No túnel do tempo 

Governador de Pernambuco em 1978, Marco Maciel recebe em audiência o hoje deputado Antônio Moraes (PP), que era delegado, juntamente com Fred Oliveira e o universitário Ivan Amorim, da turma de Moraes. Se você tem uma foto no fundo do seu baú e deseja postar neste quadro, me envie agora pelo WhatsApp: (81) 9.8222-4888.

Veja outras postagens

Frei Gilson se apresentou na capital paraibana na noite deste sábado (27), durante o Celebra João Pessoa, evento promovido pela Arquidiocese da Paraíba. Em entrevista à TV Cabo Branco, o religioso revelou que a música serviu como ponte para que ele entrasse para a vida na igreja.

“A música foi o jeito que Deus começou a me atrair para ele. Meu padrasto me ensinou a tocar, tentando me cativar, e ali minha mãe estava inaugurando um grupo de oração, e eu começo a tocar nesse grupo. E foi a música que me levou a conhecer Jesus”, contou. As informações são do portal g1.

Frei Gilson, que é natural de São Paulo, começou a tocar violão ainda na adolescência, aos 14 anos, e aos 18 entrou no convento para se tornar frade. Ele ficou famoso através das redes sociais onde faz transmissões ao vivo com pregações, e disse que sua presença em João Pessoa era uma missão a ser cumprida. “Sempre que eu divulgava agenda, o clamor era muito forte ‘venha para João Pessoa’. Então tenho certeza que é da vontade de Deus que eu esteja aqui”, afirmou, em entrevista à TV Cabo Branco.

Atualmente, o Frei Gilson possui mais de 11 milhões de seguidores somente no Instagram, e durante a Quaresma de 2025, ele chegou a reunir mais de 1 milhão de telespectadores em uma live às 4h da manhã. A organização do Celebra João Pessoa estima que cerca de 300 mil pessoas tenham acompanhado os shows na orla da capital paraibana.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) marcou para amanhã (29) uma audiência de conciliação entre os Correios e os sindicatos, em uma última tentativa de encerrar a greve antes do julgamento do dissídio coletivo, previsto para terça (30). Segundo o TST, a reunião será realizada na véspera da sessão da Seção Especializada em Dissídios Coletivos. Caso não haja consenso, o tribunal julgará o mérito da greve e definirá as condições do movimento.

O presidente do TST, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, já havia determinado, em decisão liminar, a manutenção de 80% do efetivo em funcionamento, sob pena de multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento. As informações são do Brasil de Fato.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Do Estadão Conteúdo

A atriz francesa Brigitte Bardot, ícone do cinema e da cultura do século 20, morreu aos 91 anos. Polêmica em seus últimos anos, a atriz esteve internada em novembro em um hospital em Toulon, no sul da França, e passou por uma cirurgia. A informação foi confirmada à imprensa francesa pela Fundação Brigitte Bardot. A causa da morte ainda não foi confirmada.

Nascida em Paris, na França, em 28 de setembro de 1934, Brigitte Anne-Marie Bardot ficou conhecida por se tornar um dos maiores ícones culturais do século 20. Sua beleza ajudou a redefinir os padrões de estética e visão feminina no cinema a partir da década de 1950, quando tornou-se um símbolo da mulher moderna por normalmente interpretar personagens emancipadas, libertárias e incontroláveis.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O presidente da Câmara Municipal de Turilândia, vereador José Luís Araújo Diniz, o “Pelego” (União Brasil), assumiu interinamente a prefeitura do município do Maranhão depois de a Justiça local determinar o afastamento do prefeito Paulo Curió (União) e da vice-prefeita Tânya Mendes (PRD). O político vai comandar interinamente o cargo enquanto cumpre prisão domiciliar e é investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A mudança foi oficializada por meio de portaria publicada na sexta-feira, que reconheceu a vacância temporária dos cargos de chefia do Executivo municipal. A vice-presidente da Câmara, vereadora Inailce Nogueira Lopes, passou a exercer interinamente a presidência do Legislativo na cidade — ela também cumpre prisão domiciliar. As informações são do jornal O Globo.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Em vídeo publicado há uma semana pela jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, a colunista relaciona a operação da Polícia Federal contra a chamada “máfia do INSS” ao sigilo de 100 anos imposto pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sobre visitas de Antônio Camilo Antunes — conhecido como “careca do INSS” — à Casa. Segundo ela, a ação ajuda a esclarecer por que as informações foram mantidas sob segredo.

“A Polícia Federal prendeu o número dois do Ministério da Previdência, [Adroaldo da Cunha Portal], por envolvimento na máfia do INSS e tá mirando também o senador Weverton Rocha, que além de ter muita influência no ministério, é também vice-líder do governo Lula”, afirma Malu. Para a jornalista, além de escancarar a ligação do senador com o esquema, a operação lança luz sobre o bloqueio de dados determinado por Alcolumbre.

Malu lembra que, desde o início da CPI do INSS, em agosto, já se sabia que Antônio Camilo Antunes mantinha relação próxima com políticos de diferentes níveis. “Pra conseguir organizar um esquema de descontos ilegais que desviou mais de 6 bilhões de reais dos aposentados, ele precisava de muita gente operando pra ele em Brasília”, diz. Segundo ela, a CPI buscava saber “com quem o careca falava, com quem ele fazia negócios, pra tentar saber quem ele pagava”, mas o acesso foi barrado pelo presidente do Senado, que decretou sigilo total sobre as visitas.

De acordo com a PF, ainda segundo o relato, “o Everton Rocha era o sustentáculo político e sócio oculto da organização criminosa que roubou os aposentados”. O número dois da Previdência teria sido chefe de gabinete do senador, e o filho dele continuava trabalhando no mesmo gabinete. Malu afirma que o senador também recebia dinheiro da quadrilha e utilizava um jatinho do operador do esquema, além de atuar como braço direito de Alcolumbre no Senado.

Palmares - Natal Encantado 2025

O professor, escritor, cientista político e sociólogo Antônio Lavareda será o entrevistado do último podcast do ano Direto de Brasília, na próxima terça-feira. O programa é uma parceria deste blog com a Folha de Pernambuco, com transmissão para 165 emissoras no Nordeste.

Lavareda é pioneiro no Brasil nos estudos teóricos e na utilização de ferramentas de neuropolítica, mestre em Ciência Política e em Sociologia. É também um dos consultores mais bem-sucedidos em campanhas eleitorais no País, craque em pesquisas e análises de cenários eleitorais nacionais e internacionais.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Betânia Santana – do Blog da Folha

O momento é de reforçar a fé e a tradição com a 67ª Missa do Vaqueiro, celebrada no último domingo do ano, em Floresta, Sertão de Itaparica. Mas o município pernambucano, a 435 quilômetros do Recife, já respira 2026.

Políticos espalharam outdoors para saudar o novo ano e a cerimônia religiosa, que coincide com as homenagens ao padroeiro. A festa do Bom Jesus dos Aflitos começou dia 22 e se estende até o dia 31.

A cerimônia para celebrar os três anos do Memorial da Democracia de Pernambuco acontece amanhã, das 16h às 18h, no Memorial da Democracia Fernando de Vasconcellos Coelho, localizado no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. O evento reúne representantes da sociedade civil e marca a consolidação do espaço como referência na preservação da memória e na defesa da democracia. A entrada é gratuita.

Durante a programação, será lançado o livro “Utopias e Novos Direitos”, coordenado pelos professores Manoel Moraes e Carol Ferraz, e entregue a petição de amicus curiae na ADPF 320, o Caso Rubens Paiva. Elaborado pela Cátedra Dom Helder Câmara e encabeçado pelo Centro das Mulheres do Cabo, o documento destaca a justiça de transição a partir das violações sofridas por mulheres, crianças e adolescentes durante a ditadura brasileira.

Macondo, a cidade fictícia de Gabriel García Márquez, da sua obra-prima “Cem anos de solidão”, é um lugar mítico, com elementos de realismo mágico e eventos que misturam o fantástico com o cotidiano, inspirado em parte na cidade natal dele, Aracataca. Foi em Aracataca que o genial García Márquez viveu a sua infância e adolescência, absorvendo histórias e tradições.

Aracataca nunca saiu do seu imaginário, tampouco do seu coração, como Itabira nunca foi varrida dos pensamentos de Carlos Drummond de Andrade. Se Itabira, para Drumond, foi o retrato pendurado na parede corroendo o seu coração, efervescência da sua alma, Aracataca, para Márquez, foi mais do que o lugar em que nasceu.

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu manter a acareação determinada no inquérito que apura irregularidades envolvendo o Banco Master e rejeitou os embargos de declaração apresentados pelo BC (Banco Central). A oitiva esta marcada para a próxima terça-feira (30).

Na decisão, Toffoli afirma que nem a autoridade monetária nem o diretor de Fiscalização do BC, Ailton de Aquino, são investigados no caso e, por isso, não são alvos das medidas em apuração. As informações são da CNN Brasil.

Por Djnaldo Galindo*

Esses homens, que inventaram os números, inventaram também a passagem do ano. Puseram no relógio um instante falso em que tudo começa outra vez. Minhas árvores e meu cão não sabem desse conto.

O rei Sol no seu fabuloso ocaso segue o seu caminho sem pensar em antes ou depois. Só a casa, com seu calendário na parede, acredita nessa separação da noite. Mas eu, que sou apenas um a recusar essa ilusão, vejo a tolice e a verdade ao mesmo tempo. Vejo a mentira: o tempo não cai nem nas folhas que se rasgam de um bloco. Vejo o rito: a esperança no peito do homem de que um dia pode ser diferente do dia anterior.

Convidados VIPs do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o prefeito de Surubim, Chaparral, e a prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral, pré-candidata a deputada federal, assistiram ao show do Frei Gilson, um megaevento católico que reuniu mais de 300 mil pessoas nas areias da Praia de Tambaú, em João Pessoa. Na foto, os prefeitos aparecem com o arcebispo da Paraíba, Dom Delson e Frei Gilson.