O triste aniversário do decadente “Novo” Regime

Por Marlos Porto*

Hoje, 15 de março de 2025, completam-se 40 anos do fim do Regime Militar, com a posse do civil José Sarney como vice-presidente, eleito de forma indireta pelo Congresso Nacional. Sarney, nesse mesmo dia, assumiu a Presidência da República interinamente, devido à impossibilidade, por motivo de saúde, da posse do presidente eleito, Tancredo Neves. Pouco depois, em 21 de abril de 1985, com o falecimento de Tancredo, Sarney assumiu definitivamente a presidência.

A data de hoje é significativa. Quarenta anos se passaram e, apesar de tantas conquistas, muitas das mazelas daquela época ainda perduram. Penso que a democracia não foi plenamente consolidada. As elites tinham e ainda têm medo das massas, medo da vontade popular ser manifestada livremente. Escastelaram-se em estruturas de poder do novo regime criado e urdem contra iniciativas de emancipação e de participação popular. O processo político é corrompido e viciado. Hoje, ainda mais grave, atenta-se até mesmo contra a livre manifestação do pensamento. A própria Constituição Federal de 1988 se vê conspurcada.

Hoje, sente-se falta do saudável espírito de rebeldia que esteve presente nas várias formas de luta contra a Ditadura Militar. Inaugurada em 31 de março de 1964, com a deposição ilegal do presidente Jango pelos ministros militares, no que entrou para a história como o Golpe de 64, mas que foi tratado pela historiografia oficial da época como “Movimento Cívico-Militar” e mesmo como “Revolução”, o golpe contou com tanques nas ruas, fechamento de órgãos de imprensa e prisões arbitrárias, feitas pelo Exército, de possíveis opositores e pessoas comuns, simplesmente suspeitas de serem comunistas (o que não era, nem é, crime).

Em Recife, Gregório Bezerra foi torturado, amarrado pelo pescoço e arrastado, ensanguentado, pelas ruas de Casa Forte, por ordem do famigerado Coronel Villocq. A longa luta contra a Ditadura culminou na campanha das “Diretas Já” e na eleição indireta de Tancredo e Sarney, em 15 de janeiro de 1985, fruto de uma brilhante articulação política, em que teve destaque o pernambucano Fernando Lyra, derrotando os acólitos do decadente regime de 21 anos, que queriam Paulo Maluf na presidência.

*Marlos Porto é bacharel em Direito.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025

Hoje, a partir das 18h, será aberta ao público a 1ª Exposição do NACC, no Cais do Sertão, no Recife, em uma iniciativa com curadoria da Galeria Terra Brasilis. O evento reúne mais de 40 obras de grandes artistas, que disponibilizaram seus trabalhos para venda. Parte da renda obtida será destinada ao apoio ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer atendidos pelo Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC).

A mostra pode ser visitada entre os dias 7 e 9 de novembro, na Sala Pajeú, no 3º andar do museu. A visitação acontece na sexta-feira, das 10h às 16h, e no sábado e domingo, das 10h às 18h. A exposição busca unir arte, solidariedade e conscientização sobre a importância do cuidado e do acolhimento a jovens em tratamento oncológico.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A Associação de Empresários do Brasil (AEBR) esteve presente na posse formal do desembargador Carlos Gil Rodrigues Filho, ontem, no Salão Nobre do Palácio da Justiça. O presidente da associação, Fernando Mendonça, acompanhou a solenidade e fez questão de prestigiar a nomeação, reforçando o compromisso da entidade com o diálogo institucional e o fortalecimento das relações entre o setor empresarial e o sistema de Justiça.


Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

O ex-deputado estadual Paulo Frateschi (PT) foi morto a facadas pelo próprio filho, Francisco Frateschi, durante um desentendimento familiar, ocorrido hoje, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo portal O GLOBO por uma pessoa próxima da família e lideranças do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

O ex-parlamentar foi atingido por facadas, na cabeça e braços, e foi socorrido e levado ao Hospital das Clínicas. A esposa de Frateschi, Yolanda Maux Viana, também ficou ferida ao tentar intervir na briga – ela sofreu uma fratura no braço e foi atendida na UPA da Lapa.

Testemunhas relataram que o conflito ocorreu dentro da residência da família, na zona oeste da capital. Ainda não há detalhes sobre o que teria motivado o desentendimento. O filho foi preso.

Ipojuca - Acerte as contas

O senador Fernando Dueire e o deputado estadual Jarbas Filho se reuniram com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, em Brasília. O encontro ocorre após a decisão judicial que anulou a eleição do diretório estadual do partido em Pernambuco, por falta de participação dos diretórios municipais no processo. Na pauta, o diálogo sobre os próximos passos para reorganizar a legenda no Estado e garantir o pleno funcionamento partidário.

O deputado federal Felipe Carreras recebeu, ontem, em Brasília, a prefeita Rivanda Freire, o vice-prefeito Ledson Liberato, os secretários municipais Douglas Tobias (administração) e Carla Albuquerque (Assistência Social) e o assessor especial Giovanni Neto para tratar de novos investimentos para Jupi. A reunião reafirmou a força da parceria entre o parlamentar e a gestão municipal, consolidando um pacote de ações que vai fortalecer a rede de saúde e melhorar a vida da população.

Durante o encontro, Felipe Carreras assegurou recursos, por meio de emenda do seu mandato, para três grandes ações na área da saúde: a construção da nova Clínica da Mulher, que vai garantir atendimento especializado e acolhimento humanizado; a aquisição de um novo veículo de Transporte Fora do Domicílio (TFD); e a implantação de um laboratório moderno no hospital municipal, que trará mais agilidade e eficiência na realização de exames.

“Chego a Jupi com compromisso e com trabalho. Estamos assegurando investimentos importantes, especialmente na saúde – o nosso maior patrimônio.  A prefeita Rivanda e o vice-prefeito Ledson podem contar comigo. Podem anotar e cobrar. Vem muito mais por aí”, afirmou o deputado Felipe Carreras.