Segunda etapa da minha peregrinação pelo Sertão, levando conhecimento, como disse, ontem, em sua fala, a vice-prefeita Bia Numeriano (Rede), Floresta, a 435 km do Recife, me proporcionou uma noite de autógrafos do meu livro ‘Os Leões do Norte’, carregada de muita emoção.
Em razão de compromisso inadiável no Recife, a prefeita Rorró Maniçoba (PP) e seu marido, Dário Gatão, não puderam comparecer ao evento, que teve como cenário o espaço Cultural João Boiadeiro, no belíssimo centro histórico da cidade, com seus casarios coloniais do século passado.
Leia mais
Rorró, no entanto, nos recepcionou com um almoço na sua residência. Cardápio, aliás, irresistível, tendo como carro-chefe um maravilhoso arroz de bode. No lançamento, a prefeita, que deu todo apoio para o seu sucesso, foi representada pela vice-prefeita Bia Numeriano, que fez uma fala mostrando amplo conhecimento da história de Pernambuco, com destaque para o ex-governador Marco Maciel.
“Magno, aprendi a admirar Marco Maciel lendo a biografia dele escrita por você”, afirmou. Em seguida, o geólogo João Luiz, na condição também de historiador, fez uma minipalestra abordando Floresta e seus grandes personagens no contexto da cultura estadual.

Na plateia, vereadores, como a jovem Ana Alice Numeriano (PP), filha do ex-vereador Betinho Numeriano, irmã da vice-prefeita, e Péricles Ferraz, do PP. Ainda presentes secretários municipais, diretores de escolas, professores e formadores de opinião, como o blogueiro Elvis.
‘Os Leões do Norte’ é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.
O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. ‘Os Leões do Norte’ homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.
Hoje à noite, cumpro mais uma agenda de lançamentos em Serra Talhada, a partir das 18 horas, no Espaço Cultural, o antigo Cist, atendendo a convite da prefeita Márcia Conrado (PT).
Leia menos






















