Honda vai lançar quatro novos modelos
A montadora japonesa Honda anunciou que, no ano que vem, fará quatro lançamentos. Dois modelos já são conhecidos no mercado brasileiro: o Civic e o CR-V. Eles chegarão em nova geração e com a exclusiva tecnologia híbrida e:HEV. Além deles, a Honda também lançará dois modelos inéditos no Brasil: o esportivo Civic Type R e o SUV médio ZR-V. Recentemente, a marca havia lançado o New City, sedã e hatch, e o New HR-V, com suas duas opções de motorização (aspirada e turbo).
Civic Híbrido – A 11ª geração do modelo será lançada logo no início de 2023, em janeiro. Importado da Tailândia, o Civic exibe um design novo – e, garantem os engenheiros, terá porte, mecânica e lista de equipamentos de patamar superior. E um pacote ‘superior’ de tecnologias de segurança e conectividade. Ele virá em versão única, híbrida. O motor a combustão recebeu melhorias técnicas que lhe garantiu uma melhor eficiência térmica, com índice de 41%, reforçando a preocupação da marca com a questão ambiental. E finalmente trará as tecnologias de segurança e assistência ao condutor.

Civic Type R – E o ano também promete para os fãs de carros esportivos, com a vinda do primeiro Civic Type R ao Brasil. Vale lembrar: ele é dono do recorde de tempo de volta (2min23s12) em carros com tração dianteira no autódromo de Suzuka. Chega ainda no primeiro semestre, com carroceria hatchback, importado do Japão.
ZR-V – O SUV inédito ZR-V foi desenvolvido com base na 11ª geração do Civic e tem porte entre o New HR-V e o CR-V. Importado do México, o modelo tem chegada prevista para o segundo semestre de 2023.
CR-V – O modelo topo de linha entre os SUVs da Honda também será renovado. Chega no segundo semestre. Terá linhas inéditas e motorização híbrida e:HEV. Assim, a marca irá cumprir seu compromisso de trazer três modelos híbridos ao Brasil até 2023.
Tiggo 8 ganha mais equipamentos – A Caoa Chery acaba de mostrar o novo Tiggo 8 TXS Max Drive – um conjunto de sistemas eletrônicos inteligentes de segurança e assistência ao motorista. Ele ganhou também novidades no estilo, externo e interno. O Max Drive usa uma câmera multifuncional, uma espécie de radar para dar assistência de condução, prevenindo acidentes e aumentando o conforto de dirigir. Por exemplo: o piloto automático integrado e adaptativo vem até com assistente de congestionamento. Isso significa que o veículo pode manter a distância do carro à frente, acelerando ou freando, inclusive até a parada total, e retornar o movimento automaticamente em situações de tráfego intenso, comum nas grandes cidades. E ainda mantém o veículo dentro da faixa de rolamento. Outra inovação é a frenagem automática de emergência, capaz de reconhecer não apenas a parada brusca de veículos à frente como também outras situações críticas envolvendo pedestres e ciclistas, reduzindo, assim, o risco de atropelamentos.
E também oferece o controle inteligente de farol alto, que evita o ofuscamento de quem vem em sentido contrário, e o alerta de colisão de tráfego cruzado traseiro, extremamente útil em saídas de estacionamento transversal de ré. E ainda alerta de saída de faixa, assistência de permanência em faixa, assistente de mudança de faixa, monitoramento de ponto cego, alerta de distância frontal e alerta de colisão frontal. Preço: R$ 215 mil.
Fastback: 10 mil unidades – A Fiat conquistou a liderança em outubro na venda de novos, com 22,1% de participação de mercado. A marca encerrou o mês com 37.427 veículos emplacados. Além disso, garantiu três modelos entre os 10 mais vendidos do país: Strada (8.046 unidades), Mobi (6.741 unidades) e Argo (6.628 unidades). Outro destaque do décimo mês do ano foi o desempenho do Fastback. O SUV coupé da Fiat surpreendeu de novo e alcançou 10 mil unidades comercializadas em menos de sete semanas após o seu lançamento.

Europa: fim dos carros a combustão – Países integrantes da União Europeia vão banir do bloco os automóveis movidos a diesel e a gasolina até 2035, a partir do que foi acordado entre nações e montadoras na COP26. A medida prevê o banimento de automóveis movidos a diesel e gasolina e pode ser uma grande oportunidade de mercado para automóveis elétricos e a biocombustíveis. Segundo Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa que apresenta soluções para o setor da mobilidade elétrica, o mundo só tende a ganhar com a nova mudança. “Estamos acompanhando uma transformação no segmento da mobilidade urbana e a União Europeia está dando um grande passo no caminho para o futuro”, afirma o executivo.
Segundo as informações divulgadas pela Reuters, os países da União Europeia, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia acordaram que os montadoras precisam eliminar 100% das emissões de CO2 até o ano de 2035, algo que torna impossível vender novos automóveis movidos a combustíveis fósseis nos 27 países que compõe o bloco.
“O Brasil precisa observar o cenário como uma grande oportunidade já a partir do ano que vem, preparando-se para se tornar uma potência no setor, principalmente porque nosso país tem as condições de produzir as baterias para essa demanda que alcançará outro patamar em 2035”, afirma o executivo.
Ainda segundo as informações da Reuters, o novo acordo também inclui um corte de 55% de emissões de CO2 para novos automóveis vendidos em 2030, em comparação com os níveis de 2021. Algo que é muito superior ao objetivo anterior, de 37,5% de redução até o final do mesmo período.
A pressão legislativa é um dos fatores que está fazendo as montadoras buscarem alternativas, como a eletrificação total dos seus modelos. Algo visto no Brasil, recentemente, com a Caoa Cherry e que está acontecendo com empresas como a Volkswagen. A medida faz parte de um pacote de propostas sustentáveis que estão sendo apresentadas no bloco e segue proposições estabelecidas na COP26 que, no total, teve cerca de 200 países acordando na mudança de práticas em prol da sustentabilidade e contra as mudanças climáticas.
“Vamos lembrar sempre da COP26 como um passo inicial para as mudanças que nós estamos acompanhando neste momento, mas o Brasil ainda precisa se adaptar e buscar não ficar para trás nessa corrida”, declara Ricardo David.
Em setembro deste ano, o volume mensal de emplacamentos de carros híbridos e elétricos bateu mais um recorde. Segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), tivemos um total de 6,4 mil emplacamentos no mês, o maior desde 2012. A alta foi de 50,4% em relação ao mês anterior. Nos primeiros nove meses do ano, o total de carros elétricos e híbridos emplacados no Brasil já somam 34,2 mil unidades. Porém os resultados ainda estão longe de alcançarem os países que pertencem à União Europeia.
Carros voadores – Em outubro de 2022, tivemos o primeiro voo com um automóvel voador da história. Trata-se do X2, da empresa chinesa XPeng AeroHT. O veículo realizou testes e fez o seu primeiro voo público nos Emirados Árabes Unidos, surpreendendo o mundo. O X2 é um veículo 100% elétrico, que tem similaridades aos tão conhecidos drones. “É incrível observarmos como os carros elétricos estão dominando a tecnologia de transporte urbano em todos os segmentos. O primeiro carro voador a realizar um teste público é um elétrico e há motivos claros para isso, como o investimento massivo da China no segmento”, explica Ricardo.

Rolls-Royce e seu primeiro elétrico – Em 1900, o cofundador da Rolls-Royce, Charles Rolls, profetizou um futuro elétrico para os automóveis reconhecendo a alternativa limpa e silenciosa ao motor de combustão interna – desde que houvesse infraestrutura suficiente para apoiá-lo. O torque instantâneo e o funcionamento silencioso definiram as características da Rolls-Royce. Hoje, a Rolls-Royce Motor Cars cumpre essa profecia com o primeiro Rolls-Royce totalmente elétrico, o Spectre. O Spectre marca o início da eletrificação completa da Rolls-Royce Motor Cars. Até 2030, todo o portfólio da marca será totalmente elétrico. Ao revelar o Spectre, a Rolls-Royce abre um novo precedente na criação de uma classe de automóveis totalmente original, o Ultra-Luxury Electric Super Coupé.
As palhetas da grade Pantheon agora são mais suaves e mais niveladas, projetadas para ajudar a direcionar o ar ao redor da frente do carro. A grade é suavemente iluminada, com 22 LEDs iluminando a parte traseira jateada de cada palheta. A característica mais chamativa do design é o estilo Coupé da Spectre. As proporções exigiram que os designers utilizassem rodas de 23 polegadas no modelo. Por dentro, o modelo está disponível com Starlight Doors, que incorporam 5.876 ‘estrelas’ suavemente iluminadas no teto.
O Spectre é construído sobre uma nova arquitetura de estrutura de alumínio altamente flexível, adaptada para modelos elétricos. As sofisticadas seções de alumínio e a integração da bateria na estrutura do automóvel permitem que ele seja 30% mais rígido do que qualquer Rolls-Royce anterior. Dados preliminares mostram que o Spectre terá um alcance estimado de até 416 quilômetros e torque acima dos 90,0kgfm de torque no seu motor, que rende 577cv. Posicionado entre o Cullinam e o Phantom, o Rolls-Royce Spectre custará a partir de US$ 413.500 (R$ 2,1 milhões). As primeiras unidades de clientes serão entregues no último trimestre de 2023.

Novo 2008 elétrico chega dia 8 – A francesa Peugeot, pertencente ao grupo Stellantis, acaba de confirmar a ampliação do portfólio elétrico da marca no país, com o novo e-2008. Ele chega em 8 de novembro. O slogan é no mínimo curioso: “Mais que elétrico, eletromagnético”. O e-2008 mantém o estilo visual bem característico da marca e as presas do seu leão-símbolo nas luzes DRLs. Inclusive, no geral, sem diferenciar tanto assim dos modelos elétricos ou a combustão – e isso vale para o caçula e-208. O novo SUV terá provavelmente baterias com capacidades para gerar até 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque. A autonomia gira em torno dos 300 km.
Volvo EX90 chega dia 9 – E o novo SUV totalmente elétrico da marca sueca Volvo, o EX90, será revelado neste dia 9 de novembro. Este é o primeiro de uma nova geração de veículos totalmente elétricos e definidos por software. Graças a uma combinação única de computação e software, o Volvo EX90 introduz tecnologias inteligentes de segurança, como um sistema de compreensão de motoristas para ajudar a progredir em direção à visão de que ninguém deve ser morto ou gravemente ferido em um novo carro Volvo. O Volvo EX90 também trará um novo nível de conectividade, projetado para se tornar mais seguro e mais adaptado ao motorista ao longo do tempo.

Mitsubishi mostra SUV compacto – O XFC, ainda como conceito, já tem produção confirmada para 2023, mas apenas em alguns mercados da Ásia (o Brasil está fora das pretensões de mercado para a japonesa). O modelo tem design bonito e promete amplo espaço para bagagens, sistemas de segurança avançados e uma dirigibilidade simples e prática em qualquer ambiente.
Gasolina no Nordeste: segunda mais cara – O último levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL) mostra que a região Nordeste fechou outubro com o preço do litro da gasolina 0,56% mais barato, se comparado a setembro. Porém, o preço médio de R$ 5,31 ainda é o segundo mais caro do Brasil, atrás apenas do Norte. O litro do etanol na região foi comercializado a R$ 4,18, com redução de 9,42%. Já o diesel comum e o S-10 fecharam o mês a R$ 6,98 e R$ 7,06, com recuo de 1,17% e 0,88%, respectivamente, em relação ao mês anterior.


Caminhões S-Way – A Iveco acaba de lançar no Brasil a linha de caminhões S-Way, a partir da produção de Sete Lagoas (MG), com investimentos de R$ 1 bilhão para aumento da capacidade produtiva e contratação de 1,4 mil funcionários. O modelo, com 15 porta-trecos espalhados pela cabine, tem até um leito com espuma especial e cinto de segurança ancorado no assento para facilitar o uso. O pacote de segurança, dependendo da configuração, inclui controle de estabilidade, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, assistente de manutenção de faixa de rolagem, faróis de LED, luz diurna de LED e até o controle de cruzeiro. E (de novo dependendo da versão) o S-Way pode ter chave presencial com partida por botão, ar-condicionado digital e painel de instrumentos de 7 polegadas e a multimídia – e com conectividade via Android Auto e Apple Car Play. O câmbio é automatizado de 12 velocidades e o motor, o Cursor 13, é um 12.9 já dentro das regras do Proconve P8. A Iveco promete 15% de redução de combustível para o modelo que passou por mais de 450 testes e rodou mais de 2,5 milhões de quilômetros durante o desenvolvimento.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
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