Na próximo dia 11 de agosto, celebra-se o aniversário da fundação dos cursos jurídicos no Brasil, instituídos em 1827 nas cidades de São Paulo e Olinda (PE). Em alusão à data, a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (FDR/UFPE) e o Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) se unem como parceiros no lançamento do ‘Projeto 200 Anos da Faculdade de Direito’, que prevê uma série de atividades comemorativas progressivas. O evento acontecerá no Salão Nobre da Casa de Joaquim Nabuco, a partir das 18h30, com a presença de convidados.
O Projeto 200 Anos da Fundação de Direito tem como objetivo promover ações que conduzam ao bicentenário da instituição, ressaltando a importância histórica e a tradição da Faculdade de Direito do Recife no cenário jurídico, tanto em nível local quanto nacional.
Leia maisDurante o evento, o diretor da instituição, professor Torquato de Castro Júnior, e a presidente do IAP, Érika Ferraz (foto), anunciarão uma novidade: a reinstalação da sede do IAP nas dependências da Faculdade, cujos trâmites já estão em andamento. O Instituto já funcionou no local por um longo período, antes de se transferir para sua sede atual.
“Formalizaremos o retorno da sede do IAP para a Faculdade de Direito, num movimento de retorno às origens. Que seja bem-vinda de volta”, destaca Torquato. “Temos uma história maravilhosa, pontuada de parcerias, e essa decisão se constitui em um marco simbólico que reforça os laços entre a advocacia pernambucana e a tradição jurídica do Estado”, acrescenta Érika.
Ela ressalta ainda que “são 174 anos de tradição e atividades do IAP, fundado em 11 de maio de 1851, o segundo instituto mais antigo do país, precedido apenas pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), em São Paulo. O IAP permanece ativo e comprometido com os avanços da categoria, tendo um papel importante no debate sobre valores e princípios constitucionais”. O Instituto dos Advogados de Pernambuco é uma associação civil sem fins lucrativos.
Leia menosPor Patrícia Raposo – Folha de Pernambuco
O presidente do Sindaçúcar-PE e da NovaBio, Renato Cunha, classificou como grave a decisão do governo norte-americano de impor uma tarifa de 50% sobre o açúcar importado, medida anunciada nesta quarta-feira (30) por Donald Trump. A medida atinge diretamente a cota brasileira, com impactos severos na economia do Norte e Nordeste.
Segundo Cunha, a nova alíquota representa uma quebra de previsibilidade num comércio tradicionalmente regido por regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). “Essa cota é amparada por lei brasileira desde 1996 e distribuída pelo Ministério da Agricultura entre os produtores do Norte e Nordeste. Representa mais de R$ 1 bilhão de faturamento para a região”, afirmou. O Brasil exporta cerca de 150 mil toneladas de açúcar dentro da cota, que pode chegar a 220 mil toneladas quando outros países não conseguem cumprir seus compromissos. Atualmente, 39 países participam dessa divisão.
Leia maisO impacto da tarifa é direto: até 2023, o imposto era zero. Em abril de 2024 subiu para 10%, e agora chega a 50%. Fora da cota, a tarifa pode chegar a 90%, o que praticamente inviabiliza as exportações. “Essa cota tem liquidez e é valorizada no mercado. Com o novo imposto, o modelo de negócios fica comprometido e desestimula os embarques, que tradicionalmente ocorrem pelo Terminal Açucareiro de Recife”, explicou.
Cunha destacou ainda que a produção do Nordeste supera 3,8 milhões de toneladas de açúcar por safra, sendo a cota apenas uma fração simbólica, mas estratégica. “Ela assegura emprego e renda em mais de 250 municípios e gera até 260 mil postos de trabalho. Não é só economia, é estabilidade social.”
A medida dos EUA foi classificada como política e sem justificativas técnicas. “Faltou consideração. Não houve negociação. Pegou todos de surpresa. Até o parlamento americano reconhece que não se tratou de uma questão comercial”, afirmou Cunha, que acompanhou a missão de senadores brasileiros a Washington na tentativa de reverter a decisão.
Os senadores brasileiros, com apoio técnico da NovaBio, se reuniram com oito parlamentares norte-americanos, inclusive republicanos, para defender a suspensão ou flexibilização da medida. Mas o anúncio oficial manteve o tarifaço, que entra em vigor na próxima semana.
Cunha disse que agora o setor vai analisar o cenário e finalizou alertando para os efeitos econômicos e geopolíticos. “Os Estados Unidos não são autossuficientes em açúcar. Precisam importar pelo menos 1,5 milhão de toneladas. Vamos ver como vão recompor seus estoques. E, se foi uma decisão emergencial, esperamos que seja revista o quanto antes”.
Leia menosPor Rudolfo Lago – Correio da Manhã
“Minha especialidade é anestesia”. Com seu peculiar senso de humor, o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin resumiu com maestria na manhã de quinta-feira (31) no programa de Ana Maria Braga o que ele fez para mitigar os efeitos do tarifaço ameaçado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na economia brasileira.
Alckmin agiu para diminuir a dor que a sobretaxação provocaria em todos os brasileiros. E é inegável que teve sucesso. Com as quase 700 exceções na lista, a intensidade do tarifaço foi fortemente atenuada. A forma como o dr. Alckmin agiu para anestesiar a sobretaxa ameaçada por Trump foi antecipada aqui no Correio Político, na coluna do dia 25 de julho com a ajuda dos empresários.
Leia maisOs instrumentadores do vice-presidente na sala de cirurgia foram os empresários, do Brasil e dos Estados Unidos. Nas últimas semanas, Alckmin reuniu-se com mais de cem empresários ou associações que os representam, tanto brasileiros como norte-americanos.
Diante do fechamento de qualquer canal político ou diplomático, Alckmin apostou na pressão feita pelo setor privado. Por uma razão clara: se Trump sobretaxasse todos os produtos que o Brasil exporta para os EUA, o prejuízo não seria somente para o Brasil.
A indústria aeronáutica é o melhor exemplo do estrago que um tarifaço total provocaria aos EUA. Os aviões da Embraer dominam completamente a aviação doméstica regional do país. Algumas linhas que operam em aeroportos menores exigem que as aeronaves tenham, no máximo, 39 toneladas. E são poucos os aviões no mundo com número maior de assentos com essa característica. A linha E1 da Embraer a tem. Por conta disso, a SkyWest, que opera mais de 2,5 mil voos diários, tem 265 aviões E175, da Embraer. É mais da metade da sua frota, de 502 aeronaves. Ainda que não comprasse novos aviões, a SkyWest teria de comprar peças.
Tais peças ficariam mais caras. E, naturalmente, a empresa repassaria o custo maior aos consumidores. As passagens ficariam mais caras. E se a linha E1 é boa para esse tipo de voo, novos aviões seriam comprados. De fato: já havia 181 pedidos novos de companhias dos EUA.
Os eventuais prejuízos não parariam aí. Não é toda a linha de montagem da Embraer que fica na sua sede, em São José dos Campos (SP). Parte da produção dos aviões é feita nos EUA. Com funcionários dos EUA. Que ganham salário e consomem nos EUA.
Ou seja, no extremo, o tarifaço poderia levar a demissões nos próprios Estados Unidos. Raciocínio semelhante vale para a cadeia do suco de laranja. Praticamente ninguém no país de Trump pega uma laranja e espreme na cozinha para tomar o suco.
O suco é industrializado. Então, a laranja faz parte de uma cadeia produtiva que envolve milhares de pessoas. Seja de uma empresa grande como a Coca-Cola ou de fabricantes menores da bebida. Assim, aplicou-se a anestesia também no país de Trump. Só uma picadinha.
Leia menosO ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, hoje, que a Corte não irá se “envergar a ameaças covardes e infrutíferas” e que pretende ignorar as sanções aplicadas contra ele pelo governo dos Estados Unidos.
“As ações prosseguirão. O rito processual do STF não se adiantará, não se atrasará. O rito processual do STF irá ignorar as sanções praticadas. Esse relator vai ignorar as sanções que lhe foram aplicadas e continuar trabalhando, como vem fazendo, no plenário, na Primeira Turma, sempre de forma colegiada”, disse Moraes.
Leia maisEle prosseguiu: “Esta Corte vem e continuará realizando sua missão constitucional. Em especial, neste segundo semestre, realizará os julgamentos e as conclusões dos quatro núcleos das importantes ações penais relacionadas à tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro”.
Moraes fez o pronunciamento durante a cerimônia de abertura do semestre do Judiciário, após o recesso. Esta é a primeira fala pública do ministro após ser incluído na lista de sancionados pela Lei Magnitsky, norma do governo dos EUA para punir estrangeiros.
“Acham que estão lidando com pessoas da laia deles. Acham que estão falando também com milicianos. Mas não estão, estão falando com ministros da Suprema Corte brasileira”, disse Moraes.
Antes disso, o ministro agradeceu as palavras do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e do decano Gilmar Mendes em defesa dele – diante das sanções impostas pelos Estados Unidos.
Leia menosDiário de Pernambuco
A Prefeitura de Bom Conselho, no Agreste pernambucano, confirmou, ontem, que o incêndio que destruiu 16 veículos em um galpão municipal, na madrugada de 20 de junho, foi provocado de forma intencional. A informação consta em laudo técnico elaborado pela Polícia Científica de Pernambuco, que caracteriza o episódio como um ato criminoso.
Segundo o documento, assinado pelo perito criminal Kleber Rosalvo Alencar Cardoso, o fogo teve múltiplos focos distintos e independentes, o que descarta a hipótese de acidente. “O incêndio analisado apresenta características predominantes de ação criminosa em face da existência de origens distintas e independentes entre si”, aponta o laudo.
Leia maisO sinistro ocorreu por volta das 3h da manhã, na garagem da prefeitura. No total, foram destruídos 16 veículos, entre ônibus escolares, caminhões e tratores, 13 deles estavam estacionados a uma distância inferior a um metro uns dos outros, o que contribuiu para a propagação rápida das chamas. Dois ônibus escolares estavam afastados do grupo principal e também foram consumidos pelo fogo, sem que houvesse uma “ponte térmica” natural entre eles e os demais. Isso reforçou a conclusão da perícia de que o incêndio foi provocado de forma deliberada.
As investigações iniciais indicaram que as chamas teriam começado em um caminhão de transporte de merenda escolar, estacionado no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conteve o fogo. No entanto, o calor intenso e a rápida propagação impediram que os veículos fossem salvos. A Polícia Militar isolou a área e a Polícia Civil iniciou os trabalhos investigativos ainda no dia do ocorrido.
Imagens de drone, divulgadas nas redes sociais da Prefeitura de Bom Conselho, mostraram a extensão dos danos e as carcaças dos veículos carbonizados. No local, havia câmeras de videomonitoramento, cujas imagens estão sendo analisadas.
De acordo com a perícia, o local não estava preservado quando os técnicos chegaram, já que o combate às chamas alterou vestígios importantes. Ainda assim, os peritos puderam constatar que não havia fonte elétrica nos pontos onde os veículos estavam estacionados e não foi identificada nenhuma ignição acidental. O relatório também descartou que a queima tenha sido causada por propagação natural do fogo, inclusive com influência do vento.
Em nota oficial, a Prefeitura lamentou os prejuízos ao patrimônio público e os impactos diretos sobre os serviços prestados à população. “O fato também é compreendido pela administração como um ataque ao trabalho sério que vem sendo realizado ao longo destes sete meses. Por esta razão, repudia com veemência o ato criminoso e agradece à Polícia Civil pela investigação conduzida de forma técnica e rigorosa”, afirmou a gestão municipal.
O laudo não estimou o valor do prejuízo financeiro causado pelo incêndio. A administração municipal também não detalhou como será feita a recomposição da frota destruída. No entanto, informou que continuará acompanhando de perto os desdobramentos da investigação e que não medirá esforços para que os responsáveis pelo crime sejam identificados e responsabilizados.
Leia menosHoje e amanhã, Itaíba se transforma em referência regional de cuidado com a saúde pública. A Praça Coronel Francisco Martins foi tomada por uma grande estrutura montada especialmente para o projeto “Saúde em Dia”, uma iniciativa da Prefeitura de Itaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciada na última quinta-feira, que tem como foco principal aproximar os serviços de saúde da população e reduzir as filas de espera do SUS.
Durante três dias, uma verdadeira força-tarefa de profissionais vai atender centenas de pessoas com consultas especializadas nas áreas de Ortopedia, Ginecologia, Vascular, Neurologia e Neuropsiquiatria. A grande novidade foi a chegada da Carreta da Saúde, equipada com tecnologia de ponta para a realização de exames como endoscopia, ecocardiograma, MAPA 24h, holter e diversos tipos de ultrassonografias. As informações são do portal A Folha das Cidades.
Leia mais“O Saúde em Dia é um esforço coletivo para garantir que os serviços de saúde cheguem a todos os cantos de Itaíba. Nosso objetivo é reduzir filas, oferecer atendimento de qualidade e, acima de tudo, cuidar das pessoas com dignidade. Durante esses dias, estamos oferecendo consultas especializadas, exames, vacinação e diversos serviços gratuitos, aproximando ainda mais a saúde da população. É Itaíba no caminho certo, com compromisso e responsabilidade social”, disse a Secretária de Saúde, Bruna Brito.
Além dos atendimentos especializados, a população conta com:
A ação foi acompanhada de perto por autoridades e lideranças políticas locais, entre elas o prefeito Pedro Pilota, a ex-prefeita e atual liderança política Regina da Saúde, vereadores, secretários municipais e servidores da saúde. Em seu discurso durante a abertura, o prefeito destacou o compromisso de sua gestão com o bem-estar da população. “O Saúde em Dia é mais que um mutirão: é o reflexo de uma gestão que cuida, aproxima e valoriza as pessoas. Em Itaíba, saúde pública tem nome, tem rosto, tem compromisso”, afirmou Pedro Pilota.
O “Saúde em Dia” reforça o modelo de gestão de Itaíba: acessível, eficiente e comprometido com a vida das pessoas. E mais do que uma ação pontual, é um símbolo de respeito ao direito à saúde de qualidade para todos.
Leia menosA nova gestão da Prefeitura de Goiana, sob o comando do prefeito Marcílio Régio, completa, hoje, o seu primeiro mês à frente do Executivo municipal. Eleito na eleição suplementar com o compromisso de reorganizar a máquina pública e retomar os serviços essenciais, Marcílio priorizou, nesses primeiros 30 dias, o diálogo com a população, promoveu articulação política e acelerou a execução de obras em áreas estratégicas como saúde e educação.
O prefeito reorganizou o quadro de secretários e definiu prioridades de curto prazo. Participou de reuniões com vereadores, realizou visitas técnicas e esteve presente em eventos institucionais, demonstrando uma gestão pautada na escuta, na ação e na prestação de contas. A administração também notificou empresas terceirizadas após auditoria do TCE-PE apontar falhas na execução dos contratos.
Leia maisNeste primeiro mês, a Prefeitura reforçou o protagonismo político e econômico de Goiana no cenário estadual e nacional. O prefeito recebeu em seu gabinete o deputado federal Mendonça Filho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e a senadora Teresa Leitão. Esses encontros resultaram na captação de recursos por meio de emendas parlamentares para projetos estratégicos ao desenvolvimento da cidade.
Marcílio tem imprimido um ritmo intenso de trabalho. Logo nos primeiros dias, determinou a retomada de obras paralisadas na sede e nos distritos. Anunciou a instalação de um novo Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco e o fim do rodízio de água na cidade. “Nesses primeiros 30 dias, mostramos que é possível governar com seriedade, ação e respeito às pessoas. Nosso compromisso é com Goiana. Ainda temos muito a fazer, mas já começamos a entregar resultados para a população”, declarou o prefeito.
Uma das primeiras medidas da nova gestão foi restabelecer serviços que estavam descontinuados, como a Caravana da Saúde, que leva consultas, exames e ações de prevenção para mais perto das comunidades. Em parceria com a AMESG/FADIMAB, o município está oferecendo 500 vagas em nove cursos de graduação, com vestibular já aberto, ampliando o acesso ao ensino superior para os jovens goianenses.
Goiana também foi escolhida para a implantação do programa federal “Arroz da Gente”, que visa combater a insegurança alimentar. Com apoio da Prefeitura, artesãos do município participaram da 25ª edição da Fenearte, levando a riqueza cultural de Goiana ao maior evento de artesanato da América Latina. Marcílio ainda anunciou parcerias com o SESC nas áreas de cultura, educação e esporte, fortalecendo a rede de apoio social por meio de iniciativas conjuntas.
Leia menosEm Igarassu, a ciência saiu dos livros e ganhou forma nas mãos de estudantes da Escola Evangelina Delgado de Albuquerque. Após projetarem, construírem e lançarem seus próprios foguetes feitos com garrafas PET, papelão, contrapesos e fita adesiva, os alunos foram selecionados para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
Para garantir segurança e precisão nos lançamentos, os próprios estudantes desenvolveram um lançador automatizado com microcontroladores. Mais de dez foguetes foram testados no campo da escola, e os que atingiram as maiores distâncias definiram os três representantes da etapa nacional: Albert Rafael e Edelly Nayane, do 8º ano, e Olavo Cândido, do 7º ano.
Leia mais“Eu nunca pensei que um foguete feito com garrafa PET pudesse me levar tão longe. Agora é sério: quero ser engenheiro aeroespacial”, diz Albert, de 13 anos. Edelly, um ano mais velha, conta como foi o preparo: “Construímos o lançador, automatizamos o botão de disparo, testamos os ângulos… Tudo foi planejado. Quando soube que ia para o Rio, chorei de emoção.” Olavo, o mais novo, completa: “Quero mostrar que a gente de escola pública também pode chegar lá.”
Sistema de ensino leva tecnologia prática às escolas públicas
A atividade faz parte do Laboratório 7.0, desenvolvido pela Dulino, sistema de ensino que atua em redes públicas e leva a tecnologia para a sala de aula como ponto de partida para que os alunos desenvolvam soluções, construam projetos e vejam suas ideias ganharem forma.
“A ideia é incentivar o pensamento crítico e a resolução de problemas de forma criativa. Nossos estudantes são desafiados a planejar, construir e testar suas próprias ideias, e o lançamento de foguetes é uma dessas experiências transformadoras”, explica Cibele Reis, coordenadora do laboratório.
A Jornada de Foguetes acontece de 6 a 11 de novembro, no Rio de Janeiro, e reunirá equipes de todo o país. Para os jovens de Igarassu, a classificação já é motivo de celebração. Afinal, essa conquista mostra que, com um olhar atento para os alunos e investimentos bem direcionados, é possível levar a educação pública muito mais longe.
A Dulino, que atua em diversas cidades do Nordeste e do Brasil, desenvolve soluções pedagógicas que aproximam os conteúdos escolares da realidade dos alunos. A conquista dos estudantes de Igarassu reforça o impacto dessa proposta e mostra que, com o apoio certo, a escola pública se transforma em um ambiente fértil para o surgimento de mentes brilhantes.
Gestão municipal aposta em inovação para transformar a aprendizagem
Os avanços na educação de Igarassu vêm sendo impulsionados por decisões estratégicas da gestão municipal. A prefeitura adotou o sistema Dulino em toda a rede, com foco na inserção de tecnologia, cultura maker e metodologias ativas no ensino.
À frente da iniciativa, a prefeita Elcione Ramos, professora de formação, tem priorizado políticas que fortalecem o vínculo entre teoria e prática, ampliam o engajamento dos alunos e criam um ambiente mais propício à aprendizagem. A experiência da rede mostra que, com planejamento e investimento certo, inovação e ensino público podem caminhar lado a lado.
Leia menosO prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, marcou presença nas últimas terça e quarta-feira, no seminário promovido pela Associação Nacional de Cidades Inteligentes (ANCITI), em Brasília, onde compartilhou as iniciativas inovadoras que estão transformando a gestão pública do município. Com uma abordagem visionária, Cabral enfatizou o compromisso de sua administração com a modernidade, eficiência e resultados concretos para a população.
Durante sua participação em um painel sobre o tema, o prefeito destacou o Cabo Conectado, um dos programas mais ousados do Nordeste em transformação digital. Essa iniciativa pioneira visa redesenhar a comunicação entre a prefeitura e os cidadãos, digitalizando processos internos, eliminando o uso de papel e garantindo o rastreamento de demandas em tempo real.
Além disso, Lula Cabral ressaltou investimentos em mobilidade urbana, com a implantação de semáforos inteligentes 100% LED, e avanços na segurança, com um novo sistema de videomonitoramento que utiliza inteligência artificial para análise preditiva e combate à criminalidade.
Lula Cabral reiterou que a tecnologia não é um fim em si mesma, mas uma ferramenta para facilitar a vida dos cidadãos. “Em breve, os moradores do Cabo poderão interagir com a prefeitura diretamente pelo WhatsApp, com suporte de inteligência artificial para solicitar serviços, tirar dúvidas e acompanhar suas demandas. Essa visão de governança digital, que coloca o cidadão no centro das ações, está transformando nossa cidade em um modelo de gestão pública inovadora e eficiente, alinhado aos princípios de cidades mais inclusivas e sustentáveis”, destacou o prefeito.
Leia menosUm homem explodiu o sacrário da Paróquia Santo Estanislau, na localidade de Paraguaçu, em Itaiópolis (SC). O caso ocorreu na última quarta-feira (30) e as imagens foram registradas por uma câmera de segurança. As informações são do portal CNN.
Nas imagens é possível ver o momento em que o homem deixa o explosivo aceso no sacrário e se afasta, antes que a explosão acontecesse. A igreja histórica é tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Leia maisO delegado Cassiano Tiburski descreveu o caso como “atentado terrorista.” Ele afirmou que o autor deve responder pelos crimes de vilipêndio de objeto religioso e dano qualificado. De acordo com Cassiano, a ação não provocou danos graves e ninguém ficou ferido.
A Polícia Civil de Santa Catarina está investigando o caso. “As consequências danosas materiais não foram grandes, mas o que isso representa é muito grave e a polícia está desprendendo todos os esforços para esclarecer esse crime e responsabilizar o autor”, afirmou Cassiano.
Leia menosO Sextou de hoje recebe o cantor, compositor e sanfoneiro Novinho da Paraíba, que acaba de lançar o álbum “Novinho da Paraíba canta Roberto Carlos”, transformando em forró pé‑de‑serra grandes sucessos do Rei, como “Outra Vez”, “Amor Perfeito” e “Ciúme de Você”. Clique no link abaixo e ouça a chamada do programa:
O Sextou vai ao ar das 18 às 19 horas pela Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 40 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no link do Frente a Frente em destaque acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste na play store.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos, divulgaram, há pouco, a destinação de recursos importantes para o município. São investimentos para a saúde e em obras de asfalto em mais de 30 ruas de Pesqueira.
Segundo Silvio, os recursos vão transformar diretamente a vida das pessoas. “Seguimos trabalhando muito, ao lado do presidente Lula, para levar mais obras para Pernambuco e para o Brasil”, disse o ministro. Confira!