De bigu com a modernidade

Peugeot 208 Style: hatch ganha, enfim, um motor potente 

Numa avaliação feita do Peugeot 208 há três anos, esta coluna lembrava que o compositor Renato Russo pregava que ninguém deveria criar expectativas, e sobre qualquer coisa: elas causam lágrimas. No caso dos fãs do então 208, as ‘lágrimas’ foram de alegria. Nunca um 208 esteve tão bonito, tão tecnológico, tão gostoso de dirigir. Mas também houve lágrimas de tristezas por conta do motor, que destoava do conjunto. O tão diferente modelo vinha com um 1.6 aspirado que gerava 118cv – e com aceleração oficial de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos. E com apenas 15,5kgfm de torque. Convenhamos, é pouco para um carro destinado aos que gostam – e entendem – de carros. Principalmente jovens que podem desembolsar até R$ 111.940 (incluindo uma cor metálica como a azul, por exemplo)

Com a correção de estratégia, agora, sim, tem-se um pequeno ‘esportivo’, digamos assim. A beleza continua lá nos seus faróis simulando um dente de tigre, a boa sensação de pilotar num cockpit que parece uma navezinha continua apaixonante, o cuidado no acabamento idem e, enfim, um bom motor. Bem, o turbo 1.0 o deixou como o carro mais potente ao fazer até 130 cavalos, superando até mesmo outros turbinados do mercado, como Chevrolet Onix (116 cv) e Volkswagen Polo (116 cv). Aliás, é a versão ‘esportiva’ da família, que ficaria no mercado até o começo de 2024 – embora já há quem diga que não sairá. Enfim, resolvida as pendengas do marketing, comercial, financeiro etc, o carro tem vendido bem – apesar ainda do receio de alguns consumidores com as marcas franceses e do preço por volta dos R$ 110 mil  desta versão  – superando em outubro Citroën C3 e Toyota Yaris – e perdendo para os populares (abaixo de patamar) Volkswagen Polo e Chevrolet Onix. 

O Peugeot 208 anda bem. É leve, com uma relação peso/potência de apenas 8,9 kg/cv, e bem ágil. Em vias planas, e circulando em horários fora do rush, o 208 é extremamente prazeroso na condução. Uma acelerada mais ousada, para uma ultrapassagem ou retomada, faz lembrar (novamente) do motor sadio e valente. Em suma, o 1.0 turbo deu ao 208 mais disposição em rotações mais baixas, essencialmente nas vias urbanas, onde o jovem vai usá-la na maior parte do seu tempo. Internamente, é bem isolado acusticamente, tornando a vida no trânsito bem agradável.

O cluster em três dimensões se une ao volante pequenino e de base achatada para garantir um prazer bem diferente, que deixa o motorista como aquele menino que se senta pela primeira vez na posição do motorista, como ressaltei na reportagem anterior. Some-se a isso o painel de instrumentos elevado e a série de teclas vintage que dão acesso às principais funções do carro. Por isso, vale reforçar: não há dúvidas que o 208 é o hatch mais bonito do país. Faz o pedestre virar a cabeça. Os faróis são em LED, com uma luz diurna (DRL) belíssima. E há detalhes visuais interessantes, como a soleira de alumínio escovado, friso lateral. Antes que me esqueça: os bancos dianteiros são realmente envolventes.

O acabamento poderia ser melhor? Na versão Style, teto e colunas são em preto, imitação em fibra de carbono e os bancos em couro e alcantara com costuras azuis – também nas portas. Com a posição baixa do volante, há uma ‘atração’ para se pôr o banco na linha da coluna A – embora muitas vezes, dependendo da altura do condutor, não seja recomendado por razões de segurança. O teto de vidro panorâmico (que não se abre) é um outro bom equipamento. Passa a impressão de carro mais luxuoso – ou mesmo esportivo. A tela multimídia é tátil de 10,3 de polegadas, compatível com Android e Apple. A conexão é sem fio. Há duas portas USB na dianteira e uma tomada de 12 volts. Assim, quem vai no banco traseiro se aperta (se for, vale lembrar: o 208 é um carro de ‘solteiros’ jovens). Como é um carro urbano, certamente o comprador não leva em conta o tamanho do porta-malas: são 285 litros de capacidade. Como falha, digamos assim, os comandos recuados dos vidros na porta do motorista  E a leitura do conta-giros é invertida, no sentido anti-horário – e isso deixa a leitura confusa. 

SW4 ganha nova versão, a SRX Platinum – O SUV, líder no segmento, passa a ter detalhes de exterior refinados, antes presentes apenas na topo de linha Diamond. Ela, seja a de 5 ou de 7 lugares, substitui a SRX e traz novos para-choques, grade e rodas redesenhadas . O modelo é produzido na planta industrial da Toyota em Zárate, na Argentina, desde 2005, e apresenta essas novidades para atender pedidos dos clientes Toyota. As primeiras unidades começam a chegar às concessionárias Toyota a partir do final deste mês. A novidade está disponível tanto para compra quanto para aluguel, por meio da Kinto e seus serviços de aluguel e compartilhamento por horas, dias, semanas ou até um mês, e pelo One Fleet, focado em gestão de frotas corporativas. O SW4 SRX Platinum traz tela sensível ao toque de 9″ com conectividade Android Auto e Apple CarPlay combinado com sistema de áudio JBL premium com alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer; ar-condicionado digital dual-zone; sistema de visão 360°, alerta de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro etc. O motor é diesel 2.8L 16V, capaz de gerar 204 cv de potência e torque de 50,9 kgfm, acoplado a uma transmissão automática sequencial de seis velocidades com paddle shift e tração 4×4. O preço de venda sugerido é de R$ 379.990 para a versão de 5 lugares e de R$ 386.290 para a de 7 lugares. 

Carro próprio: status ou despesa? – Ser dono de um carro vale a pena? Um veículo demanda gastos consideráveis, como documentação, emplacamento, depreciação, manutenção, seguros etc. A realidade é que o brasileiro desembolsa aproximadamente R$ 2 mil por mês para manter o carro próprio, considerando um veículo popular. A estimativa é da doutora em Ciências Contábeis e professora da Escola de Negócios da Universidade Positivo (UP) Carline Rakowski Savariz, que analisou os custos mensais do modelo Renault Kwid, considerado um dos mais acessíveis no mercado, atualmente. “Os valores utilizados estão considerando o cenário nacional e as informações coletadas referem-se aos carros modelo 2022. No entanto, a comparação com a desvalorização do carro foi feita com base nos carros do ano de 2023”, explica ela. O gasto semanal com gasolina (em litros) foi calculado a partir do uso médio por uma família em uma semana, utilizando o valor médio nacional fornecido pela Petrobras como referência. Por fim, a desvalorização anual foi calculada comparando os valores fornecidos pela tabela FIPE nos anos de 2022 e 2023. “Considerando, ainda, revisão anual, IPVA, financiamento, seguro e lavagem, o valor médio de custo mensal foi de R$ 2.266,50”, reforça ela. 

Corroborando ainda mais o entendimento de que adquirir um carro é custoso, um estudo inédito sobre a relação do brasileiro com o automóvel, realizado pela Serasa em parceria com o instituto Opinion Box, em dezembro de 2022, revelou que os custos que envolvem a aquisição e manutenção de um carro estão entre os três maiores gastos anuais em 63% dos lares brasileiros. E 40% dos brasileiros consideram complexo realizar contas sobre os custos para manter o automóvel. Além disso, 1 em cada 10 proprietários considera se desfazer do veículo nos próximos 12 meses para amenizar os impactos no orçamento.

Mas os cálculos não bastam: o carro é, hoje, um bem de necessidade e uso para muitos brasileiros. Uma pesquisa promovida pelo Data OLX Autos destaca que o carro é o meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros, enquanto aplicativos de transporte são usados esporadicamente. Para suprir a demanda, está em voga um novo modelo de locação mais prático, menos burocrático e que dispensa as despesas de manutenção e compra do carro.

Os veículos por assinatura são uma modalidade em expansão no Brasil. De acordo com dados recentes da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), o mercado de carros por assinatura cresceu 16,4% em 2022. Em comparação com o ano anterior, que contava com cerca de 91 mil veículos assinados, o número subiu para 106 mil automóveis. 

“Como uma espécie de streaming, você assina o modelo por tempo determinado, sem se preocupar com revisões, seguro, documentação, tributos, manutenção, financiamento e possíveis desafios na hora de revender o automóvel”, explica a gerente comercial do V1 Assinatura, Caroline Milanez. Essa modalidade de serviço oferece conveniência e flexibilidade para aqueles que buscam por um zero-quilômetro, sem ter que lidar com os custos e preocupações associados à compra convencional. 

Mais sangue, menos pontos –  Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados quer eliminar pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de condutores que doam sangue. A iniciativa de Gilson Daniel (Podemos-ES) tem como objetivo incentivar a doação de sangue e, ao mesmo tempo, garantir que os bancos de sangue do país estejam sempre bem abastecidos. Será que funciona? O PL muda o Código de Trânsito Brasileiro e estabelece que os doadores de sangue terão o direito de eliminar 10 pontos computados em sua CNH, dentro do prazo de um ano, desde que não tenham cometido infrações gravíssimas. Segundo o texto da proposta, os estoques de sangue nos bancos de sangue em todo o país estão em níveis baixos, o que representa uma ameaça para a saúde da população, uma vez que qualquer pessoa, independentemente de qualquer distinção, pode necessitar de uma transfusão de sangue.

Como evitar golpes em serviços automotivos – Além de se preocupar com a manutenção do veículo, é crucial estar atento para evitar golpes e armadilhas – que podem custar caro e até comprometer a segurança do automóvel. A crescente complexidade dos modelos mais modernos torna ainda mais importante estar informado e tomar medidas preventivas. Também é de extrema relevância conhecer a empresa ou o profissional que está prestando o serviço para não ter surpresas desagradáveis ao retirar o veículo. 
No cenário da manutenção automotiva, as promoções podem ser uma maneira de atrair o cliente, que se baseia em sua emoção, que procura economia em produtos e serviços. É essencial prestar muita atenção nessas ofertas para evitar possíveis golpes ou enganos. Para não ser enganado durante serviços de manutenção veicular, é importante estar atento a essas 10 dicas:

  1. Pesquise antes de escolher uma oficina ou um profissional – Procure recomendações de amigos ou familiares, e o mundo on-line está aberto para pesquisas sobre o ‘histórico’ das empresas e profissionais. Certifique-se de que a oficina ou centro automotivo tenha uma boa reputação e seja de confiança.
     
  2. Atente-se às letras pequenas – Antes de se empolgar com uma promoção, leia cuidadosamente os termos e condições. Esteja ciente de quaisquer restrições ou condições que possam limitar a aplicabilidade da promoção.
     
  3. Cuidado com “pacotes” excessivos – Algumas promoções podem incluir serviços ou produtos adicionais que muitas vezes você pode não precisar. Avalie se esses ‘extras’ são realmente benéficos para você antes de concordar com a oferta.
     
  4. Desconfie de preços muito baixos – Valores baixos demais podem ser indicativos de serviços de baixa qualidade ou a utilização de peças não originais. Compare os preços em outros lugares para ter uma ideia justa do custo.
     
  5. Não tome decisões sob pressão – Evite oficinas que pressionam você a tomar decisões rápidas. Tire um tempo para considerar suas opções e buscar segundas opiniões, se necessário.
     
  6. Peça um orçamento detalhado – Antes de concordar com qualquer serviço, solicite um orçamento detalhado por escrito. Certifique-se de que inclua todas as peças, mão de obra e quaisquer taxas adicionais.
     
  7. Conheça seus direitos – Esteja ciente dos seus direitos como consumidor em relação a garantias e serviços prestados. Familiarize-se com as políticas de devolução e reembolso da oficina.
     
  8. Evite trocas desnecessárias – Antes de concordar com a substituição de peças, confira as antigas. Desconfie de estabelecimentos e profissionais que insistem na troca de componentes sem uma explicação clara.
     
  9. Acompanhe a execução dos serviços – Estabelecimentos e profissionais que permitem o acompanhamento da execução dos serviços certamente inspiram mais confiança, pois é possível ver o que está sendo feito no veículo.
     
  10. Mantenha registros dos serviços já realizados – Mantenha um registro detalhado de todos os serviços realizados no veículo. Isso pode ser útil para futuras referências e garantias.

Segundo o Gerente Comercial da DPaschoal, Leandro Vanni, cresce a quantidade de denúncias de empresas e profissionais que acabam lesando os clientes que procuram por um serviço de manutenção automotiva. “Por isso é de extrema importância, antes de escolher onde levar o veículo, ‘fazer a lição de casa’. É preciso pedir recomendações e verificar avaliações online para garantir que a oficina tenha uma reputação sólida”, afirma Vanni.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

Veja outras postagens

O dia que Lula nunca mais esquecerá 

O susto foi grande, até pelas manchetes que varreram o noticiário online pela madrugada e o raiar do dia de ontem, mas, felizmente, o presidente Lula superou mais um episódio grave de saúde. Estampadas em todos os sites e blogs, presente em todos os telejornais pela manhã, o noticiário dizia que Lula havia sido socorrido às pressas com hemorragia na cabeça e submetido a uma cirurgia de emergência.

No primeiro boletim do hospital Sírio-Libanês, divulgado de madrugada, por volta de 3h20, a equipe médica informou que o presidente havia passado mal ainda em Brasília, que havia feito um exame de imagem após sentir fortes dores de cabeça, ainda na unidade de Brasília. Segundo o boletim, a ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar em 19 de outubro.

E completou: “O presidente foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade de São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências”. Mais tarde, por volta das 9 horas, o médico Roberto Kalil Filho, chefe da equipe que atendeu o chefe da nação, deu uma entrevista ao lado de colegas que o ajudaram no procedimento e tranquilizou o País.

Disse que o paciente estava absolutamente estável e que seguiria internado por mais alguns dias. “O presidente encontra-se estável, conversando, se alimentando e ficará em observação nos próximos dias”, disse o médico Roberto Kalil. De acordo com ele, a previsão é que o presidente fique por mais dois na UTI e em observação no hospital por uma semana, devendo retornar a Brasília no começo da próxima semana.

Lula passou a última segunda-feira se sentindo sonolento e com mal-estar, mas cumpriu a sua agenda, inclusive recebeu os presidentes da Câmara e do Senado, já no início da noite, para tratar de uma problemática: a pressão dos deputados pela liberação das emendas parlamentares, o que, certamente, só aumentou a sua dor de cabeça.

Apesar de lúcido e orientado, o presidente estava reclamando de dores. Mas seguiu tocando os compromissos. “Ele só se entregou na última agenda”, disse uma fonte que acompanhou o dia do presidente. Chegou a resistir, mas acabou convencido ainda em seu gabinete presidencial. Do Palácio do Planalto foi direto ao hospital Sírio-Libanês, unidade de Brasília.

Ali, depois de um exame, a equipe achou melhor transferir o paciente para a unidade de São Paulo. Lula foi levado num avião presidencial com itens de UTI, que não precisaram ser usados. Houve restrição de passageiros. Foram somente os imprescindíveis: a primeira-dama Janja da Silva, seguranças e equipe médica, que contou com um neurocirurgião. Lula viajou o trajeto acordado, calmo e calado.

TREPANAÇÃO No Sírio, em São Paulo, Lula se submeteu a uma trepanação, intervenção cirúrgica em que um pequeno furo é feito no crânio do paciente. Em seguida, é inserido um dreno para sucção de hematoma. Inicialmente, o boletim médico de Lula apontou que o presidente havia sido submetido a uma craniotomia. No entanto, o termo foi corrigido para trepanação durante coletiva da equipe médica que monitora o presidente. Segundo o neurocirurgião Mauro Suzuki, que participou da coletiva, “não é que esteja errado [o termo craniotomia], é que geralmente a gente usa esse termo para aberturas maiores”.

Felizmente, sem sequelas – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não teve nenhum machucado ou lesões no cérebro em decorrência da cirurgia. “O hematoma está entre o crânio, entre o osso, e o cérebro. Ele não tem machucado no cérebro. A gente fez o procedimento para que esse hematoma não comprima o cérebro. Então ele fica sem sequelas, o cérebro está livre de qualquer compressão ou lesão”, afirmou o neurologista Rogério Tuma durante coletiva de imprensa. Ainda de acordo com o médico, o hematoma foi totalmente drenado.

Retorno a Brasília – De acordo com a equipe médica que monitora Lula, o chefe do Executivo pode retornar a Brasília no início da próxima semana. Apesar disso, os médicos não estipularam um prazo para a alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. “O tempo de internação, se tudo ocorrer bem, como está ocorrendo, ele deve retornar a Brasília no começo da próxima semana. Tudo depende da evolução, mas a previsão é que o presidente esteja em Brasília na semana que vem”, afirmou o médico pessoal de Lula, dr. Roberto Kalil Filho, em coletiva na manhã de ontem.

Covid, suspeita inicial – O exame preliminar do presidente mostrava um quadro levemente febril. Cogitou-se até mesmo covid. Mas a escolha dos médicos foi por fazer todos os exames na sede do Sírio em Brasília, já que Lula vinha sendo monitorado constantemente por conta da lesão recente que teve na cabeça, após cair no banheiro. Foi no exame de ressonância magnética, segundo o hospital, que se confirmou o sangramento intracraniano que levou o presidente à mesa de cirurgia. Embora o Sírio-Libanês disponha de uma estrutura completa em Brasília, foi Kalil quem insistiu em transferir Lula para a sede do hospital em São Paulo. Afinal, a sede do hospital na capital paulista possui uma estrutura muito mais robusta, além da equipe de confiança do cardiologista. Tudo aconteceu muito rápido. Mas o trajeto no avião presidencial foi marcado por muita tensão.

Rapidez salvou presidente – Lula, segundo os relatos, manteve-se calmo durante todo o trajeto. Mas não era o Lula brincalhão que costuma fazer piada até mesmo nos momentos difíceis. Afinal, o presidente estava de fato se sentindo muito mal. E, assim como seus médicos, estava preocupado. Mas o clima tenso não se restringia ao interior da aeronave. Kalil aguardava ansiosamente a chegada de Lula na pista de pouso do aeroporto de Congonhas. Ele recebeu Lula na porta do avião. O quadro de Lula está controlado e sua recuperação será completa, de acordo com a equipe médica. Mas a rapidez na tomada de decisões foi determinante para evitar que o desfecho fosse grave. Para os médicos do presidente, 12 horas a mais mudariam tudo.

CURTAS

TRAUMA – Mas por que o sangramento na cabeça do presidente Lula aconteceu mais de um mês depois do acidente doméstico no Palácio da Alvorada? “Esse tipo de hematoma, que é decorrente de um trauma, pode acontecer algum tempo depois da queda”, explica Gisele Sampaio, neurologista e professora da Unifesp.

GOTEJANDO – Felipe Barros, neurologista da Clínica DFV Neuro, afirma que o sangramento pode nem aparecer nos primeiros exames ou até ser diagnosticado no início, mas ainda de forma discreta. Em ambos os casos, é só depois que ele aumenta, como uma “torneira que ficou um tempo gotejando”.

CONGRESSO – A governadora Raquel Lyra (PSDB) abre hoje, pela manhã, em Triunfo, o último congresso de 2024 da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), com quórum altíssimo. Amanhã, farei palestra no evento. Vou falar sobre o tema “O recado das urnas”, uma avaliação das eleições municipais.  

Perguntar não ofende: E se Lula dependesse do SUS?

Jaboatão dos Guararapes - Matriculas 2025

Os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Celso Sabino (Turismo) e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, anunciaram nesta terça-feira (10), em Brasília, o lançamento do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) para 2025. Com investimento de R$ 63,6 milhões, o objetivo é atrair 500 mil novos assentos em voos internacionais no próximo ano, com editais que começam a ser publicados em janeiro. A primeira fase do programa foca na captação de voos internacionais para o Nordeste, com aporte inicial de R$ 24 milhões.

O ministro Silvio Costa Filho destacou a importância histórica do programa: “É a primeira vez na história que o Brasil tem um grande programa de captação de voos internacionais.” Ele também ressaltou o crescimento da presença de turistas estrangeiros no Nordeste. “Em 2024, tivemos um crescimento de quase 38% no número de turistas internacionais no Nordeste.”

O ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatizou a relevância do programa para o desenvolvimento do turismo no Brasil. “Estamos virando a chave da economia do nosso país. Em 2023, os turistas estrangeiros gastaram mais de R$ 34 bilhões no Brasil, e não tenho dúvida de que estamos fazendo história com programas como o PATI.” Ele também elogiou o trabalho do Ministério de Portos e Aeroportos na melhoria da infraestrutura do país.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, celebrou os resultados alcançados em 2024 e projetou avanços ainda maiores. “Vamos bater todos os recordes de entrada de divisas internacionais, o dinheiro que os turistas deixam no Brasil e que ajuda a gerar emprego e renda. O PATI vem para continuarmos crescendo.” Freixo destacou que o programa teve retorno de R$ 23,60 para cada R$ 1 investido na edição-piloto e prevê que a nova etapa amplie ainda mais os benefícios econômicos para o país.

Conheça Petrolina

O deputado estadual Waldemar Borges aprovou, nesta terça-feira (10), três emendas aditivas apresentadas ao Projeto de Lei Ordinária Nº 2456/2024 do Executivo, que institui o Programa de Aquisição de Tênis para os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Pernambuco. O parlamentar disse que o PLO veio muito vago e por isso resolveu apresentar as emendas. “O projeto como estava seria quase tudo regulado por decreto, então o que fizemos foi garantir a transparência”, ressaltou.

“O objetivo é que a Assembleia Legislativa possa cumprir sua atividade fim que é a de legislar em benefício da população pernambucana”, acrescentou o deputado. Em uma das justificativas, Borges diz que, dada a importância do uso de tênis nos colégios e levando em consideração o princípio da impessoalidade na Administração Pública, a emenda busca garantir que o apoio público para a compra do tênis se dê de maneira integral, abarcando todos os alunos da rede estadual de ensino desde o início da operacionalização do programa. “Queremos que sejam entregues os tênis de forma integral e simultânea a todos os alunos da rede estadual”, explicou.

Para garantir uma adequada utilização dos recursos públicos e assegurar a observância dos princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa, estabeleceu-se ainda que o estado não poderá definir empresas ou marcas específicas para a aquisição dos tênis.

A CCLJ fez ainda uma subemenda colocando que a Administração Pública poderá realizar processo auxiliar de credenciamento para cadastrar estabelecimentos comerciais que participarão do Programa. “Qualquer pessoa jurídica interessada em comercializar os itens de material escolar poderá requerer seu credenciamento, conforme condições de inscrição, participação e credenciamento definidos por edital de credenciamento”, acrescenta a subemenda.

O deputado destaca ainda na justificativa de uma das emendas que a transparência na gestão de programas governamentais é crucial para o bom funcionamento do Estado, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e que a confiança da população nas instituições governamentais seja construída. “Por esse motivo, propomos a inclusão de regras que obriguem o Estado a divulgar periodicamente informações como o total de gastos do programa e o número de estudantes beneficiados”, concluiu.

Jaboatão dos Guararapes - Natal Solidário 2024

Antonio Lavareda renovou seu contrato com a CNN Brasil e estará à frente de um programa mensal que aprofundará o debate sobre a política brasileira até a corrida eleitoral de 2026. A partir de fevereiro, o fundador do Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) combinará análises detalhadas e discussões para explorar os temas que vão movimentar a próxima campanha. 

Com o projeto, a CNN Brasil sai na frente e fortalece sua grade já no início de 2025 com 

informações qualificadas e completas sobre o próximo ciclo eleitoral. “Vamos mapear o caminho dos pré-candidatos para as próximas eleições gerais, analisando a corrida presidencial e as disputas por governos estaduais, Câmara e Senado. Ofereceremos uma visão detalhada sobre os cenários eleitorais em formação e as estratégias das principais candidaturas”, afirma Lavareda. 

A cada edição, o cientista político apresentará um painel inédito com todas as pesquisas de 

aprovação presidencial, permitindo visualizar as oscilações na popularidade do governo. Será dado destaque aos momentos de alta e baixa, relacionando-os com acontecimentos políticos e econômicos que marcaram o noticiário.  

O programa trará também uma síntese das ações mais relevantes do Congresso Nacional e do Judiciário, além das estratégias da situação e oposição e um debate aprofundado sobre as agendas e perspectivas de aprovações relevantes nas Casas legislativas.

Além do programa na TV — com transmissão em tempo real nas plataformas digitais — o cientista político estreará uma coluna mensal no site da CNN Brasil, com insights sobre a política brasileira e análises baseadas em dados. O material aprofundará discussões e complementará as análises apresentadas no programa da TV.   

Na nova fase, Antonio Lavareda reafirma sua posição como uma das principais vozes na análise política nacional, consolidando a parceria com a CNN Brasil e ampliando o acesso do público a conteúdo de alta qualidade e relevância. 

E, antes da estreia, Lavareda conversará no CNN Entrevistas com jornalistas da CNN Brasil para abordar a reforma política, alvo de debates no país há ao menos duas décadas. O programa será veiculado em janeiro (sábado), às 21h, na TV e no YouTube. 

Lavareda, o maior especialista brasileiro em eleições, comandou neste ano a análise do Índice CNN, agregador de pesquisas eleitorais compiladas pelo Ipespe Analítica que integrou os resultados de 100 cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores, incluindo capitais. 

O agregador foi o que mais se aproximou do resultado do 2º turno das eleições de 2024 em oito das 15 capitais onde foi realizado, projetando a intenção de voto para prefeito a partir dos levantamentos feitos por diversos institutos em todo o Brasil. 

A Prefeitura do Paulista iniciou, nesta terça-feira (10), a fresagem do último trecho das obras de duplicação da Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite (PE-01). A intervenção ocorre entre o Residencial Morada do Mar e a rotatória da PE-22, marcando a fase final de uma obra que promete melhorar a mobilidade urbana na cidade.

Coordenados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e executados pela empresa Ancar, os trabalhos incluem a remoção do asfalto antigo para aplicação de uma nova camada. Além disso, outras atividades, como a imprimação da base, estão em andamento. O projeto completo, que abrange o trecho do Conjunto Beira Mar até a confluência com a PE-22, tem investimento de R$ 17 milhões.

Por Letícia Lins
Do Oxe Recife

Nem só de praças e jardins (que são geridos pelo município) vive a vegetação ressecada do Recife, nesses tempos de verão em que a devida aguação não é efetuada. Pessoas que caminham e praticam esportes pela manhã no campus da Universidade Federal de Pernambuco reclamam que o bonito gramado verde desapareceu nesses dias quentes. E, claro, caminhar no meio de um um mato seco, não dá o mesmo prazer que a gente sente quando anda cercado de verde por todos os lados.

Como se não bastassem alguns parques e praças da cidade, o antes exuberante campus da UFPE está de fazer pena. Seus canteiros só mostram folhas secas. Tirando as árvores já adultas que seguram o tranco do verão, as plantas decorativas, as mudas e a grama já eram. Uma das pessoas que lamenta a paisagem é o aposentado Carlos Alberto Alves da Silva, que costuma caminhar por ali e que tem a saudável mania de plantar mudas por onde passa.

Já foram mais de mil, boa parte delas no campus da UFPE, onde chega a ser confundido com professor da entidade, diante de tanta dedicação. “Os pontos mais críticos são o canteiro central, a porta de entrada da UFPE e a pista de Cooper”, reclama. Ele tem razão, passei por lá nesta semana e vi a desolação. Está feio mesmo. No canteiro central inclusive não existem torneiras, e a aguação era feita com um mini pipa puxado por um tratorzinho. Mas o que se apurou é que o tratorzinho está quebrado.

O equipamento está fora de circulação há dois anos. Sem manutenção, sobra para os jardins e canteiros, também sem manutenção. Tem mais, pode até ter água na torneira. Mas algumas estão quebradas, como ocorre na pista de Cooper. Das oito, só duas funcionam. E não há mangueiras para a água correr. Triste com o que vê, inclusive o padecimento das mudas que plantou com tanto carinho, Carlinhos – como é chamado pelos amigos – resolveu molhar as plantas mais necessitadas. “Nâo consigo dar conta, o campus é enorme”, lamenta,enquanto tenta salvar, pelo menos, o que plantou. Mas, garante, está difícil.

Ele diz que há alguns oásis, como os jardins do Centro de Informática. Visto como “cricri”, quando o assunto é defesa do verde (eu também sou cricri…) ele já apelou para todas as esferas da UFPE para evitar que as plantas dos canteiros morram de inanição. De sede. Mas a desculpa é que o orçamento da UFPE está muito limitado. “Já fui a quase todas as esferas denunciar, a última foi a Ouvidoria”. O #OxeRecife encaminhou os questionamentos à assessoria de imprensa da UFPE na semana passada. Mas até o momento a resposta ainda não chegou.

Em 2022, depois de muito caminhar pelo campus, publiquei uma postagem aqui no Blog chamando a área verde tão exuberante de “Central Park da Zona Oeste do Recife”. Infelizmente, já não podemos dizer o mesmo. Na última vez em que lá estive até o famoso laguinho, um dos locais mais pitorescos da Universidade, estava quase seco. Uma pena. Não é brincadeira, gente, nesses tempos de mudanças climáticas e aquecimento global, a manutenção do verde da cidade não pode ficar em segundo plano. Tanto na iniciativa pública quanto na privada. É o verde que garante o ar que eu, você, todos nós respiramos.

A Sala do Empreendedor de Serra Talhada recebeu, nesta terça-feira (10), o Selo Ouro de Referência em Atendimento, concedido pelo Sebrae. O reconhecimento nacional destaca a qualidade dos serviços prestados pela iniciativa, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que tem apoiado micro e pequenos empresários locais com consultorias, orientações para formalização de negócios e acesso a linhas de crédito, impulsionando o fortalecimento econômico da cidade.

“Essa conquista é prova do comprometimento de nossa equipe com cada empreendedor que passa pela Sala. Parabenizo o secretário Elyzandro Nogueira e todos os colaboradores por esse grande reconhecimento”, celebrou a prefeita Márcia Conrado. Para o secretário, a premiação reflete o trabalho árduo da equipe e o compromisso com o empreendedorismo local. “sse reconhecimento é um reflexo do trabalho árduo e da dedicação de toda a equipe da Sala do Empreendedor. Nosso objetivo é continuar sendo um suporte essencial para os empreendedores de Serra Talhada, promovendo um ambiente de negócios cada vez mais favorável”, afirmou.

O deputado estadual Izaías Régis (PSDB) celebrou os anúncios feitos pela governadora Raquel Lyra sobre o lançamento das licitações para importantes obras de saúde em Garanhuns. As iniciativas incluem a construção do Hospital Mestre Dominguinhos e de uma maternidade no município, atendendo a solicitações apresentadas pelo parlamentar ao Governo do Estado.

De acordo com a governadora, a licitação para o Hospital Mestre Dominguinhos será lançada em janeiro, enquanto o processo para a construção da maternidade será aberto nos próximos dias. Além disso, Raquel Lyra reforçou o compromisso com a instalação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) em Garanhuns, uma antiga demanda da população local. Embora ainda não haja um projeto finalizado para o IML, a governadora garantiu que a obra é prioridade para a atual gestão.

Para Izaías Régis, as ações representam um marco para Garanhuns e região. “Essas obras são fundamentais para a população e, desde o início do meu mandato, venho lutando para que elas saiam do papel. Agradeço à governadora Raquel Lyra por atender essas demandas, que irão transformar Garanhuns em um verdadeiro polo de saúde e segurança para o Agreste Meridional”, destacou o parlamentar.

Por Igor Maciel
Do JC

Para que ninguém seja pego de surpresa e fique refém das narrativas políticas interessadas no futuro próximo, seria bom começar a imaginar a possibilidade de uma eleição em 2026 sem Lula (PT) e sem Bolsonaro (PL).

A coluna já levantou aqui a hipótese de o atual presidente não ser candidato à reeleição, e nunca teve nada a ver com a situação de saúde dele. A questão é o risco de ser derrotado e encerrar o percurso biográfico de sua trajetória em rejeição eleitoral.

Saúde
Mas, agora, as questões de saúde, por mais que se espere e que se torça pela pronta recuperação do presidente e por mais que os médicos digam e certifiquem sua boa condição, começam a fazer parte do ambiente eleitoral e jogam mais uma dúvida à sua disposição para uma campanha.

Não é fácil enfrentar uma maratona cheia de viagens aéreas, em 26 estados e no Distrito Federal, passando por dezenas de cidades para pedir voto. Esse desgaste, para alguém com idade já avançada, é muito grande.

Acredita-se, por exemplo, que o atual problema resolvido com uma nova cirurgia na cabeça se deu por causa da viagem realizada ao Uruguai há alguns dias. Imagine uma eleição.

Cansado
Lula já enfrentou e venceu um câncer, o da Laringe, e quando chegar o período da eleição de 2026 terá ultrapassado os 80 anos, chegando em 81.

Os próprios auxiliares do presidente, que despacham com ele, costumam dizer que Lula demonstra cansaço com muito mais frequência. É preciso que se tenha muito cuidado para que ele não seja candidato apenas pela falta de opção do PT e da esquerda.

Seria ruim para ele, um sacrifício cruel, e também seria muito ruim para o Brasil.

Bolsonaro
Do outro lado, Bolsonaro (PL) está inelegível e seguirá assim, principalmente depois do que foi exposto em relação à tentativa de golpe de 2022. Toda a argumentação que havia sobre pacificar as relações culminando numa anistia terminou submersa, afogada pelo inquérito da Polícia Federal.

É bem possível que o ex-presidente esteja preso ou perto de ser preso até meados de 2026.

Fogo no inimigo
Nos próximos meses, a movimentação do PT para dentro e para fora do partido será essencial para entender o que acontecerá. A tendência é que os petistas ataquem bastante os possíveis candidatos da oposição, tentando abatê-los antes que voem mais alto, evitando que iniciem a corrida mais cedo.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) é um alvo potencial exatamente por isso. Quanto mais ele for criticado, maior é o indício de que Lula não será candidato e o PT está tentando ganhar tempo para viabilizar um oponente.

Vantagem
Acontece que se Lula não for candidato à reeleição esta será uma decisão a ser tomada já na reta final do atual mandato. Não vai dar tempo de preparar alguém com muita antecedência. Tarcísio, que governa o maior estado do país, seria o potencial candidato com a maior chance de ser eleito no país porque partiria com muito mais vantagem que qualquer petista.

Fogo no amigo
Por outro lado, Lula não ser candidato abriria uma avenida no campo da esquerda para um sucessor. Hoje, o potencial sucessor de Lula é Fernando Haddad (PT). O ministro da Fazenda, não por acaso, tem sido alvo de muito fogo amigo.

Quanto maior for a crise interna do PT, que ainda está na briga para indicar o substituto de Gleisi Hoffmann (PT) na presidência nacional, mais evidente fica que existe espaço para a sucessão lulista, com os petistas acreditando que ele não será mais candidato e lutando por suas oportunidades.

Risco
Sem Bolsonaro, e com Lula sendo uma dúvida para um novo mandato, a eleição de 2026 ficaria completamente aberta. E aí, tudo pode acontecer.

Há gente falando em Campos Neto, atual presidente do Banco Central. Há quem diga que seria, finalmente, a chance de Ciro Gomes. Há quem diga que é a oportunidade para o centrão ocupar o Executivo e até quem acredite que seria o momento para mudar o sistema de governo, a Constituição, e migrar para o parlamentarismo.

As possibilidades são muitas e o risco de não se discutir a possibilidade de uma eleição sem os dois principais representantes do polos antagônicos da política brasileira é a sociedade ser pega de surpresa e voltar a decidir eleições escolhendo no susto, tendo que lidar com as consequências negativas depois.

Os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte receberam, nesta terça-feira (10), o conselheiro distrital de Fernando de Noronha, Milton Luna, e o cantor e compositor Marrom Brasileiro, que será homenageado no Carnaval do Recife 2025. O encontro ocorreu na sede do Partido Progressistas, no Recife, e abordou temas relevantes para a economia e o desenvolvimento de Noronha.

Durante a reunião, foram discutidas ações para fortalecer o turismo na ilha, ampliar as opções de voo e implementar políticas habitacionais, além de melhorias no porto local. “Estamos tratando de pautas importantes para Noronha. Os deputados estão engajados em articular em Brasília para acelerar essas ações e garantir avanços concretos para a população da ilha”, afirmou Milton Luna.

Na ocasião, Marrom Brasileiro, um dos homenageados do Carnaval 2025, encantou os presentes ao interpretar sucessos como “A Vida Inteira Te Amar” e “Arrea Lenha”. Eduardo da Fonte destacou a importância do turismo para o estado. “Fernando de Noronha é um patrimônio que precisa de atenção especial, e estamos determinados a conquistar mais avanços para a ilha e para Pernambuco”, ressaltou o parlamentar.

A família de uma promotora de Justiça do Ministério Público estadual que estava grávida, perdeu o bebê e morreu em decorrência da aplicação da vacina da Astrazeneca contra a Covid receberá R$ 1,1milhão de indenização por danos morais da empresa farmacêutica. Thais Possati tinha 35 anos, estava com 23 semanas de gestação, tomou a vacina em 23 de abril de 2021 e, já no dia seguinte, desencadeou uma série de complicações que evoluíram para um quadro de AVC hemorrágico associado a trombose de seio venoso.

A promotora foi a primeira grávida brasileira a morrer em decorrência da vacina astrazeneca. Após o ocorrido, o governo brasileiro suspendeu a sua aplicação grávidas, e o laboratório teria admitido que não havia testado o imunizante em gestantes. A decisão é do juiz Mauro Nicolau Junior, da 48ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.

Do Jornal O Globo.

O município de Paulista se tornou o primeiro no estado a proibir armas de bolas de gel após o Projeto de Lei (PL) que veta sua comercialização ser sancionado pelo prefeito Yves Ribeiro (PT), nesta terça-feira (10).

De autoria do vereador Eudes Farias (MDB), o PL nº 154/2024 proíbe a fabricação, distribuição e comercialização de armas com bolas de gel no município.

A nova lei determina que os estabelecimentos que comercializarem tais objetos estarão sujeitos a sanções, suspensa do alvará de funcionamento e multas.

As armas de gel vêm sendo destaque negativo no estado nas últimas semanas.

Em entrevista nesta segunda (9), a SDS-PE informou que, por dia, mais de 10 ocorrências são atendidas devido as armas. A secretaria ainda pediu aos pais que controlassem os filhos quanto ao uso desses objetos.

A Fundação Altino Ventura (FAV), no Recife, também fez um alerta contra as armas de bolas de gel após registrar 63 casos de vítimas com lesões nos olhos entre 30 de novembro e esta terça.

Pernambuco ainda não adotou leis específicas sobre o assunto. Um projeto lei foi apresentado na Assembleia Legislativa (Alepe) na última semana, mas ainda não começou a ser discutida.

Enquanto isso, as ‘blasters’ estão disponíveis para compra no Centro do Recife, em feiras populares e em barracas, com valores entre R$ 90 e R$ 150.

Do Diario de Pernambuco.