O Juiz Eleitoral da 108ª Zona, Kelvin Alves Batista, julgou improcedente a Ação de Impugnação do Registro de Candidatura movida pela Federação Brasil da Esperança, liderada pelo candidato Cícero Simões (PT), contra o atual prefeito de Calumbi, Joelson (Avante), que concorre à reeleição. A oposição baseou o pedido em uma condenação por improbidade administrativa, alegando inelegibilidade de acordo com a Lei Complementar 64/90, artigo 1º, inciso I, alínea “L”.
No entanto, o juiz ressaltou a ausência de trânsito em julgado da condenação e afirmou que Joelson não teve seus direitos políticos suspensos. “Indiscutível, pois, o pleno exercício dos direitos políticos por parte do impugnado”, declarou o magistrado.
Crises evitáveis do Governo Lula atrapalham retomada da popularidade Por Larissa Rodrigues Repórter do blog
O governo do presidente Lula (PT) tem feito esforços para melhorar os índices de popularidade, como as mudanças na comunicação e a tentativa de emplacar uma agenda positiva por meio de projetos como a PEC da Segurança, a isenção do Imposto de Renda e a defesa do fim da escala 6×1.
Mas tem sido atropelado por várias crises. Em alguns casos, polêmicas evitáveis. Em outros, nem tanto. No âmbito das pautas negativas preveníveis, os exemplos mais recentes são os descontos irregulares do INSS e o vazamento da conversa confidencial entre Lula e o presidente da China, Xi Jinping, quando, na ocasião, a primeira-dama do Brasil, Janja Silva, pediu a palavra.
De maneira bem básica, era possível evitar a corrosão da imagem do governo no caso do INSS se as denúncias que chegaram a integrantes da gestão não tivessem sido ignoradas — não sendo claro ainda por qual motivo empurraram para debaixo do tapete e esperaram que uma investigação da Polícia Federal jogasse tudo no ventilador. O que o governo tenta fazer agora, ao tentar emplacar a narrativa de que os roubos aos aposentados terminaram nesta gestão, deveria ter sido feito lá atrás, quando as denúncias tiveram início.
Já no episódio do vazamento da conversa entre Lula e Xi Jinping, sem entrar no mérito da atitude de Janja, quem vazou parece estar jogando contra o governo do presidente Lula e ignora o problema de popularidade do petista neste momento. Mesmo que tivesse questionamentos à Janja, a imprudência desse vazamento é inaceitável e rendeu desgaste para o governo a semana inteira, em um momento já delicado.
Para piorar a dor de cabeça do presidente, a gripe aviária provocou a suspensão das compras do frango brasileiro pela China, União Europeia e Argentina, ontem (16), fazendo Lula dar de cara com o imponderável. A medida foi adotada depois da confirmação do primeiro caso da doença em uma granja comercial brasileira, localizada no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Por causa da ocorrência, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, decretou estado de emergência zoossanitária em Montenegro por 60 dias. A medida delimita uma área de controle com raio de 10 quilômetros a partir da granja afetada, que abrigava cerca de 17 mil aves. As associações brasileiras do setor afirmam que o foco registrado é “pontual” e que o país segue cumprindo os protocolos sanitários internacionais.
Mesmo com as falas públicas de Carlos Fávaro e das entidades relacionadas, reforçando que os produtos brasileiros são seguros e que a situação está controlada, o episódio é mais uma crise para o governo administrar — sobretudo porque o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango. Em 2024, por exemplo, o setor embarcou mais de cinco milhões de toneladas do produto.
De crise em crise, o governo vai sendo testado e mostrando se tem capacidade para lidar com cada uma delas, mas precisa eliminar as agendas negativas evitáveis para concentrar os esforços nas situações que não pode prevenir.
CPI DO INSS VEM AÍ– A base do Governo Lula (PT), inclusive, já dá como certa a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as fraudes no INSS. A estratégia agora é articular para emplacar aliados na comissão e indicar a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) como relatora. A informação é do site Poder360. Tabata é filiada ao mesmo partido do vice-presidente, Geraldo Alckmin. Durante os trabalhos da comissão, os governistas devem tentar transferir a responsabilidade pelas fraudes para o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), período em que o esquema teria começado.
Luciano Duque no CRH – O deputado estadual Luciano Duque (SD) foi reconduzido ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Pernambuco (CRH-PE), onde continuará atuando como representante titular da Assembleia Legislativa no colegiado. A indicação foi feita pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, que também designou Henrique Queiroz Filho como suplente. O Conselho Estadual de Recursos Hídricos é o principal órgão de deliberação e consulta na gestão das águas em Pernambuco.
Exu sem água– Moradores de Exu, no Sertão do Araripe, denunciaram nas redes sociais a falta d’água no município, que já dura vários dias. Em vídeo publicado no TikTok, o poeta popular Falcão de Exu relatou que a população enfrenta períodos de até três meses sem abastecimento. “Imagina só as pessoas que não têm dinheiro para comprar um pipa d’água. Situação difícil”, disse. O morador ainda questiona a ausência de providências por parte da governadora Raquel Lyra (PSD) e critica a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) pela crise hídrica prolongada.
Sistema prisional debatido na Alepe– As medidas de prevenção e combate à tortura nas unidades do sistema prisional de Pernambuco serão debatidas em Audiência Pública na Alepe nesta segunda-feira (19). A atividade aconteceria inicialmente no dia 15 de maio, mas foi adiada devido às fortes chuvas que atingiram o Recife. A iniciativa é uma propositura da deputada estadual Dani Portela (PSOL), por meio da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, em conjunto com o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), e acontecerá no Auditório Sérgio Guerra, a partir das 13h30.
Direto de Brasília– O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, confirmou presença no podcast Direto de Brasília, apresentado pelo titular deste blog, em parceria com a Folha de Pernambuco, na próxima segunda-feira (19). O programa tem sido às terças-feiras, mas o ministro pediu para ser marcado para segunda-feira por questões de agenda. Há uma expectativa de que o ministro faça revelações de interesse do Nordeste ao longo da entrevista. O podcast vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha e do blog, incluindo também cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste.
CURTAS
Igualdade racial– A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, abriu o processo eleitoral para a nova composição do Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial (CMPPIR), para o biênio 2025–2027. Deste sábado (17) até o dia 28 de maio, as candidaturas poderão ser realizadas por meio de formulário eletrônico: https://forms.gle/8UEf6sTPW2X6WA4d6. A eleição ocorrerá no dia 18 de junho, em local e horário a serem divulgados posteriormente.
Goiana em pauta– O recém-eleito prefeito de Goiana, Marcílio Régio (PP), esteve, ontem, com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, no Recife, para tratar de investimentos do Minha Casa, Minha Vida no município. Moradia digna para quem mais precisa é uma das prioridades da futura gestão dele.
Chuva em Olinda– Diante do agravamento das chuvas em Olinda, a prefeita Mirella Almeida (PSD) convocou, ontem (16), uma reunião com o secretariado municipal para tratar de medidas emergenciais. A cidade registrou 228 milímetros de chuva até às 17h e passou a ser considerada em estágio de atenção. Durante o encontro, a gestora determinou que todas as equipes da Defesa Civil, dos serviços de limpeza urbana e do setor de drenagem atuem em regime ininterrupto, com funcionamento contínuo ao longo das 24 horas do dia.
Perguntar não ofende: Qual a próxima crise a ser enfrentada pelo Governo Lula (PT)?
O Banco do Nordeste (BNB) firmou, nesta sexta-feira (16), cerca de R$ 3,3 milhões em contratos de microcrédito com mais de 200 agricultores familiares e microempreendedores urbanos de Pernambuco, todos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A assinatura dos contratos ocorreu em Recife durante o evento de adesão da Prefeitura e do Governo do Estado ao programa “Acredita no Primeiro Passo”, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). Participaram o ministro Wellington Dias, a governadora em exercício Priscila Krause, o prefeito João Campos e o diretor de Negócios do BNB, Luiz Abel Amorim de Andrade.
Os contratos fazem parte dos programas Agroamigo (microcrédito rural) e Crediamigo (urbano), sendo este último vinculado ao “Acredita”, que oferece taxas reduzidas a partir de 0,82% ao mês. Segundo o BNB, desde o lançamento do programa, em julho de 2023, já foram contratados mais de R$ 95 milhões em Pernambuco. Para o ministro Wellington Dias, a iniciativa é um dos pilares da política nacional de combate à fome, pois além de gerar renda, fortalece o empreendedorismo social. “O povo mais pobre é o mais honesto. Alcançamos 90 mil contratos com baixíssima inadimplência”, afirmou o ministro.
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, recebeu em seu gabinete, no Paço Municipal, a prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros, no final da manhã de ontem (15). A visita contou com a presença do presidente da Câmara de Cumaru e atual vice-prefeito do município, Antônio Américo, e do vereador Gilvan Barbosa.
Pelo lado de Gravatá, também participaram do encontro o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, o secretário executivo de Segurança e Defesa Civil, Irnaldo Pedro, e os vereadores Neném de Uruçu e Régis da Compesa. Os gestores conversaram sobre desafios das administrações municipais e trocaram experiências sobre suas respectivas gestões.
Na manhã desta sexta-feira (16), mães de crianças atípicas realizaram um protesto em frente à Prefeitura de Carpina para denunciar a falta de acesso a terapias e cobrar melhorias na saúde pública do município. Uma manifestante relatou dificuldades com a distribuição de medicamentos, ausência de transporte adequado para pessoas com deficiência e problemas estruturais nas unidades de saúde. “Estamos aqui reivindicando o direito do povo carpinense, o povo que paga imposto e merece uma saúde digna”, afirmou. Ela também denunciou o uso de materiais vencidos, como sondas, e cobrou respostas: “Já veio R$ 5 milhões para a saúde. Para onde foi esse dinheiro?”
Durante o ato, a manifestante criticou a falta de diálogo da prefeita e a ausência de representantes da Secretaria de Saúde. “Cadê você, prefeita? Vem aqui e dê apoio a nós que sofremos tanto no dia a dia”, declarou. A manifestante também destacou o corte de transporte adaptado: “Tínhamos um micro-ônibus com elevador para os cadeirantes. Hoje, eles precisam subir sozinhos porque os motoristas se negam a ajudar”.
O senador e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD), voltou a defender, nesta sexta-feira (16), o fim da reeleição e das eleições a cada dois anos. Em entrevista ao Portal M!, ele afirmou que o modelo em vigor compromete a democracia e prejudica a governabilidade no país.
A PEC 12/2022, de autoria do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), também propõe o aumento do mandato para cinco anos nos cargos do Executivo e dez anos para senadores.
“Se não acabar a eleição de dois em dois anos e com a reeleição, esse modelo vai acabar com a democracia, você pode ter certeza absoluta. Não vai dar para suportar isso. Termina a eleição, começa outra, não se fala em absolutamente nada a não ser eleição”, afirmou Otto.
Segundo o senador, a recorrência do processo eleitoral impede o avanço de pautas importantes para o país. Ao comentar o cenário atual no Congresso, o parlamentar considerou que a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será prioridade para os parlamentares.
“Agora vai ter de novidade a CPMI do INSS, que vai ser feita, o Partido dos Trabalhadores assinou, os líderes assinaram e agora é indicar os nomes para começar a investigação. Eu diria que, no momento, as prioridades eram outras”, avaliou.
Otto defende reformas como prioridades Para Otto, o foco do Congresso deveria estar em temas estruturantes, como a reforma tributária, a reforma do Código Eleitoral e o projeto que prevê a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
“Aprovar a isenção do imposto para quem ganha até R$ 5 mil, depois concluir a reforma tributária, a lei complementar, que faz a fusão do ICMS com o ISS, o IBS, e também a reforma do Código Eleitoral e o fim da reeleição e a eleição de dois em dois anos”, listou o senador.
Sobre a proposta que prevê o fim da reeleição, Otto confirmou que ela será apreciada na CCJ na próxima quarta-feira (21). “Vai votar quarta-feira na CCJ, dia 21. Aí vai para o plenário do Senado, depois vai para a Câmara, não sei como será o comportamento lá dos deputados”, explicou.
Ele reforçou que o próprio idealizador da reeleição no Brasil, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, já reconheceu que o modelo falhou. “O próprio mentor da reeleição, o Fernando Henrique Cardoso, agora, dois anos atrás, deu entrevista fazendo mea culpa, disse que foi um erro dele lutar pela reeleição porque o Brasil não estava preparado”.
Otto aponta custo eleitoral e impacto na democracia Questionado se o Congresso está “preparado” para entender o atual momento e optar pela mudança nas eleições, Otto disse acreditar que o Senado está pronto. “O Senado, eu acho que sim. A Câmara não conversei com os deputados ainda, mas acho que eles vão ter uma visão mais patriótica de que o Brasil não dá para sustentar uma democracia com essa tensão, essa inquietação, essa ansiedade de eleição quase todos os anos”, disse.
Ele também criticou os altos custos gerados pelos sucessivos pleitos eleitorais. “Em quatro anos, você tem que colocar três fundos eleitorais, botar um para prefeito, um para governo e depois para prefeito de novo. Você soma, aí dá R$ 12, R$ 18, R$ 16 bilhões”, afirmou o senador.
Apesar de a Região Metropolitana do Recife sofrer bastante com as fortes chuvas dos últimos dias, a governadora Raquel Lyra seguiu cumprindo agendas em Nova York, nos Estados Unidos. Inclusive, ela participou de eventos pomposos, como o Brazil Investment e o Person of the Year.
Já havia pegado muito mal o desastroso vídeo da governadora penteando o cabelo e comentando a chuva de Nova York. Será que faltou noção ou empatia? Algo que ficará no ar.
As fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife (RMR) e parte do interior de Pernambuco continuam impactando o fornecimento de água em diversas localidades. Segundo a Compesa, 49 das 61 unidades que haviam sido paralisadas seguem inoperantes nesta sexta-feira (16). As suspensões são motivadas por falta de energia elétrica, baixa qualidade da água nos mananciais e o acionamento do Protocolo de Segurança do Abastecimento de Água em áreas de morro, adotado quando o volume de chuvas ultrapassa 100 mm.
No Recife, bairros como Ibura, Guabiraba, Apipucos, Várzea, Morro da Conceição e Bomba do Hemetério estão entre os atingidos. Em Paulista, continuam sem fornecimento áreas como Maranguape 1, Jardim Paulista e Arthur Lundgren. Também há paralisações em Jaboatão dos Guararapes, incluindo Curado 1, Cavaleiro, Vista Alegre e URs 6 e 11, além de comunidades em Camaragibe como Tabatinga, Vale das Pedreiras e Bairro dos Estados. Segundo a Compesa, a retomada do abastecimento nessas áreas depende de vistorias técnicas e da liberação pelas defesas civis municipais.
Além das áreas de morro, três unidades estão inoperantes por falta de energia elétrica, afetando bairros do Recife, como Fundão, Linha do Tiro e Alto José Bonifácio; o bairro de Maranguape II, em Paulista; e o município de Joaquim Nabuco, na Mata Sul. Outros cinco sistemas foram paralisados devido à baixa qualidade da água captada nos mananciais, afetando localidades como Timbaúba, Itaquitinga, e os bairros do Arruda, Espinheiro e Campo Grande, no Recife.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), os maiores acumulados de chuvas nas últimas 48 horas foram registrados no Recife (234,72 mm), Jaboatão dos Guararapes (233,62 mm), Olinda (229,22 mm) e Paulista (224,38 mm). A Compesa informou que novas interrupções poderão ocorrer caso as chuvas persistam ou haja novas orientações das defesas civis municipais.
Um homem levou um choque elétrico em um poste na noite desta sexta-feira (16) nas proximidades da PE-15, no bairro Ouro Preto, em Olinda. O poste fica instalado no canteiro central da via.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou socorro à vítima, que foi levada com vida para o Hospital da Restauração, onde está em estado de saúde estável.
A Neoenergia Pernambuco informou, por meio de nota oficial, que o equipamento não pertence à sua rede de distribuição de energia e que a estrutura é destinada exclusivamente à iluminação pública, sob responsabilidade da administração municipal. As informações são do Diario de Pernambuco.
Ainda segundo a empresa, uma equipe técnica que passava pelo local equipada para realizar o desligamento preventivo do circuito elétrico.
“Lamentamos o ocorrido e pedimos à população que tenha cuidado redobrado em áreas com risco de acidentes”, destacou a gestão.
A Prefeitura de Olinda reforça que os moradores têm à disposição um canal exclusivo para solicitar serviços de iluminação pública. Para solicitar reparos, novas instalações ou relatar falhas, é preciso entrar em contato gratuitamente pelo número 0800 778 7272. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19
O deputado federal Fernando Monteiro (PE) foi eleito presidente da Comissão Mista responsável por analisar a medida provisória que trata do crédito consignado digital. A proposta visa ampliar o acesso ao crédito para trabalhadores do setor privado, incluindo empregados domésticos e rurais, por meio de plataformas digitais, com menos burocracia e possibilidade de juros mais baixos.
Ao assumir a presidência da comissão, Monteiro destacou a importância de atualizar os instrumentos de financiamento para acompanhar as transformações do mercado. “A modernidade hoje é empreender, e o crédito precisa acompanhar essa realidade”, afirmou o parlamentar.
As fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife seguem causando transtornos. Na noite desta sexta-feira (16), uma árvore caiu e atingiu um poste de energia, derrubando fios no meio da rua Conselheiro Nabuco, em Casa Amarela, na Zona Norte da capital pernambucana.
A Prefeitura do Recife inaugurou nesta sexta-feira (16) a nova sede do Banco de Alimentos do município, com capacidade para armazenar até 100 toneladas de alimentos. O equipamento, parte da política de segurança alimentar da capital pernambucana, será um polo de arrecadação e distribuição para cozinhas solidárias e projetos sociais. A iniciativa, em parceria com o Governo Federal, foi reforçada pela execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que também beneficiará agricultores familiares de cinco municípios. O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e da senadora Teresa Leitão.
“A gente precisa fazer o alimento chegar a quem mais precisa, com dignidade e sem desperdício. Esse é um exemplo concreto de como a união entre governos pode salvar vidas”, declarou Wellington Dias. Segundo a Prefeitura, a nova estrutura amplia em 700% a capacidade de armazenamento anterior e vai atender 18 cozinhas solidárias e 30 instituições sociais, alcançando cerca de 27 mil pessoas por dia. Desde que entrou em operação, o banco já distribuiu 24 toneladas de alimentos oriundos de doações e aquisições.
O PAA está adquirindo 19 tipos de alimentos produzidos por 47 cooperativas rurais de Palmares, Chã Grande, Nazaré da Mata, São Vicente Ferrer e Feira Nova. O primeiro lote veio do assentamento de mulheres Governador Eduardo Campos, em Palmares. A secretária municipal de Assistência Social, Pâmela Alves, ressaltou a importância do programa: “Com a nova estrutura, conseguimos ampliar o alcance das ações e fortalecer a rede socioassistencial da cidade.” O espaço está localizado na Avenida Norte, no bairro do Torreão.
Com as fortes chuvas que seguem atingindo o Recife e cidades da Região Metropolitana nesta sexta-feira (16), diversos pontos de alagamentos são registrados. As informações são da Folha de Pernambuco.
Foram registrados pontos de alagamento nos bairros de Afogados, Cabanga, Imbiribeira e Ipsep. Confira:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu até às 23h59 do sábado (17) o alerta laranja de chuvas para Pernambuco.
O alerta laranja do Inmet, com grau de severidade de “perigo”, aponta volume de chuva de até 100 milímetros ao longo do dia em toda a faixa litorânea do estado.
Além de Pernambuco, também devem ser afetados por chuvas intensas até o sábado os litorais da Paraíba e do Rio Grande do Norte.