Vídeo gravado por profissionais do Hospital Getúlio Vargas (HGV), mostra diversas rachaduras, infiltrações e a presença de mofo na unidade de saúde, especialmente no setor cirúrgico. Uma das áreas chegou a ser coberta por tapumes para que, segundo os denunciantes, a realidade não seja exposta ao público.
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que a edificação do HGV encontra-se “escorada desde junho de 2017, não sendo este um fato novo”. A pasta diz que a estrutura é monitorada há mais de 14 anos, possuindo um acervo com informações detalhadas e adoção de medidas que visam manter a segurança do prédio.
Leia maisConfira a nota na íntegra
Em relação às recentes notícias veiculadas sobre a estrutura do Bloco G3 do Hospital Getúlio Vargas (HGV), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) esclarece que a edificação encontra-se escorada desde junho de 2017, não sendo este um fato novo, está ciente da situação e tem trabalhado para viabilizar a realização da obra de recuperação estrutural da unidade. Inclusive, a Governadora do Estado esteve em Brasília em busca de investimentos para a realização de reformas estruturais das unidades de emergências do Estado.
A estrutura é monitorada há mais de 14 anos, resultando na geração de inúmeros relatórios e notas técnicas que compõem um extenso acervo de informações para acompanhamento da situação e adoção de medidas visando manter a segurança do prédio.
Desde 2019, a Secretaria de Saúde, em conjunto com a Casa Militar, realiza vistorias regulares para analisar tecnicamente a situação da edificação. Como resultado dessas vistorias, relatórios detalhados são elaborados e disponibilizados ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), garantindo a transparência e o compartilhamento das informações obtidas.
De posse das informações técnicas, a atual gestão da SES-PE reforça que já possui um projeto de recuperação estrutural, contendo todos os dados necessários para corrigir o problema em questão. Esse projeto está em conformidade com as normas e diretrizes técnicas aplicáveis, e busca assegurar a segurança e a estabilidade do edifício.
Reiteramos, por fim, o compromisso desta Secretaria em garantir a segurança dos usuários do Hospital Getúlio Vargas, assim como de seus profissionais, e também na adoção de todas as medidas necessárias relativas ao problema.
Leia menos