O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), enviou à Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (2), um Projeto de Lei Complementar (PLC) que propõe a reestruturação da administração direta e indireta do município. A proposta prevê a criação de 10 secretarias municipais — duas delas inéditas —, 31 secretarias executivas e o Gabinete da Vice-prefeita.
A leitura do projeto acontece na sessão ordinária desta terça-feira (3). Após a leitura, o PLC será submetido à votação em plenário, necessitando de aprovação da maioria dos vereadores.
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Entre as inovações apresentadas no projeto está a criação da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, que será responsável por coordenar ações estratégicas e monitorar projetos estruturantes. Outra novidade é a Secretaria Municipal de Governo, que integrará áreas como gestão regionalizada, articulação política, segurança cidadã, comunicação institucional e relações com a imprensa.
Além dessas, o projeto detalha outras pastas como as secretarias de Infraestrutura, Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania, Desenvolvimento Urbano e Ambiental, e Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes.
Cortes
Como parte do estudo realizado para a reformulação, foi proposta uma redução de 65 cargos comissionados em comparação ao quadro atual. A mudança busca racionalizar a estrutura administrativa e reduzir custos.
Segundo o texto do PLC, “as Secretarias Municipais, as Secretarias Executivas, os Fundos Municipais, o Gabinete do Prefeito, o Gabinete da Vice-prefeita, a Procuradoria Geral do Município, a Controladoria Geral do Município, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), bem como as entidades da Administração Indireta, com autonomia administrativa e financeira, funcionarão como unidades orçamentárias próprias e específicas, sendo os seus titulares os respectivos ordenadores de despesas, podendo nomear prepostos e delegar competências, nos termos da legislação financeira pertinente”.
Regulamentação
O Poder Executivo ficará responsável pela regulamentação, por meio de decreto, das atribuições, funcionamento e estrutura dos órgãos e entidades mencionados no PLC. O objetivo é detalhar os procedimentos administrativos e garantir a integração das ações propostas pela nova estrutura.
Do Blog da Folha.
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