Bolsonaro venceu nas cidades mais desmatadas da Amazônia no primeiro turno

A sobreposição do mapa de apuração do primeiro turno da disputa para a Presidência com as manchas de desmatamento na Amazônia mostra que Jair Bolsonaro (PL) abriu vantagem sobre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) onde o arco da destruição é mais flagrante.

Na Amazônia Legal, o candidato à reeleição venceu, por exemplo, em 265 municípios que, juntos, concentram 70% das áreas desflorestadas nas últimas três décadas, segundo revela um cruzamento feito a pedido do GLOBO pelo MapBiomas, rede formada por universidades, ONGs e empresas de tecnologia.

O mesmo levantamento revela que o petista, por sua vez, liderou a corrida nos demais 499 municípios da região, onde estão 30% das áreas desmatadas. Para o coordenador do MapBiomas, Tasso Azevedo, há conexão direta entre o resultado da votação e o discurso e a prática do governo Bolsonaro de redução da fiscalização e da punição ao desmatamento ilegal.

— Quando o governo federal reduz ou cancela multas, dá o sinal da impunidade. E, para essa região onde está reinando a ilegalidade, a impunidade é vista como um benefício — conclui Azevedo. — Principalmente no período entre 2004 e 2012, a sinalização do governo era no sentido contrário, de que, se desmatar, não se consegue ter posse da área. Para quem ocupa a terra de forma predatória, há um entendimento equivocado de que o bom é ter no governo quem deixa o desmatamento rolar solto. Mas isso tem impacto: diminui a floresta e as chuvas, e, no futuro, afeta todos nós. Há uma avaliação individualista a curto prazo.

A análise do MapBiomas aponta ainda que, onde Bolsonaro venceu, a perda média de vegetação nativa foi de 19,9% da área municipal nos últimos 35 anos, contra 6,3% nas regiões em que Lula terminou em primeiro lugar.

Ainda nesse cenário, se considerados os dez municípios que tiveram maior incremento do desmatamento em 2021, de acordo com o portal TerraBrasilis, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Bolsonaro suplantou Lula em oito deles. No campeão de floresta derrubada no ano passado, Altamira, no Pará, com perda de 765,53 quilômetros quadrados, o presidente terminou com 57,77% dos votos, contra 36,9% de Lula.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Veja outras postagens

A técnica de enfermagem Maria Santana Pessoa de Carvalho, de 50 anos foi assassinada a facadas por seu marido em casa onde moravam em Chã Grande, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. A morte da enfermeira, de 50 anos, é investigada como feminicídio, segundo a Polícia Civil. O assassino foi preso em flagrante.

O crime aconteceu ontem, no centro da cidade. Testemunhas relataram à polícia que Maria Santana e Rosalvo Jovino da Silva, de 53 anos, seu marido, discutiram e ele a matou em seguida. Ela era servidora pública municipal no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima.

A prefeitura de Chã Grande, publicou uma nota lamentando o ocorrido: “Ao mesmo tempo em que nos dirigimos aos familiares e amigos, que sentem a partida de uma profissional, mãe e amiga, reiteramos nosso desejo de que se faça presente a justiça”, disse em uma rede social.

Após a prisão, o assassino foi levado para a 12ª Delegacia de Vitória de Santo Antão, de lá seguiu para audiência de custódia. O resultado da sessão ainda não foi informado pelo TJ-PE.

Paulista - Boa praça

O ex-deputado federal Gonzaga Patriota recebe hoje o título de cidadão recifense, às 18h, no plenário da Câmara dos Vereadores do Recife. Gonzaga tem mais de 40 anos de atuação na vida pública e fez parte da Assembleia Nacional Constituinte de 1988. A proposta da homenagem foi homologada pela Comissão Executiva da mesa diretora da Casa.

Em seus nove mandatos de Deputado Federal e um de Estadual o Sertão sempre foi sua atenção principal. Mas nunca deixou de focar também na capital pernambucana, com verbas para entidades filantrópicas do Recife, como IMIP, Hospital do Câncer e Fundação Altino Ventura.

Trajetória

Gonzaga Patriota nasceu em 1946, em Sertânia. É graduado em Direito, Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo, com especialização em Ciências Políticas, mestrado em Ciências Políticas e Políticas Públicas e de Governo. É doutor em Direito Civil.

Militou no MDB, PDT e é atualmente filiado ao PSB. Patriota foi também Secretário Nacional de Trânsito e implantou o “Código Nacional de Trânsito”, em 1997. Representou o Brasil em missões oficiais ao exterior por 40 vezes, em diversos países. Também escritor, ele já publicou 47 livros.

Petrolina - Viva a nossa arte

Em sessão do plenário, há pouco, o o Tribunal de Justiça de Pernambuco decidiu criar mais seis vagas de desembargadores, passando o seu colegiado de 52 para 58. Esta medida tem como objetivo atender ao crescente volume de processos que Tribunal vem recebendo

Com a implementação do projeto, duas novas câmaras serão criadas, dedicadas especialmente aos julgamentos de casos envolvendo violência contra mulheres, crianças e adolescentes, além de questões de sucessões. A necessidade dessa expansão reflete o aumento significativo no número de processos, que subiu de 43.777 em 2020 para 47.263 em 2023. O projeto agora aguarda a análise e aprovação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Ipojuca - Minha rua top

Do G1 Caruaru

Na manhã de ontem, a Polícia Civil de Pernambuco cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência do Vice-Prefeito de Catende, Antônio Luiz Colaço Lira, conhecido na cidade como Tonho do Egito.

A Ordem Judicial foi expedida pela justiça após a exibição de um vídeo nas redes sociais onde o político aparece com uma de fogo e efetua atira várias vezes em uma parede, no interior da residência. Ao todo, seis tiros foram disparados contra a parede. Enquanto atira, Antonio chega a perguntar para a câmera “Mais ou tá bom?” e ri.

A ação policial aconteceu por volta das 6h, mas Antônio do Egito e a arma usada no vídeo não foram localizados. Após o cumprimento do mandado, a Polícia Civil dará seguimento as investigações.

O portão do G1 entrou em contato com a Prefeitura de Catende, e a prefeita Graça Maria disse que lamenta a situação e não compactua com qualquer ação dessa natureza. E disse também que as atitudes do vice não condizem com a forma dela de gerir o município.

Ipojuca - Minha rua top

No último domingo, Caruaru recebeu o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e a presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros. A visita, que ocorreu durante a famosa festa de São João da cidade, foi acompanhada pelo prefeito Rodrigo Pinheiro. Juntos, eles puderam observar a grandiosidade e o impacto cultural da celebração.

O São João de Caruaru é mais do que um evento que impulsiona a economia de diversos setores locais. Com uma expectativa de movimentação econômica superior a R$ 670 milhões este ano, o evento beneficia o turismo, o comércio e a gastronomia, reforçando sua relevância cultural e econômica para a cidade.

Durante a visita, Rodrigo Pinheiro enfatizou a importância do São João para Caruaru. “Estamos mostrando ao Brasil a força do nosso São João, que, além de celebrar nossa cultura, promove um aquecimento expressivo na economia local. É uma honra receber o ministro França e a presidenta Tarciana e compartilhar com eles o impacto positivo que esta festa traz para a nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

Já o ministro expressou seu encanto pela festa e reconheceu o potencial empreendedor da região. “Eu já vim a Caruaru outras vezes, mas nunca durante a festa de São João. É impressionante ver a animação das pessoas, mesmo sabendo que amanhã cedo muitos vão trabalhar. Além disso, a festa gera uma economia significativa para a cidade. Vi várias pessoas vendendo e, para muitos, isso representa dois ou três meses de negócios. Pernambuco é um verdadeiro oásis do empreendedorismo, e estou aqui a pedido do presidente Lula para organizar e ajudar os pequenos empreendedores a fazerem mais”, afirmou.

França se comprometeu a apoiar os pequenos empreendedores locais, reiterando o compromisso do governo federal com o desenvolvimento econômico da cidade.

Serra Talhada - Saúde

Moradores da Zona Rural de Olinda, no bairro de Ouro Preto, se cansaram do descaso do governo estadual e se queixaram da obra que deveria ter sido finalizada em abril do ano passado e a única coisa que foi feita até agora foi a placa que colocaram lá.

A rua, que é uma das principais vias de acesso do bairro, está completamente esburacada e em tempos chuvosos, como o que estamos enfrentando por agora, o que é já extremamente dificultoso para os motoristas, se torna impossível o acesso.

A obra está orçada em mais de R$3,5 milhões, mas pouco se vê, de acordo com os moradores, algum adiantamento dela. O prejuízo já pode ser visto com alguns moradores tendo que alugar ou vender suas casas, já o acesso para a localidade é praticamente inviável, interrompendo até mesmo o funcionamento do comércio local.

Vitória Reconstrução da Praça

Durante um evento público em Palmeirina, o deputado federal Augusto Coutinho fez um discurso acalorado onde acusou a prefeita Delegada Thatianne Macêdo de traição política. Coutinho, reconhecido por sua atuação em favor do município, sentiu-se traído pela prefeita. A acusação foi feita na comemoração do aniversário do ex-prefeito Eudson Catão, que teve grande participação da população e apoio aos comentários do deputado.

Ocorreu na noite desse sábado, o lançamento oficial da candidatura de Ademir Alves (MDB) em Bonito. O evento, apesar da chuva, teve uma participação significativa de apoiadores do medebista.

Estiveram presentes várias personalidades políticas, dentre elas a deputada federal Iza Arruda (MDB) e Aristeu Plácido, chefe de gabinete do senador Fernando Dueira, que por motivos de agenda não pode comparecer.

O clima dentro do Bonito Plaza Hotel era de muita confiança e entusiasmo para os apoiadores de Ademir que através do slogan “Atitude muda tudo!”, pretende alavancar o desenvolvimento da cidade.

Hoje, minha corridinha de 8 km na Jaqueira, no Recife, foi em companhia de uma lenda do futebol pernambucano: João José Venceslau, o “Cuíca”, um dos maiores craques do Santa Cruz nos anos 70.

Garoto em Afogados da Ingazeira, tricolor de coração e histórico, herança do meu pai Gastão Cerquinha, acompanhei a trajetória de Cuica pelo rádio. No meu Sertão, TV era do mundo das galáxias no tempo da escuridão. Energia? Só até às 22 horas, horário que o motor-gerador, uma geringonça, era desligado.

Por isso, nunca vi Cuica jogando, nem em campo nem pela TV. Mas pelo meu time de botão, assim como nos jogos da vida, ele fazia gols emocionantes, driblava como Garrincha.

Cuica foi meu ídolo, um ícone do Santa Cruz. Nasceu em Recife no dia 13 de outubro de 1947 e ingressou no futebol em 1963, através de um time amador do bairro do Zumbi.

Em 1964, passou para as categorias de base do Santa Cruz sendo campeão juvenil, no ano seguinte, e bicampeão de aspirantes entre 1966 e 1967. Pelo time profissional do Santa Cruz, foi tetracampeão jogando até 1973, quando passou no vestibular de Educação Física e largou a equipe Coral.

Cuíca jogou, ainda, uma temporada pelo América, onde encerrou sua carreira. Entre os seus grandes feitos no Santinha, marcou um dos gols da final do pernambucano de 1970 e em 1971 fez o gol do título do Santa, entrando para a história como o herói da final.

As duas grandes conquistas foram em cima do Sport. Após encerrar a carreira de atleta, Cuíca atuou por vários anos como árbitro de futebol. Hoje, na Jaqueira, faz sua caminhada diária ao lado de um grupo que, no passado, também vibrou com seus gols, seus dribles, com uma categoria invejável.

Viva Cuica!

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, com a maioria dos votos, na última sexta, aceitar em parte uma queixa-crime iniciada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em face do deputado federal André Janones (Avante-MG).

Bolsonaro havia apresentado uma queixa contra Janones por este ter feito publicações que o chamavam de “ladrão de joias”, “miliciano”, “bandido fujão” e o acusavam de ser responsável por “milhares de mortes na pandemia” de Covid-19.

A ministra Cármen Lúcia votou favoravelmente à denúncia em parte, descartando a acusação de calúnia, mas mantendo a de injúria. Anteriormente, em abril, a Procuradoria-Geral da República (PGR) havia sugerido que a queixa de Bolsonaro contra Janones fosse aceita na sua totalidade.

O voto de Cármen Lúcia foi endossado pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Nunes Marques, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. Por outro lado, os ministros Cristiano Zanin, Dias Toffoli e André Mendonça se posicionaram contra a aceitação da queixa.

Do Portal Folha de Pernambuco

Começa na manhã de hoje o bloqueio parcial da ponte da avenida Fagundes Varela, localizada no bairro de Jardim Atlântico, Olinda, na Região Metropolitana do Recife. 

Segundo a Prefeitura de Olinda, a estrutura, instalada sob o canal do Fragoso, ficará parcialmente bloqueada para correção e manutenção do pavimento. 

A obra teria início no último sábado (15), mas foi adiada em razão das fortes chuvas que caíram sobre cidade no dia.

A circulação dos veículos durante os cinco dias em que a realização da obra está prevista será feita da seguinte forma:

– Veículos oriundos de Jardim Atlântico e arredores poderão seguir pela ponte da Fagundes Varela para alcançar a praça Pedro Jorge;

– Já os carros e demais veículos que pretendem acessar o bairro deverão usar a ponte da avenida Aluísio Azevedo, a via paralela à Fagundes Varela.

“Agentes de trânsito estarão presentes para auxiliar e monitorar a circulação de veículos durante a interdição”, destacou a gestão municipal, por meio de nota.

A obra é de responsabilidade da Companhia Estadual de Habitação (Cehab). “A empresa contratada está avaliando a condição do dano no pavimento para reduzir o tempo de obra e os transtornos à população”, informou a prefeitura.

Dedico este artigo ao meu colega o genial Machado de Assis, o maior escritor da língua portuguesa

José Adalbertovsky Ribeiro, periodista, escritor e quase poeta

MONTANHAS DA JAQUEIRA – “Simão Pedro, filho de João, tu me amas?” “Sim, Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que eu te amo”. A pergunta foi feita três vezes e houve sempre a mesma resposta. Este foi o sinal da fidelidade do apóstolo Pedro ao Cristo Senhor. Os rebanhos estavam insurrectos. Havia ovelhas rebeldes, ovelhas pacíficas, ovelhas sofridas, ovelhas negras, ovelhas vermelhas, comunistas, conservadoras, lobos fantasiados de cordeiro, ovelhas de bom coração, ovelhas desgarradas, ovelhas sem pé nem cabeça.

“Então, pastoreie os meus rebanhos. Apascentai as minhas ovelhas”, disse o Senhor. Apascentai os nossos rebanhos, em nome de Jesus, Maria e José, em nome de Simão Pedro e de João.

O genial Machado de Assis, reflexo nas letras da beleza sublime do seu irmão São Francisco de Assis, escreveu o romance “O Alienista”, sobre os abismos da loucura. Seguinte: filho pródigo da vila de Itaguaí formado em Medicina na Metrópole, o Dr. Simão Bacamarte voltou à terra natal para pesquisar os mistérios da alma humana e da loucura. Construiu o hospício da Casa Verde para internar os loucos e com parafusos frouxos. Casou-se com uma mulher horrorosa para não deixar-se envolver pelos encantos femininos e dedicar-se em tempo integral às pesquisas sobre a mente humana. Numa noite de lua cheia, recolheu como dementes uns boêmios apaixonados que faziam serenatas para as mariposas solitárias.
Machado também é o inventor do Emplastro Brás Cubas, um medicamento sublime capaz de aliviar as dores da melancólica humanidade.

Dia após dia, novos lunáticos eram recolhidos ao hospício da Casa Verde: os doidos mansos, os furiosos, políticos panfletários, intelectuais, jornalistas, beletristas, poetas, padres, professores, sempre em nome da sanidade mental da freguesia de Itaguaí. Os suspeitos de serem doidos eram presos para averiguação e interrogatório. A cidade vivia em clima de pânico e de medo.

Até que os protestos chegaram à Câmara Municipal e o presidente fez um discurso de protesto. Alguns vereadores aplaudiram. O alienista Simão Bacamarte determinou que os vereadores revoltosos fossem recolhidos à Casa Verde, por razões de insanidade mental. Os vereadores se rebelaram. Cada dia mais sábio, o Doutor Simão Bacamarte diagnosticou a todos como portadores da síndrome da demência em alto grau. Aconteceu o protesto dos Canjicas, pois era tempo de milho verde. A revolta popular se tornou incontrolável.

Para encurtar a história, um barbeiro propôs que a Casa Verde fosse demolida. Calma! A assembleia geral aprovou um gesto de benevolência ao Doutor Simão Bacamarte, para exonera-lo do ofício de julgador excelso de loucuras e a liberação de todos os presos políticos, ou seja, de todos os pacientes. Espírito magnânimo, o Doutor Bacamarte curvou-se à decisão do colegiado. Escravo da ciência, o Doutor Simão Bacamarte decidiu, monocraticamente, internar-se no manicômio da Casa Verde para estudar sua própria loucura.

O reino de Itaguaí já está pacificado. Falta pacificar este reino de Pindorama, o nosso vale de radicalizações, de revanchismos, de vinganças, de perseguições, de abominações e de lágrimas.