De bigu com a modernidade

Honda vai lançar quatro novos modelos

A montadora japonesa Honda anunciou que, no ano que vem, fará quatro lançamentos. Dois modelos já são conhecidos no mercado brasileiro: o Civic e o CR-V. Eles chegarão em nova geração e com a exclusiva tecnologia híbrida e:HEV. Além deles, a Honda também lançará dois modelos inéditos no Brasil: o esportivo Civic Type R e o SUV médio ZR-V. Recentemente, a marca havia lançado o New City, sedã e hatch, e o New HR-V, com suas duas opções de motorização (aspirada e turbo).

Civic Híbrido – A 11ª geração do modelo será lançada logo no início de 2023, em janeiro. Importado da Tailândia, o Civic exibe um design novo – e, garantem os engenheiros, terá porte, mecânica e lista de equipamentos de patamar superior. E um pacote ‘superior’ de tecnologias de segurança e conectividade. Ele virá em versão única, híbrida. O motor a combustão recebeu melhorias técnicas que lhe garantiu uma melhor eficiência térmica, com índice de 41%, reforçando a preocupação da marca com a questão ambiental. E finalmente trará as tecnologias de segurança e assistência ao condutor.

Civic Type R – E o ano também promete para os fãs de carros esportivos, com a vinda do primeiro Civic Type R ao Brasil. Vale lembrar: ele é dono do recorde de tempo de volta (2min23s12) em carros com tração dianteira no autódromo de Suzuka. Chega ainda no primeiro semestre, com carroceria hatchback, importado do Japão.

ZR-V – O SUV inédito ZR-V foi desenvolvido com base na 11ª geração do Civic e tem porte entre o New HR-V e o CR-V. Importado do México, o modelo tem chegada prevista para o segundo semestre de 2023.

CR-V – O modelo topo de linha entre os SUVs da Honda também será renovado. Chega no segundo semestre. Terá linhas inéditas e motorização híbrida e:HEV. Assim, a marca irá cumprir seu compromisso de trazer três modelos híbridos ao Brasil até 2023.

Tiggo 8 ganha mais equipamentos – A Caoa Chery acaba de mostrar o novo Tiggo 8 TXS Max Drive – um conjunto de sistemas eletrônicos inteligentes de segurança e assistência ao motorista. Ele ganhou também novidades no estilo, externo e interno. O Max Drive usa uma câmera multifuncional, uma espécie de radar para dar assistência de condução, prevenindo acidentes e aumentando o conforto de dirigir. Por exemplo: o piloto automático integrado e adaptativo vem até com assistente de congestionamento. Isso significa que o veículo pode manter a distância do carro à frente, acelerando ou freando, inclusive até a parada total, e retornar o movimento automaticamente em situações de tráfego intenso, comum nas grandes cidades. E ainda mantém o veículo dentro da faixa de rolamento. Outra inovação é a frenagem automática de emergência, capaz de reconhecer não apenas a parada brusca de veículos à frente como também outras situações críticas envolvendo pedestres e ciclistas, reduzindo, assim, o risco de atropelamentos.

E também oferece o controle inteligente de farol alto, que evita o ofuscamento de quem vem em sentido contrário, e o alerta de colisão de tráfego cruzado traseiro, extremamente útil em saídas de estacionamento transversal de ré. E ainda alerta de saída de faixa, assistência de permanência em faixa, assistente de mudança de faixa, monitoramento de ponto cego, alerta de distância frontal e alerta de colisão frontal. Preço: R$ 215 mil.

Fastback: 10 mil unidades – A Fiat conquistou a liderança em outubro na venda de novos, com 22,1% de participação de mercado. A marca encerrou o mês com 37.427 veículos emplacados. Além disso, garantiu três modelos entre os 10 mais vendidos do país: Strada (8.046 unidades), Mobi (6.741 unidades) e Argo (6.628 unidades). Outro destaque do décimo mês do ano foi o desempenho do Fastback. O SUV coupé da Fiat surpreendeu de novo e alcançou 10 mil unidades comercializadas em menos de sete semanas após o seu lançamento.

Europa: fim dos carros a combustão – Países integrantes da União Europeia vão banir do bloco os automóveis movidos a diesel e a gasolina até 2035, a partir do que foi acordado entre nações e montadoras na COP26. A medida prevê o banimento de automóveis movidos a diesel e gasolina e pode ser uma grande oportunidade de mercado para automóveis elétricos e a biocombustíveis. Segundo Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa que apresenta soluções para o setor da mobilidade elétrica, o mundo só tende a ganhar com a nova mudança. “Estamos acompanhando uma transformação no segmento da mobilidade urbana e a União Europeia está dando um grande passo no caminho para o futuro”, afirma o executivo.

Segundo as informações divulgadas pela Reuters, os países da União Europeia, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia acordaram que os montadoras precisam eliminar 100% das emissões de CO2 até o ano de 2035, algo que torna impossível vender novos automóveis movidos a combustíveis fósseis nos 27 países que compõe o bloco.

“O Brasil precisa observar o cenário como uma grande oportunidade já a partir do ano que vem, preparando-se para se tornar uma potência no setor, principalmente porque nosso país tem as condições de produzir as baterias para essa demanda que alcançará outro patamar em 2035”, afirma o executivo.

Ainda segundo as informações da Reuters, o novo acordo também inclui um corte de 55% de emissões de CO2 para novos automóveis vendidos em 2030, em comparação com os níveis de 2021. Algo que é muito superior ao objetivo anterior, de 37,5% de redução até o final do mesmo período.

A pressão legislativa é um dos fatores que está fazendo as montadoras buscarem alternativas, como a eletrificação total dos seus modelos. Algo visto no Brasil, recentemente, com a Caoa Cherry e que está acontecendo com empresas como a Volkswagen. A medida faz parte de um pacote de propostas sustentáveis que estão sendo apresentadas no bloco e segue proposições estabelecidas na COP26 que, no total, teve cerca de 200 países acordando na mudança de práticas em prol da sustentabilidade e contra as mudanças climáticas.

“Vamos lembrar sempre da COP26 como um passo inicial para as mudanças que nós estamos acompanhando neste momento, mas o Brasil ainda precisa se adaptar e buscar não ficar para trás nessa corrida”, declara Ricardo David.

Em setembro deste ano, o volume mensal de emplacamentos de carros híbridos e elétricos bateu mais um recorde. Segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), tivemos um total de 6,4 mil emplacamentos no mês, o maior desde 2012. A alta foi de 50,4% em relação ao mês anterior. Nos primeiros nove meses do ano, o total de carros elétricos e híbridos emplacados no Brasil já somam 34,2 mil unidades. Porém os resultados ainda estão longe de alcançarem os países que pertencem à União Europeia.

Carros voadores – Em outubro de 2022, tivemos o primeiro voo com um automóvel voador da história. Trata-se do X2, da empresa chinesa XPeng AeroHT. O veículo realizou testes e fez o seu primeiro voo público nos Emirados Árabes Unidos, surpreendendo o mundo. O X2 é um veículo 100% elétrico, que tem similaridades aos tão conhecidos drones. “É incrível observarmos como os carros elétricos estão dominando a tecnologia de transporte urbano em todos os segmentos. O primeiro carro voador a realizar um teste público é um elétrico e há motivos claros para isso, como o investimento massivo da China no segmento”, explica Ricardo.

Rolls-Royce e seu primeiro elétrico – Em 1900, o cofundador da Rolls-Royce, Charles Rolls, profetizou um futuro elétrico para os automóveis reconhecendo a alternativa limpa e silenciosa ao motor de combustão interna – desde que houvesse infraestrutura suficiente para apoiá-lo. O torque instantâneo e o funcionamento silencioso definiram as características da Rolls-Royce. Hoje, a Rolls-Royce Motor Cars cumpre essa profecia com o primeiro Rolls-Royce totalmente elétrico, o Spectre. O Spectre marca o início da eletrificação completa da Rolls-Royce Motor Cars. Até 2030, todo o portfólio da marca será totalmente elétrico. Ao revelar o Spectre, a Rolls-Royce abre um novo precedente na criação de uma classe de automóveis totalmente original, o Ultra-Luxury Electric Super Coupé.

As palhetas da grade Pantheon agora são mais suaves e mais niveladas, projetadas para ajudar a direcionar o ar ao redor da frente do carro. A grade é suavemente iluminada, com 22 LEDs iluminando a parte traseira jateada de cada palheta. A característica mais chamativa do design é o estilo Coupé da Spectre. As proporções exigiram que os designers utilizassem rodas de 23 polegadas no modelo. Por dentro, o modelo está disponível com Starlight Doors, que incorporam 5.876 ‘estrelas’ suavemente iluminadas no teto.

O Spectre é construído sobre uma nova arquitetura de estrutura de alumínio altamente flexível, adaptada para modelos elétricos. As sofisticadas seções de alumínio e a integração da bateria na estrutura do automóvel permitem que ele seja 30% mais rígido do que qualquer Rolls-Royce anterior. Dados preliminares mostram que o Spectre terá um alcance estimado de até 416 quilômetros e torque acima dos 90,0kgfm de torque no seu motor, que rende 577cv. Posicionado entre o Cullinam e o Phantom, o Rolls-Royce Spectre custará a partir de US$ 413.500 (R$ 2,1 milhões). As primeiras unidades de clientes serão entregues no último trimestre de 2023.

Novo 2008 elétrico chega dia 8 – A francesa Peugeot, pertencente ao grupo Stellantis, acaba de confirmar a ampliação do portfólio elétrico da marca no país, com o novo e-2008. Ele chega em 8 de novembro. O slogan é no mínimo curioso: “Mais que elétrico, eletromagnético”.  O e-2008 mantém o estilo visual bem característico da marca e as presas do seu leão-símbolo nas luzes DRLs. Inclusive, no geral, sem diferenciar tanto assim dos modelos elétricos ou a combustão – e isso vale para o caçula e-208. O novo SUV terá provavelmente baterias com capacidades para gerar até 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque. A autonomia gira em torno dos 300 km.

Volvo EX90 chega dia 9 – E o novo SUV totalmente elétrico da marca sueca Volvo, o EX90, será revelado neste dia 9 de novembro. Este é o primeiro de uma nova geração de veículos totalmente elétricos e definidos por software. Graças a uma combinação única de computação e software, o Volvo EX90 introduz tecnologias inteligentes de segurança, como um sistema de compreensão de motoristas para ajudar a progredir em direção à visão de que ninguém deve ser morto ou gravemente ferido em um novo carro Volvo. O Volvo EX90 também trará um novo nível de conectividade, projetado para se tornar mais seguro e mais adaptado ao motorista ao longo do tempo.

Mitsubishi mostra SUV compacto – O XFC, ainda como conceito, já tem produção confirmada para 2023, mas apenas em alguns mercados da Ásia (o Brasil está fora das pretensões de mercado para a japonesa). O modelo tem design bonito e promete amplo espaço para bagagens, sistemas de segurança avançados e uma dirigibilidade simples e prática em qualquer ambiente.

Gasolina no Nordeste: segunda mais cara – O último levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL) mostra que a região Nordeste fechou outubro com o preço do litro da gasolina 0,56% mais barato, se comparado a setembro. Porém, o preço médio de R$ 5,31 ainda é o segundo mais caro do Brasil, atrás apenas do Norte. O litro do etanol na região foi comercializado a R$ 4,18, com redução de 9,42%. Já o diesel comum e o S-10 fecharam o mês a R$ 6,98 e R$ 7,06, com recuo de 1,17% e 0,88%, respectivamente, em relação ao mês anterior.

Caminhões S-Way – A Iveco acaba de lançar no Brasil a linha de caminhões S-Way, a partir da produção de Sete Lagoas (MG), com investimentos de R$ 1 bilhão para aumento da capacidade produtiva e contratação de 1,4 mil funcionários. O modelo, com 15 porta-trecos espalhados pela cabine, tem até um leito com espuma especial e cinto de segurança ancorado no assento para facilitar o uso. O pacote de segurança, dependendo da configuração, inclui controle de estabilidade, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, assistente de manutenção de faixa de rolagem, faróis de LED, luz diurna de LED e até o controle de cruzeiro. E (de novo dependendo da versão) o S-Way pode ter chave presencial com partida por botão, ar-condicionado digital e painel de instrumentos de 7 polegadas e a multimídia – e com conectividade via Android Auto e Apple Car Play. O câmbio é automatizado de 12 velocidades e o motor, o Cursor 13, é um 12.9 já dentro das regras do Proconve P8. A Iveco promete 15% de redução de combustível para o modelo que passou por mais de 450 testes e rodou mais de 2,5 milhões de quilômetros durante o desenvolvimento.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

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Motta não vai decidir sozinho

No Palácio do Planalto, há uma aposta na capacidade do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de barrar a urgência para o projeto de anistia aos responsáveis pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2022. Do ponto de vista institucional, botar o requerimento de urgência para votar é mais uma afronta ao Supremo do que ao governo, segundo um governista.

Mas qual a saída para Motta sair sem arranhões desta empreitada? Ele já disse que não decide sozinho, que na próxima terça-feira vai colocar o assunto na pauta dos líderes partidários na Casa, colegiado que tem o poder de decisão, pelo qual o presidente da Câmara lava as mãos. Se vier a decisão de colocar em votação, a responsabilidade não será dele, mas dos líderes.

Há quem diga também que Hugo Motta vai tentar, na mesma reunião, substituir a proposta da anistia em discussão por um texto que não beneficie o ex-presidente Bolsonaro e que julgue apenas os personagens que participaram diretamente e não os que estariam por trás, como acusam Bolsonaro. Além disso, envolver o Supremo Tribunal Federal nas negociações.

O governo admite a redução de penas de parte dos réus condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Mais do que isso, não. E redução de penas que não incluam nem os mandantes e nem os financiadores da tentativa de golpe. O governo aposta na habilidade de Hugo Motta para contornar esse imbróglio.

Mas não se descuida: continua pressionando os deputados de partidos da base que assinaram o pedido de urgência para o projeto bolsonarista da anistia. Entre os deputados que assinaram o requerimento, totalizando mais de 260 apoios, 55% são de partidos que estão na base do Governo e ocupam gabinetes na Esplanada dos Ministérios.

POSIÇÃO ANTECIPADA – O presidente da Câmara, Hugo Motta, foi às suas redes sociais e antecipou sua postura, reafirmando que não tem poderes para decidir com uma canetada um projeto tão polêmico e até inconstitucional, segundo juristas. “Em uma democracia, ninguém tem o direito de decidir nada sozinho. É preciso também ter responsabilidade com o cargo que ocupamos, pensando no que cada pauta significa para as instituições e para toda a população brasileira”, disse Motta no X (antigo Twitter).

Aval de Bolsonaro O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), que já garantiu sua presença no podcast “Direto de Brasília”, na próxima quarta-feira, antecipou, ontem, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que convalesce de uma cirurgia no abdome, ainda sem previsão de alta, vai dar aval ao novo texto do projeto de lei que anistia presos do 8 de janeiro mesmo internado num hospital em Brasília. “Ele já deixou tudo pavimentado. A palavra final é dele do texto, mas quando estiver pronto, bato com ele. Se não puder visitar no hospital, posso mandar por WhatsApp ou pela Michelle [Bolsonaro]”, afirmou.

Punição para quem assinou – Líder do PT na Câmara dos Deputados, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou os deputados da base aliada do governo Lula (PT) que assinaram a urgência do projeto de lei que concede anistia aos envolvidos na tentativa de golpe de estado e nos ataques do 8 de janeiro de 2023. A fala foi dada à GloboNews. Segundo Lindbergh, o governo tem que chamar os deputados e cobrá-los. Para o líder petista, o parlamentar que assinou o projeto “está se associando a um projeto criminoso de rasgar a Constituição para tentar uma anistia de toda força para o Bolsonaro”.

A vez dos pets – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou, ontem, o ProPatinhas (Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos) e o SinPatinhas (Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos), ferramenta criada para registrar cães e gatos em um banco de dados nacional, como uma forma de um RG (registro geral) único e intransferível. Os tutores receberão informações sobre campanhas públicas de castração e vacinação, além de terem a localização do pet em caso de desaparecimento. Estava acompanhado de sua mulher, Janja Lula da Silva, e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Lula no congresso da Amupe – É possível que o presidente Lula (PT) abra, oficialmente, o congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) no próximo dia 28, no Centro de Convenções, em Olinda, segundo fui informado por uma fonte, ontem, em Brasília. Paralelo ao evento da Amupe, que vai se estender por três dias, ocorrerá a chamada “Caravana Federativa”, no mesmo local, com representantes de todos os ministérios. Falta só a questão da logística para o chefe da Nação bater o martelo.

CURTAS

IA NO CONGRESSO – Durante o 8º Congresso Pernambucano de Municípios, os especialistas Álvaro Pinheiro e Déborah Arôxa vão fazer uma interessante palestra sobre o tema “Inteligência Artificial na Gestão Pública”. Está marcada para o dia 30, no final da manhã. Uma temática bastante atual.

PROGRAMAÇÃO – A programação do congresso inclui painéis temáticos em áreas estratégicas, como saúde, educação, sustentabilidade, inovação e planejamento urbano. Além disso, haverá uma área de exposições com as mais recentes tecnologias e serviços voltados para a modernização da gestão municipal. O evento ainda contará com sessões interativas e oportunidades de networking, promovendo a troca de experiências e a disseminação de boas práticas entre os municípios pernambucanos.

SUCESSO – Na coordenação direta do evento, o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, aposta no sucesso e na ampla participação dos prefeitos. “Queremos proporcionar aos gestores um ambiente de debate, troca de ideias e capacitação, reforçando o papel das prefeituras na promoção de políticas públicas eficientes e inclusivas”, diz.

Perguntar não ofende: O colegiado de líderes coloca em votação o projeto da anistia?

Dulino Sistema de ensino

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (17) que o governo norte-americano está conversando com a China sobre a questão das tarifas. Segundo Trump, o país asiático teria encontrado com os EUA para dialogar.

Em conversa com jornalistas na Casa Branca, o republicano disse acreditar que “nós faremos um acordo com a China”.

Trump se recusou a dizer se falou diretamente com o presidente chinês Xi Jinping, mas disse a repórteres que autoridades governamentais que se reportam a Xi entraram em contato “várias vezes”. As informações são da CNN Brasil.

Questionado sobre um prazo para sair um acordo, Trump disse que os EUA teriam “muito tempo” para discutir, e que pode avançar com algo nas próximas três ou quatro semanas.

O último movimento do governo norte-americano foi sinalizar que a cobrança sobre os produtos chineses pode chegar até 245%.

“Se as tarifas forem altas demais, as pessoas não vão comprar”, disse Trump a jornalistas no Salão Oval.

O presidente dos EUA acrescentou que adiaria um acordo sobre o TikTok até que a questão comercial com a China fosse resolvida.

O presidente dos EUA indicou que não estaria mais inclinado a subir novamente as tarifas. Ademais, apontou que as tarifas americanas sobre produtos chineses podem não aumentar mais e podem até diminuir daqui pra frente.

Petrolina - O melhor São João do Brasil

O Governo de Pernambuco publicou, nesta quinta-feira (17), o edital de licitação para contratação da empresa de engenharia para construir o Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns. Serão investidos mais de R$ 135 milhões e, quando estiver pronta a unidade terá 269 leitos. O Hospital Mestre Dominguinhos é a segunda grande obra estruturadora anunciada este ano pelo Governo do Estado para Garanhuns. Em março, foram lançadas licitações para a construção de quatro grandes maternidades, das quais uma será construída na cidade do Agreste, com recursos estadual e federal.

Com mais de 26 mil metros quadrados de área construída, o Hospital Mestre Dominguinhos terá perfil assistencial de alta complexidade, com atendimento cirúrgico e clínico, a pacientes adultos e pediátricos, em neurologia, ortopedia, cardiologia, sistema vascular e queimados. O espaço contará com UTI, urgência e emergência, centro cirúrgico, centro de diagnóstico completo, hemodinâmica, centro de reabilitação e ambulatório com 15 consultórios médicos.

“Essa será mais uma ampliação dos serviços de saúde em Pernambuco, aproximando das necessidades da população para que as pessoas possam ser atendidas mais perto de suas casas. Não vamos parar nosso trabalho um minuto para garantir mais dignidade no atendimento aos pacientes e conforto nos ambientes para os profissionais na rede de saúde estadual”, ressaltou a governadora Raquel Lyra. As informações são do Blog Dantas Barreto.

Ipojuca - IPTU 2025 - Vencimento 30 Abril

A Compesa divulgou o vídeo do assalto à Estação Elevatória de Bita, em Ipojuca, ocorrido na noite passada (16). Homens armados renderam e amarraram dois funcionários, depredaram a unidade e roubaram toda a fiação e componentes elétricos.

O crime deixou parte do Sistema Suape inoperante, afetando o abastecimento em localidades do Cabo e Ipojuca, como Gaibu, Suape e Porto de Galinhas. A empresa informou que vai trocar a fiação por material sem valor comercial e que registrará boletim de ocorrência. Assista:

Caruaru - São João na Roça

A gestão do prefeito interino de Goiana, Eduardo Batista (Avante), recuou e cancelou unilateralmente contratos que somavam mais de R$ 21 milhões para aquisição de materiais didáticos com a empresa Eleva Capacitação e Representação Educacional. A decisão veio após o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abrir investigação sobre possíveis irregularidades e uso indevido de recursos públicos. O cancelamento foi formalizado em ofício assinado no dia 10 de abril pela secretária de Educação, Natália Barbosa dos Santos, que também responde como ordenadora de despesas da pasta.

Os contratos foram celebrados apesar de alertas da própria Diretoria de Ensino do município, que informou à gestão sobre a existência de materiais semelhantes já disponíveis na rede pública, oriundos de outro contrato ainda vigente. Em documento oficial, a área técnica chegou a afirmar que não seria “necessário, nem pouco adequado” realizar nova contratação para os mesmos fins, o que poderia configurar mau uso do dinheiro público. Ainda assim, o parecer da Procuradoria da Prefeitura recomendou a contratação, que foi feita com base em inexigibilidade — dispositivo legal reservado a casos em que não há concorrência possível, o que, segundo os apontamentos, não se aplica ao caso.

A empresa Eleva foi contratada para fornecer livros e outros serviços educacionais. O gabinete do prefeito interino recebeu a notificação dos distratos em 3 de abril, mas até o momento ainda não publicou a anulação no Diário Oficial do município.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) suspendeu a greve de fome que fazia há nove dias, apenas com a ingestão de líquidos, depois de um acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). O Conselho de Ética aprovou a cassação do deputado por quebra de decoro parlamentar, no último dia 9. Glauber chutou um militante do MBL (Movimento Brasil Livre), em abril de 2024, em meio a uma discussão.

— Estou neste momento suspendendo a greve de fome que anunciamos há nove dias. Esse suspensão ocorreu depois de dialogar com os movimentos, e depois de um compromisso assumido pelo presidente da Câmara. Uma articulação que envolveu diversos parlamentares. Motta faz uma publicação que, na prática, suspende a deliberação da cassação neste semestre —disse Glauber em coletiva na saída do anexo 2 da Câmara. As informações são do Jornal O Globo.

Hugo Motta disse que o caso não deve ir para o plenário da Casa neste semestre. Com isso, aliados de Braga afirmam que ganharam tempo para negociação de mudança na pena do deputado, que hoje é de cassação.

Desde que o Conselho de Ética o votou pela perda de mandato, Glauber Braga entrou em greve de fome e permaneceu no anexo 2 da Câmara dos Deputados, dormindo em um colchão. Glauber Braga recorreu à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para uma reavaliação do parecer do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), que indicou a cassação.

“Em diálogo com a deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP) e o líder Lindbergh Farias (PT-RJ), avançamos para o fim da greve de fome do deputado Glauber Braga. Garanto que, após deliberação da CCJ, qualquer que seja ela, não submeteremos o caso do deputado ao Plenário da Câmara antes de 60 dias para que ele possa exercer a defesa de seu mandato parlamentar. Após esse período, as deputadas e deputados poderão soberanamente decidir sobre o processo” , disse o presidente em uma publicação nas redes sociais.

De acordo com a assessoria de Glauber, o deputado terá todo um protocolo de recomendação para transição da greve de fome para a alimentação normal.

Aliados de Glauber, como Lindbergh Farias, afirmam que a decisão de Hugo Motta os fará ganhar tempo para negociação de uma pena menor, que não seja a cassação de mandato. A mudança no parecer de punição pode ocorrer antes da votação do caso no plenário da Casa.

— Ganhamos tempo para negociar, trocar a cassação (por outra pena mais branda). Foi uma vitória importante, dá para construir caminhos — disse Lindbergh.

O presidente da CCJ, Paulo Azi (União-BA), explicou que pretende dar sequência ao caso, designando um relator, mas que o mérito do parecer feito no Conselho de Ética não poderá ser modificado. Cabe a comissão analisar os procedimentos que foram adotados ao longo do julgamento no Conselho de Ética.

— A CCJ será obrigada a aceitar. Vou designar um relator, que vai emitir um parecer. Não há hipótese do caso chegar e não ser analisado. O parecer da CCJ não entra na mérito. A comissão analisa se houve vícios no procedimento, atropelo, ou cerceamento da legítima defesa — afirmou Azi.

Como o GLOBO mostrou no último domingo, desde que foi criado, em 2001, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados recebeu 234 representações contra deputados acusados de corrupção, agressão verbal ou física, calúnia ou difamação, disseminação de fake news e homicídio. Apesar do alto volume, apenas 8 desses pedidos de punições resultaram em perda de mandato aprovado pelo plenário da Casa, o equivalente a 3%. A maior parte, 203 casos, foram arquivados. O restante acabou em penas mais brandas como censura verbal ou escrita e suspensão temporária de mandato.

Dos 6 casos de agressão física, que se assemelham ao de Glauber Braga, cinco foram arquivados e um acabou em censura escrita. Um deles envolveu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), acusado de ter dado um soco no senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), em 2013, durante visita da Comissão da Verdade ao prédio do antigo DOI-Codi, no Rio de Janeiro. O caso foi arquivado.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado
Toritama - FJT 2025

O presidente Lula (PT) convocou ao Palácio do Planalto os chefes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Luiz Fernando Corrêa, e da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para cobrar explicações sobre uma operação de espionagem contra o Paraguai. A reunião foi descrita como tensa.

Lula chamou os dois diretores após uma ação secreta da Abin de hackear autoridades paraguaias de alto escalão em meio a negociações sobre os valores pagos ao país vizinho pela energia da usina de Itaipu ter virado notícia. A informação foi divulgada pelo UOL no fim de março.

A audiência ocorreu no gabinete de Lula depois que o governo já havia emitido uma nota em que atribuía a operação à gestão de Jair Bolsonaro (PL). Segundo relatos, o encontro foi conflituoso e chegou a ser interpretado como uma acareação entre Corrêa e Rodrigues. As informações são da Folha de São Paulo.

Investigadores da PF apontam que a ação de espionagem contra o Paraguai teria continuado durante os primeiros meses do governo Lula, com o conhecimento de Corrêa. A atual direção da Abin, por sua vez, afirma que mandou interromper a operação.

Dentro do governo, Corrêa e Rodrigues são considerados rivais. A principal divergência é o inquérito da PF sobre a chamada “Abin paralela”. O grupo de Corrêa afirma que a investigação tem motivações políticas, enquanto policiais enxergam movimentos do chefe da Abin para obstruir as apurações.

Também participou do encontro com Lula o chefe da Casa Civil, Rui Costa, a quem a Abin está subordinada e a quem o diretor-geral da agência se reporta.

De acordo com relatos, além dos detalhes da suposta espionagem, os diretores da Abin e da PF também discutiram, na presença do presidente e do ministro, o vazamento da operação. A Polícia Federal abriu um inquérito sobre a divulgação das informações.

O hackeamento de autoridades do Paraguai veio à tona a partir do depoimento de um servidor da Abin à PF no âmbito da investigação sobre o aparelhamento da agência no governo Bolsonaro.

Esse inquérito está sob sigilo no STF (Supremo Tribunal Federal). Agentes que acompanham o inquérito apontam que dezenas de pessoas, sobretudo advogados de investigados, tiveram acesso aos depoimentos do caso.

Na reunião com Lula, Andrei Rodrigues teria apresentado elementos que apontam que o ex-número 2 da Abin Alessandro Moretti, demitido em janeiro do ano passado, autorizou a continuidade da operação. Corrêa, segundo os mesmos indícios, teria dado seu aval —como relatou o servidor que depôs à PF.

Na nota que divulgou sobre o episódio, o governo negou as informações do depoente. Afirmou que a ação foi autorizada em junho de 2022 pelo governo Bolsonaro e tornada sem efeito por Moretti em 27 de março de 2023, “tão logo a atual gestão tomou conhecimento do fato”.

“O governo do presidente Lula desmente categoricamente qualquer envolvimento em ação de inteligência, noticiada hoje, contra o Paraguai, país membro do Mercosul com o qual o Brasil mantém relações históricas e uma estreita parceria”, afirmou o Itamaraty.

Para distanciar Corrêa do caso, a nota do Itamaraty afirma que, à época, ele já havia sido indicado pelo presidente para a diretoria-geral da Abin, mas ainda não ocupava o cargo porque seu nome ainda não havia sido aprovado pelo Senado.

Na reunião, Rodrigues teria contestado os termos da nota, que havia sido divulgada pelo Itamaraty com informações fornecidas pelo próprio Corrêa.

Investigadores veem com desconfiança o papel de Corrêa no caso e afirmam haver elementos para demonstrar que ele já dava ordens na Abin antes de ser aprovado pelo Senado.

Corrêa e Moretti prestam depoimento nesta quinta-feira (17). Procurada, a PF afirmou que não se manifestaria sobre os relatos da reunião. A Abin não respondeu até a publicação desta reportagem, assim como o Palácio do Planalto.

A ação contra o Paraguai teria ocorrido meses antes de o governo brasileiro fechar um novo acordo sobre os valores pagos ao país vizinho pela energia vendida ao Brasil, em maio de 2024. A PF abriu inquérito para investigar a operação e o vazamento de dados sigilosos.

A associação que representa os servidores da Abin, a Intelis, divulgou nota na noite de quarta-feira (16) com críticas à PF. O grupo fala em “interesses políticos” e “deslegitimização da inteligência de Estado”.

“É inadmissível e nocivo aos propósitos de uma grande nação como o Brasil que uma campanha de descredibilização do seu serviço de Inteligência seja capitaneada, não por atores estrangeiros adversos, mas por grupos da própria administração pública nacional”, diz a associação.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (17) uma redução de 3,38% nos preços do óleo diesel nas refinarias da estatal. A partir de amanhã (18), o preço por litro passa de R$ 3,55 para R$ 3,43, o que corresponde a uma queda de R$ 0,12 por litro.

É a segunda redução do preço do diesel em menos de um mês. O último reajuste do diesel foi em 1º de abril.

“Considerando a mistura obrigatória de 86% de diesel A e 14% de biodiesel para composição do diesel B vendido nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará a ser de R$ 2,95 /litro, uma redução de R$ 0,10 a cada litro de diesel B”, disse a Petrobras em nota. As informações são do Valor Econômico.

Na quarta-feira (16), a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse que a estatal vinha monitorando os preços dos derivados de petróleo no mercado externo, diante do cenário turbulento a partir das novas tarifas para produtos importados fixadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Os preços do barril de petróleo despencaram desde o “tarifaço” de Trump. Segundo Chambriard, seria preciso cautela para avaliar o cenário externo antes de qualquer decisão.

“Não podemos trazer para o Brasil uma confusão que não é nossa”, disse.

Em meio ao desgaste provocado pela adesão de deputados de partidos da base do governo ao projeto de anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir na próxima semana com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e com líderes.

O encontro será nos moldes do realizado com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e com líderes da Casa no dia 2 de abril. Na ocasião, em um gesto de aproximação com os parlamentares, Lula foi até a residência oficial do Senado para um jantar. As informações são do Jornal O Globo.

O presidente está decidido a estabelecer uma relação mais próxima com os congressistas desde que trocou o comando da Secretaria de Relações Institucionais com a saída de Alexandre Padilha e a entrada de Gleisi Hoffmann.

A reunião com os líderes da Câmara ocorrerá após o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, protocolar um pedido de urgência para liberar a votação do projeto de lei que anistia acusados e condenados pela participação na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.

O partido conseguiu 262 assinaturas válidas. Para que o requerimento fosse considerado como elegível para votação, era necessário apoio de 257 deputados.

Os partidos da base do governo Lula colaboraram com 146 assinaturas. Gleisi reagiu à adesão e disse que muitos deputados não tinham conhecimento que a proposta beneficiará também os organizadores da tentativa de golpe.

A ministra ainda acrescentou que “é muito ruim” deputado que participa do governo assinar o projeto. O líder do PP, Professor Luizinho (RJ), que deve ser convidado para a reunião com Lula, foi um dos que assinou o pedido de urgência.

Por Bela Megale
Do Jornal O Globo

Integrantes do PL têm estranhado a convicção de Carlos Portinho de que será candidato à reeleição do Senado pelo Rio de Janeiro ao lado de Flávio Bolsonaro. A vaga é uma das mais disputadas entre os correligionários do PL nas eleições de 2026.

Portinho tem se fiado nas palavras de Jair Bolsonaro. Em uma conversa recente com o senador, rodeado por testemunhas, o ex-presidente cravou: “a vaga é sua”.

Bolsonaro foi além e afirmou que Portinho “tirou 9 de 10”. Ele disse que o único erro do parlamentar foi ter celebrado a conquista do primeiro Oscar brasileiro pelo filme “Ainda estou aqui”, de Walter Salles.

Portinho justificou alegando que tem muitos artistas na família. Na ocasião, o senador publicou, nas redes sociais, que “O Brasil é um só” e a premiação deveria ser celebrada.

Se manter a decisão, o ex-presidente deixará fora da disputa o governador do Rio, Cláudio Castro. Apesar de ter figurado nas pesquisas contratadas pelo PL como o nome mais competitivo para concorrer ao Senado com Flávio, Castro está em baixa com Bolsonaro, segundo membros do partido.

Todos sabem, porém, que o que Bolsonaro diz não se escreve, ainda mais com tanto tempo de antecedência das eleições. Mesmo prometendo a vaga a Portinho, ainda há no partido o sentimento de que tudo pode mudar.

Por Dora Kramer
Da Folha de São Paulo

A anistia aos golpistas de variadas espécies é o tipo do assunto a respeito do qual é mais fácil falar do que realizar. Ainda assim, seus adeptos já foram além do aceitável: conseguiram pôr o tema em pauta e paralisar o Congresso em torno dele.

Brutalizados em 8 de janeiro de 2023, os três Poderes da República são agora instados a lidar com uma proposta de perdão dos crimes aos que propugnaram pelo fim do Estado de Direito em vigor no país há parcas quatro décadas.

Fala-se na produção de um acordo entre Executivo, Legislativo e Judiciário para se chegar a meios-termos entre condenações e impunidade.

Como se fossem admissíveis as seguintes situações: o Supremo Tribunal Federal fazer acertos sobre matéria que poderá julgar, o presidente aceitar a inocência de quem pretendeu impedi-lo de governar planejando até sua morte e o Congresso avalizar negociata dessa natureza.

Por mais desatinado que soe, chegamos a esse ponto em que agressores postulam perdão e os agredidos —a maioria residente no Parlamento— consideram a discussão de razoável a imprescindível.

A alegação-mestra é a de que a anistia promoveria a pacificação do Brasil. Nada mais falso. O que se pretende não é paz, e sim a reconstrução do relato histórico a fim de amenizar os fatos e fazer valer como farsa a versão de que o que houve não foi tão grave, mas apenas fruto de equívocos e pontuais excessos. Nada mais falso.

Caso o presidente da Câmara cometa a irresponsabilidade institucional de pautar o projeto, e com urgência, daí em diante nada será pacífico, a começar pela tramitação da proposta. Os defensores sinalizando oposição ao governo e este na resistência atraindo ao campo de batalha o Supremo.

No meio disso, a contrariedade da população —registrada em pesquisas—, cujas prioridades estão longe dessa anistia e muito perto da carestia, da insegurança e dos maus serviços públicos.

Uma coisa é certa: para os brasileiros a sorte dos golpistas vale menos que suas sobrevivências e o destino do país.