A Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania reconheceu por unanimidade a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) como anistiada política, em razão das violações que sofreu durante a ditadura militar. O colegiado também aprovou seu pedido de indenização única no valor de R$ 100 mil, o máximo permitido.
Dilma solicitou a compensação por ter sido perseguida pelo regime militar que governou o país entre 1964 e 1985. No requerimento, relatou as diversas sessões de tortura a que foi submetida após ser presa, aos 22 anos, em 1970. As informações são do Jornal O Globo.
De acordo com sua defesa, a ex-presidente foi obrigada a abandonar o curso de Economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1969, e, mais tarde, forçada a pedir demissão da Fundação de Economia e Estatística (FEE), órgão vinculado ao governo do Estado do Rio Grande do Sul, em 1977.
— Não se trata de um ato de clemência do Estado (…) A anistia de 1988 é um instrumento de reconstrução democrática e reconhecimento do sofrimento político como violência de Estado. Jamais poderá ser confundida com impunidade a conspirações autoritárias contra o regime democrático — declarou o relator, conselheiro Rodrigo Lentz.
O pedido de anistia foi protocolado em 2002. A tramitação chegou a avançar, mas precisou ser suspensa enquanto Dilma ocupava cargos públicos. Após ser afastada da Presidência da República por impeachment em 2016, ela solicitou a retomada do processo. Em 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o requerimento foi negado, mas voltou a ser analisado em 2025.
Antes disso, em fevereiro de 2023, a Justiça Federal reconheceu Dilma como anistiada política e determinou o pagamento de uma indenização de R$ 400 mil por danos morais, mas negou o benefício mensal pedido no valor de R$ 10,7 mil.
— Este pedido de reconsideração objetiva corrigir a ilegalidade do ato administrativo anterior, a fim de garantir seu direito à concessão de anistia política federal e reparação em prestação mensal equivalente ao salário que receberia em atividade na fundação de economia estatística. No pedido se requer a reparação no valor de R$ 10.735 — disse Lentz.
A Comissão de Anistia, responsável pela política pública de reparação, é o órgão oficial do Estado brasileiro encarregado desses processos. Além da nova decisão, Dilma também recebe indenizações por anistia concedidas nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, que somam R$ 72 mil. No entanto, ela destina esses valores a institutos sociais.
A ex-presidente preside o Novo Banco de Desenvolvimento e mora na China. Por isso, não esteve presente na sessão.
Dos cinco municípios que cancelei o lançamento do meu livro Os Leões do Norte, ao longo da semana passada, em consequência da morte da minha cunhada Socorro Martins, pelo menos três já foram reagendados: Flores ficou para o próximo dia 23, no mesmo local e horário — a Câmara de Vereadores, às 19 horas.
Floresta será no dia seguinte, na quinta 24, no Espaço Cultural João Boiadeiro, às 19 horas. E Serra Talhada está agendado para a sexta-feira, 25, na Fundação Cultural, o antigo Cist, a partir das 18 horas. Triunfo e Afogados da Ingazeira, que completavam o roteiro, serão agendados para agosto.
Os Leões do Norte, editado pela EuEscrevo Editora, é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2023.
Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.
Com estilo acessível, lanço luz sobre trajetórias que extrapolam o cenário local, evidenciando figuras como Miguel Arraes, Agamenon Magalhães, Marco Maciel, Eduardo Campos, entre outros, que influenciaram e foram influenciados pelos rumos da política brasileira.
Há também bastidores e contextos que enriquecem a compreensão sobre as transformações políticas de quase um século. O prefácio é assinado pelo advogado e professor universitário Maurício Rands, que ressalta o valor da obra como registro histórico e instrumento de reflexão crítica sobre o passado e o presente da cultura política pernambucana.
“É uma contribuição necessária para que leitores e pesquisadores tenham mais elementos para interpretar a história do estado e identificar os desafios que ele enfrenta”, afirma.
O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. Os Leões do Norte homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.
Em tempos de revisão da história e de busca por referências sólidas, o livro se firma como leitura indispensável para jornalistas, estudantes, pesquisadores e todos os que se interessam pela vida pública pernambucana.
Tenho muitas divergências com Eduardo Bolsonaro e o seu apoio a Israel é uma das mais importantes. Mas não posso deixar de parabenizá-lo pela atitude ousada, corajosa e firme na defesa de suas posições. Pois, como escreveu Guimarães Rosa, “a vida (…) o que ela quer da gente é coragem”.
A quem acusa Eduardo Bolsonaro de atentado à soberania em virtude de apoio a sanções econômicas, posso dizer apenas que deveria estudar mais o que diz o Código Penal (Art. 359-I).
Atentado à soberania exige que os atos negociados junto a governo ou grupo estrangeiro tenham como finalidade “provocar atos típicos de guerra contra o País ou invadi-lo”.
Decididamente, impor tarifas comerciais à entrada de produtos brasileiros, conforme anúncio de Trump, jamais poderia ser considerado como ato típico de guerra contra o Brasil nem como invasão do nosso território.
Ou será que os alvos das críticas de Trump preparam mais alguma interpretação jurídica criativa para subverter o sentido das leis?
Aos governistas que viviam a ridicularizar o patriotismo, mas agora retorcem o significado de soberania para abarcar o encobrimento de abusos e mazelas de autoridades, lembro que calúnia é crime.
Ah, mas calúnia contra críticos dos abusos e das mazelas dessas autoridades parece ser um mal menor para esses senhores, não é mesmo?
Mesmo após denúncias e fiscalizações do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, continua enfrentando superlotação e falta de estrutura. Um vídeo enviado por um leitor mostra pacientes sendo atendidos em macas nos corredores da emergência, reflexo da escassez de leitos e insumos básicos.
O deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF) destinou emenda parlamentar de R$ 5 milhões para uma fundação sediada em Maceió (AL).
Apresentador da Record e político, Fred Linhares foi eleito deputado pela primeira vez em 2022, no Distrito Federal. Embora seja da capital do país, o parlamentar indicou a emenda milionária para uma entidade que fica a quase 2 mil quilômetros do DF. As informações são do portal Metrópoles.
A beneficiada com a emenda de R$ 5 milhões de Fred Linhares é a Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão e Pesquisa de Alagoas (Fepesa), entidade de direito privado sem fins lucrativos.
O parlamentar confirmou que a instituição tem CNPJ registrado fora do Distrito Federal, mas disse que “o projeto será executado integralmente em Brasília, com foco no controle, erradicação e combate à dengue”.
A tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil deve prejudicar a indústria nacional das armas. Levantamento feito pelo Metrópoles mostra que o mercado estadunidense absorveu 61,3% das exportações brasileiras do setor em 2024.
Segundo dados da plataforma Comex Stat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Brasil exportou US$ 528 milhões em itens da categoria “armas e munições; suas partes e acessórios”. Desse total, US$ 323 milhões foram para os EUA. As informações são do portal Metrópoles.
Enquanto isso, o Brasil importou US$ 17,6 milhões dos EUA, nessa mesma categoria, em 2024. Ou seja, o mercado brasileiro vende para os norte-americanos 18 vezes mais do que o valor que a indústria estadunidense exporta para o mercado nacional.
O valor da exportação de armas para o país de Donald Trump supera em 11 vezes os US$ 27 milhões que o Brasil exportou para o seu segundo maior parceiro nessa categoria, os Emirados Árabes Unidos
Fontes do MDIC afirmaram que a taxação anunciada por Trump deve impactar a indústria de armas no Brasil, mas afirmam que ainda é cedo para cravar a dimensão desse impacto. Segundo os auxiliares do vice-presidente da República e ministro, Geraldo Alckmin, a Casa Branca não foi clara sobre a cobertura desse tarifaço.
A Procuradoria-Geral da República deve entregar, até amanhã, as chamadas alegações finais na ação penal contra o “núcleo crucial” da organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado em 2022.
O caso tem o ex-presidente Jair Bolsonaro como um dos réus. O documento resume o processo e traz a posição do Ministério Público Federal. Depois desta etapa, serão abertos prazos para que os oito réus no processo apresentem seus entendimentos.
No fim de junho, o ministro Alexandre de Moraes determinou a abertura de prazo para a apresentação dos documentos. A fase de alegações finais é a última etapa antes do julgamento que vai decidir se o grupo deve ser acusado ou absolvido.
A ação investiga a conduta de oito acusados — entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Compõem este núcleo, além de Bolsonaro:
Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin;
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
Augusto Heleno, ex-ministro do GSI;
Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência;
Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro.
Eles respondem por cinco crimes:
tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
tentativa de golpe de Estado;
participação em organização criminosa armada;
dano qualificado; e
deterioração de patrimônio tombado.
Alegações finais
As alegações finais são a última oportunidade antes do julgamento para que acusação e a defesa apresentem argumentos, analisem provas e fatos apresentados durante a instrução processual.
As partes entregam ao Supremo suas informações por escrito, em memoriais. Nos documentos, eles resumem o andamento do processo e reforçam seus argumentos pela absolvição ou condenação, tendo como base as provas que foram produzidas ao longo da tramitação da ação.
São as últimas considerações antes do julgamento. Os documentos são analisados pelos ministros da Primeira Turma. No entanto, não são pronunciamentos que precisam ser obrigatoriamente seguidos: os ministros avaliam o caso de forma independente, apreciando as provas produzidas no processo como um todo.
O prazo é 15 dias e é contado de forma sucessiva: começou com a Procuradoria-Geral da República.
Na sequência, a defesa do tenente-coronel Mauro Cid terá outros 15 dias para se manifestar (por ter fechado acordo de colaboração no âmbito do processo, deve apresentar suas alegações antes dos demais réus). Depois, as defesas dos demais acusados terão prazo conjunto de 15 dias.
Como há réu preso — o general Braga Netto — os prazos correm mesmo durante o recesso do Judiciário, de 2 a 31 de julho.
Fases do processo
A denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o “núcleo crucial” foi apresentada em fevereiro deste ano.
Em março, ao admitir a acusação, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal permitiu a abertura da ação penal contra o grupo.
O processo passou pela fase de instrução — coleta de provas e depoimentos em abril, maio e junho. Também foram feitas acareações, como diligências adicionais.
Próximos passos
Encerrados os prazos de alegações, a ação estará apta a ser levada a julgamento na Primeira Turma da Corte, em data ainda a ser marcada no segundo semestre.
Esta deliberação vai definir se o grupo será condenado ou absolvido.
O colegiado julga por maioria, analisando a situação de cada acusado. Pode seguir por dois caminhos:
absolvição, se os ministros entenderem que não houve crime ou o grupo não é o autor, por exemplo; neste caso, o processo é arquivado e não há punição.
condenação, se os magistrados concluírem que o grupo cometeu os crimes apontados pela PGR; neste caso, eles apresentam propostas de cálculo da pena, a partir de cada situação individual.
Nas duas circunstâncias, acusação e defesas podem recorrer da decisão ao próprio STF.
A crônica de hoje tem o toque das reminiscências, lembranças marcantes de momentos do passado. Tem sabor de nostalgia e o tempero da saudade. Lembranças evocadas por cheiros, músicas e ambientes de infância que ainda povoam a minha mente. Escrevo sorrindo com as minhas traquinagens infantis.
Tem uma música de Oswaldo Montenegro, que o conheci recentemente num café da manhã em Afogados da Ingazeira sem, no entanto, convencê-lo a gravar um Sextou, que diz assim: “Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso que eu me lembre ter dado na infância”.
Infância a gente lembra ao passar pela rua em que fomos criados, a qual nos resta apenas uma grande lembrança. Infância boa bate saudade de vez em quando, saudade dos velhos amigos que hoje não tenho aqui comigo. Os anos podem passar, a vida pode mudar, mas os melhores momentos o tempo jamais irá nos tirar, independente do que aconteça.
Infância no sertão do meu tempo era empinar papagaio, brincar de esconde-esconde na calçada da igreja, jogar pião e bola de gude, ouvir histórias de trancoso que nos roubavam o sono. Comer tareco e mariola na bodega de Dona Helena, na praça Arruda Câmara. Sentir o sabor de xerém com carne no jantar ou cuscuz com leite no café da manhã.
Mamãe Margarida nos servia ainda jerimum com leite. E ai de quem não comesse! Nos fins de semana, piquenique no sítio de papai, debaixo dos mangueirais oponentes e sombrios. Católica fervorosa, minha doce e amada mãe me botava no seu colo nas missas da Catedral. Enquanto ela rezava por nós, eu dormia o sono juvenil em seu colo quente e aconchegante.
Lembrei-me disso ontem ao revisitar os bancos de madeira da Catedral durante a missa de sétimo dia em sufrágio da alma de minha cunhada Socorro Martins, segurando fortemente a mão da minha Nayla ante o calor da emoção do meu agora irmão viúvo Augusto Martins e dos seus filhos Olga e Luiz Augusto.
Fiquei a matutar. Pensei comigo próprio no silêncio sepulcral da catedral: infância é um jardim florido, o jardim da infância. No meu jardim, fiz amizades que só são lembradas ao olhar fotos. Até hoje levo algumas dentro dessa máquina pulsante que chamam de coração.
Memórias de infância não envelhecem. Voltam em fotos antigas, em frases que nos tocam, em pequenos gestos do presente que resgatam um tempo leve, cheio de descobertas e afeto. Relembrar esses momentos é uma forma de preservar aquilo que fomos e valorizar o que vivemos ao lado de quem amamos.
Lembranças boas não envelhecem, só se tornam mais doces. Tem lembrança que volta com cheiro, cor e som. Outras voltam com um gostinho de infância que nem o tempo consegue apagar. O tempo leva os dias, mas não apaga os instantes felizes. Fernando Pessoa, um dos maiores da nossa fauna poética, disse que a infância é o eterno retorno à casa.
Lembrar da infância, na verdade, é reviver a inocência, a felicidade pura. Quem guarda recordações felizes da infância estará salvo para sempre. A infância é o período mais curto da vida, mas o que deixa as lembranças mais longas. É o terreno que a gente pisa a vida toda. É o reino onde a morte não tem lugar.
Toda infância feliz deixa marcas invisíveis que o coração nunca esquece. A vida muda, mas há risadas da infância que continuam ecoando em nós. A saudade da infância é o tipo mais puro de saudade. A escritora Cecília Meireles dizia que na infância tudo é mistério, um reino que o homem começa a desconhecer desde que o começa a abandonar.
No poema Infância, Carlos Drummond de Andrade lembrou que seu pai montava a cavalo, ia para o campo. Já sua mãe ficava sentada cosendo, enquanto o irmão pequeno dormia. “Eu sozinho menino entre mangueiras lia a história de Robinson Crusoé, comprida história que não acaba mais. No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu a ninar nos longes da senzala — e nunca se esqueceu — chamava para o café. Café preto que nem a preta velha, café gostoso, café bom”, diz um dos trechos da sua poesia.
Relembrar a infância é folhear um álbum invisível onde cada lembrança tem som, cor e coração. Às vezes, tudo o que a gente precisa é de um instante de silêncio para voltar à infância sem sair do lugar. O passar do tempo nos ensina a valorizar o passado, este retrovisor que nos guia para o futuro.
Na minha dura rotina hoje, preciso reviver, mesmo que só na lembrança, o que me marcou profundamente, como voltar à minha antiga casa, rever a minha infância e todos os momentos felizes que lá passei. Quem viveu a infância raiz sabe: não precisava de muito para ser feliz, só de rua, tempo livre e imaginação.
Depois de tudo que vivi e vivo na maturidade não tenho a menor dúvida: nossos sonhos são arquitetados na infância e conquistados no decorrer da vida. Toda vez que recordo da minha infância, abraço a criança que vive dentro de mim. São laços que jamais irão se romper, porque estão guardados na alma, impregnados no coração pulsante. A rua da minha infância era o mundo e eu o dono dele. Sou feliz porque fui uma criança feliz.
O renascimento da picape Titano: veja o que mudou e como ficaram os preços
Quando foi lançada, em março do ano passado, a Fiat Titano enfrentou algumas críticas. A suspensão, por exemplo, foi o principal alvo. A direção, mal calibrada, idem. O conjunto, no fim, era desconfortável. A picape teve uma gestação complicada: nasceu como Peugeot Landtrek, em 2020, e com foco na África e na Ásia, e já como Fiat começou a ser montada no Uruguai. Agora, a picape média renasce.
Primeiro, começou a ser produzida na Argentina — e é o primeiro produto do novo hub de picapes da Stellantis em Córdoba, reforçando de certa forma o protagonismo da Fiat na América do Sul. Segundo, ganhou novo motor: o Multijet 2.2, que deixa a picape mais potente e econômica, com 200 cv de potência e 45.9kgfm. Isso fez com que o consumo no ciclo urbano, que era de 8,5 km/l, passasse a ser de 9,9 km/l, numa economia de 16%. Já na estrada, a Titano passa a fazer 10,8 km/l, 17% melhor se comparado aos 9,2 km/l do motor anterior. A aceleração de 0 a 100 km/h passou de 12,4 km/h para impressionantes 9,9 km/h, ou seja, 20% de melhora.
Por fim, a Titano ganhou nova calibração de suspensão, novo sistema de tração e novo câmbio de oito velocidades nas versões automáticas. A capacidade off-road do modelo, segundo os engenheiros da marca, foi elevada. A versão Ranch passa a ter o pacote Adas, pacote de segurança com recursos como frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego e piloto automático adaptativo, deixando a condução mais segura.
A picape também passa a contar com freios a disco nas quatro rodas e novo sistema de tração integral permanente (AWD) – que permite a troca automática entre a tração traseira (2H) e a tração integral (4X4), garantindo mais segurança em qualquer tipo de superfície. A Titano conta com seis airbags, sete alças de apoio e diversos sistemas avançados de assistência ao condutor — como alerta de saída de faixa, assistente de descida, detector de pressão dos pneus, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de tração e um sistema que melhora a estabilidade nos reboques.
O interior da Titano ganhou elementos que lhe remetem mais sofisticação, a começar pelo console central, com alavanca de câmbio mais moderna, tipo manche, e o novo freio de mão eletrônico. O quadro de instrumentos é também novo, com tela colorida de 7’’, para a versão Ranch. A central multimídia de 10” pode ser personalizada e facilita o acesso às várias configurações do carro, contando com uma página exclusiva para condução fora de estrada (Off-Road).
Com Apple Carplay e Android Auto, a central foi aprimorada, agora com conexão sem fio para smartphones. Ainda falando na central, a câmera 360° off-road continua como um diferencial importante. Além de auxiliar o motorista na hora de estacionar, é ativada automaticamente quando obstáculos são detectados durante a direção. Tudo isso graças às quatro câmeras distribuídas no exterior do veículo, que garantem que esteja pronta para enfrentar qualquer terreno.
Confira os preços sugeridos:
Endurance – R$ 233.990
Volcano – R$ 263.990
Ranch – R$ 285.990
Linha 2026 da S10 – E por falar em picapes, a Chevrolet apresentou a linha 2026 da picape S10. Não são muitas as novidades (com as novas opções de acabamento, por exemplo), mas traz algo importante: a introdução do sistema auxiliar de permanência em faixa em todas as versões equipadas com transmissão automática. A tecnologia, já usada em outros modelos concorrentes, usa uma câmera frontal para monitorar as marcações da pista e atua de forma ativa sobre o volante, realizando correções sutis quando detecta uma saída não intencional da faixa de rodagem. O sistema contribui para uma condução mais segura, desde que em rodovias que tenham faixa pintada, claro.
Outra novidade é a extensão do alerta de tráfego cruzado traseiro para mais versões da picape. Antes exclusivo da configuração topo de linha High Country, passa a ser item de série em todas as versões cabine dupla. Ideal para manobras de ré em locais com visibilidade limitada, como garagens e vagas perpendiculares, o recurso utiliza sensores de radar instalados na traseira do veículo para detectar a aproximação lateral de veículos em movimento. Os alertas são emitidos de forma visual na tela do sistema multimídia Chevrolet MyLink e por meio de sinais sonoros, reduzindo o risco de colisões traseiras transversais.
Complementando esse pacote de segurança ampliado, todas as versões automáticas da S10 passam a contar também com o alerta de colisão frontal e com o sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres. Eles combinam sensores frontais e uma câmera de alta resolução para identificar riscos iminentes de impacto com veículos ou pedestres. Já no Chevrolet Trailblazer 2026, a novidade é a adoção do sistema auxiliar de permanência em faixa nas versões LT, voltada a frotistas, e High Country, de perfil mais sofisticado. Confira os preços:
WT Chassi MT: R$ 243.290
WT cabine simples manual: R$ 253.290
WT cabine dupla manual: R$ 272.890
WT cabine dupla automática: R$ 292.090
Z71: R$ 309.690
LTZ: R$ 319.990
100 Anos: R$ 325.69
High Country: R$ 334.190
Hilux 8ª Geração: a mais vendida – A picape Toyota Hilux 8ª Geração é o automóvel usado mais vendido por meio da OLX entre os carros que completam uma década de lançamento, segundo levantamento da OLX. Foram analisados cinco modelos. O da fabricante japonesa lidera as vendas entre janeiro e maio com 38% de participação. Em segundo está o Jeep Renegade, com 28%; em terceiro o Honda HR-V, com 24%. O quarto lugar é dividido pelo Peugeot 2008 e Renault Oroch, com 5%. “A Hilux teve crescimento de 27% em vendas, enquanto o Jeep Renegade registrou alta de 18% nos cinco primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2024”, comenta Flávio Passos, VP de Autos do Grupo OLX. A oitava geração da Toyota Hilux também lidera na lista de mais procurados, com 52% de participação dentre os automóveis avaliados. O HR-V vem em segundo, com 20% e o Renegade em terceiro, com 19%.
Os SUVs compactos mais valorizados – A Mobiauto, site de vendas de veículos usados, verificou os índices de valorização e desvalorização dos SUVs compactos vendidos no Brasil no último ano. O levantamento se baseou em dados de veículos novos e usados anunciados na plataforma por concessionários, lojistas e vendedores particulares. De acordo com o levantamento, o Hyundai Creta apresentou a maior alta nos preços (9,09%) entre maio de 2024, quando era 0km, e maio de 2025, como seminovo. Na segunda posição da lista, o Honda HR-V apontou valorização média de 5,22% no período. O Fiat Pulse, na terceira colocação, valorizou 3,16%, em média.
O Renault Kardian, lançado em março do ano passado, teve alta de 2,67%. No lado oposto do estudo, o Kia Stonic aparece como o SUV compacto mais desvalorizado no período (-9,24%), seguido pelo Citroën C3 Aircross (-8,14%) e a geração antiga do Peugeot 2008 (-6,84%). A pesquisa avaliou a variação de preços entre maio de 2024, quando os modelos eram 0km, e maio de 2025, após um ano de uso, como seminovos. O preço médio na Tabela Fipe , o histórico e os dados de vendas do modelo no mercado, a quilometragem e a condição geral do veículo anunciado na Mobiauto também foram levados em consideração no estudo.
BYD Song Pro GS ganha mais segurança – Para comemorar a abertura da fábrica de Camaçari, na Bahia, a BYD fez algumas algumas mudanças nos seus dois principais modelos. O Dolphin Mini ganha uma nova cor, mas o que vale é a promoção: a BYD tirou quase R$ 3 mil na versão de 5 lugares, e agora o Dolphin sai de R$ 122.800 por R$ 119.990. Já o Song Pro GS gganhou pacote completo Adas 2 na lista de itens de série, que traz os auxílios à condução controle de velocidade adaptativo; assistência de permanência em faixa; frenagem automática de emergência; e alerta de ponto cego. O Dolphin GS, por sua vez, agora também vem com carregador de celular por indução de 50 W; ajustes elétricos no banco do motorista; rebatimento elétrico dos retrovisores; ajuste de profundidade e mais ajustes de altura do volante; partida inteligente; e vidros com função um-toque para subir e descer.
Carro sustentável com IPI zerado – O Ministério do Desenvolvimento e Indústria, liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, topou para si o anúncio do programa em que veículos compactos com alta eficiência energética-ambiental e fabricados no Brasil terão o IPI zerado. Para ter direito ao IPI zero, o carro sustentável deve atender a quatro requisitos: emitir menos de 83g de CO₂ por quilômetro, conter mais de 80% de materiais recicláveis, ser fabricado no Brasil (com etapas como soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem no país) e se enquadrar em uma das categorias de carro compacto. Há, também, o programa IPI Verde, que reduz alíquotas do IPI para modelos mais leves e econômicos, movidos a energia limpa e que atendam a requisitos de reciclabilidade e segurança veicular. O governo garante que não haverá impacto fiscal, pois as montadoras já investiram R$ 190 bilhões. Boa parte das montadoras já ‘lançaram’ seus carros sustentáveis, dando descontos significativos. Vejam dois exemplos:
Modelo
Preço/tabela
Preço/desconto
Redução
Renault Kwid Zen
R$ 80.690
R$ 67.290
– R$ 13.400
Fiat Mobi Like
R$ 80.990
R$ 67.990
– R$ 13.000
Carro nos EUA? Conheça as diferenças nas regras de trânsito e evite imprevistos – Explorar os Estados Unidos de carro é uma ótima opção. Além de estradas bem sinalizadas e belas paisagens, as rodovias norte-americanas são famosas por sua ótima estrutura. Mas, antes de sair dirigindo estrada afora, é fundamental conhecer as regras locais de trânsito, que por sinal, são bem diferentes do Brasil. O especialista Diego Moralles, fundador e CEO da CFO Auto Group, concessionária e locadora de automóveis nos Estados Unidos, elencou os principais pontos de atenção para evitar multas, pontos na carteira e, claro, acidentes.
Ultrapassagens – Assim como no Brasil, a mão de direção é pela direita, porém as ultrapassagens podem acontecer tanto pela esquerda quanto pela direita nas rodovias, o que exige atenção redobrada, especialmente em vias de várias faixas.
Placas de ‘Stop’- A placa “Stop” significa parada obrigatória total, de pelo menos dois segundos, mesmo que não haja outros veículos. Ignorar isso pode render multa, com valor de US$ 165 na Flórida, por exemplo. Em cruzamentos com quatro ‘Stops’, vale a ordem de chegada: quem pára primeiro, passa primeiro.
Pedestres são preferência – Ao contrário do Brasil, em que muitas vezes atravessar a rua é um desafio, por lá os pedestres são prioridade total. Motoristas devem parar em todas as faixas de travessia sinalizadas, com ou sem semáforo. É obrigatório, sempre que alguém estiver aguardando para atravessar.
Controle rigoroso de velocidade – Independentemente do estado, todas as rodovias são controladas pela polícia rodoviária. É indispensável respeitar os limites impostos pelas sinalizações, pois as punições são rigorosas e podem resultar em multas ou até suspensão da permissão para dirigir.
Zero para álcool – No Brasil, a política de tolerância para álcool e direção é de tolerância zero – o que significa que qualquer quantidade de álcool detectada no organismo de um motorista, mesmo em níveis muito baixos, pode resultar em penalidades. A legislação americana também é rígida em relação a dirigir sob efeito de álcool. Porém, o limite legal geralmente é de 0,08% de álcool no sangue. Mas atenção, em alguns estados qualquer quantidade configura-se como infração grave.
Dicas para aluguel – A CNH brasileira é aceita na maior parte dos estados, mas recomenda-se a permissão internacional para dirigir, a chamada PID, para evitar contratempos. Outro ponto é que, nos EUA, o seguro básico contra terceiros é indispensável. Verifique as coberturas adicionais recomendadas. Se for a sua primeira vez alugando no país, vale priorizar locadoras que oferecem suporte em português e orientação sobre as regras locais. Algumas empresas atuam especialmente junto ao público brasileiro e oferecem esse cuidado extra.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), insiste na ajuda do ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo para obter algum aceno do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a seu favor.
Tarcísio despertou a ira de Eduardo Bolsonaro por ter-se encontrado com o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil Gabriel Bacelar, em busca de um aceno de Trump para não aumentar em 50% as tarifas sobre a importação de produtos brasileiros, sobrtetudo aqueles produzidos em São Paulo.
Eduardo postou nas suas redes sociais que não está disposto a ajudar: “Qualquer tentativa de acordo sem um primeiro passo do regime em direção a uma democracia será interpretado como mais um acordo caracu, pois isso já foi exaustivamente tentado no passado – e os americanos também já conhecem essas histórias.”
“Acordo Caracu” é uma expressão de baixo calão, segundo a qual, por esse acordo, um lado entraria com a cara e, o outro, com o que resta da palavra “caracu”.
Tarcísio acredita que um aceno de Trump seria a melhor forma de neutralizar os ataques dos aliados do governo contra suas manifestações em defesa da decisão do presidente norte-americano pelo tarifaço.
O governador de São Paulo disse a aliados que sua manifestação, na verdade, foi um forma de defender o ex-presidente Jair Bolsonaro dos ataques de Lula e dos petistas que atribuíram a decisão de Trump a uma traição do clã bolsonarista.
Mas, segundo políticos próximos da família do ex-presidente, Eduardo teme inflar o governador paulista antes de seu pais decidir se Tarcísio será mesmo o candidato do grupo à Presidência da República em 2026. Carlos Bolsonaro já disse a amigos que Tarcísio está “indo com muita sede ao pote”.
Eduardo é o mais irritado porque ele próprio acredita que pode vir a ser o nome escolhido pelo pai para concorrer à Presidência.
Mas o governador fez chegar a Bolsonaro que um aceno de Trump, indicando disposição para rever as tarifas em função de um “pedido de São Paulo” — e não do governo brasileiro —, seria fundamental para “blindar toda a oposição” contra os ataques do PT.
Ele próprio tem sido alvo do PT e de aliados do governo federal que passaram a incluí-lo no rol dos “traidores da pátria” que teriam ficado ao lado dos EUA, contra os trabalhadores e a economia do Brasil.
Memes contra o governador proliferaram nas redes sociais, incluindo aquela imagem que ele próprio havia postado vestindo um boné da campanha eleitoral de Trump com o lema do MAGA – Make América Great Again (Faça a América Grande Novamente).
O governador havia publicado na rede social X (antigo Twitter) mensagem criticando o presidente Lula pelo aumento de tarifas. Ele escreveu que Lula “colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado”. Disse Tarcísio logo após o tarifaço:
“Tiveram tempo para prestigiar ditaduras, defender a censura e agredir o maior investidor direto no Brasil. Outros países buscaram a negociação. Não adianta se esconder atrás do Bolsonaro. A responsabilidade é de quem governa. Narrativas não resolverão o problema.”
O líder do governo na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), foi o primeiro a responder: “Como é que um governador de um estado tão importante como São Paulo se coloca contra a democracia brasileira? (…) Se você achava Tarcísio moderado, não pode achar mais. É a extrema-direita golpista (…) ele fica com a bandeira norte-americana enquanto ataca a bandeira brasileira”.
O deputado estadual Izaías Régis (PSDB) participou, na última quinta-feira (10), da agenda institucional da governadora Raquel Lyra (PSD) em Garanhuns, onde foram anunciadas e realizadas diversas entregas nas áreas de habitação, saúde e segurança alimentar. Durante os eventos, o parlamentar, que foi o mais votado da cidade nas últimas eleições para a Alepe, destacou a importância das ações. “Estou muito feliz! Feliz por ver que nossas solicitações estão se tornando realidade. Hoje é um dia histórico para a nossa cidade e para o Agreste Meridional”, afirmou.
Entre os compromissos acompanhados por Izaías, esteve a entrega de 575 títulos de regularização fundiária para famílias dos núcleos Heliópolis e Santa Rosa, garantindo segurança jurídica e dignidade a centenas de moradores. “Essa é uma das maiores vitórias para o povo de Garanhuns. São pais e mães de família que agora podem dizer: essa casa é minha! Lutei muito por essa conquista e agradeço profundamente à governadora Raquel Lyra por atender esse nosso pedido com sensibilidade e agilidade”, disse o deputado. As informações são do portal Garanhuns Notícias.
Na área da saúde, o parlamentar visitou com a comitiva o centro oftalmológico Oftalmo PE, em Heliópolis, e exaltou o avanço que o serviço representa para a população local. “Investir em saúde é cuidar da vida. A Oftalmo PE representa um grande avanço no acesso a exames e consultas oftalmológicas para nosso povo. Fico emocionado em ver que Garanhuns está recebendo atenção especial nessa área tão essencial”, pontuou. Izaías também participou do ato de ampliação do programa Leite para Todos, que combate a desnutrição e fortalece a agricultura familiar.
O deputado ainda destacou outras conquistas recentes articuladas junto ao Governo do Estado, como as obras do Hospital Mestre Dominguinhos, a nova maternidade, a UTI Pediátrica do Hospital Dom Moura e o aguardado IML para o Agreste Meridional. “Essas realizações mostram que Garanhuns está sendo vista, está sendo cuidada”, pontuou. Ao final da agenda, agradeceu à governadora e à vice Priscila Krause e reforçou seu compromisso: “Porque servir a Garanhuns é, acima de tudo, a minha missão de vida.”
Um dos setores que estão exigindo medidas mais imediatas do governo após o anúncio de taxação de 50% pelo governo de Donald Trump a produtos brasileiros é a indústria nacional de aviação, mais especificamente a Embraer. Um dia após a notícia da sobretaxa, na última quarta (9), as ações da companhia chegaram a desabar mais de 8% na Bolsa.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a medida inviabilizaria a exportação de aeronaves aos Estados Unidos. Ele diz que, neste momento, o diálogo é a única medida na mesa.
O anúncio de taxação já está afetando a movimentação nos portos?
O setor do pescado hoje é o mais afetado. Porque as cargas estavam programadas para sair, mas o translado demora em torno de 20 a 25 dias para chegar nos EUA. Então, as mercadorias já teriam taxação a partir do dia 1º [de agosto].
Nós também estamos atentos à indústria nacional de aviação. A Embraer é uma preocupação para nós. Os EUA são um dos grandes compradores de aeronaves — são mais de 1.500 aviões da Embraer que viajam pelos céus americanos. Essa taxação de Trump significa um custo a mais em torno de US$ 9 milhões por avião. Isso claramente inviabiliza a operação. Estamos discutindo internamente para buscar, por meio de diálogo, a construção de alternativas e soluções efetivas.
O que há por trás dessa taxação, na sua visão?
Foi um erro do presidente Trump misturar a relação institucional com a econômica, a relação comercial com a política. Infelizmente, Eduardo Bolsonaro está sendo muito irresponsável com o Brasil. É um desserviço o que os setores oposicionistas estão fazendo. Ficou claro que tem dedo deles. Porque, na hora em que o Eduardo grava um vídeo fazendo exigências, ficam claras as digitais deles. Mas essa não é uma oposição ao governo Lula, é uma oposição ao país, a quem produz. É uma oposição a quem gera emprego, quem gera renda, quem movimenta a economia.
Quais medidas estão na mesa sendo estudadas em reação à sobretaxa?
Ainda não tem nada definido. O que está definido agora é a busca por diálogo com os EUA.
O governo descartou a possibilidade de adotar uma política de reciprocidade?
Isso não foi colocado ainda em discussão séria. O governo agora está aguardando os próximos passos para poder fazer uma reflexão mais objetiva.
E a retaliação via tarifas sobre propriedade intelectual? Está na mesa?
Ainda não. Tem pouco tempo do anúncio, que pegou muita gente de surpresa. Estamos avaliando os próximos passos.
Há uma forte movimentação nos portos brasileiros atualmente. A taxação pode levar à diminuição do fluxo?
Temos que aguardar os próximos 10 dias para fazer uma avaliação mais profunda sobre isso. Mas acredito que vamos continuar crescendo. O setor portuário está vivendo o melhor momento da sua história. Em 2024, tivemos o melhor ano do setor.
Há possibilidade de o leilão no Porto de Santos ser afetado?
Nenhuma, não muda em nada. O leilão do Porto de Santos está preservado. A nossa expectativa é que ele será o maior da história do Brasil.
As regras do leilão, motivo de descontentamentos por retirar da disputa gigantes, podem ser modificadas?
Eu defendo a democratização do processo. Acho que quanto mais players internacionais participando, melhor, porque isso fortalece o Porto de Santos. Entretanto, nós temos que aguardar [o TCU dizer] se vai haver ou não concentração de mercado. A Antaq (Agência Nacional de Aquaviários) diz que sim.
O governador de SP, Tarcísio de Freitas, do seu partido, critica publicamente as regras atuais. Incomoda?
Eu respeito e tenho um excelente diálogo com o governador Tarcísio. Ele tem a posição dele e a Antaq tem a dela, que foi referendada por unanimidade na agência, que tem quadros indicados pelo governo anterior [no qual Tarcísio era ministro da Infraestrutura]. São quadros profundamente competentes, que têm uma posição que temos que respeitar.
RAIO-X
Silvio Serafim Costa Filho, 43 Formado em Administração de Empresas, foi vereador do Recife e deputado estadual de Pernambuco. No Executivo estadual, foi secretário de Turismo e Lazer e secretário de Governo. Destacou-se no Congresso por sua atuação nas áreas de infraestrutura, planejamento e desenvolvimento regional.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assinou R$ 199,9 milhões em contratos com a gigante chinesa LiuGong, entre 2023 e 2024, mostram dados da estatal compilados pela coluna. Ao todo, há 73 acordos fechados com a empresa, que produz equipamentos de construção.
Como a coluna do Tácio Lorran revelou ontem, tanto o Tribunal de Contas da União (TCU) quanto o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) puniram a LiuGong por falsificação de documentos e por fraude em licitação. A empresa foi declarada inidônea e, por isso, não pode participar de pregões do governo federal por 1 ano. Também precisará pagar multa de R$ 2,35 milhões.
Em setembro de 2024, o TCU já havia declarado a empresa como inidônea por 5 anos, mas o ministro Jhonatan de Jesus derrubou a decisão. A virada no caso ocorreu em julho, quando o relator, Walton Alencar Rodrigues, reaplicou a pena, mas a reduziu para 1 ano.
A LiuGong atua no mercado internacional há mais de 65 anos e, hoje, alcança um faturamento bilionário. A companhia chegou ao Brasil em 2008 e fabrica equipamentos no país desde 2015. Parte dos produtos se destina à Codevasf, à qual fornece retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras e pás-carregadeiras.
Questionada pela coluna do Tácio Lorran, a LiuGong disse discordar com a penalidade imposta pelo Dnocs na esfera extrajudicial. Diante desse cenário, tem trabalhado para a imediata adoção das medidas judiciais pertinentes a fim de torná-la sem efeito.
“A LiuGong tem confiança de que sempre agiu nos estritos termos da lei e entende que a interpretação dada no processo administrativo não reflete a realidade dos fatos ocorridos, bem como se afasta da melhor aplicação da legislação vigente”, informou a gigante chinesa.