Datafolha: João Campos mantém liderança com 76% das intenções de voto

Pesquisa Datafolha para a Prefeitura do Recife divulgada nesta quinta-feira (22) mostra que João Campos (PSB), candidato à reeleição, tem 76% das intenções de voto, obtendo hoje vantagem suficiente para garantir a vitória já no primeiro turno.

Em segundo lugar, há um empate técnico múltiplo, em razão da margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos da pesquisa. O ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro, Gilson Machado (PL), tem 6% das intenções de voto. Daniel Coelho (PSD) marcou 5%, e Dani Portela (PSOL) tem 4% – Tecio Teles (Novo) fez 1%.

Ludmila (UP), Victor Assis (PCO) e Simone Fontana (PSTU) não pontuaram. Disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum 5% dos entrevistados, e 2% responderam que não sabem em quem votariam.

O Datafolha entrevistou 910 eleitores no Recife na terça (20) e na quarta-feira (21). O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Folha e pela TV Globo e tem o protocolo PE-06023/2024 na Justiça Eleitoral.

Essa é a primeira pesquisa do Datafolha após o início da campanha eleitoral, que começou na sexta-feira (16). 

João Campos, que é apoiado pelo presidente Lula (PT), também lidera na pesquisa espontânea — quando o entrevistador não fornece os nomes dos candidatos.

Na espontânea, João Campos tem 51% das intenções de voto – outros 5% disseram que votariam “no atual”. Gilson Machado tem 4%, Daniel Coelho, 1%, e Dani Portela também 1%. Outras respostas somaram 4%, enquanto branco, nulo e nenhum são 4%. Disseram, na pesquisa espontânea, que não sabem em quem votariam 32% dos entrevistados. Em julho, João Campos tinha 39% na espontânea, enquanto Gilson tinha 2% e Daniel, 1%.

O atual prefeito é o mais conhecido dentre os candidatos: 99% dos entrevistados disseram que o conhecem. Daniel Coelho, que já foi candidato a prefeito em 2012 e 2016, é conhecido por 88% dos eleitores.

Apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro, Gilson Machado é conhecido por 37%. Dani Portela é conhecida por 50% dos entrevistados, Tecio Teles por 46% e Simone Fontana por 22%. Ludmila é conhecida por 17%, e Victor Assis, por 11%.

Da Folha de São Paulo

Veja outras postagens

Por Portal de Prefeitura

Na última sexta-feira (9), o Sindguardas Recife (Sindicato dos Guardas Municipais do Recife) realizou uma Assembleia e decidiu, por unanimidade, pela permanência do ESTADO DE GREVE até a próxima mesa setorial marcada para o dia 13 de maio, uma terça-feira.

Em vídeo gravado nas redes sociais, a presidente Marília Viana, conduz a votação e questiona os trabalhadores para que manifestem a favor, contra ou abstenham.

“Na ocasião, estaremos novamente reunidos em assembleia para aguardar as novas propostas que serão apresentadas pela prefeitura aos nossos representantes. Lá mesmo vamos deliberar e decidir os rumos da nossa luta salarial”, disse. Assista:

Jaboatão dos Guararapes - Empreendedora

O deputado federal Lula da Fonte (PP-PE), atual segundo-secretário da Câmara dos Deputados, assumiu interinamente, nesta segunda-feira (12), a presidência da Casa durante a viagem oficial do presidente em exercício, Hugo Motta (Republicanos-PB), a Nova York. Com 24 anos, o parlamentar pernambucano se torna o mais jovem da história a ocupar o cargo, ainda que de forma temporária. Durante o período, ele será responsável por conduzir os trabalhos legislativos e representar institucionalmente a Câmara.

“Assumo essa missão com muita seriedade e compromisso com a democracia. Agradeço ao presidente Hugo Motta pela confiança e a todo povo pernambucano que me fez chegar até aqui”, declarou Lula da Fonte, ressaltando que sua gestão será pautada pelo diálogo, pela transparência e pelo respeito à Constituição. A interinidade ocorre em um momento de projeção nacional do parlamentar, que está em seu primeiro mandato.

Dulino Sistema de ensino

Em comemoração aos 43 anos de emancipação política, a Prefeitura de Camaragibe iniciou, nesta terça-feira (13), uma programação especial com atividades culturais, shows e homenagens à história do município. Um dos destaques é a exposição “Memórias da Vila”, instalada na Galeria Vila, na Vila da Fábrica, que reúne imagens e relatos sobre a formação urbana e industrial da cidade, com destaque para a antiga vila operária, marco do desenvolvimento local. O evento de abertura contou com missa campal, corte de bolo com mil pedaços distribuídos à população e apresentação musical do cantor Frei Damião.

A exposição, que estará aberta à visitação até o dia 30 de junho, apresenta 17 fotografias históricas dos acervos da Fundaj e do pesquisador Seu Borba, organizadas em quatro temas: a fábrica, a vila, o sagrado e o profano, e as águas da vila. Os textos que acompanham as imagens foram escritos por Rubmar Araújo, estudioso da história camaragibense. Segundo a presidente da Fundação de Cultura de Camaragibe, Rosa Santana, a mostra é uma oportunidade de resgatar e preservar as memórias da cidade: “Ela foi montada com muita dedicação e será um dos momentos especiais desses dias de festa”.

A programação tem início hoje e segue até o próximo domingo (18), com shows gratuitos de artistas locais e nacionais na Praça de Eventos. Entre as atrações confirmadas estão Pablo, Xand Avião, Maciel Melo, Limão com Mel, Raí Saia Rodada e Rafaela Santos. No encerramento, o destaque será o domingo infantil, com parque, recreação e apresentações para as crianças.

Programação – 43 anos de Camaragibe

13/05 (terça-feira)
17h – Abertura da exposição Memórias da Vila (Galeria Vila, Rua Dr. Pierre Collier, 454 – Vila da Fábrica)
19h – Missa em Ação de Graças (Praça de Eventos)
20h30 – Corte do bolo (Praça de Eventos)
21h – Show de Frei Damião (Praça de Eventos)

Programação de Shows – Praça de Eventos
14/05 (quarta-feira)
20h30 – Hugo Álvares
22h – D´Johnsons’s
0h – Pablo

15/05 (quinta-feira)
20h30 – Eduardo Dantas
22h – PV Calado
0h – Xand Avião

16/05 (sexta-feira)
20h – Forró de Nós da Terra
21h – Maciel Melo
23h – Limão com Mel
0h – Raí Saia Rodada

17/05 (sábado)
20h30 – Alan Salvador
22h – Voadores do Forró
0h – Rafaela Santos

18/05 (domingo – Dia das Crianças)
16h – Banda Pegada Kids
18h – Tio Bruninho

Petrolina - O melhor São João do Brasil

Por Otávio Queiroz
Do Muita informação

As fortes chuvas que atingiram Salvador nos primeiros dias de maio ultrapassaram a média histórica para todo o mês, acendendo o alerta da Defesa Civil da capital e evidenciando falhas no sistema nacional de monitoramento climático. Em entrevista ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador (104.3 FM) – comandado pelos jornalistas Osvaldo Lyra e Matheus Morais -, o diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, revelou, na manhã desta segunda-feira (12), que, em apenas uma semana, a cidade registrou mais de 425 milímetros de chuva, superando em mais de 100 milímetros a média mensal esperada, que é de 302,2 mm.

“Em algumas localidades, já ultrapassamos mais de 100 milímetros do que seria esperado para maio, que já é o mês mais chuvoso do ano”, afirmou o diretor.

Críticas ao governo federal
O gestor destacou que, embora a capital baiana tenha avançado significativamente na prevenção de desastres, o cenário nacional é preocupante. Segundo Sosthenes, o radar meteorológico do Centro Nacional de Monitoramento, de responsabilidade do governo federal, está há um ano sem operar na Bahia, prejudicando o planejamento de municípios que não possuem centros próprios de monitoramento, como ocorre em Salvador.

“As estruturas que deveriam dar assistência às prefeituras não vêm cumprindo o seu papel. Só para vocês terem ideia, o radar meteorológico da Bahia não funciona há um ano”, criticou.

Cidade mais preparada, mas riscos persistem
Apesar dos desafios, Sosthenes Macedo ressaltou que Salvador está mais preparada para enfrentar eventos extremos. Segundo ele, desde 2015, quando a Prefeitura reformulou a estrutura da Codesal, a capital baiana implementou uma série de medidas para reduzir os impactos das chuvas, como obras de contenção de encostas, instalação de geomantas e capacitação de moradores em áreas de risco.

Hoje, a cidade conta com 553 estruturas de contenção e uma política contínua de formação de voluntários por meio dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), com cerca de 60 pessoas capacitadas por mês. O centro de monitoramento da Defesa Civil de Salvador é considerado referência na América Latina e certificado pela ONU como Hub de Resiliência.

“Construímos uma Salvador mais resiliente, mais adaptada às mudanças climáticas, mas todos precisamos continuar de mãos dadas para que isso se fortaleça”, disse.

Prevenção começa com população
Além da infraestrutura, Sosthenes ressaltou a importância da atuação da própria população. Segundo ele, os sinais de risco devem ser levados a sério: rachaduras em pisos, paredes e tetos, inclinação de vegetação e solo encharcado são indícios de que a área pode sofrer deslizamentos. Nesses casos, a orientação é evacuar imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

“O problema não é só quando acontece. Quando a rachadura aparece, quando o vegetal inclina, isso já é um alerta. A pessoa tem que sair da casa imediatamente”, explicou.

A Defesa Civil de Salvador conta com protocolos rigorosos para acionamento de sirenes, definidos em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo. Quando as chuvas acumulam 150 milímetros em 72 horas e há previsão de continuidade, a Codesal envia alertas via SMS, desloca equipes e ativa abrigos com apoio das secretarias de Educação e Promoção Social.

Em 2025, no entanto, houve dificuldades para mobilizar a população durante um feriadão. Muitas pessoas ainda resistem a deixar suas casas por medo de perdas e insegurança sobre para onde ir. “As pessoas não moram em áreas de risco porque querem. São questões sociais que impõem essa realidade”, reconheceu o diretor.

Reconhecimento e desafios
O gestor municipal lembrou que Salvador ficou 4 anos sem registrar mortes causadas por deslizamentos. O último caso ocorreu em novembro de 2023, no bairro de Saramandaia. Apesar disso, ele destacou que tragédias como as de 2015, quando chuvas de 500 mm causaram diversas mortes, mostram o quanto a cidade evoluiu. Em abril de 2024, Salvador enfrentou 821,7 mm de chuvas – a maior da história para o mês – sem vítimas fatais.

“Salvador teve 425 milímetros em uma semana, e no fim de semana a cidade estava funcionando normalmente. Teve transtornos, claro, mas sem abalo maior”, avaliou.

Sosthenes finalizou cobrando maior articulação entre os entes federativos, especialmente o governo federal, para garantir suporte técnico e equipamentos que ajudem na prevenção de desastres.

“Não é possível que a Bahia esteja há um ano sem radar meteorológico. Isso prejudica não só Salvador, mas principalmente o interior do Estado, que não tem estrutura para lidar sozinho com essas situações.”

Chuvas em Salvador
Uma nova frente fria está prevista para atingir a capital baiana entre terça (13) e quinta-feira (15), segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec). Com isso, o tempo deve continuar chuvoso, com possibilidade de pancadas em diversos períodos do dia.

Na primeira semana do mês, Salvador e outras cidades da Bahia já enfrentaram consequências severas das chuvas, como alagamentos, deslizamentos e até famílias desabrigadas no interior do Estado. Mais de 110 municípios baianos chegaram a ser incluídos em alerta meteorológico amarelo pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com risco potencial de acumulados de até 50 mm em 24 horas.

No momento, 28 cidades seguem com alerta laranja, indicando risco moderado a alto por acúmulo de chuva, especialmente em municípios da Região Metropolitana, como Camaçari, Simões Filho e Candeias.

Ipojuca - No Grau 2025

O CEO da MV, Paulo Magnus, lança sua biografia “A distância do sonho” no próximo dia 20 de maio, em São Paulo. Escrito pela jornalista Silvia Bessa, o livro narra a trajetória do empresário e revela bastidores da saúde brasileira, destacando como ele revolucionou a gestão hospitalar por meio de sistemas utilizados em mais de cinco mil instituições no Brasil e na América Latina.

Caruaru - São João na Roça

Um espaço que reúne todos os setores do Poder Legislativo Municipal em um só lugar, com total acessibilidade e bem no coração da cidade, para facilitar o acesso à Casa do povo recifense. Após seis anos de estudo do mercado imobiliário, a Câmara do Recife adquiriu um imóvel para a instalação de sua nova sede. O local fica na Avenida da Saudade, nº 254, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

“O nosso objetivo é obter mais eficiência, com a melhoria do atendimento à população e das condições de trabalho dos servidores públicos. Nós buscamos honrar o passado, o presente e construir o futuro, afinal, a Casa do Povo precisa de um espaço que reflita sua grandeza, que seja moderno, acolhedor e condizente com a força do Recife”, disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Romerinho Jatobá (PSB). “Já temos uma grande produção legislativa, modernizamos o nosso sistema e agora vamos avançar para fazer mais entregas”, enfatizou.

Atualmente, a estrutura administrativa e legislativa da Câmara do Recife funciona em quatro endereços diferentes: o prédio-sede (na Rua Princesa Isabel, nº 410) e mais três anexos (Rua da União, nº 273 e Rua Monte Castelo, nº 131 e nº 166), sendo que os dois imóveis da Rua Monte Castelo são alugados.

A necessidade de uma nova sede é tema recorrente de matérias publicadas na imprensa – pelo menos nos últimos 15 anos –, tendo em vista os problemas de infraestrutura e inadequações às regras de acessibilidade em todas as instalações. Ademais, com o crescimento da população e das atividades legislativas nos últimos 62 anos – isto é, o período em que a Câmara ocupa sua atual sede –, a estrutura existente ficou pequena para receber o povo do Recife.

O primeiro-secretário, vereador Eriberto Rafael (PSB), também fez considerações sobre o assunto. “Além de não comportar os diversos setores do Poder Legislativo, o nosso prédio-sede não consegue mais receber confortavelmente a população. A acessibilidade, por exemplo, é uma questão importantíssima e não temos como atender na atual estrutura”, salientou. “A Casa do Povo de uma capital com 1,5 milhão de habitantes, uma das mais importantes do País, precisa de uma sede à altura de sua relevância e da população que representa”.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

Na reforma ministerial que está sendo desenhada pelo presidente Lula (PT), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) é cotado para assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República, atualmente ocupada por Márcio Macedo. Macedo, por sua vez, poderá ser realocado para a presidência do Ibama.

Segundo informações do blog da Andréia Sadi, interlocutores avaliam que, com as eleições do próximo ano no horizonte, Boulos pode contribuir significativamente, especialmente se a atuação da pasta for direcionada à organização dos movimentos sociais.

Embora conte com o apoio da primeira-dama Janja, Macedo tem sido avaliado como de desempenho pífio por setores expressivos do PT e do próprio governo. Boulos também tem boa articulação nas redes sociais – campo em que o governo Lula patina. Caso vá para o Governo, Boulos pode ter que abrir mão de disputar vaga na Câmara na próxima eleição. Lula está em visita à China e, caso a mudança seja confirmada, ela deve ser oficializada nos próximos dias.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado

A Sala do Empreendedor do município de Brejo da Madre de Deus realizará a Semana do Empreendedor, entre os dias 19 e 23 de maio, com cursos, palestras e oficinas abertas ao público. A programação foi pensada para atender empreendedores formais e informais, trabalhadores autônomos, microempreendedores individuais (MEIs) e demais interessados em melhorar a gestão de seus negócios, com temas voltados ao crédito, atendimento, organização financeira e boas práticas comerciais.

As atividades são gratuitas e visam fortalecer o ambiente de negócios local, promovendo capacitação e acesso à informação. Às inscrições podem ser feitas de forma presencial na Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, localizada na Avenida Cleto Campelo ou através do link: https://encurtador.com.br/QqfiB. Para mais esclarecimentos, o contato pode ser feito diretamente com a Sala do Empreendedor: (81) 9.9114-8335.

Toritama - FJT 2025

Por José Nivaldo Junior*

Na vida, construímos pontes, castelos, fortalezas. Fortunas e fama, às vezes. Mas nada se compara à amizade verdadeira. Claro que, na dinâmica da vida, nem sempre os verdadeiros amigos compartilham frequentemente o pão e o vinho. Porém, em nenhum dia, deixam de compartilhar a comunhão dos espíritos e das boas lembranças.

Tenho a fortuna de ter vários amigos assim. Não vou citar para não cometer omissões. Hoje, quero homenagear um dos mais longevos e queridos. Um cara que não é perfeito, como todos os humanos, mas é querido, por uma legião de admiradores. como só os anjos alcançam ser.

Daqui a pouco, pretendo levar meu abraço pela chegada dos primeiros 75 de Zé Neves. Conheci a figura no primeiro dia de aula da Faculdade de Direito, em 1979. Com quase todo mundo já sentado no anfiteatro, porém antes ainda do início da aula, chega Zé. Aquela pessoa alta, agitada, girando a cabeça como um periscópio, procurando duas bancas vazias juntas. É que arrastava pela mão a doce Terezinha, a companheira de sempre, a perfeita tampa para tão complexa panela.

Nem lembro como, tão diferentes, ficamos amigos. Zé, sem nenhum traço de esquerdista, cultivava a democracia. Fez parte do time que escrevia no legendário Jornal Reflexo, que desafiava a censura dos militares assumindo o nome de cada responsável ou articulista. E não foi por coincidência que Dionary Sarmento, Leonardo Cavalcanti e eu, os responsáveis pela publicação, fomos bater no terrível Doi/Código, das inevitáveis torturas e muitos assassinatos. Registro isso para ressaltar a coragem cívica de Zé. Os perigos eram reais e imediatos.

Pulando no tempo, em 1985 o Santa Cruz estava completamente arrasado. Fundo do poço financeiro. No meio da crise, Zé topou assumir a presidência. Tínhamos um grupo articulado. Fechamos com ele. Nos matamos de trabalhar, mas sob sua liderança ousada, superamos tudo, por cima de muitos paus e milhares de pedras. Fomos campeões em 1886, Silvio Belém à frente do futebol. Foi nesse ano que Zé fincou a bandeira tricolor em plena ilha. Fato simbólico, inédito e irrepetível. Caprichos do destino. Fomos bi, com Gildo Vilaça e eu formando a dupla de dirigentes de futebol. A minha vida esportiva podia parar por aí. Era a consagração.

Muitos episódios aconteceram. Há muito o que contar. Por hoje, paro na frase ‘Presidente Campeão Arretado’, que os amigos encomendaram para um outdoor, registrando o feito de 1987. Viva Zé. Campeão arretado. No futebol e na vida.

*Publicitário e escritor

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A última semana foi marcada por acontecimentos importantes para a Fundação Nilo Coelho e para Petrolina. O presidente da fundação, Miguel Coelho, recebeu o diretor regional do Senac Pernambuco, Regivan Dantas, e o presidente da Fecomércio Pernambuco, Bernardo Peixoto.

Na ocasião, foi assinado o convênio que potencializará o recém-criado programa Universo Criativo. O Senac irá oferecer mais 360 vagas em diversos cursos. Ao todo, o projeto disponibiliza cerca de 1.700 vagas em formações nas áreas de estética, gastronomia e tecnologia, oferecendo muitas oportunidades de profissionalização de forma gratuita.

“A fundação e o Senac são instituições sólidas, com anos de história e bases bem construídas. E a gente tem uma preocupação muito grande de preparar bem as pessoas para o mercado de trabalho e para empreender”, pontuou o diretor regional do Senac Pernambuco, Regivan Dantas.

O evento contou ainda com a presença da vice-presidente da Fundação Nilo Coelho, Beatriz Santana Barreto, e da ex-presidente da fundação, Francisca Teonilia. Além de associados e colaboradores. O momento também marca o início das comemorações do aniversário de 64 anos da instituição, que contará com diversas atividades alusivas à data no mês de maio.

Além da parceria com o Senac, a fundação também assinou contrato com o Senai. O objetivo é conseguir oferecer cada vez mais profissionalização para a cidade de Petrolina. “Vamos tornar realidade centenas de vagas em diversos cursos para capacitação, qualificação profissional e, acima de tudo, oportunidades para quem quer melhorar de vida através dos nossos cursos e do trabalho da fundação”, destacou o presidente da fundação, Miguel Coelho.

Por Marcus Prado*

Quando escrevi esta crônica, cardeais do mundo inteiro participavam em Roma do conclave para eleger o novo Papa. Enquanto mídias de todas as partes se voltavam para a chaminé da Capela Sistina, para dignitários da Igreja confiantes na inspiração do Divino Espírito Santo, eu tinha o foco da minha atenção, como leitor, voltado para a famosa peça teatral de Júlio Dantas (1876-1962), “A Ceia dos Cardeais”, uma obra de maior êxito da dramaturgia portuguesa, em um ato, em dísticos alexandrinos.

Foi representada pela primeira vez no antigo Teatro de D. Amélia (Lisboa), em 24 de março de 1902. Ficou conhecida no Recife, na década de 70, como um dos momentos culminantes do extinto Teatro de Amadores de Pernambuco, com os atores Reynaldo de Oliveira (1930-2022), Enéas Alvarez (1947-2011) e Renato Phaelante. (1945- ).

A peça desenvolve três concepções: no Vaticano (no pontificado de Bento XIV), na ceia, três cardeais, um francês, Cardeal Montmorency de 60 anos, um espanhol, Cardeal Rufo de 63 anos e um português, Cardeal Gonzaga de Castro, de 81 anos, através de monólogos interrompidos por frases de louvor ou de apoio revelam as aventuras amorosas que viveram na juventude. Longe estava a ficção de Júlio Dantas para a vida real do cardeal Newman, que era homossexual.

Com o padre Ambrose St. John, (1815-1875) falecido 15 anos mais novo do que Newman, estiveram juntos durante 30 anos. O cardeal sobreviveu-lhe outros 15 anos e pediu para ser enterrado no mesmo túmulo de Ambrose, a quem, segundo as suas próprias palavras, “havia amado com um amor tão forte como o de um homem por uma mulher”. (Seu biógrafo mais conhecido nega esse detalhe na vida do religioso).

A paródia é uma forma de arte que consiste em imitar e modificar uma obra original, geralmente com a intenção de provocar humor ou crítica. Ela utiliza a intertextualidade, ou seja, referência uma obra anterior, mas a altera de forma que o novo texto tenha um significado diferente, frequentemente cômico ou irônico.

Ficaram famosas as adaptações e as paródias de “A Ceia dos Cardeais” feitas em diversas épocas, não só em Portugal, no Brasil, até em idioma inglês. As crônicas e contos de Machado de Assis mobilizam um repertório de romances com capítulos curtos que parecem parodiar gêneros e favorecer a constituição de uma atmosfera heroico-cômica, como sugeriu Alfredo Bosil (1936-2021) a partir de “Memórias póstumas de Brás Cubas” e dos contos reunidos em “Papéis avulsos”.

A revista IstoÉ deu uma dica, até hoje não acolhida nos meios teatrais, para uma incrível paródia do clássico “A Ceia dos Cardeais”. Publicou uma reportagem, segundo a qual o Supremo Tribunal Federal (STF) abrira licitação para contratar empresa fornecedora de refeições para seus integrantes “e que sirva banquetes aos ilustres ministros togados e seus comensais”. Serão gastos R$ 1,1 milhão, diz a revista. Na lista de exigências do contrato, previsto para durar 12 meses, prorrogáveis por mais 60 meses, “estão pratos dignos dos melhores restaurantes do mundo, comparados aos badalados cinco estrelas do guia Michelin”. O país está cheio de motivações para novas paródias que lembram a ópera “Carmina Burana: “O Fortuna”, de Carl Orff (1895-1982).

*Jornalista

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), vai levar, pela segunda vez, o Feirão de Empregos ao município de Caruaru. A ação acontece no próximo dia 22 e já conta com a participação confirmada várias empresas, que vão oferecer vagas em diversas áreas de atuação. O feirão será realizado na Escola Técnica Estadual Nelson Barbalho, localizada na Avenida Dom Bosco, 6961-A, bairro Maurício de Nassau.

Durante o evento, serão disponibilizadas oportunidades para diferentes perfis profissionais, incluindo pessoas que buscam o primeiro emprego e trabalhadores que desejam retornar ao mercado. “O Feirão de Empregos é um ambiente para simplificar o mecanismo que leva o trabalhador e a trabalhadora até as oportunidades. O cidadão pode sentar frente a frente com quem decide contratações e mostrar seu valor. É gratificante, para o Governo do Estado, ver pessoas chegarem candidatas e saírem praticamente contratadas, num processo que normalmente levaria semanas”, afirmou o titular da SEDEPE, secretário Manuca.