O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), suspendeu, há pouco, a sessão que analisava a “PEC Kamikaze” – proposta de Emenda à Constituição que cria benefícios em ano eleitoral, com validade apenas até dezembro. As informações são do portal G1.
A decisão foi justificada por problemas técnicos nos servidores de internet da Câmara. O texto-base da proposta foi aprovado em primeiro turno, mas os destaques (sugestões de alteração) e o segundo turno devem ser retomados apenas na manhã de amanhã.
Leia mais“Ouvindo aqui os líderes que me procuraram, esta presidência decide suspender essa presente sessão com o fato técnico relevante que houve, estranho à vontade da casa, à vontade dos deputados. Mantendo o painel, para amanhã cedo a partir das 9h, com o mesmo painel”, afirmou.
“Manter o painel” significa que a presença registrada pelos deputados nesta terça continuará valendo para a sessão de quarta, o que pode agilizar a retomada da votação. Deputados de oposição pediram a Lira que o registro de presenças seja reiniciado nesta quarta (veja abaixo).
Logo no início da discussão da PEC, a internet e o sistema de votações remoto da Câmara começou a apresentar inconsistências. Os deputados – obrigados a registrar presença no plenário, mas autorizados a votar remotamente por meio de um aplicativo – não conseguiram acessar o sistema. Lira pediu, então, que os parlamentares fossem ao plenário registrar seus votos.
O presidente da Câmara chegou a dizer que as dificuldades com a rede da Casa não eram apenas técnicas, e que pediria investigação à Polícia Federal e ao Ministério de Justiça e Segurança Pública.
“Os dois links, os dois servidores de internet da Casa caíram ou foram cortados automaticamente no mesmo período, de duas empresas diferentes”, afirmou. “Vou fazer uma queixa formal à Polícia Federal, ao Ministério da Justiça. Isso é interferir no trabalho livre e na autonomia do Poder Legislativo”, disse Lira.
“Não é usual, não é normal, não é compreensível que dois sistemas de internet sejam desligados simultaneamente na câmara dos deputados. Para isso, nós vamos investigar”, completou.
Equipes da Polícia Federal devem ir à Câmara ainda na noite desta terça para investigar o ocorrido – a informação foi divulgada por Lira e confirmada pela TV Globo com a corporação.
Leia menos