O pré-candidato à Prefeitura de Olinda Antônio Campos protocolou, hoje, junto ao Tribunal de Contas do Estado, uma solicitação de auditoria contábil para investigação das contas da gestão do atual prefeito, Professor Lupércio. Ao entregar a solicitação ao presidente do TCE, Valdecir Pascoal, o mesmo designou o conselheiro Ranilson Ramos como relator do caso. Confira abaixo o artigo enviado por Campos.
“Hoje, protocolamos representações para abertura de auditoria contábil especial, perante o presidente do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público de Contas.
Leia maisÉ grande o desequilíbrio financeiro de Olinda. Todo dia, tal desequilíbrio se mostra através de atrasos de salários, atrasos nos convênios, como o do Hospital Tricentenário, atraso com a empresa de coleta de lixo e com serviços essenciais. Enquanto isso, a Prefeitura está licitando R$ 4 milhões para estrutura de Carnaval, entre outras licitações em curso.
Levantamento preliminar feito por auditoria externa, com base no Portal da transparência e outros canais de informação, a Prefeitura deve mais de R$ 173 milhões, conforme parecer técnico contábil. Faz-se necessário que os órgãos de controle façam, urgentemente, uma auditoria para chegar ao número desse rombo, pois, ante o seu poder de polícia, tem mais acesso a dados não disponíveis no Portal da Transparência e o da Prefeitura.
Pediremos ao TCE, via Ministério Público de Contas, através de representação, uma auditoria especial, em caráter de urgência, para verificar esses números, que certamente serão negados pela Prefeitura, inclusive que só faça contratações essenciais até reequilibrar o Município.
Faz-se necessário um monitoramento mais de perto do Tribunal de Contas do Estado, para a situação não se agravar ainda mais, apurando urgentemente os números do passivo acumulado em Olinda.”
Antônio Campos
11/Jan/2024
Leia menos