Governadora Raquel Lyra lamenta morte de Dona Gracita Brennand

Neste sábado (11), após confirmada a morte de Dona Gracita Brennand, viúva de Ricardo Brennand, a governadora Raquel Lyra emitiu uma nota de pesar. 

Confira:

Este é um fim de semana triste para Pernambuco com a morte de dona Graça Maria Monteiro, conhecida como Dona Gracita Brennand. Sua partida deixa consternados não apenas os familiares e amigos, mas todos aqueles que conhecem a sua trajetória e reconhecem o apoio e a valorização que ela dedicava à cultura e às causas sociais.

Ao lado do seu marido, o empresário Ricardo Brennand, dona Gracita contribuiu para tornar o Instituto Ricardo Brennand um importante cartão de visitas para Pernambuco e um patrimônio reconhecido internacionalmente.

A coragem, ousadia, empatia e bondade de Dona Gracita irão permanecer entre nós. Meu abraço afetuoso aos seus amigos e familiares.

Raquel Lyra

Governadora de Pernambuco

Veja outras postagens

Nesta segunda-feira (23), em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, a governadora Raquel Lyra e o deputy CEO da European Energy, Jens-Peter Zink, assinam o contrato que oficializa a chegada ao Complexo Industrial Portuário de Suape da primeira indústria de produção de e-metanol do Brasil. Também conhecido como metanol verde, o e-metanol é obtido de fontes renováveis e livre de emissões poluentes, sobretudo quando é produzido a partir de uma matriz de hidrogênio verde. Serão investidos R$ 2 bilhões no empreendimento, que estima gerar 250 empregos diretos e cerca de 15 mil indiretos.

O “Grande Encontro da Mulher Carpinense” movimentou o município neste domingo (22). Joaquim Lapa (PSB) e Soledade (União Brasil) reuniram centenas de mulheres de Carpina para debater o empoderamento feminino na cidade. O ato ainda contou com a declamação de uma poesia por parte de uma poetisa da cidade, passou por um momento de fé e oração com as presentes, e também teve os discursos das vereadoras da “Coligação Esperança de um Futuro Melhor”.

“Eu não cheguei na cidade de paraquedas. Estou junto com Joaquim Lapa para lutar por todas as mulheres da nossa Carpina. Nasci, cresci, criei minha família e contribuí na Prefeitura para formar o município. Serei uma voz feminina para ser atuante na gestão. Sou mãe e sei como é difícil lidar com tudo no dia a dia. Também estarei trabalhando pelos nossos filhos, pois eles são o futuro da nossa cidade”, afirmou Soledade.

“Continuarei sendo um defensor das mulheres e dando dignidade para todas elas, seja na saúde, educação, habitação ou qualquer outra área. A mulher merece o que ela quiser e cabe à gestão proporcionar tudo o que for de direito. Estou voltando para continuar o que comecei e fazer mais, como por exemplo, a criação do Hospital da Mulher e a valorização do salário das professoras”, acrescentou Joaquim Lapa.

Joaquim Lapa e Soledade são candidatos a prefeito e vice-prefeita, respectivamente. O grupo conseguiu montar um forte palanque com o apoio do deputado federal Fernando Filho e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho, além do prefeito de Recife João Campos e o deputado federal Pedro Campos.

A oitava edição do Cine Jardim – Festival Latino-americano de Cinema de Belo Jardim acontecerá entre os dias 14 e 19 de outubro em formato híbrido. A programação contará com 69 títulos entre longas e curtas, divididos em mostras competitivas e paralelas. 

As exibições acontecerão em três polos: Cine Teatro Cultura, com sessões nos turnos da manhã, tarde e noite com filmes em competição; Parque Janelas para o Rio, com exibições ao ar livre (no antigo Parque do Bambu) dos filmes da Mostra Rotas de Migração; e nas plataformas digitais, incluindo o site do Cine Jardim e a plataforma Cardume. Os filmes estarão disponíveis com recursos de acessibilidade comunicacional.

O festival também realizará uma série de atividades paralelas gratuitas, sempre comprometido com o debate e a formação de público em relação à produção audiovisual contemporânea. Neste ano, a programação contará com as oficinas: Documentando Realidades, com o cineasta Marlom Meirelles; Crítica de Cinema, com o jornalista e crítico de cinema Diego Benevides; e Prática de Interpretação, com o renomado ator Tuca Andrada.

Além da Mostra Competitiva de curtas-metragens latino-americanos e da Mostra Competitiva de longas-metragens brasileiros, que serão avaliadas por um júri especial formado por profissionais da sétima arte, o Cine Jardim exibirá também as mostras paralelas: Revoada, Voo Livre e Rotas de Migração, com abordagens variadas para o público jovem; e Passarinho, formada por filmes para a infância e reúne, em sua maioria, animações.

A seleção foi montada a partir de 887 filmes inscritos, entre ficções, documentários e animações de todas as regiões do Brasil, além de produções estrangeiras. Para Leo Tabosa, cineasta e produtor do festival, o Cine Jardim “é uma importante janela para exibição e formação de público no Agreste de Pernambuco, cumprindo sua missão de levar o cinema a lugares onde ainda não há cinema. Reconhecemos o cinema como uma eficaz ferramenta de transformação social, e é por isso que nossa essência está em promover o cinema em sintonia com a educação. A cada edição, o número de filmes apresentados cresce, o que reforça o respeito e a admiração que o festival conquistou entre cineastas, produtores e público”.

Na tarde deste domingo (22), durante comício do candidato a prefeito de Chã Grande, Sandro Advogado, o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, afirmou que o postulante vai dar continuidade aos avanços da gestão Diogo Alexandre. 

“Diogo Alexandre já entrou para história política de Chã Grande como o melhor prefeito do município. O seu alto índice de aprovação popular foi conquistado por meio de muita competência, mas chegou a hora de passar o bastão para Sandro Advogado, que está preparado para continuar com o exitoso trabalho que tem transformado a vida das pessoas. Ao lado do vice, Professor Joel, do time de vereadores do Avante, e, principalmente, do povo, ele vai cuidar com muito zelo dos destinos da cidade”, destacou Sebastião. 

O prefeito do Brejo da Madre de Deus e candidato à reeleição, Roberto Asfora, reuniu uma multidão em um grande comício ao lado de seu candidato a vice-prefeito, Rubieno Catanha, e da bancada de vereadores. O ato aconteceu no sábado (21).

O evento teve início com concentração no trevo da cidade, de onde partiu em caminhada percorrendo as principais ruas da cidade. Em seu discurso, Roberto Asfora ressaltou algumas das suas muitas realizações à frente da Prefeitura e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do município. “Estamos trabalhando incansavelmente para melhorar a vida de cada cidadão brejense, me alegro muito em ver essa praça lotada para ouvir a mim e a minha bancada de vereadores. O apoio que recebemos aqui hoje é prova de que estamos no caminho certo e que vamos continuar trazendo, cada vez mais, melhorias para a população”, afirmou o prefeito.

A Justiça Eleitoral determinou a remoção imediata de propaganda eleitoral da prefeita de Trindade, Helbinha Rodrigues, por uso indevido de bens e serviços públicos em sua campanha. A decisão é fruto de uma representação que acusa a candidata à reeleição de realizar publicidade institucional velada, utilizando símbolos e imagens da administração pública para promover sua candidatura.

A parte autora da representação argumentou que Helbinha e seu vice, René, estariam usando imagens de servidores públicos e das instalações de órgãos do poder público, incluindo gravações realizadas durante o expediente. Um vídeo veiculado nas redes sociais da candidata mostra crianças em uma escola municipal, usando uniformes, o que, segundo a acusação, caracteriza uma conduta irregular.

A Justiça considerou que a documentação apresentada – incluindo o vídeo e textos da campanha – demonstrou a verossimilhança das alegações. Os argumentos foram analisados à luz do artigo 73 da Lei 9.504/1997, que proíbe o uso de bens públicos para fins eleitorais.

Em sua análise, o juiz atendeu ao pedido de tutela de urgência, que estabelece requisitos como a probabilidade do direito, o perigo de dano e a reversibilidade da decisão. A Justiça concluiu que a propaganda, além de violar as normas eleitorais, poderia prejudicar a igualdade de condições entre os candidatos.

A decisão determinou que a plataforma META, onde o vídeo foi publicado, removesse a postagem em um prazo de 24 horas. O juiz destacou que, mesmo que a gravação estivesse em um perfil pessoal, a sua natureza institucional, associada à atual gestão, indicava uma clara intenção de promover a candidatura de Helbinha de maneira irregular.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), não vai comparecer ao debate organizado pelo grupo Flow na segunda-feira (23), às 19h. Em agenda de campanha neste sábado (21), o candidato à reeleição disse que tem três compromissos marcados para a data e que seria “deselegante” não comparecer a eles.

Guilherme Boulos (PSOL), por sua vez, que divide a liderança das intenções de voto com Nunes, confirmou na tarde de ontem a sua participação.

A decisão de Nunes ocorre após a mudança de endereço do evento, da Faculdade de Direito da USP para o Esporte Clube Sírio, após estudantes anunciarem protesto contra a presença do prefeito e do autodenominado ex-coach Pablo Marçal (PRTB) no local.

“Eu não tenho mais como ficar cancelando minhas agendas para passar horas e horas em debates. A gente vai ter outros dois debates televisionados ainda. Eu acabei de participar de seis debates […]. Eu já estive no Flow, fiquei o tempo todo que ele [apresentador] quis, foi muito importante a participação, mas na segunda-feira não tem como”, afirmou Nunes.

Além de Boulos, já confirmaram presença os candidatos Tabata Amaral (PSB), Marina Helena (Novo) e Pablo Marçal (PRTB). A assessoria de imprensa do candidato José Luiz Datena (PSDB) foi procurada, mas não respondeu até esta publicação.

Da Folha de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve o microfone cortado antes de encerrar seu discurso na abertura da Cúpula do Futuro da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, neste domingo (22).

Lula fazia críticas às organizações internacionais e pontuava que o Sul Global “não está representado de forma condizente com seu atual peso”, quando teve a fala interrompida.

Antes do início dos discursos de chefes de Estado, o camaronês presidente da Assembleia Geral da ONU, Philémon Yang, reforçou aos chefes de Estado e de governo que as falas seriam limitadas a 5 minutos de duração. Caso contrário, o áudio do microfone seria cortado.

O presidente brasileiro não foi a única autoridade a ter o discurso interrompido. Os representantes de Serra Leoa e Iêmen, que antecederam a participação de Lula, também tiveram os microfones cortados.

Durante o discurso, Lula  fez uma cobrança por “transformações estruturais” para solucionar o que chamou de “crise da governança global”.

Ele apontou que atualmente “a maioria dos órgãos carece de autoridade e meios de implementação para fazer cumprir suas decisões”.

“A Assembleia Geral perdeu sua vitalidade e o Conselho Econômico e Social foi esvaziado. A legitimidade do Conselho de Segurança encolhe a cada vez que ele aplica duplos padrões ou se omite diante de atrocidades”, afirmou o presidente.

Lula disse que a “pandemia, os conflitos na Europa e no Oriente Médio, a corrida armamentista e a mudança do clima escancaram as limitações das instâncias multilaterais”.

Da CNN

O vereador Fred Ferreira, que tenta um novo mandato na Câmara Municipal do Recife, parece que não quer vincular a sua imagem ao candidato a prefeito da capital pernambucana, Gilson Machado. Mesmo ambos sendo do PL, Fred não tem colocado o nome ou feito qualquer menção ao liberal em seu material de campanha – o que seria natural, já que integram o mesmo partido e Fred é da família Ferreira, que comanda a legenda em Pernambuco por meio do ex-prefeito Anderson Ferreira.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, um eleitor se aproxima de Fred, durante ato de campanha, e pergunta qual o prefeito ele indica. A resposta recebida pelo recifense foi: “É complicado”. 

Confira o vídeo:

Com mais de 70% das intenções de voto, segundo os institutos de pesquisa, o prefeito Vinicius Labanca deu uma demonstração de força política promovendo uma grande caminhada seguida de comício, que contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o futuro vice Lucca Labanca, os deputados Eriberto Medeiros (federal) e Eriberto Filho (estadual), além dos candidatos a vereador da Frente Popular. A ação aconteceu ontem (21), em São Lourenço da Mata.

Em sua fala, o ministro de Lula destacou a força política do aliado. “Foi a caminhada mais bonita da história de São Lourenço. Hoje, vindo para São Lourenço da Mata, estava me passando um filme na cabeça. Eu lembro que, quando muitos não acreditavam, Vinicius passando muita dificuldade, tinha perdido seu pai, ele me disse: ‘Silvio, estou indo para São Lourenço e só volto quando a gente ganhar a eleição. Mas não é apenas para ganhar eleição. É para mostrar que nós vamos mudar a vida do povo de São Lourenço’. E quatro anos depois as pesquisas apontam que Vinicius é um dos prefeitos mais bem avaliados do Brasil. Por onde a gente anda nesta cidade tem a marca de Vinicius”, pontuou Silvio Costa Filho. 

Labanca, por sua vez, ressalto a importância de Silvio Costa Filho em assegurar recursos para que ele pudesse transformar São Lourenço em um canteiro de obras. “Você foi fundamental em Brasília pra trazer recursos para nós fazermos obras. O cara arranjar uma vaga na agenda, entre esse Brasil todo, para caminhar com a gente em um sábado à noite, é porque ama São Lourenço mesmo”, afirmou o prefeito.

Diretor de jornalismo da Rádio Pajeú e presidente da Asserpe, a Associação Pernambucana das Emissoras de Rádio e TV, o companheiro Nill Júnior me convidou – e aceitei com muita honra – ser o convidado da estreia do seu LW Cast na TV LW, de Arcoverde. Está marcado para a próxima quinta-feira, às 19 horas, ao vivo. Vamos traçar um cenário das eleições municipais em várias capitais e nos mais importantes colégios eleitorais de Pernambuco.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) protocolou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra a prefeita Helbinha e seu vice, René, solicitando a cassação da chapa por suposto abuso de poder político e conduta vedada. A ação se baseia na alegação de que, durante o exercício do mandato, a prefeita lançou um programa social chamado “Cozinha Solidária” em 9 de maio de 2024, sem que houvesse a devida execução orçamentária no ano anterior, conforme proíbe o artigo 73, § 10 da Lei 9.504/1997.

A defesa de Helbinha e René argumenta que o “Cozinha Solidária” não se trata de um programa municipal isolado, mas de uma ação em parceria com o governo estadual. Segundo a chapa, o convênio foi formalizado em 2023 e sua execução teve início em 2024, o que, segundo eles, não infringe a legislação eleitoral, pois não se configuraria um programa criado especificamente para influenciar o pleito eleitoral.

O Ministério Público, no entanto, refuta essa defesa, sustentando que a realização de um programa social sem a necessária previsão orçamentária anterior à eleição caracteriza abuso de poder político, uma vez que pode influenciar diretamente o eleitorado.

O MP requer que a chapa esclareça se o município é responsável pelo pagamento dos funcionários do programa e forneça detalhes sobre o início desses pagamentos, bem como a data em que a proposta foi enviada. A documentação pertinente deverá ser juntada aos autos no prazo de três dias.

A decisão do tribunal sobre essa AIJE pode ter consequências significativas para a chapa de Helbinha e René, que busca a reeleição. A possível cassação da chapa não apenas impactaria o futuro político dos candidatos, mas também levantaria questões sobre a integridade e a legalidade de ações de governos municipais em períodos eleitorais.