Preço da gasolina é o maior desde junho de 2022
O diesel comum e o diesel S-10 sofreram aumentos expressivos do preço médio em setembro. As altas foram de 9,9% e 9,2%, respectivamente, em relação ao mês de agosto. No comparativo histórico – desde janeiro de 2017, o preço médio do diesel (S-10 e comum) atingiu agora em setembro seu maior patamar desde janeiro de 2023. Os dados são do Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade. Eles apontam que, apesar da alta, o combustível ainda registra queda no acumulado do ano: -4,6% (diesel comum) e -4,2% (diesel S-10). No acumulado dos últimos doze meses (comparação com setembro de 2022), os preços médios recuaram 10,1% e 9,6% respectivamente.
Os resultados de setembro, em comparação a agosto, revelaram aumentos menores para gasolina comum (+2,1%) e aditivada (+2,1%), além de ligeiro incremento no preço médio do etanol (+0,5%). Dentre os seis combustíveis, a gasolina comum/aditivada é a que sofreu maior aumento no ano: em relação ao final de 2022, a gasolina comum está 16,9% mais cara em setembro/2023. No caso da variante aditivada, o avanço acumulado é similar (+16,2%). Como resultado, o preço médio da gasolina (seja comum ou aditivada) atingiu em setembro de 2023 seu maior patamar desde julho de 2022.
Leia maisRegionalmente, os maiores preços por litro da gasolina comum foram encontrados no Acre (R$ 6,753) e em sua capital, Rio Branco (R$ 6,637), em contraste com os menores valores, encontrados no estado de São Paulo (R$ 5,735), bem como nas capitais: Campo Grande (R$ 5,641) e São Luís (R$ 5,654). Em termos de variação mensal, as maiores altas foram observadas em postos sediados nas regiões Sudeste (+2,5%) e Centro-Oeste e Norte (+2,4%) do país.
Vendas de usados no Nordeste – O comércio acumulado de veículos seminovos e usados até setembro de 2023 superou a marca das 10,6 milhões de unidades, segundo o relatório divulgado pela Fenauto, entidade que representa os lojistas de veículos multimarcas. Isso significa um aumento de 8,8% no total acumulado em relação ao ano passado. A entidade registra outros dois pontos importantes em seu relatório. O primeiro é que o mês de setembro, apesar de fechar com uma retração de 13,9% nas vendas, teve três dias úteis a menos que agosto. Quando se compara o resultado de vendas por dia útil, entre setembro e agosto, a variação de vendas ficou negativa em apenas 1,0%. O segundo ponto destacado pela entidade é que o Índice de Confiança do Consumidor continua em uma trajetória de alta, embora mais moderada. Em Pernambuco, as vendas tiveram desempenho superior à média nacional, com 10,9% de aumento – acima da registrada em todo o Nordeste, que foi de 7,7%. O maior crescimento de vendas foi na Paraíba, com 12,5%. Piauí vem em segundo, com 12,4%. No Maranhão, houve queda de 2,3%. Em todo o país, os modelos populares VW Gol, Fiat Uno e Fiat Palio continuaram na liderança das vendas durante setembro. Já entre os comerciais leves, os mais destacados foram o Fiat Strada, o VW Saveiro e o Toyota Hilux. Entre as motos, as três primeiras colocações ficaram com a Honda CG 150, a Honda Biz e a Honda CG 125. Entre os modelos eletrificados seminovos/usados, o podium ficou dividido entre o Toyota Corolla (793 unidades), Toyota Corolla Cross (455 unidades) e o Volvo CX60 (191 unidades).
Novos: queda de 4,8% em setembro – Os dados de emplacamentos da Fenabrave, a federação dos revendedores de veículos novos, mostram que houve queda de 4,80% em comparação a agosto. Em relação ao mesmo mês do ano passado, foi registrado crescimento de 3,90% – e isso fez a entidade rever a projeção para 2023. Segundo os gestores, o desempenho será bem superior à percepção que se tinha no começo do ano (alta de 3,3%, considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas), indo para 11%, com 3,94 milhões de licenciamentos. A Fiat segue na liderança, com 43.234 unidades e 23,07% de participação. A Volkswagen ficou em segundo; a Chevrolet, terceiro.
Elétricos: ABVE revisa projeção – A Associação Brasileira do Veículo Elétrico revisou, pela segunda vez, suas projeções para o mercado interno de automóveis e comerciais leves eletrificados. Ricardo Bastos, presidente da entidade, calcula agora que perto de 80 mil unidades devem chegar às ruas até o fim deste ano. O número é cerca de 15% maior do que o inicialmente previsto pela ABVE e que apontava para 70 mil unidades. Ele destaca que perto de um terço dos modelos eletrificados vendidos no país em 2023 serão de produção nacional.
Polo de Goiana: 1,5 milhão de veículos – O Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco, acaba de alcançar a marca de 1,5 milhão de veículos produzidos. O modelo que marcou essa grande conquista foi a picape Rampage, da marca Ram, quinto veículo a ser produzido na planta. O Polo Automotivo produz cinco: os Jeep Renegade, Compass e Commander, a picape Fiat Toro e, agora, a Rampage. O Polo é um dos projetos de industrialização mais bem sucedidos do Brasil, devido à localização da cadeia de suprimentos e capacitação da mão de obra da região em que está instalado. Além disso, a planta pernambucana se destaca pela flexibilidade, modelo sustentável, otimização de processos e, principalmente, tecnologia avançada de produção. Inaugurado em 2015, o Polo de Goiana foi implantado com um investimento inicial de R$ 11 bilhões. Em 2018 teve início um ciclo adicional de investimentos, que prevê um aporte de R$ 7,5 bilhões até 2025, em desenvolvimento de produtos, Pesquisa & Desenvolvimento, sistemas de produção e capacitação de pessoas. Assim, os investimentos totalizam R$ 18,5 bilhões. A capacidade de produção é de 280 mil veículos por ano. Além de abastecer o mercado nacional, o Polo exporta para a Argentina, Chile e México, entre outros países da América Latina. Desde sua inauguração, já foram exportadas mais de 200 mil unidades.
Novo Renault Megane E-Tech – A marca francesa acaba de lançar no Brasil o elétrico Megane, com preços a partir de R$ 280 mil e motor elétrico com 160 kW (220 cv) de potência e 30,6 kgfm de torque máximo. Isso garante aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, com velocidade máxima de 160 km/h. O SUV (que do antigo sedã só herdou o nome) é muito tecnológico, oferecendo um sistema otimizado de frenagem, onde a regeneração fica sempre ativa quando a alavanca de câmbio está na posição D. Ele pesa 1.680 kg e mede 4,20 metros de comprimento, 1,78 metro de largura e 1,50 metro de altura. O entre-eixos de 2,68 metros é destaque e o porta-malas tem capacidade para 440 litros. A garantia das baterias é de 8 anos ou 160.000 km.
BYD de 1,3 mil km de autonomia – A marca chinesa BYD acaba de registrar no Brasil, segundo o site InsideEVs, o Seal híbrido plug-in. Ele se destaca pela autonomia, no modo combinado, de até 1,3 mil km – com alcance elétrico de até 200 km com apenas uma carga. O Seal DM-i PHEV foi lançado na China em setembro. São duas versões: uma pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos; a outra, turbo, faz o mesmo em 7,9 segundos.
Idade de veículos de autoescola – Que tal você começar sua vida de motorista já em carro velho? Pois é: a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2000/22, que aumentou, no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a idade máxima de veículos destinados à formação de condutores. A proposta é de autoria do ex-deputado Abou Anni (SP). Atualmente, para carros da categoria A, são 5 anos; para a categoria B, 8 anos; e para as categorias C, D e E, 15 anos. O projeto estabelece que veículos das autoescolas deverão ter, no máximo:
- 8 anos de uso para os da categoria A;
- 12 anos de uso para os da categoria B; e
- 20 anos de uso para os da categoria C, D e E.
A alegação do relator, deputado Diego Andrade (PSD-MG), é de que os centros de formação de condutores, como muitos setores da economia, sofreram com os efeitos da pandemia.
CNH do Brasil em Portugal – Motoristas brasileiros que moram em Portugal vão ter a possibilidade de usar a carteira nacional de habilitação emitida no Brasil. Antes, era necessário a troca do documento. Um acordo de reciprocidade foi assinado pelos dois governos e, além de segurança, facilita a circulação de brasileiros e portugueses pelos dois países. O uso é simples: não será mais necessária qualquer troca de documento de habilitação, pois, ao dirigir em Portugal, o brasileiro residente apresenta a sua CNH, que poderá ser usada até a data de validade original. Pelo princípio da reciprocidade, a mesma regra será aplicada aos portugueses que morem em terras brasileiras.
Como funciona o acordo?
– o documento de habilitação deve ser emitido no Brasil ou em Portugal;
– podem contar com suporte físico ou digital;
– ter menos de 15 anos de emissão;
– documento precisa respeitar a legislação local;
– serve para condutores com até 60 anos.
Tiger 900 Rally e GT em versão Aragón – A Triumph celebra em todas as concessionárias da montadora no Brasil o lançamento da edição especial Tiger 900 Aragón Edition, inspirada na vitória de Iván Cervantes, em julho de 2022, na Baja Aragón, conhecida como uma das corridas mais exigentes de motocicletas. Um ano depois, a marca inglesa comemora o desempenho de destaque com o lançamento das versões Tiger 900 Rally Aragón e da Tiger 900 GT Aragón, disponíveis com pinturas e especificações exclusivas. Pilotando uma Tiger 900 Rally Pro, Cervantes dominou a corrida de 450km, cruzando a linha de chegada em impressionantes 1 hora e 6 minutos à frente de seus rivais, demonstrando a capacidade da Tiger de enfrentar alguns dos terrenos mais difíceis em um nível de competição de elite. A Tiger 900 Rally Aragón apresenta uma união de três cores, Matt Phantom Black, Matt Graphite e Crystal White, com detalhes distintos em Racing Yellow atrelados aos da Triumph Tiger e da Aragón Edition, bem como um novo e exclusivo design de assentos de duas cores. A GT Aragón segue o exemplo com detalhes da Triumph Tiger e Aragón Edition, além de um design renovado de assentos de duas cores, apresenta um esquema de três cores que une Diablo Red, Matt Phantom Black e Crystal White, que transmitem uma sensação de ousadia e elegância. Ambos os modelos têm 95cv e 8,7okgfm de torque máximo a 7.250 rpm, bem como uma embreagem deslizante e assistida, para oferecer um rico desempenho triplo. Tanto Tiger 900 Rally Aragón quanto Tiger 900 GT Aragón já estão com preços definidos: a primeira parte de R$ 77.690, enquanto a segunda começa em R$ 75.690.
A BMW e seu C400x – O primeiro scooter da BMW Motorrad, o C400 x, começou a ser fabricado em Manaus, no Amazonas. Porém, não há informações sobre a data de chegada às lojas e nem mesmo do preço. Só se sabe que são duas versões de acabamento: a convencional e a Sport, ambas com motor de 350cc e 34cv de potência e transmissão CVT. O modelo terá controle de estabilidade automático, ABS, farol, lanternas e setas em LED, sistema Keyless para partida sem chave, além de tomada USB. A versão Sport terá ainda painel TFT e conectividade com smartphones.
Falta de revisão e acidentes – Falha humana e más condições das vias são situações provocadoras de acidentes. Mas outro fator importante que precisa estar no radar dos motoristas: a falta de revisão. Segundo dados da Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil (Sindirepa), 47% dos automóveis que se envolvem em sinistros já apresentavam algum tipo de problema prévio. Para fazer o alerta, a Allianz Partners, líder global em assistência 24 horas, levantou dados que reforçam o impacto da falta de revisão na segurança viária em todo o Brasil. “Em nossa pesquisa vemos que metade de todos os nossos atendimentos para automóveis foram por problemas de pane mecânica ou elétrica que podem ser provenientes da falta de manutenção preventiva nos veículos”, avalia Leonardo Gava, diretor de Operações da Allianz Partners. No total, a empresa registrou 1,3 milhão de atendimentos a carros ao longo do ano passado. Deste número, 51% estavam relacionados a panes, gerando problemas mecânicos ou elétricos. Além disso, 7,5% foram chamados diretamente relacionados a acidentes com o veículo. Ainda de acordo com os dados da companhia, disfunções na bateria, panes elétricas e superaquecimento do motor também estão entre os principais motivos das chamadas da Allianz Partners para o atendimento auto.
Confira abaixo os principais sinais de falhas em importantes componentes do veículo:
Bateria – A parte superior possui um indicador de carga. A cor verde indica que a bateria está boa para uso, enquanto a preta pode sinalizar que está descarregada ou prestes a acabar. Além disso é possível fazer testes periódicos a cada revisão ou manutenção realizada no veículo obtendo assim um diagnóstico ainda mais preciso. Vale ressaltar que a vida útil de uma bateria varia entre 18 e 36 meses.
Fusível – Muitas panes ocorrem por causa de fusíveis queimados. É possível identificar possíveis problemas observando o quadro de fusíveis do carro e tentar encontrar qual tenha a lanterna interna rompida ou início de derretimento. É bom sempre ter alguns fusíveis reservas para qualquer emergência. Ao observar um dos sintomas acima direcione o veículo a um eletricista de confiança para verificação da parte elétrica e identificação do problema que está causando a sobrecarga do fusível.
Superaquecimento – O uso do aditivo correto no líquido de arrefecimento, a verificação da válvula termostática, das mangueiras, da tampa do reservatório e do funcionamento do eletroventilador são cuidados importantes para evitar superaquecimento do motor. Além do cuidado com a manutenção preventiva, a preocupação com a segurança no trânsito passa obrigatoriamente pela adoção e incentivo da direção defensiva, promovendo uma cultura de responsabilidade de quem está ao volante, não só pela própria vida, mas pela de outras pessoas.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
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