima quarta-feira, às 16h30, no auditório da Editora UFPE, será lançado o livro “Ciência e Tecnologia nos tempos do Dr. Arraes”, de Ascendino Flávio Dias e Silva. O lançamento será seguido de um debate com a participação de José Fernando Thomé Jucá, Antônio José Alves, Antônio Carlos Pavão e José Almir Cirilo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/03


2017

“Governo estuda reduzir incentivo fiscal”, diz ministro

Do G1

O governo federal estuda reduzir incentivos fiscais para cobrir o rombo no orçamento de 2017, segundo o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira. Será necessário encontrar R$ 58,2 bilhões para cumprir a meta fiscal do ano, que é de déficit de R$ 139 bilhões.

"Nossa principal atenção será, aliás, a redução de incentivos fiscais. O governo federal ainda possui vários programas de incentivos fiscais, nós estamos olhando para isso e contando evitar qualquer aumento de impostos", disse o ministro, hoje, em entrevista à Rádio Gaúcha.

A resposta dada quando ele foi perguntado sobre o eventual aumento de impostos, já comentado pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, na última semana.

O governo ainda tenta, de acordo com Oliveira, evitar principalmente os impostos que geram maior impacto na população e no funcionamento da economia.

Dentro dessa perspectiva, "não há nenhuma discussão" sobre o aumento da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF), afirmou ele na entrevista. "Ao menos que eu tenha conhecimento", acrescentou.

Oliveira disse que não há números para serem divulgados, mas que a redução das despesas deverá ocorrer em "valor significativo".

"Do outro lado, nós estamos ainda finalizando as discussões sobre algumas receitas extraordinárias, que são principalmente derivadas da concessão de algumas hidrelétricas e da recuperação de recursos que a união depositou para pagamentos de precatórios e que não foram recuperados pelos beneficiários desses precatórios", destacou.

Com essas medidas, ressaltou o ministro, o governo pretende recuperar R$ 15 bilhões, ou até um pouco mais. "Então precisaremos também, em alguma medida, de algum aumento de receita da União, onde nós estamos tentando ao máximo evitar aumento de impostos", reiterou.

Rombo de R$ 58,2 bilhões

Oliveira lembrou que já era previsto o déficit de R$ 139 bilhões no orçamento do ano. Porém, pela avaliação realizada, o governo verificou que há uma queda de aproximadamente R$ 54,8 bilhões na arrecadação. Junto às despesas obrigatórias, segundo ele, o déficit adicional alcançaria os R$ 58,2 bilhões.

"Então, nós precisamos fazer algumas ações de governo para resolver esses 58,2 bilhões de reais, de modo que nós consigamos alcançar aquele limite de déficit de 139 bilhões, que era a previsão original", explica.

O rombo surgiu porque, na elaboração do orçamento, o governo previa um crescimento de 1,6% para a economia brasileira neste ano. Entretanto, essa estimativa foi revista e agora é de crescimento de apenas 0,5%.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou que o governo vai esperar até a próxima semana para definir quais medidas serão adotadas. Ele adiantou, porém, que os R$ 58,2 bilhões não serão totalmente cobertos por corte de gastos. E disse que há "uma grande possibilidade" de elevação de impostos para conseguir esses recursos.

De acordo com ele, o governo tem até a quarta-feira (29) para enviar a revisão do orçamento ao Congresso. Em anos anteriores, isso foi feito até o dia 22 de março.

"Temos mais alguns dias para verificar e diminuir a eventual necessidade de aumento de impostos", disse Meirelleso na quinta-feira (23).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores