­Políticos de Goiás criam estratégia para combate a incêndios na Chapada dos Veadeiros

O Pacto pela Chapada dos Veadeiros, lançado nesta terça-feira (10) pela candidata a prefeita de Alto Paraíso, Professora Nislene (PSB), e pelo candidato à reeleição em Cavalcante, prefeito Vilmar Kalunga (PSB), conquistou apoio de lideranças expressivas de Goiás. Os vereadores Fabrício Rosa (PT) e Aava Santiago (PSDB) e a candidata a vereadora por Goiânia Lucilene Kalunga (PSB) entraram no circuito para fortalecer o projeto de criação de um consórcio intermunicipal na Chapada dos Veadeiros.

Liderança local, Lucilene Kalunga reforça que seu apoio ao pacto tem diversos motivos: “além de a Chapada ser meu local de origem, minha maior motivação é por nosso futuro coletivo. Defender a Chapada dos Veadeiros é defender todas as formas de vida do Cerrado e, por consequência, a qualidade de vida na Grande Goiânia e demais regiões do Estado.”

Articulação nacional

“O propósito é garantir o desenvolvimento econômico sustentável do bioma, e, ao mesmo tempo, prevenir os repetidos casos de queimadas descontroladas, desmatamentos ilegais e expansão desordenada na ocupação do solo, a partir de estratégias compartilhadas entre os mandatos”, afirmou Gabriela Rollemberg, cofundadora da Quero Você Eleita, startup de inovação política que atua na concepção e articulação do projeto. 

Confira o vídeo:

Já foram realizadas conversas com o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas pela vereadora Aava Santiago, que esteve em Brasília na última semana para uma reunião. “O movimento é trabalho em parceria com o ministério”, disse a parlamentar, que soma esforços para articular a construção do consórcio.

O vereador petista Fabrício Rosa, de Goiânia, também apoia o projeto do consórcio intermunicipal.

Pacto pela Chapada dos Veadeiros

O compromisso foi firmado pela Professora Nislene e o prefeito Vilmar Kalunga nesta terça-feira (10), na véspera do Dia Nacional do Cerrado. A ação, contudo, foi tomada pela urgência de uma atitude diante das queimadas que já impactaram mais de 10 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) na última semana. 

Entre os compromissos, estão:

•⁠ Criação de um consórcio intermunicipal para atuar em prol do Cerrado e da Chapada dos Veadeiros;

•⁠ Elaboração de um “Plano de Ação Climática”, pautado no “Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima”, para identificar e estabelecer medidas prioritárias concretas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa, de mitigação e de adaptação social, econômica, ambiental e territorial;

•⁠  ⁠Estabelecimento de metas municipais e regionais de desenvolvimento socioeconômico e de redução de desigualdades regionais, por meio de estratégias compartilhadas entre os mandatos, posicionamentos coletivos e diálogo com a cidadania;

•⁠ ⁠Ampliação, capacitação e apoio às brigadas de incêndios;

•⁠ ⁠⁠Implementação e aprimoramento de tecnologias de monitoramento e alertas que possibilitem o acompanhamento das queimadas e desmatamentos em tempo real, entre outros.

Veja outras postagens

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) emitiu nota de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Araripina e ex-deputado estadual Emanuel Bringel. Empresário do setor gesseiro, Bringel foi reconhecido como uma liderança política importante no Sertão e um defensor do desenvolvimento regional. Durante sua trajetória pública, atuou com dedicação tanto à frente da Prefeitura de Araripina quanto como parlamentar na Alepe. Confira a íntegra:

Nota de pesar

O falecimento do ex-prefeito de Araripina e ex-deputado estadual Emanuel Bringel deixa uma lacuna na política do Sertão e de Pernambuco. Líder do seu povo, Bringel era empresário do setor gesseiro e foi um grande defensor do desenvolvimento da sua região. Tanto à frente da Prefeitura de Araripina como exercendo mandato na Alepe, trabalhou incansavelmente em favor da sua gente. Nossa solidariedade e condolências aos familiares, amigos e ao povo de Araripina e região. Que Deus possa confortar a todos neste momento.

Álvaro Porto, presidente da Alepe
Francismar Pontes, 1° secretário

Câmara do Recife - Nova Sede

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, que participa de audiência na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado Federal, nesta quinta-feira (15), e o senador Sergio Moro (União-PR) discutiram durante a oitiva.

O bate-boca começou quando o parlamentar perguntou ao ministro se, enquanto ele era secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, sabia dos descontos associativos que ocorriam no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que, segundo a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU), sindicatos e entidades associativas teriam cobrado indevidamente de aposentados e pensionistas. No total, teria sido cobrado um valor de cerca de R$ 6 bilhões, entre os anos de 2019 e 2024. As informações são da CNN Brasil.

Wolney negou, afirmando que as denúncias foram feitas em 2020, quando o senador era ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL).

“Um servidor em 2020 denuncia à PF que havia descontos indevidos, que havia fraude. Essas denúncias foram feitas em 2020, senador. Parece que vossa excelência era o ministro da Justiça nessa época. Vossa Excelência fez alguma coisa para coibir essas fraudes?”, respondeu o ministro.

Moro rebateu, dizendo que Queiroz se omitiu durante uma reunião sobre a denúncia das fraudes realizadas em 2023.

“Esses fatos nunca foram informados a mim como foram informadas a vossa excelência expressamente na reunião lá em 2023. Quem se omitiu aqui foi Vossa Excelência”, disse o senador.

“Vossa Excelência, como ministro, também não acompanhou? Não tinha conhecimento?”, perguntou Wolney.

“Não, não chegou ao meu conhecimento mas ao de Vossa Excelência chegou”, respondeu Moro.

O ministro reiterou que não tinha conhecimento sobre as informações de fraude, e foi, novamente, rebatido pelo parlamentar.

“O senhor ouviu na reunião, ministro. Na reunião foi informado sobre as fraudes e Vossa Excelência não fez nada. Vossa Excelência era de confiança de Carlos Lupi e continua no ministério”, declarou Sergio Moro.

Momentos depois, o parlamentar voltou ao assunto e respondeu sobre acusações de omissão de Wolney quando era ministro, em 2020.

“Esse depoimento [do servidor] foi em setembro de 2020, eu sequer estava no governo mais. Se eu tivesse recebido, como Vossa Excelência recebeu, em junho de 2023 a notícia que haviam essa fraudes eu teria tomado providencias imediatas. Refuto Vossa Excelência que quis me acusar de omissão. Quem se omitiu como secretário-executivo da previdência durante os anos em que a fraude escalou para mais de 2,8 bilhões de reais foi Vossa Excelência”, disse Moro.

Wolney no Senado
O ministro foi convidado pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor para prestar informações sobre as fraudes relacionadas a descontos não autorizados nas contas de aposentados e pensionistas no INSS.

Em um dos requerimentos apresentados, os senadores afirmaram que Wolney, quando era secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, se reuniu com membros da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), uma das entidades investigadas por fraudes.

Os parlamentares apontam ainda que Wolney e Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência, foram alertados pela conselheira Tonia Galleti, do Conselho Nacional do INSS, sobre os descontos associativos irregulares, segundo ata de reunião de junho de 2023.

Jaboatão dos Guararapes - Empreendedora

A última etapa do giro brasileiro da Orquestra de Câmara Jovem Criança Cidadã aconteceu no teatro da Caixa Cultural de Brasília. Na unidade da capital federal, a Caixa promoveu, paralelamente, a exposição fotográfica “Sons da transformação”, contendo produções da equipe de Comunicação do projeto, além de imagens históricas do nosso acervo, ao longo dos 15 anos de patrocínio da instituição à OCC.

Sob a regência do maestro José Renato Accioly, os 15 musicistas selecionados para o concerto encantaram uma plateia lotada e encerraram uma turnê de muito sucesso, muitos quilômetros percorridos e muitos aplausos.

Dulino Sistema de ensino

O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, participa, neste momento, de audiência na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado. Wolney foi convidado pelos membros do colegiado a prestar esclarecimentos sobre um esquema de fraudes e desvios de aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Quando sentei com o presidente, na sexta, 2 de maio, ele me deu uma tarefa que foi apurar até as últimas consequências a fraude ao INSS […] Pediu para cuidar dos nossos aposentados”, disse Wolney na apresentação inicial. As informações são do portal G1.

O ministro defendeu a atuação do governo e disse que as fraudes só foram descobertas e interrompidas por ação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, órgãos federais.

‘A partir da nossa deflagração da operação por parte da CGU, um órgão do governo, um órgão do governo que mandou chamar a polícia para apurar os saques fraudulentos. Houve uma resposta firme do governo, deflagrando a operação, mostrando uma tolerância zero”, disse.

Wolney também disse que o INSS criou um “sistema simplificado de contestação” para os aposentados que sofreram descontos ilegais. E minimizou o fato de os canais digitais para solucionar o problema excluírem idosos ou dependentes com menor acesso à internet.

“[Hoje] 91% de todos os acessos ao INSS já são pelo Meu INSS. 7% se comunicam pela central. Hoje em dia, apenas 2% recorrem às agências. O presidente do INSS já está preparando uma estrutura nas agências de acolhimento, de comunicação simples e direta, para esse percentual que precisa recorrer às agências”, disse o ministro.

Wolney disse, ainda:

  • que o ressarcimento dos descontos indevidos será feito na mesma conta que já recebe a aposentadoria ou a pensão. Ou seja, não será preciso informar novos dados bancários;
  • que o governo já recuperou R$ 2,56 bilhões para iniciar os ressarcimentos;
  • que os casos em que a entidade não fizer o ressarcimento serão enviados à Advocacia-Geral da União (AGU).

“Quero dizer que essas fraudes não começaram agora, mas terminaram nesse governo. Foi nosso governo, o governo do presidente Lula, uma decisão do governo que mandou chamar a polícia, que deflagrou a operação e que desbaratou essa gangue que roubava os aposentados. Foi o nosso governo que pôs fim àquela farra e está tomando as providências para preservar os aposentados, para que nenhum deles fique prejudicado, e para punir exemplarmente cada uma e cada um daquelas associações e pessoas físicas”, disse Wolney, ecoando a posição do Palácio do Planalto nas últimas semanas.

Petrolina - O melhor São João do Brasil

Emanuel Bringel, que morreu, há pouco, num hospital em Barbalha, no Ceará, aos 76 anos, em decorrência de um infarto, era gente da melhor qualidade, um gentleman. Perdi um grande amigo, uma fonte perene de notícias que me passava do Araripe, especialmente Araripina, município que governou.

Governou com tamanho capricho, que depois veio o reconhecimento: a esmagadora maioria dos votos para ocupar uma cadeira como representante da região na Assembleia Legislativa. Era um homem plural, na política e nos seus negócios como médio empresário no Araripe.

Aproximei-me dele quando frequentava os encontros políticos na casa do saudoso Sérgio Guerra, tanto em Piedade quanto em Brasília. Que acabavam derivando para amenidades e histórias do arco da velha. Ex-senador e presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra dizia que o traço da personalidade de Bringel era a lealdade e a correção.

Nunca o traiu. Foi aliado histórico e fiel até a morte de Guerra, em 2014. Nos últimos dias, o maior prazer de Bringel era compartilhar notícias da gestão do prefeito Evilásio Mateus (PDT), a quem ajudou a eleger numa aliança na qual indicou o filho, Bringel Filho, para fechar a chapa como vice.

Bringel me ligava todos os dias, funcionava, na verdade, como um assessor de Imprensa informal de Evilásio. Senti muito a sua morte. Quando estive com ele, no lançamento da biografia de Marco Maciel, em Araripina, almoçamos e rimos muito, juntos, das “presepadas” do amigo comum Sérgio Guerra.

É a vida! De todas as despedidas, a mais inesperada é a da passagem da vida para a morte, pela impossibilidade de pedir para a vida ficar, só mais um pouco. A partida é inesperada. Muitas vezes numa temporada.

Sem aviso e nem pudor, aprendemos a lidar com a dor. De Bringel, quero guardar apenas as boas recordações de um homem de posições firmes e coerentes, legado que será perpetuado pelo filho Bringel Filho, seu xodó e herdeiro político.

Em tempo: O seu velório começa hoje à noite, na quadra da Autarquia Educacional do Araripe (AEDA), e o sepultamento acontece amanhã, às 16h45. A simbologia do horário se dá por Bringel ter sido um fiel partidário do PSDB, legenda que tem por número 45.

Ipojuca - No Grau 2025

Hoje, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), realizou uma vistoria no serviço de limpeza do Canal do Prado, situado na Avenida Abdias de Carvalho. A intervenção, realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), dá continuidade ao programa Ação Inverno, iniciado em janeiro deste ano, com a limpeza dos 99 canais que cortam a cidade, para o período de chuvas na capital, visando melhorar o escoamento de água com a retirada de resíduos desses sistemas de macrodrenagem.

“Acompanhamos o trabalho do COP, à noite, de madrugada e hoje cedo pela manhã, mas sempre fazemos questão de estar acompanhando o trabalho na rua também. São milhares de pessoas trabalhando. Aqui no Prado, realizando a limpeza de um dos canais, já foram mais de 60 toneladas que foram retiradas”, informou o prefeito João Campos. “Isso faz parte de um plano de investimento ao longo de todo o ano, não só na chuva. Temos que fazer principalmente no verão, no período que não chove, para garantir uma cidade mais preparada para o período chuvoso”, ressaltou.

A intervenção deu início no último dia 8 e deverá ser finalizada no final deste mês. Outros 66 canais já foram limpos, 11 estão com a ação em andamento e mais 19 estão programados para iniciar em breve, dando continuidade nos serviços para atender os 99 canais que cortam o município até meados de setembro. Até agora, foram removidas mais de 64 mil toneladas de resíduos dos canais beneficiados com a ação de limpeza.

Caruaru - São João na Roça

Soube, há pouco, que o ex-prefeito de Araripina e ex-deputado estadual, Emanuel Bringel (PDT), sofreu uma nova parada respiratória e morreu, aos 76 anos. Ele estava internado em um hospital de Barbalha, no Ceará. No último dia 30, Bringel havia passado mal na sua fazenda, sendo socorrido de imediato para o hospital de Araripina e em seguida transferido para Barbalha.

Bringel foi um gentleman, grande líder do Araripe. Acompanhei sua trajetória na vida pública desde quando governou a sua terra natal. A família ainda não divulgou informações sobre o velório e enterro.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

É, no mínimo, falta de sensibilidade da governadora Raquel Lyra (PSD) postar este vídeo dando “close” em Nova Iorque, quando seu Estado, notadamente a Região Metropolitana, se encontra enfrentando seríssimos problemas decorrentes das chuvas de ontem, que se prolongam hoje.

No vídeo, que já tem quase 300 mil visualizações, Raquel aparece andando pelas ruas se protegendo de uma chuva fina que caia por lá. Depois, o corte vai para ela se arrumando para um evento.

Em contraponto, os pernambucanos – sobretudo os da Região Metropolitana – estão sofrendo debaixo d’água, literalmente. Falta sensibilidade. A internet já viraliza essa montagem a partir de vários perfis e grupos de WhatsApp.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, há pouco, o alerta de chuvas para Pernambuco. O comunicado passou de amarelo para laranja, que indica mais chuvas intensas para toda a faixa litorânea do estado. O alerta, com grau de severidade de “perigo”, é válido até as 23h59 de amanhã.

Além de Pernambuco, também devem ser afetados por chuvas intensas os litorais da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Segundo o alerta, o volume de chuva deve ser de até 100 milímetros ao longo do dia, com possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. As informações são do portal FolhaPE.

Olinda - A cada dia, uma nova conquista

Pernambuco ocupa a penúltima posição no ranking que projeta o crescimento dos estados brasileiros. Atrás de Pernambuco, que deve crescer apenas 1,4%, aparece apenas o Rio Grande do Sul, com taxa de 1,2%. A fonte para os cálculos é a ‘Resenha Regional do Banco do Brasil’ de maio, que leva em consideração os Produtos Internos Brutos (PIB) nacional e de todas as 27 unidades federativas. O Mato Grosso lidera a lista, com 5,8%. O Piauí tem a melhor performance regional, com 3,7%, na 7ª posição brasileira.

O fraco desempenho de Pernambuco reflete a realidade atual do estado, que também vai muito mal em outros índices como o Ranking de Competitividade dos Estados. Na versão 2024 do indicador, Pernambuco aparece na 19ª posição Geral, perdendo para Sergipe, Alagoas e Paraíba, por exemplo. Desde que a governadora Raquel Lyra (PSD) assumiu, Pernambuco já caiu três posições no Ranking de Competitividade categoria Geral. Paraíba e Sergipe, por outro lado, mostraram performances positivas, ganhando posições melhores na tabela.

Toritama - FJT 2025

A Polícia Federal enviou, ontem, ao Supremo Tribunal Federal (STF), um relatório complementar contendo o áudio que detalha o plano de assassinato de autoridades para reverter a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022 e impedir a posse de Lula (PT).

Os dados colhidos no telefone celular de Wladimir Soares, um policial federal que integrava o grupo golpista de aliados de Bolsonaro, foram periciados pela PF após a prisão dele às vésperas do G20, em novembro do ano passado. Soares não só trabalhava na PF como integrava o grupo que fazia a segurança do Planalto. Ele repassava informações aos golpistas sobre a agenda do presidente Lula, após a vitória do petista em 2022.

O material foi periciado pela PF que, dada a gravidade do conteúdo, decidiu fazer um adendo ao relatório final já enviado ao STF, dando ciência à Corte e à PGR (Procuradoria-geral da República) sobre as gravações. O que foi encontrado com o policial federal é tão grave que levou à produção do novo relatório, documento que é basicamente centrado nos achados dele.

Segundo os investigadores, o policial federal “admitiu, em mensagem de áudio, que integrava uma equipe de operações especiais, que estava pronta para defender o então presidente Jair Bolsonaro, com um poder de fogo elevado para, em suas próprias palavras, ‘empurrar quem viesse à frente’.” O material foi revelado em reportagem do Jornal Nacional.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

As chuvas que ocorrem desde a noite de ontem, na Região Metropolitana do Recife (RMR), têm relação com o início da temporada de chuva e com a atuação de um fenômeno meteorológico chamado de Zona de Convergência Intertropical, que está atuando no litoral de Pernambuco. As informações são do portal G1/PE.

O município mais afetado pela precipitação foi Jaboatão dos Guararapes, onde choveu 163,67 milímetros, mais da metade do esperado para o mês de maio inteiro, que é de 280 milímetros. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu o alerta laranja e está reavaliando a previsão meteorológica em tempo real para informar a população. Além de Jaboatão, os maiores acumulados de chuva aconteceram nos seguintes municípios:

  • Recife – 146,43 mm
  • Olinda – 134,12 mm
  • Cabo de Santo Agostinho – 129,12 mm
  • Goiana – 120,92 mm
  • Igarassu – 119,78 mm
  • Abreu e Lima – 117,36 mm
  • Paulista – 111,32 mm
  • Camaragibe – 102 mm

Além da chuva, a região está sendo impactada por outro fenômeno chamado de “distúrbios ondulatórios de Leste”, que aumentam a intensidade dos ventos.

Segundo o meteorologista da Apac Romilson Ferreira, o estado vinha de semanas muito secas, com dias em que não foi registrada nenhuma precipitação e, desde o dia 10 de maio, os técnicos já esperavam que o período chuvoso começasse.

“A gente tem que lembrar que está dentro do período chuvoso e é normal chover bastante aqui. A gente tem nesse momento a atuação da Zona de Convergência Intertropical, que está atuando. A gente entrou numa fase mais favorável de chuva, uma combinação entre o que já era esperado e o fenômeno natural desta época do ano”, explicou Ferreira.

O meteorologista disse também que a tendência é que a situação permaneça nas próximas horas, abrangendo todo o litoral de Pernambuco e também o estado da Paraíba.

No Sertão e no Agreste do Estado não houve registro de chuvas. “Pernambuco é um estado que tem essa característica. A gente tem sistemas diferentes. O sistema que atua no Sertão, ainda mais no período chuvoso, é diferente do que atua aqui. [Neste momento], a chuva está bem concentrada no Litoral e na Zona da Mata”, acrescentou.