O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, renunciou ao cargo e à liderança do Partido Liberal, hoje, segundo anunciou em um pronunciamento. Ele permanecerá como premiê até que um novo líder seja escolhido. “Pretendo renunciar ao cargo de líder do partido, como primeiro-ministro, depois que o partido selecionar seu novo líder”, afirmou Trudeau a repórteres em Ottawa.
Durante a fala, o premiê comentou que possui um arrependimento: o sistema eleitoral do país. “Se eu tenho um arrependimento, particularmente conforme nos aproximamos desta eleição (…), eu gostaria que tivéssemos sido capazes de mudar a maneira como elegemos nossos governos neste país para que as pessoas pudessem simplesmente escolher uma segunda opção, ou uma terceira opção na mesma cédula”, ressaltou.
A popularidade de Trudeau começou a cair há dois anos, em meio à raiva pública sobre os altos preços e a escassez de moradias. Pesquisas mostram que os liberais perderão por margem ampla para os conservadores em uma eleição que deve ser realizada no final de outubro, independentemente de quem seja o líder.
Recarga de elétricos: dicas para instalar a infraestrutura em casas e condomínios
O crescimento das vendas dos veículos híbridos e elétricos, que alcançou a marca de mais de 125 mil veículos emplacados em 2024 no país, está movimentando a demanda por serviços de infraestrutura de recarga, ao mesmo tempo que aumenta a busca por orientação da parte de muitos consumidores sobre como proceder para instalar pontos de carregamento em suas casas ou condomínios.
A Revo – Electric Revolution, dedicada à implantação de infraestrutura de eletrificação, montou uma pequena cartilha para seus clientes observarem pontos importantes para a definição da solução que melhor se adequa às suas necessidades e do que é necessário para implantá-la. Luiz Felipe Santos, gerente da Revo, explica que as soluções disponíveis para clientes pessoas físicas vão da simples instalação de pontos rápidos de recarga à implantação da infraestrutura elétrica completa para a colocação dos wallboxes, como são chamados os pontos de recarga.
“Muitos carros eletrificados vendidos hoje já vêm com o carregador portátil, que pode ser conectado em uma tomada de 220 V, padrão três pinos de 20 amperes (A). Sua capacidade de carregamento, no entanto, é de apenas até 3 kW”, explica ele. “Com um tempo de recarga que pode ser superior a 8h, o carregador portátil é indicado para a carga de oportunidade e mais apropriado para os veículos híbridos”.
Veículos 100% elétricos requerem uma infraestrutura mais potente de recarga. Embora haja wallbox com capacidade a partir de 3,7 kW, o modelo mais encontrado no mercado é o que oferece 7 kW, mas isso requer atenção sobre a instalação elétrica da residência ou do condomínio. “O equipamento padrão de 7 kW absorve 32 amperes, e pode sobrecarregar a instalação elétrica do local. Isso significa que se ele estiver conectado ao mesmo circuito que alimenta, por exemplo, o chuveiro ou micro-ondas, e ligados ao mesmo tempo, haverá sobrecarga e o disjuntor, geralmente de 50 amperes, irá desarmar. O ideal é que seja feita uma readequação da instalação elétrica e que o wallbox esteja em um circuito exclusivo”, alerta o gerente da empresa.
Para um wallbox com potência acima de 7 kW, para recargas rápidas, ou em instalações com mais de um wallbox – situação comum em condomínios de casas ou apartamentos -, o cliente precisa avaliar bem a infraestrutura elétrica necessária. Só a partir do momento que ela tiver sido adequada, o equipamento é instalado, o que inclui a definição do local em que ele será colocado, a instalação dos cabos e dispositivos de proteção – de preferência do tipo A, de 30 amperes – para controlar eventuais sobrecarga na rede, e de que ponto a energia será captada.
O processo de instalação de pontos de carregamento em condomínios requer mais atenção. “Muitas vezes é preciso a aprovação do condomínio, seja para instalar um ponto individual de carregamento, ou mesmo para se estabelecer uma infraestrutura que, posteriormente, poderá atender outros moradores”, destaca.
Luiz Santos afirma que o recomendável é que o wallbox seja ligado diretamente ao medidor de cada unidade consumidora, a fim de facilitar o controle da energia consumida. “Nos casos em que o medidor não está localizado em uma central de medição, a alternativa é instalar o carregador diretamente na rede do condomínio. Será necessário, então, que cada wallbox tenha seu próprio medidor”, explica.
Operado por meio de um cartão de acesso, esse medidor fornecerá ao condomínio a quantidade de energia exata que cada condômino consumir, para o rateamento proporcional dos gastos. No caso de wallbox individual, existe a opção de colocar uma chave que impede sua utilização, sem autorização, por outro condômino.
O valor a ser gasto na instalação da infraestrutura de carregamento depende da demanda necessária para viabilizar o serviço. Isso inclui desde o tipo de carregador que o cliente possui ou deseja adquirir, a distância entre a caixa de disjuntores e o local de instalação do wallbox, por conta da extensão dos cabos, e a dimensão da estrutura seca (eletrocalhas) necessária, no caso de instalações aparentes, ou a necessidade de embutir toda a fiação. Nos projetos mais simples, em que o cliente já tem um carregador portátil, o custo começa a partir de R$ 3 mil, situando-se em R$ 8 mil se for um padrão, por wallbox. “O custo vai variar com as características do local. Por exemplo, uma instalação cuja extensão alcança 80m ou 100m pode chegar perto de R$ 17 mil, ou superar este valor se for necessário embutir o fio na parede”, acrescenta Santos.
GWM mantém preço do Tank 300 em R$ 333 mil – O primeiro SUV híbrido plug-in com proposta de luxo off-road da GWM, o Tank 300 foi lançado há menos de um mês. Mas a procura foi tão grande que a GWM Brasil decidiu estender o período de validade do preço especial de lançamento, que deveria ter se encerrado no dia 1º de maio. Na primeira semana, o modelo já havia somado 518 unidades vendidas, superando os 500 veículos previstos para o primeiro mês. Agora, em apenas 25 dias o SUV atingiu mais de 1.000 unidades comercializadas. Com essa demanda tão alta, o primeiro lote do Tank 300 esgotou-se rapidamente e algumas concessionárias estão enfrentando fila de espera.
Em respeito aos clientes que buscam finalizar a compra com o preço especial de R$ 333 mil, a GWM Brasil anuncia que vai estender o período de validade deste preço para regularizar o abastecimento de todas as 101 concessionárias da GWM espalhadas pelo Brasil. O Tank 300 é equipado com um conjunto híbrido plug-in de última geração, composto por um motor 2.0 turbo a gasolina de injeção direta e um motor elétrico, conectados a um câmbio automático de 9 marchas. Juntos, entregam 394 cv de potência e impressionantes 750 Nm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos.
Linha 2026 do Ora 03 ganha mais tecnologia – Já está disponível para o consumidor brasileiro a linha 2026 do GWM Ora 03, que chega às concessionárias com uma nova identidade visual, mudanças de nomenclatura e nível de equipamentos atualizado. A partir de agora, os modelos passam a se chamar Ora 03 Skin BEV48 e Ora 03 GT BEV63, reforçando a identidade elétrica e a diferenciação entre as versões. BEV significa Battery Electric Vehicle e os números representam a capacidade das baterias, de 48 kWh e 58 kWh, respectivamente. Entre os destaques de equipamentos, o Ora 03 Skin BEV48 passa a contar agora com teto solar de série. Na linha 2026, o 03 Skin BEV48 passa a custar R$ 169 mil; o GT BEV63, R$ 199 mil.
Nivus GTS custará 175 mil – A Volkswagen confirmou a chegada e o preço do Nivus GTS: ele estará nas revendas em 9 de maio por R$ 175 mil. A marca diz que a versão é uma verdadeira esportiva e não esportivada – aquele cheia de penduricalhos estéticos. O motor é TSI 1.4 de 150cv de potência, com alterações na suspensão e calibrações de sistemas para assegurar maior estabilidade. Segundo a montadora, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. A velocidade máxima é de 206 km/h. De série, além de seis airbags, a versão tem pacote Adas com controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência, assistentes ativos de permanência de faixa e de condução.
Kicks ganha site próprio – O novo Nissan Kicks já começou a ser produzido no Brasil e, agora, ganhou um hotsite exclusivo. Nele, os interessados poderão ter acesso, em primeira mão, a detalhes, vídeos e imagens sobre o SUV e sua chegada ao mercado. O hotsite ganhará, gradativamente, novas funcionalidades e informações para tirar todas as dúvidas dos consumidores sobre o novo Nissan Kicks. Além disso, será possível inscrever-se para receber por correio eletrônico mais informações sobre o modelo. Para saber mais sobre o novo Nissan Kicks, confira os vídeos nos canais oficiais da Nissan do Brasil no YouTube e no Instagram.
Novo Aston Martin DBX S tem 727cv – A Aston Martin acaba de revelar o DBX S, a nova versão topo de linha do SUV DBX. O modelo traz maior potência, menor peso e um visual diferenciado, tanto no interior quanto no exterior. O motor, por sinal, é uma versão melhorada do V8 biturbo de 4.0 litros já usado antes, mas que agora entrega 727 cv devido a turbocompressores de maior diâmetro e outras modificações nos componentes internos. O DBX S tem aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, com velocidade máxima de 310 km/h. O escapamento também foi modificado para melhorar o som do motor. O Aston Martin DBX S já pode ser encomendado, com as entregas previstas para setembro de 2025. Os preços ainda não foram divulgados pela marca.
Peugeot 208 pode travar direção – A Peugeot anunciou um recall para o modelo 208, ano 2024, devido a um defeito que pode travar a direção. A orientação é que os proprietários façam o agendamento o quanto antes para evitar situações perigosas. Segundo a marca, foi identificada a possibilidade de rachaduras na cremalheira da direção. Com isso, o volante pode endurecer ou até mesmo travar durante o uso. Em situações extremas, isso pode causar acidentes graves ou até fatais. Portanto, a correção do defeito deve ser feita com urgência.
Para resolver o problema, a Peugeot realizará o reparo de forma gratuita. O serviço deve ser feito em concessionárias autorizadas e dura cerca de três horas, segundo a marca. Além disso, o agendamento prévio é necessário para garantir o atendimento e evitar espera nos pontos de serviço. Quem for dono de Peugeot 208 2024 deve entrar em contato com a rede autorizada e agendar o reparo para garantir a sua segurança. A campanha é nacional e cobre todos os carros afetados sem nenhum custo para o consumidor. Para mais informações, a Peugeot oferece atendimento pelo telefone 0800 703 24 24.
Hyundai também faz recall do Creta – A marca coreana anunciou um recall para o Creta 1.6 TGDI ano-modelo 2025 – mas apenas das unidades fabricadas entre 13 de janeiro e 5 de fevereiro de deste ano. Segundo a Hyundai, a falha está no sistema da unidade de controle eletrônico (ECU). Por conta disso, o diagnóstico de bordo não segue totalmente as regras do Proconve L8. Ainda que o defeito não afete o funcionamento do carro, é necessário resolver a questão para garantir a conformidade com as normas ambientais do país. A montadora informou que o problema não oferece risco à segurança dos ocupantes. A atualização leva cerca de uma hora e é feita sem custo para o consumidor. O agendamento pode ser feito diretamente com a concessionária de preferência ou via Central de Relacionamento Hyundai pelo número 0800-770-3355.
BMW começa produzir a nova S 1000 RR em Manaus – A BMW Motorrad no Brasil acaba de ganhar um reforço de peso: a produção da nova BMW S 1000 RR, em Manaus. Ainda mais esportiva e com recursos inéditos, a superesportiva chega ao mercado com visual renovado e ajustes que aprimoram a pilotagem. Ela está equipada com novas asas dianteiras, que proporcionam até 37% a mais de downforce que o modelo anterior, resultando em uma motocicleta ainda mais estável em altas velocidades.
Outra novidade são os dutos de freio M, que proporcionam melhor refrigeração do conjunto de freios dianteiro, melhorando a performance dos freios. A nova versão da BMW S 1000 RR sai de fábrica com 210 cv de potência, que fazem dela o modelo Motorrad mais potente produzido no Brasil e vem de série com sete modos de pilotagem. Outra novidade é o acelerador M de punho rápido, com curso reduzido, proporcionando respostas mais rápidas e uma conexão mais direta entre o punho e o motor. Não foi divulgado o preço.
Mais um navio carregado da BYD – Na última semana, deixou o porto de Jiangsu, na China, o Shenzen, outro navio da montadora, com 7 mil veículos a bordo, com destino ao Brasil. No final de março, já havia chegado outro no Espírito Santo com 5,5 carros. A intenção da marca é fugir da tarifa integral de 35% de imposto de importação, que só começa a valer no ano que vem. O Shenzem é uma embarcação que foi entregue à BYD há apenas uma semana. Tem 220 metros de comprimento, 37,7 metros de largura e 12 conveses – e é o maior transportador de veículos do mundo, comportando até 9,2 mil automóveis. A viagem inaugural para o Brasil se justifica: o país é o maior mercado externo da BYD. No ano passado, foram licenciados aqui 76,7 mil automóveis e comerciais leves da marca. Já no primeiro trimestre deste ano, foram 21,7 mil – crescimento da ordem de 45%.
Fiat Panorama completa 45 anos – Em 1980, depois de quatro anos de sua chegada ao mercado brasileiro, a Fiat dava um passo importante na sua história, ao se aventurar no mercado de peruas, um segmento em ebulição na época. A marca que já comercializava o icônico 147, assim como suas variações voltadas para o trabalho, a Pickup e a Furgão, apresentava ao mercado sua primeira perua compacta no Brasil, o Fiat Panorama, modelo que completa 45 anos de existência. O Panorama trazia um visual moderno, espaço interno inteligente e um desempenho urbano eficiente. Desenvolvido com base no Fiat 147, o Panorama era espaçoso e contava com uma grande área envidraçada, o que justificava seu nome.
Favorecido por manter o estepe junto ao motor, na dianteira, o modelo tinha como outro grande atributo o porta-malas, que tinha capacidade para 730 litros de volume de carga até o teto, sendo que este volume saltava para 1.440 litros, quando o banco traseiro era rebatido. O Panorama também chegou com melhorias mecânicas como a suspensão traseira mais macia e um novo sistema de lubrificação do câmbio, que tornava o funcionamento da caixa mais suave. Com acréscimo de peso, na ordem de 25 kg, o motor escolhido para equipar o modelo foi o 1.300, que oferecia 61 cv de potência e 9,9 kgfm de torque no motor a gasolina e 62 cv de potência e 11,5 kgfm de torque com o motor a etanol. Em 1986, com a chegada da Elba, o Fiat Panorama parou de ser produzido.
Preço da gasolina cai 0,76% no Nordeste – O preço médio do litro do etanol, em abril, foi de R$ 4,48 nos postos de abastecimento do país, registrando queda de 0,67% na comparação com a média de março. Já o custo médio da gasolina caiu, no mesmo período, 0,46%, com o combustível sendo comercializado, em média, a R$ 6,46. Os números são da mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível.
O Nordeste e o Centro-Oeste apresentaram a maior queda no período para a gasolina: ambas as regiões viram o produto ficar 0,76% mais barato em abril, com preços médios de R$ 6,50 e R$ 6,55, respectivamente. Na análise por estados, o etanol apresentou sua maior alta do período no estado do Piauí, onde passou a custar R$ 5,07, após alta de 1,81%. O Ceará foi o único estado a registrar aumento para a gasolina no período: de 0,45%, chegando ao preço médio de R$ 6,75. A maior queda da gasolina entre estados, de 2,11%, ocorreu no Rio Grande do Norte, que registrou média de R$ 6,51.
Pneus: quais cuidados tomar? – A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) apoia a 12ª edição da campanha Maio Amarelo, voltada à promoção de segurança no trânsito. Neste ano, o movimento liderado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária tem como tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. Ao longo do mês serão realizadas diversas atividades para promover a conscientização de motoristas, pedestres e passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que contribuam para a redução de acidentes e mortes.
Somente em 2024 mais de 6 mil pessoas morreram e cerca de 84 mil ficaram feridas em acidentes de trânsito nas estradas federais no Brasil, segundo dados do Anuário Estatístico da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No estado de São Paulo, de acordo com dados do Infosiga, sistema de monitoramento de letalidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), foram cerca de 6,1 mil óbitos em acidentes de trânsito no ano passado.
A Anip reforça a importância do pneu como um componente essencial para a segurança no trânsito, sendo responsável por garantir a aderência ao solo, a estabilidade dos veículos e a eficácia das frenagens. Todos os produtos fabricados pela indústria pneumática instalada no Brasil contam com alta tecnologia e são atestados pelos órgãos de controle, como o Inmetro, garantindo eficiência, durabilidade e segurança aos consumidores.
Para contribuir com um trânsito mais seguro, a Anip reuniu dicas de cuidados com pneus para diversos tipos de veículos. Confira:
Pneus de passeio
Ruídos e trepidações ao rodar podem indicar problemas nos pneus ou na suspensão. Ignorar esses sinais pode custar caro.
Evite impactos em meio-fio, buracos e valetas. Eles podem causar danos internos que não aparecem de imediato.
Se o volante vibra ou o carro puxa para o lado, pode ser falta de alinhamento e balanceamento. Manutenção preventiva é essencial. Além da segurança, você economiza no desgaste dos pneus.
Pneus de motocicleta
Verifique o desgaste dos desenhos da banda de rodagem. Isso pode comprometer a aderência, especialmente em pista molhada.
Rachaduras e bolhas são sinais de atenção e de que o pneu pode falhar a qualquer momento. Ao notar qualquer anormalidade, procure substituir o produto imediatamente.
Evite carregar mais peso do que o recomendado. Isso força a suspensão e os pneus, reduzindo a vida útil.
Pneus de veículos pesados
Inspeção visual deve ser rotina em pneus de caminhões e ônibus. Longas jornadas exigem atenção especial na manutenção dos produtos.
Observe se há cortes, bolhas, desgaste irregular e objetos presos nos pneus. Quanto antes detectar alguma anormalidade, mais seguro é circular com o veículo.
Caminhões e ônibus exigem calibração adequada para cada eixo e carga. Verifique com frequência, de preferência a frio.
Alterne a posição dos pneus conforme o tipo de eixo e aplicação. Isso evita desgaste irregular e aumenta a vida útil dos produtos.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
A Polícia Federal identificou que presidentes de entidades envolvidas em um suposto esquema bilionário no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estavam inscritos em programas sociais como o Bolsa Família, Auxílio Brasil e Cadastro Único (CadÚnico). A informação consta no inquérito da PF obtido pela CNN hoje. Os dirigentes atuavam em associações como a AAPB (Associação dos Aposentados e Pensionistas Brasileiros), a ABSP/AAPEN (Associação Brasileira dos Servidores Públicos/Associação dos Aposentados e Pensionistas do Nacional) e a Universo (Associação dos Aposentados e Pensionistas dos Regimes Geral e Próprio da Previdência Social). As informações são da CNN Brasil.
“Cinco [eram] cadastradas no CadÚnico e/ou beneficiárias do Bolsa Família/Auxílio Brasil”, aponta a PF no documento. Para os investigadores, a situação de vulnerabilidade dessas pessoas pode indicar comprometimento na gestão de entidades que administram grandes volumes de recursos públicos. As associações são investigadas por captação irregular de aposentados e pensionistas, com suspeita de desvio de valores e cobranças indevidas. Veja:
Maria Ferreira da Silva assumiu a presidência da AAPB em novembro de 2021. Inscrita no CadÚnico com renda familiar per capta declarada de R$ 1.320;
Maria Liduina Pereira de Oliveira assumiu a presidência da AAPB em fevereiro de 2022. Recebeu Bolsa Família até outubro de 2015;
Maria Eudenes dos Santos assumiu a presidência da ABSP/AAPEN em novembro de 2022. Foi beneficiária do Bolsa Família até julho de 2021 e do Auxílio Brasil até fevereiro de 2022. Inscrita no Cadúnico com renda per capta familiar declarada de R$ 1.320;
Francisca Da Silva de Souza assumiu a presidência da ABSP/AAPEN em janeiro de 2024. Foi beneficiária do bolsa família até outubro de 2015;
Valdira Prado Santana Santos assumiu a presidência da Universo em janeiro de 2021. Está registrada no CadÚnico.
Ainda de acordo com a investigação, há indícios de que essas entidades não possuíam estrutura para prestar os serviços prometidos aos associados. A PF questiona a capacidade operacional das associações para processar filiações e oferecer suporte aos beneficiários. O caso segue sob investigação.
O que dizem os citados
A CNN entrou em contato com as entidades investigadas e aguarda posicionamento. A CNN também tenta contato com os dirigentes citados.
Em nota, a Associação de Aposentados e Pensionistas do Brasil, que teve suas atividades suspensas por medida cautelar, disse que “agirá de forma colaborativa com a investigação, sendo sua prioridade que os fatos sejam devidamente esclarecimentos, de modo a evidenciar que há anos atua de forma dedicada, abnegada e comprometida em prol de seus associados”.
“A AAPB sempre obedeceu a legalidade, tendo apresentado toda documentação pertinente para a obtenção do Acordo de Cooperação Técnica junto ao INSS e respeitando todo trâmite burocrático atinente a sua atividade”, informou.
Um dos espaços culturais mais simbólicos do Sertão Central pernambucano fecha suas portas. A Casa do Sanfoneiro, localizada na Estação do Forró, em Salgueiro, encerra oficialmente suas atividades neste sábado (3), marcando o fim de um importante capítulo na história da cultura nordestina e, em especial, do forró pé de serra.
Inaugurada com o propósito de preservar e promover a tradição da sanfona e dos sanfoneiros, a casa funcionava como ponto de encontro de músicos e espaço para apresentações aos sábados, com revezamento entre os sanfoneiros da região que integram a Associação Cultural dos Sanfoneiros do Sertão Central.
O encerramento do espaço cultural tem gerado tristeza entre artistas, produtores e membros da comunidade. “Era muito mais do que um lugar de shows. Era um reduto de memória, de resistência e de formação. Encerrar a Casa do Sanfoneiro é como silenciar parte da cultura de Salgueiro”, lamenta um sanfoneiro.
Respeito muito sua atuação parlamentar. Exatamente por isso, solicito os seguintes esclarecimentos, todos referentes ao seu projeto que reduz a pena dos criminosos do 8 de janeiro.
Seu projeto altera o Código Penal para reduzir as penas dos acusados de “tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais” (artigo 359-L) e “tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído” (artigo 359-M) em casos em que o réu não participou da organização do crime e cometeu seus crimes “sob a influência de multidão em tumulto”.
A redução é bastante significativa: atualmente, as penas vão de quatro a oito anos (359-L) e quatro a 12 anos (359-M), o que já é bastante baixo para crimes que são sempre cometidos com o objetivo de, em caso de sucesso, cometer em seguida assassinato em massa de opositores, tortura de forma sistemática e censura à imprensa. O novo projeto reduz as penas para dois até seis anos (359-L) e dois a oito anos (359-M).
Senador, a aplicação do atenuante “situação de multidão” a esses artigos é obviamente errada. Influenciado pela multidão no 8 de janeiro, o réu pode ter cometido mais atos de depredação de patrimônio público, por exemplo; mas não foi aí que ele cometeu os crimes previstos nos artigos 359-L e 359-M.
O réu tentou abolir o Estado de Direito e depor o governo legitimamente eleito quando participou da invasão com o objetivo de convencer os militares a roubarem os votos de dezenas de milhões de brasileiros pobres que votaram em Lula para, em seguida, promover assassinato em massa dos opositores da extrema direita, tortura sistemática e censura à imprensa. Quem estava na praça dos Três Poderes em 8 de janeiro estava ali para fazer isso, mesmo se não tiver quebrado um único copo. Nenhuma multidão os arrastou de seus estados até a praça dos Três Poderes.
Seu projeto também prevê a absorção do crime previsto no 359-L pelo crime previsto no 359-M, isto é: se o sujeito for condenado aos dois, não cumprirá a soma das duas penas, só a pena do 359-M.
Não encontrei no projeto vedação a essa absorção no caso dos organizadores e financiadores do golpe e, para falar a verdade, não sei como evitar aplicá-la nesses casos se ela for estabelecida como regra geral.
É isso, senador? Seu projeto reduz a pena do Jair, do Braga Netto, dos planejadores do assassinato de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes? Ou há aqui algum dispositivo que eu não percebi?
Finalmente, o dispositivo que exige que as condutas dos réus sejam individualizadas é: (a) redundante com as normas gerais do direito ou (b) uma presunção de que estar presente no grupo que invadiu a praça dos Três Poderes para forçar uma intervenção militar não constitui individualização suficiente para os crimes do 359-L e do 359-M, o que, como demonstrado acima, é falso.
Senador, respeitosamente peço que o senhor esclareça minhas dúvidas. Se isso não for possível, peço que retire seu projeto. Anistia não é pacificação, senador. De onde eu e dezenas de milhões de brasileiros estamos olhando, anistia é uma declaração de guerra contra nós.
Há cerca de quatro meses, moradores de Exu, no Sertão de Pernambuco, enfrentam uma crise no abastecimento de água. A cidade natal de Luiz Gonzaga está sem fornecimento regular em nenhum dos bairros, obrigando a população a recorrer a carroças, baldes e carros-pipa — com preços que chegam a R$ 300 por tanque. “Tem bairro que faz 4 meses que não tem água nas torneiras. Isto mesmo o tamanho do absurdo”, relatou um leitor ao portal RedeGN, que publicou a denúncia hoje.
O problema afeta diretamente o cotidiano da cidade, atingindo escolas, postos de saúde e o comércio. “Vivemos pagando uma conta de um serviço que não temos”, criticou outro morador. Nas redes sociais, as críticas se voltam à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), responsável pelo abastecimento, ao prefeito e ao governo estadual. “Em pleno século XXI, e a cidade de Exu sem água, isso é lamentável e injustificável”, escreveu um internauta. Segundo os relatos, mesmo os que estão em dia com as contas permanecem sem qualquer fornecimento de água.
A cidade é atendida pelo Sistema Integrado Luiz Gonzaga, mas o rodízio adotado anteriormente deixou de funcionar, agravando ainda mais a situação. A população já realizou manifestações cobrando providências da Compesa. A empresa e o Governo de Pernambuco foram procurados, mas até o momento não se pronunciaram.
O Coordenador para Sanções do governo de Donald Trump, David Gamble, fará uma visita ao Brasil na próxima segunda-feira (5) para ouvir parlamentares de direita e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi confirmada à CNN pelo deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos.
O objetivo da visita é ouvir parlamentares sobre ações não só do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mas de outras autoridades brasileiras, como o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Em um segundo momento, a intenção será obter informações sobre a conduta de autoridades brasileiras e se elas agem, de acordo com o governo dos Estados Unidos, com o intuito de promover o cerceamento de liberdade de expressão de jornalistas e políticos de direita.
A CNN apurou que, entre as punições previstas pelo governo norte-americano para esses casos, estão a proibição de entrada nos EUA, assim como o bloqueio financeiro a instituições financeiras com base no país, como empresas de cartão de crédito.
O ex-presidente Jair Bolsonaro tem previsão de alta hospitalar nos próximos dias, segundo o boletim médico divulgado hoje. Segundo o Hospital DF Star, o ex-presidente seguiu com boa aceitação da dieta pastosa, mantendo a programação para início de dieta por via oral, e deve haver a suspensão da nutrição endovenosa ainda neste sábado.
“Segue intensificando diariamente a fisioterapia motora e recebendo as medidas de prevenção de trombose venosa. Permanece a orientação de restrição de visitas, com previsão de alta hospitalar nos próximos dias”, informou o boletim. Conforme o hospital, Bolsonaro continua estável clinicamente, sem dor ou febre e com pressão arterial controlada. As informações são do jornal O Globo.
Bolsonaro deixou a UTI, na tarde da última quarta-feira, 17 dias após ter sido submetido a uma cirurgia na região abdominal. Ele se recupera da sexta operação realizada desde 2018, quando foi vítima de uma facada durante a campanha na qual se elegeu presidente da República. Todas as cirurgias foram feitas em decorrência da sequela desse ferimento.
O escândalo das fraudes do INSS detonou uma crise entre o PDT e o governo Lula que, até então, era mantida nos bastidores. Na última sexta-feira (2), o líder máximo da legenda, Carlos Lupi, entregou ao presidente o cargo de ministro da Previdência.
Antes disso, porém, a situação já era a pior possível. Historicamente aliado a governos petistas, o PDT reclamava de falta de espaço, cobrava por mais ministérios e, como mostrou VEJA, um cacique da Executiva fez chegar ao Palácio do Planalto ainda no início do ano o recado de que a legenda não se sentia bem tratada no governo.
A avaliação, naquele momento, era a de que a Previdência seria uma pasta que trazia mais dor de cabeça do que efetivos ganhos políticos. O PDT também tem Waldez Góes à frente do Ministério da Integração, mas a indicação não passou pela cúpula do partido, e sim pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), fiel aliado do ex-governador do Amapá.
Apesar de pequeno, com 17 deputados, o partido ressalta entregar proporcionalmente os mesmos votos que legendas como o PSD e o União Brasil, que têm três ministérios e firmaram uma aliança circunstancial com Lula.
Outra reclamação dominante diz respeito às emendas parlamentares dos pedetistas, deliberadamente travadas pelo governo, segundo seus integrantes.
Alguns dias antes de a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagrarem uma operação para investigar descontos indevidos nos benefícios dos aposentados, a articulação política do governo foi alertada de que o clima estava tão ruim que o PDT, se não tivesse reciprocidade, poderia migrar para a oposição.
O alerta foi acompanhado da ressalva de que partidos do Centrão, que ocupam importantes espaços no governo, aderiram em massa ao requerimento de urgência para o projeto que concede uma anistia aos condenados do 8 de janeiro.
Segundo o recado, pelo menos metade da bancada pressionava o comando da legenda a ser autorizada a aderir ao requerimento pró-anistia. O argumento principal é que os membros do partido estavam sendo fortemente coagidos pelos eleitores, o que tem um peso ainda maior considerando que haverá eleições no ano que vem.
O PDT, por outro lado, determinou voto contrário à medida. Em nota oficial, a cúpula da legenda se disse contra a medida porque ela representaria “um profundo ataque aos pilares da Constituição brasileira e da democracia”.
A prisão domiciliar humanitária concedida pelo ministro Alexandre de Moraes ao ex-presidente Fernando Collor permite que o político receba visitas de familiares, advogados e de sua equipe médica na sua casa, mas que avise antes ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre consultas médicas. Além disso, qualquer outra pessoa deverá pedir autorização à Corte para visitar o antigo mandatário. As informações são do jornal O Globo.
Collor foi solto na última quinta-feira (1) após Moraes concordar com o pedido da defesa para que Collor cumpra sua pena em casa. Collor terá que usar tornozeleira eletrônica e sua movimentação deverá ser alvo de relatórios semanais pela secretaria responsável pelo sistema prisional no estado de Alagoas. O GLOBO mostrou que Collor irá cumprir sua pena na cobertura de um prédio de seis andares na orla alagoana, na região da praia de Ponta Verde. O ministro do STF ainda exigiu a suspensão do passaporte de Collor.
Por outro lado, Moraes abriu exceção para visitas dos advogados de Collor, da sua equipe médica e de seus auxiliares. Além disso, outras pessoas “previamente autorizadas” pelo STF também poderão visitar o ex-presidente.
Collor foi condenado a oito anos e dez meses de prisão em regime fechado. Entretanto, após sua prisão, a defesa apresentou laudos que comprovam que o político sofre de Doença de Parkinson, transtorno bipolar e apneia do sono. Em sua decisão, Moraes atestou que a grave situação de saúde de Collor foi amplamente comprovada nos autos.
“O prontuário médico do custodiado, igualmente, aponta a presença desses mesmos sintomas, inclusive, citando episódios mais recentes – desde 2024 – de dificuldade de locomoção e quedas do custodiado em face da Doença de Parkinson, que vem dificultando a normalidade de sua vida”, disse o ministro.
O ministro destacou, contudo, que qualquer descumprimento da prisão domiciliar ou de qualquer uma das medidas alternativas implicará no retorno à prisão. Entre as exigências, por exemplo, está a necessidade de autorização prévia para consultas médicas, com exceção de casos de emergência.
“O condenado deverá requerer previamente autorização para deslocamentos por questões de saúde, com exceção de situações de urgência e emergência, as quais deverão ser justificadas, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, após o respectivo ato médico”, afirmou Moraes.
Floresta, no Sertão pernambucano, realiza hoje mais uma noite do “Floresta em Serenata”, evento que levou música e moradores às ruas do centro histórico da cidade. Com paradas em frente a casas antigas e participação de artistas locais, como Gatão e Banda e a cantora Lila, a programação começou ontem com um “esquenta” de serestas e sucessos antigos. O evento atraiu tanto moradores quanto visitantes e pretende resgatar a tradição das serenatas no interior do estado.
A proposta é tornar a celebração um marco cultural permanente, com edições anuais. Segundo a prefeita Rorró Maniçoba (PP), o objetivo é garantir apoio institucional para que a serenata entre no calendário oficial de eventos de Pernambuco. “Criamos esse projeto para resgatar e fortalecer a nossa cultura. Já estamos dialogando com o governo do estado e a Empetur para consolidá-lo”, afirmou.
A iniciativa tem ganhado força como forma de valorizar o patrimônio imaterial e movimentar a cidade com uma programação voltada à memória afetiva e à musicalidade regional. Com cortejos pelas ruas e estações montadas em frente às residências, o evento aposta no encontro entre passado e presente para reunir gerações em torno de canções que marcaram época.
Hugo Motta viveu dias de popstar em sua passagem pelo sertão paraibano neste feriadão. Juntou gente, tirou fotos, deu entrevistas, foi saudado como “governador” e ainda ouviu apelo de prefeitos pedindo sua candidatura na Paraíba em 2026.
Um combustível infalível para recuperar as energias e voltar a enfrentar, a partir de segunda, a pressão tamanho Brasil que é presidir a Câmara dos Deputados. O jovem paraibano, no entanto, vive a dicotomia de encarnar o bom e o ruim na mesma criatura.
Se de um lado se apresenta como um dos melhores nomes para a disputa ao governo, conforme desejam muitos de seus aliados, do outro, esse sonho se transformaria num pesadelo caso a imprensa nacional descubra isso e estampe nas manchetes: Hugo vai disputar o governo da Paraíba em 2026.
A afirmação deflagraria uma sucessão antecipada no Congresso Nacional que transformaria seu mandato como presidente insustentável. Assim, a melhor coisa que Hugo Motta poderia ouvir da Paraíba, que é o grito de “governador” por onde passa, seria a pior coisa que ele poderia ouvir em Brasília.
Porque esse tema para ele só pode ser tratado em junho de 2026, e de sopetão, pegando a todos de (fingida) surpresa. Antes, reduziria sua capacidade de consolidar poder nacional e controlar aquilo que, com poder absoluto e com perspectiva de reeleição, já é muito difícil de fazer.
Por isso, inclusive, que o prazo de Hugo é diferente para todos os outros. E, talvez, para ele, também seja melhor definir nomes da base governista a fim de que ele mesmo fique livre de alguém gritar do plenário da Câmara, numa sessão qualquer, “governador!”.
Durante participação no programa de rádio “De Mãos Dadas com o Povo”, hoje, o prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, anunciou a realização de um mutirão de saúde no município com a chegada da Carreta da Saúde. A estrutura itinerante ficará na cidade entre os dias 5 e 9 de maio, oferecendo atendimentos especializados em áreas como cardiologia, ortopedia, neurologia, dermatologia e gastroenterologia. A população também terá acesso a exames como ultrassonografia, endoscopia, ecocardiograma e teste ergométrico, além de serviços como vacinação, testes rápidos e aferição de pressão e glicemia.
Ao lado do secretário municipal de Saúde, Dr. Hugo Rabelo, o prefeito afirmou que a ação busca reduzir a demanda reprimida na rede pública, atendendo pacientes com encaminhamentos registrados até o fim de abril. A gestão avalia que o mutirão será importante para desafogar as filas de espera e ampliar o acesso a consultas e exames sem a necessidade de deslocamentos. A iniciativa ocorre em meio a uma série de ações voltadas para a área de saúde no município.